Tratamento Com Flagy


Recommended Posts

Boas Pessoal,

 

Queria se me podiam ajudar a indicar como devo fazer o tratamento com flagy e já agora o tratamento têm quanto tempo de duração? têm que se fazer de quanto em quanto tempo?

 

Abraço

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola podes fazer durante 3 a 4 dias nao esquecendo se for na comida 1/4 de comprimido 1 hora antes na agua 2 comprimidos para 50 litros de agua ou para 100 ltros de agua ate mais joao ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 comp para 50lt é um exagero, até para mais é o dobro da dose recomendada.

 

 

na água

 

1 comp de 250mg para 40 ou 50lt de água, dois tratamentos por dia intervalados de 8 a 10 horas com tpa 30% antes de cada tratamento( por causa do excipiente açucarado) , durante 3 dias

 

Na comida

 

1/4 de comp diluido num copinho pequenino e meter lá a comida para esta absorver o medicamento, 30 min depois dás aos gajos . Durante 5 a 6 dias.

  • Votar + 1

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

kem sou eu para contrariar o amigo joao...so falei com base na minha experiencia que tb nao é assim tao pouca...mas tudo bem cada um faz como quer...ate mais amigo

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não se trata de contrariar ninguem, creio que cada um tem maneiras diferentes de lidar com o assunto.

 

é que ao colocares essa dosagem toda irás duplicar concerteza o excipiente açucarado existente no medicamento , esse excipiente reduz bastante a troca gasosa existente na superficie, e ainda para mais o flagyl , o metronidazol é bastante prejudicial ao figado dos peixes que em excesso pode matar em um curto espaço de tempo, atençao eu disse "pode matar" ......

 

eu nao sou nenhum batido , apenas tento contribuir com aquilo que me ensinaram, nomeadamente , criadores de discus e outros que já se depararam com o mesmo problema . Ainda podes fazer um ligeira pesquisa na net em site de alguns criadores de discus e de quem os mantem , que nunca referem essa dosagem extra forte...

 

Espero não estar a criar nenhum atrito , pois não é esse o objectivo, apenas dou o meu contributo com aquilo que me foi ensinado, nada mais..

 

Um abraço

E desculpa se disse alguma coisa que não devia :)

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como se costuma dizer, cada um faz xixi com a sua, pois certamente é a que lhe dá mais geito.

A minha é parecida à do João:

Na água:

250 mg (1 comp) por cada 40/50 lts de agua, precedidos de tpa. A diferença é que meto o despertador e faço 3 tomas por dia, durante 4/5 dias.

Reservo 5 dias.

Faço mais 3/4 dias de tratamento.

Reservo 2.

Tratamento com esha 2000.

 

A variação dos dias depende do grau de parasitas que eu veja nos discus.

 

Na comida:

250 mg (1 comp) para um copinho de comida com cerca de 50ml de comida.

Essa comida dá-me para +- 4 refeições que distribuo ao longo do dia.

Dou durante 4/5 dias.

No dia seguinte, tratamento com esha 2000

 

Esta é a minha 'receita' em caso de problema.

Desde há muito tempo, dou todos os meses 2/3 dias de flagyl com a comida, e nunca mais tive problemas com parasitas intestinais.

 

Cumps

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quanto ao efectuar o tratamento acho que estou esclarecido , agora uma das minha dúvidas é se pode-se usar o tratamanto como medida de prevenção aos parasitas? porque estava a pensar no tratamento como meio de prevenção.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos ...venho entao explicar o pq de colocar aquela dosagem....é simples ...um erro meu...e explico pq...e que bem a pouco tempo andei a fazer um tratamento para a doença do Buraco na cabeça (hexamitose) e fiquei com essas dosagens como base na cabeça...queria pedir entao desculpa pelo erro pois so vi o que tinha escrito depois do comentario do joao...ja agora posso dixer que pela primeira vez consegui fazer o tratamento para a referida doença com sucesso apos muitos anos de discus ja sao quase 15 que nao foi nada facil, mesmo havendo criadores de discus a dixer que era praticamente impossivel o tratamento consegui sendo que o discu ainda ta vivo ao fim de um ano...ja agora tenho que referir que uma das coisas que aprendi ao longo destes anos e que os discus nao sao uma ciencia exata nem os seus tratamentos.

