O Meu Comunitário


JoaoRibeiro

Recommended Posts

Bom dia.

 

Aqui fica a imagem do meu aquário. Chamo-lhe Middle Earth porque sou fã de Tolkien e porque quero fazer do aquário um plantado com planicies de musgo (que será o Shire) uma area com uma caverna de xisto (que será Gondor) e outra com plantas mais altas que serão tudo o resto ;)

 

Ainda está muito no inicio e ainda me faltam colocar algumas plantas.... musgo de java para toda a gente... e alguns habitantes.

 

As medidas são 80x45x30 da Rena tendo 70 litros de água e cerca de 20kgs de areia. Areão grosso por baixo e mais fino e colorido por cima

 

O filtro é o interno de origem da Rena assim como o Termostato.

 

Tem também uma pedra difusora de cerca de 20 cm com a respectiva bomba de ar.

 

Flora: Perdoem-me mas sou bastante inculto (ainda) em questões de plantas

 

Fauna: 4 Neons (Hobbits :D)

19 Guppy (6 machos e 13 fêmeas)

1 Ancistrus... penso eu

 

Falta-me adicionar uma ou duas Corydoras e alguns Red Cherry.

 

Decoração para além das plantas: Xistos

 

Estou neste momento a fazer TPAs de 7 litros de dois em dois dias.

 

HPIM0946.jpg

 

 

Please comentem para o bem, para o mal e para dar dicas!

 

Edit: A maternidade já saiu. Tinha lá um alevin de Guppy há uma semana e meia e soltei-o... para já continua vivo!!!

Editado por JoaoRibeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Acho que o papel de trás devia ser preto,disfarçava um pouco a caixa filtrante e via-se melhor as plantas. Mas força com isso depois do musgo colocado vamos ver como fica! Estás a usar pastilhas fertilizantes? É melhor,as plantas agradecem algum tipo de fertilizante.Semanalmente também podes colocar um fertilizante liquido com os Macros e micros incluidos.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sorry, foi erro de rookie a usar o Photobucket.

 

Penso que agora já dá!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vêm aí os Red Cherry ;)

 

Tadinhos, alguém tinha de ficar com o papel de Orcs!

 

Aqui fica uma imagem de alguns dos meus meninos.

 

 

HPIM0949.jpg

Editado por JoaoRibeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Acho que o papel de trás devia ser preto,disfarçava um pouco a caixa filtrante e via-se melhor as plantas. Mas força com isso depois do musgo colocado vamos ver como fica! Estás a usar pastilhas fertilizantes? É melhor,as plantas agradecem algum tipo de fertilizante.Semanalmente também podes colocar um fertilizante liquido com os Macros e micros incluidos.

 

 

Boas. Ainda estou a começar e estava e pensar no fertilizante liquido, mas estou indeciso sobre mandar mais quimicos para o aqua. Por isso se calhar vou optar pelas pastilhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Ainda estou a começar e estava e pensar no fertilizante liquido, mas estou indeciso sobre mandar mais quimicos para o aqua. Por isso se calhar vou optar pelas pastilhas.

Mas tem atenção que as pastilhas podem não ser suficientes.E esses quimicos são os que as plantas utilizam no ambiente natural,portanto...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmm então se não é nocivo tenho de ir às compras.

 

Gracias pela dica. Tenho mesmo de me debruçar sobre o assunto das plantas porque estou mesmo a zeros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

descpa lá o off topic e por tb usar o teu topico... mas quanto é mais ou menos uma caixa de pastilhas fertilizantes e quantas unidades tras em media sff..

Quanto ao aqua está giro mas é dificil de entender o que é planta ou nao por caus do papel de fundo... mete um preto...

De resto, acho que esta bom e com o tempo pode melhorar

abraço

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

descpa lá o off topic e por tb usar o teu topico... mas quanto é mais ou menos uma caixa de pastilhas fertilizantes e quantas unidades tras em media sff..

Quanto ao aqua está giro mas é dificil de entender o que é planta ou nao por caus do papel de fundo... mete um preto...

De resto, acho que esta bom e com o tempo pode melhorar

abraço

 

Boas, não há problem nenhum em usares o tópico :tongue:!

 

Sim, o aqua ainda está muito no inicio e só para a semana vai ficar mais completo com a chegada de Red Cherry e do musgo de java. De resto ontem chegaram as duas Corydoras.

 

Quanto ao fundo de vinil preto estou mesmo a ponderar utilizar mas vai ter de ser com calma porque já gastei algum tempo (€€€) e agora tenho de esperar por mais algum :-D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não há problem nenhum em usares o tópico :)!

