Co2 Caseiro


RalpH

Recommended Posts

Boas pessoal!

Montei Co2 Caseiro e já estou a utiliza-lo à 1 semana... No entanto reparei que o PH desce bastante, chegando mesmo a 5... Eu queria saber como corrigir este facto e tambem como reduzir a introdução de Co2 no aquario!

Estou a pensar introduzir camarões Red Cherry no aquario mas este factor do PH descer tá-me a dar voltas à cabeça! Eu uso uma garrafa de 1.5L com cerca de 400Gr de Açucar 2 colheres de chá de fermipan, e 1 colher de chá de Bicarbonato de Sodio!

Um abraço e uma Boa Pascoa a todos...

Rui Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema deste método de produção de CO2 é que não dá para regular o fluxo produzido...

 

Podes tentar ajustar algum dos ingredientes (possivelmente podia ajudar um pouco menos de fermento) mas não sei se conseguirás o efeito que queres!

 

O que hora mediste essa descida de pH? É que depois de apagadas as luzes do aquário é normal que o pH desça um bocado, pela libertação de CO2 pelas plantas, e se mediste esse valor com elas acesas então o pH ainda deve diminuir mais (isto não é assim tão linear mas há uma boa probabilidade de isso acontecer)...

 

Abraço!

Editado por zpoliveira

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem eu não é que perceba disto mas eu no meu pus tipo uma valvula e ai regulo a quantidade de bolhas quero :wink:

mas mesmo assim tambem me esta a acontecer o mesmo!!

eu tenho uma garrafa de 2 l e uma de 1l para proteger caso a fermentação va para fora!!

mas estou a tentar manter mas esta dificel!!

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

bem eu não é que perceba disto mas eu no meu pus tipo uma valvula e ai regulo a quantidade de bolhas quero :lol:

mas mesmo assim tambem me esta a acontecer o mesmo!!

eu tenho uma garrafa de 2 l e uma de 1l para proteger caso a fermentação va para fora!!

mas estou a tentar manter mas esta dificel!!

cumprimentos

 

Tentar controlar o fluxo de um sistema de fermentação por métodos mecânicos é impracticavel, pelo simples facto que as leveduras vão continuar a produzir CO2 e consequentemente, se estrangulares a mangueira que sai do sistema, estás sujeito a que a garrafa acumule muito gás e deite por fora ou até mesmo rebentar.

Pelo (pouco) conhecimento que tenho adquirido acerca deste sistema, é que se queres combater as descidas extremas de Ph durante a noite tenta usar uma pedra difusora a oxigenar o áqua durante o tempo em que tens as luzes desligadas, isso vai prevenir que a concentração de CO2 te desça ainda mais o Ph. No entanto também sei que há quem retire o difusor do áqua durante a noite, ficando em "escape livre". O Ph não desce abaixo dos 5, pelo menos não que eu tenha conhecimento, mas se 5 é um valor extremamente baixo para o teu áqua, tenta uma dos dois métodos que eu apontei, ou espera que alguém mais experiente que eu te possa indicar outro método mais eficiente.

 

Cumps.

 

J.A.

entremargens6hc1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no meu pus tipo uma valvula e ai regulo a quantidade de bolhas quero :lol:

 

Era disto que estava a falar... Não é que não funcione, como disse o ANTÓNIO UF, e bem, dá para regular com algum tipo de válvula ou estrangulador! O problema é que se o gás não sai da garrafa acumula lá dentro e as garrafas (mesmo as de PET como coca-cola e afins) têm uma resistencia muito limitada...

 

Acredita que o que aí tens é uma bomba relógio! Não te destroi nada mas ia atirar aquela mistela mal-cheirosa para a divisão toda em que estiver!

 

Não vou dizer para não usares esse método porque também sou muito novo nisto mas recomendo-te (e ao ANTÓNIO UF) muita precaução e um controle muito grande sobre a pressão que está dentro da garrafa!

 

Boa sorte!

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Quando montei CO2 caseiro montei na mangueira uma torneira dupla daquelas de plastico. Uma ia para o aqua, a outra ficava livre. Á noite basta abrir a torneira livre e fechar a que vai para o aqua e está a coisa resolvida. Nota-se um bocado o cheiro perto do aqua, mas nada de grave.

Para evitar isso basta meter a outra saida para dentro de uma garrafa de água que reduz bastante o cheiro.

 

É uma coisa simples, mas de qualquer forma dá para controlar um bocado a quantidade de CO2 que entra no aqua regulando a abertura de uma e outra torneira.

 

Cumprimentos,

 

Ricardo M.

Ricardo M. Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

Montei Co2 Caseiro e já estou a utiliza-lo à 1 semana... No entanto reparei que o PH desce bastante, chegando mesmo a 5... Eu queria saber como corrigir este facto e tambem como reduzir a introdução de Co2 no aquario!

A resposta é simples - aumentas um pouco a dureza da tua água com a adição de bicarbonato de sódio. Desta forma as variações de pH não são tão bruscas.

Editado por SatControl
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que o PH atinge 5 mesmo de dia... de noite tenho uma bomba de ar a funcionar e o difusor do CO2 completamente fora de agua... Eu queria é que durante o dia a variação de PH nao fosse tao brusca...

Dizes adicionar bicarbonato de sodio directamente na àgua? em que quantidades?

Um abraço.