 

 

 

PS-joao atritos ?nunca...se nao fosse a tua correcçao o nosso amigo com duvidas nao aprendia...tou ao teu dispor para partilhar-mos qualquer informaçao que possa ajudar um ao outro e a todos os amigos aqui do forum nesta nossa aventura dos discus...ate mais e um abraço

 

 

Joao ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora bem , é para isto que existe o forum, para tirar-mos as nossas duvidas o para nos ajudarmos uns aos outros. se precisares de alguma coisa apita.... estamos cá uns para os outros

um abraço

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quanto ao efectuar o tratamento acho que estou esclarecido , agora uma das minha dúvidas é se pode-se usar o tratamanto como medida de prevenção aos parasitas? porque estava a pensar no tratamento como meio de prevenção.

 

Abraço

 

Desde há muito tempo, dou todos os meses 2/3 dias de flagyl com a comida, e nunca mais tive problemas com parasitas intestinais.

 

Cumps

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...andei a fazer um tratamento para a doença do Buraco na cabeça (hexamitose) ... mesmo havendo criadores de discus a dixer que era praticamente impossivel o tratamento consegui sendo que o discu ainda ta vivo ao fim de um ano...

 

Joao ferreira

 

Examita é muito eficaz :puppydogeyes:

 

E quanto a mim buraco=stress, mas isto é para mim. E tratado logo no início, primeiros 15 dias, passado 1 mês estão bons e com umas belas cicatrizes.

 

Pic_9763_3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o hexamita é um flagelado intestinal tal como o spironucleus, geralmente criam-se buracos na cabeça, mais concretamente na parte cartilaginosa da cabeça do peixe, isto pq devido a qualquer situaçao de stress o sistema imunitario do animal fica enfraquecido e e facilita a proliferaçao e reproduçao de flagelados no intestino do animal, estes parasitas alimentam-se de vitaminas e minerais que existem na alimentaçao , fazendo com que os peixes fiquem com carencias vitaminicas e minerais , e sendo assim o organismo do peixe vai buscar essas vitaminas e minerais ás cartilagens da cabeça formando assim os buracos, logo os buracos são consequencia de uma ou varias situaçoes de stress que por sua vez facilitam a vida aos parasitas que criam essas deficiencias vitaminicas e minerais causando assim os tais buracos na cabeça.

portanto se eliminar-nos os parasitas e fornecermos boa alimentaçao aos animais conseguimos recuperar os animais mas as cicatrizes ficam por muito tempo , até possivelmente para sempre

 

Joao

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola joao deixa-me so discordar de um ponto da tua explicação..." mas as cicatrizes ficam por muito tempo , até possivelmente para sempre" nao concordo com essa afirmaçao..ate pq no meu caso o meu discu recuperou dos buracos em menos de 4 meses sem nenhuma cicatriz e isso posso afirmar com toda a certeza o muco gerado regenerou os buracos...depois post um foto dele para veres ou envio-te...de qualquer maneira claro que tb depende do estado avançado ou nao da doença...no meu caso ainda se encontrava no inico tinha buracos pequenos e talvez por isso a rapida recuperaçao...a unica coisa que posso dixer e que esse discu é um discu que futuramente tem de ser constantemente vigiado e medicado pq acaba por ter mais possibilidades de ficar doente novamente...falo so por experiencia propria e aquilo que aprendi com um grande criador de discus portugues. Vitor Hugo Quaresma..mas claro como eu costume dixer tamos sempre a aprender...ate mais

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim tens toda a razao, como dizes depende do estado avançado da doença.... e como eu tinha referido as cicatrizes ficam por muito tempo, quatro meses ainda é bastante e só ficam permanentes se forem buracos que afectem as cartilagens como no outro dia vi numa loja, um discu todo esburacado e com um buracão enorme acima da boca na parte cartilaginosa( entre boca e "nariz") que já não existia, tinha uma cova , as cicatrizes ou buracos podem realmente ficar para sempre se após o tratamtento nao tivermos atençao á alimentaçao principalmente a nivel vitaminico e mineral, depende se o buraco realmente for a nivel de cartilagens se assim for o animal raramente consegue recuperar a cartilagem perdida, mas isto realmente e como dizes se o estado da doença for muito avançado como já vi....