 

Sim, o aqua ainda está muito no inicio e só para a semana vai ficar mais completo com a chegada de Red Cherry e do musgo de java. De resto ontem chegaram as duas Corydoras.

 

Quanto ao fundo de vinil preto estou mesmo a ponderar utilizar mas vai ter de ser com calma porque já gastei algum tempo (€€€) e agora tenho de esperar por mais algum nyah

 

Pois e melhor comprares o fundo preto ! Há ja agora tiras te essa foto com flash? tira o flash e tira com a luz da calha acesa! Fica mais bonito omg De resto acho que ta tudo muito fixe mas acho que abusas t um bocado no areao..Ou será impressao minha? de resto ta tudo mt bom! Acho que o musgo e os red vao ficar ai a matar bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois e melhor comprares o fundo preto ! Há ja agora tiras te essa foto com flash? tira o flash e tira com a luz da calha acesa! Fica mais bonito :wink: De resto acho que ta tudo muito fixe mas acho que abusas t um bocado no areao..Ou será impressao minha? de resto ta tudo mt bom! Acho que o musgo e os red vao ficar ai a matar :oops:

 

 

Pois, também já pensei nisso, que o areão ficou muito alto. Mas andava entretido a fazer o fundo para depois só por areia mais fina por cima e quando dei por ela já tinha ficado assim crescido. Vou ter de arranjar maneira de retirar o areão do fundo sem fazer muita asneira e sem misturar muito com a areia de cima!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora já mais composto com musgo e outras plantas!!!

 

HPIM0950.jpg

 

Em questão de fauna também já está "completo"

 

2 Corydoras

1 Ancistrus

9 Neons

18 Guppy

10 Red Cherry

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora e cá estou eu de novo com actualizações sobre o novo layout do meu aquário.

 

Desta vez mais planificado.

 

Para além das alterações de layout fiz também um "upgrade" ao filtro com a inclusão de peças de cerâmica e lã de vidro a adicionar à esponja existente. Penso que assim, com capacidade de 500l hora esteja adequado se bem que não ideal.

 

Para além disso removi alguma (bastante) areia o que permitiu que em vez dos 70 litros chegasse quase aos 80.

 

Falta ainda incluir troncos de videira que serão cobertos de musgo assim que estiverem tratados.

 

Para já o que fiz para além da areia foi mudar plantas para plantas menos exigentes (para agora) e prender o musgo a uma construção de xisto porque estava completamente abandalhado.

 

Alterei o fundo temático para um fundo negro que tal como sugeriram disfarça mais o filtro.

 

Adicionei uma segunda pedra difusora mais pequena dentro da construção de mugso/xisto para fazer uma espécie marada de geiser.

 

Assim sendo aqui ficam as fotos.

 

Panorâmica geral:

 

HPIM1023.jpg

 

Centro:

 

HPIM1018.jpg

 

Construção de xisto e musgo à esquerda:

 

HPIM1016.jpg

 

 

Canto direito com valisnerias que espero que crescam para esconder o fltro:

 

HPIM1019.jpg

 

 

Deixem comentários para o bem ou para o mal :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João,

Qual é a finalidade de uma pedra difusora durante o dia num aqua com plantas?? ;) :D ...nenhuma,alem de dár um aspecto artificial ao aqua,ainda obriga a sair o pouco CO2 que essa agua já tem e que tanta falta faz ás plantas,em vez disso o melhor éra começares a injectar CO2 durante o dia usando um difusor interno e colocar a saida do filtro a movimentar a superficie da agua mas não em demasia,durante a noite pódes usar a pedra difusora á vontade já que nessa altura as plantas tanbem consomem O2,agora durante o dia ao fazerem a fotossintese produzem-no e desde que não exageres na quantidade de peixes,esse O2 chega e sobra para as necessidades. :D

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia era mesmo haver circulação da água, não fazia ideia de que estava a prejudicar as plantas.

 

Assim sendo posso retirar ambas as pedras da bomba de ar... o que por sua vez reduz o ruido.

 

Sinceramente não fazia ideia que estava a cometer um erro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fogo, está assim tão reles que nem comentários mereça sniff sniff.

 

Ainda tem um longo caminho a percorrer.... mas opiniões para que direcção tomar são mesmo bem vindas!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fogo, está assim tão reles que nem comentários mereça sniff sniff.