Rui Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha, kuando isso me aconteceu, fiz os seguintes procedimentos:

 

1-coloquei uma pedra difusora de oxigenaçao

 

2-coloquei uma toreira dakelas verdes para controlar o fluxo das bolhas de ar, no tubo de admiçao de co2...durante o dia, deixo-a aberta normal...a noite...desapertoa ao maximo ate o parafuso deixar sair todo o fluxo de co2 para o exterior

 

3-coloquei bicarbonato de sodio diractamente na agua...primeiro uma colher de cafe....media o ph....mais um colher....media o ph...ate ter ficado nos parametro k keria..

 

neste momento esta tudo estavel

 

espero ter respondido a todas as tuas duvidas, mais alguma coisa eh so dizer....se n entendeste o k disse, manda MP

 

carlos

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estava aqui a ver o tópico e, como mais tarde ou mais cedo vou acabar por por injecçao de CO2 no meu aquário, tive um ideia:

E se em vez de usar apenas uma garrafa, usar um garrafão ou duas garrafas de 1,5L ligadas, de forma a aumentar o espaço de reservatório?

Assim talvez se aumenta-se a capacidade de armazenamento do "gingarelho" e ao mesmo tempo reduzir o risco de rebentamento.

Assim já dava para deixar a valvula fechada de noite e fazer um melhor aproveitamento do CO2 produzido...mas não sei, é só uma ideia teorica.

 

 

Cumprimentos,

David

David.

Posted Image

Tesla Motors

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu estava aqui a ver o tópico e, como mais tarde ou mais cedo vou acabar por por injecçao de CO2 no meu aquário, tive um ideia:

E se em vez de usar apenas uma garrafa, usar um garrafão ou duas garrafas de 1,5L ligadas, de forma a aumentar o espaço de reservatório?

Assim talvez se aumenta-se a capacidade de armazenamento do "gingarelho" e ao mesmo tempo reduzir o risco de rebentamento.

Assim já dava para deixar a valvula fechada de noite e fazer um melhor aproveitamento do CO2 produzido...mas não sei, é só uma ideia teorica.

Cumprimentos,

David

 

Caso uses um garrafão para teres mais capacidade de armazenamento, mas uses o mesmo garrafão como câmara, o CO2 para sair do garrafão tem primeiro que o enxer para depois sair para a tubagem, portanto deste modo não iria funcionar. No entanto, se tencionares usar um garrafão como reservatório para onde desvias o CO2, ai talvez funcione, é caso de testar e "medir" a quantidade de CO2 libertada cada noite, que não é simples visto estares a trabalhar com organismos vivos - as leveduras, e portanto a performance/trabalho é practicamente impossivel de medir com precisão.

Mas testada a coisa, e se funcionasse poderias ir trocando de câmara e reutilizando na manhã seguinte, mas há sempre o risco de produzir mais do que o "depósito" suporta.

 

Cumps.

 

J.A.

entremargens6hc1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tb acontece normalmente uma coisa que ainda ninguem referiu

quanto mais funda estiver a pedra mais co2 se acomula na agua

logo se levantares a mangueira a qantidade de c02 sera menor e ira baixar muito menos o ph

tenta e diz alguma coisa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
tb acontece normalmente uma coisa que ainda ninguem referiu

quanto mais funda estiver a pedra mais co2 se acomula na agua

logo se levantares a mangueira a qantidade de c02 sera menor e ira baixar muito menos o ph

tenta e diz alguma coisa

 

 

 

 

 

sou novo nisto, vo faxer amanha a minha engenhoca de co2 caseiro, e já pensei em por um regulador de fluxo daqueles usados no hospital para o o soro .....assim poderia-se diminuir o fluxo durante a noite sem correr o risco de a garrafa rebentar........corrijam-me se estiver errado........já agora, eu nao vo usar garrafa de plastico, mas sim um termo de inox, pelo menos parece-me mais resistente para além de ser estéticamante bonito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

kuanto ao termo, n te posso dizer nada, mas como ja referi algures, eh preferivel ter uma dakelas torneiras verdes dos tubos de ar e desapertar completamente a noite para k o co2 saia para fora do akua do ke estares a tentar restringir k o co2 passe para fora da garrafa(termo) o k vai criar pressao dentro da garrafa(termo)....mas n eh so o problema de rebentar, essa pressao acomulada, vai fazer com k seja libertada uma kuantidade de co2 superior ao normal, quando afrochares esse estrangulador....isso pode dar problemas

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

kuanto ao termo, n te posso dizer nada, mas como ja referi algures, eh preferivel ter uma dakelas torneiras verdes dos tubos de ar e desapertar completamente a noite para k o co2 saia para fora do akua do ke estares a tentar restringir k o co2 passe para fora da garrafa(termo) o k vai criar pressao dentro da garrafa(termo)....mas n eh so o problema de rebentar, essa pressao acomulada, vai fazer com k seja libertada uma kuantidade de co2 superior ao normal, quando afrochares esse estrangulador....isso pode dar problemas

 

 

 

 

 

ok, hoje montei o meu mas ja passou mais de 2 horas e nao vejo bolhas a sair.......pus um litro de agua 1 chavena de chá de açucar uma colher de chá de fermento (mas nao é biológigo,será disso?....só reparei depois) e uma colher de chá de bicarbonato de sódio..........ajudem-me.

 

quanto ao estrangular, eu referia-me a diminuir um bocado a noite o fluxo, nao a fechar por completo.

Editado por rosario
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.