 

Ainda tem um longo caminho a percorrer.... mas opiniões para que direcção tomar são mesmo bem vindas!!!!

ola, sim amigo como ja disse o membro luis axo que fazes bem em tirar a bomba de ar, durante o dia contradiz-s com o co2 que as plantas precisam, contudo a noite utilizam-no...

bem se fosse eu colocava mais valisnerias no fundo onde tens as bombas de ar..e encostava as plantas de pe alto mais atraz, deixando as anubias mais a frente... tens algum substrato por baixo da areia..?

 

abraço luis

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas JoaoRibeiro! Acho que faz falta um pouco de 'hardscape' nesse aqua, troncos e pedras,ou só uma das 2 coisas. A partir da disposição das pedras e troncos,podias colocar as plantas, sempre com a noção de tamanho,as maiores na parte de trás (à frente do filtro colocava umas plantas grossas e altas que o tapassem,ou mais valisnérias) ,médias no meio e as mais pequenas e de tapete se eventualmente quiseres pôr,à frente.

 

Gostei do efeito desse monte de musgo,mas falta-te o tal 'hardscape',(podes forrar umas pedras com musgo) e mais umas plantas para compor mais um pouco o aqua. Não gostei sinceramente do substrato preto e branco,mas isto são gostos e gostos não se discutem. Prefiro o efeito da akadama ou areão de rio, é mais natural.

 

Vais ver que com uns 'troncazios' e umas 'pedrinas' isso fica mais composto! Força com isso!

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Bem, o meu aqua vai sofrer uma nova remodelação por vários motivos.

 

Primeiro dos quais eu ter sido tótó e ter querido fazer um plantado sem substrato fértil.... :-D

 

Depois o monte de pedras fica fixe mas prefiro fazer algo que não retire tanto espaço vertical ao aquário, logo o que vou fazer é fixar o musgo a algumas pedras e distribui-las pelo canto esquerdo do aquário mas apenas com uma pedra de altura(isto vai favorecer os camarões que pelo que li preferem o fundo do aquário devido à pressão.

 

Quanto a troncos tenho 3 troncos (pequenos para não atravancar o aquário) em tratamento que também vão levar musgo agarrado.

 

Além disto vou continuar com as higrofila polisperma na parte de trás do aquário, as que tenho intermédias no meio e à frente vou fazer um tapete (estou indeciso mas tendo o substrato e como vou começar o CO2 acho que posso ter ricia).

 

Assim sendo vou passar a tarde nisto com a namorada que gosta tanto do aquário como eu, mas anda a perder a paciência com as minhas artolices e erros ao delinear o mesmo.

 

O areão branco e preto... bem, eu mesmo estou a pensar substituir o gajo porque também não gosto muito.

 

Enfim, estou a pagar no bolso a falta de planeamento estratégico e de tentar resolver as coisas num ápice.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto a riccia escusas de ter problemas, basta prenderes com dio de anzol por exemplo a uma pedra ou tronco... e uma planta de facil manutençao... tenho num akuario onde somente as mudas de agua bastam para a manter e a iluminaçao claro...

cumps luis....vai actualizando

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, iluminação vai ser o próximo passo.

 

Estou a pensar numa calha porque a iluminação que veio com o aquário é miserável, 18W posso ter é morcegos.

 

 

Mas pronto, lá ficou o aquário remodelado, o substrato fértil da sera floradepot, a fertilização por CO2 vai começar esta semana.

 

Também saiu o areão preto e branco por um só branco.

 

As plantas foram podadas, o musgo amarrado a pedras.

 

Fica a falta a água clarear para começar a pôr 1 peixe para ciclar a água.

 

Penso que no fim da semana os troncos também já vão aparecer.

 

Por isso depois posto fotos com o update.

 

De qualquer das formas obrigado pelas opiniões.... é mandar chumbo para aqui o gajo aprender e fazer um aquário plantado impecável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Ora bem, depois de montes de tempo sem vir ao fórum e como agora tenho estado mais por cá aqui fica o estado actual do meu aquário com imagens recentes (de ontem)

 

Frontal

 

25062008099.jpg

 

Só o centro

 

25062008101.jpg

 

O lado direito

 

25062008102.jpg

 

O lado esquerdo

 

25062008107.jpg

 

Neste momento tenho neons, guppy, 3 corydoras e dois Ls... penso eu mas não tenho bem a certeza da espécie.

 

De flora estou a manter simples mesmo só com cabombas no centro atrás, musgo no canto esquerdo e uma bola no lado direito. Além disso só duas plantas que não me lembro o nome.

 

Para ficar completo faltam só os camarões. Devem chegar hoje com um grande agradecimento ao André Silvestre.

 

Bem, comentem please!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.