 

conheci o Votor Hugo e os seu belos discus, de momento ele está no brasil a fazer exportaçao de discus selvagens e de peixes de recife....... há uns videos no youtube sobre os discus dele vê lá este link http://www.youtube.com/profile?user=vitorhugoquaresma

Editado por joao costa

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim ja tinha visto ate pq mantenho contacto com ele desde que ele foi para o brasil pelo ORKUT.

realmente a pouco tempo numa loja da margem sul vi uma situaçao semelhante a que me descreveste ate fiquei um pouco impressionado com a situaçao..e uma pena que deixem os peixes chegar a essa situaço.

Ja agora tenho algumas duvidas em relaçao as tenias...qual o melhor metodo de prevençao e de tratamento sendo que ja li que passaste por essa situaçao se nao estou enganado...se me puderes esclarecer sobre isso agredecia .

Ja agora qual o tempo de vida da tenia e a que temperaturas as mesmas aguentam fora do hospedeiro...se souberes agradeço a dica...

 

abraço Joao ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora bem ténias , é um assunto pouco debatido pois não é muito comum.

para prevençao e até tratamento aconcelho o praziquantel, é muito eficaz, um medicamento em particular o Sera tremazol, é um medicamento novo no mercado e um pouco caro mas muito bom.

O tempo de vida de uma ténia é enquanto tiver com que se alimentar , isto dentro de um hospedeiro , fora deste pode durar varias semanas e aguentam todo o tipo de temperaturas, posso adiantar que tentei matar uma tenia com água a ferver vinda do esquentador e nada , a gaja conturcia-se toda mas não morreu, mas o maior problema são os ovos que elas largam pelas fezes dos animais que são aos milhares , logo a possibilidade de outros habitantes do aqua ficarem afectados, geralmente um ovo ingerido por um peixe só eclode dentro deste passado um mes aproximadamente e só aí é que é tratavel, pois os tratamento não inviabilizam os ovos , só os inviabilizam se estes ainde se encontrarem dentro das proglotides das tenia( proglotides são as secçoes finais da tenia dado que estas estam dividas em 3 partes distintas, a cabeça , a parte intermedia que produz as proglotides e as proglotides que são como sacos de ovos) pois estas,as proglotides são destruidas com o medicamento , literalmente esfarripadas e com elas os ovos ....

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

realmente é verdande que nao se encontra muita informaçao na net sobre o assunto ...mas é verdade tb que cada vez mais aparecem pessoas a queixarem-se dessa mesma doença...obrigado pela informaçao e vou tentar saber mais sobre a mesma alguma novidade eu post aqui neste topico para todos nos saber-mos...desde mais obrigado pela dica...e abraço ate mais joao ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

olá estava a ler as vossas respostas sobre o flagil e deparei-me com a seguinte duvida:

 

o fausto vicente refere que mistura 1 comprimido em 50ml de comida . esta comida trata-se de comida congelada?????

dura para um dia mas guarda-se no frigorifico ou comgelador???

desculpem a minha ignorância mas não tenho experiência neste campo do flagil.

este medicamento vende-se nas farmacias sem receita médica ????

 

obrigado e desculpem qualquer coisa um abraço

ricardo santos

:)

Ricki

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

Estou a estudar a possibilidade de ter discos e como tal as duvidas são muitas bem como os artigos consultados.

Neste caso tenho as mesmas duvidas do Ricardo.

 

Faço cerca de 250g de comer e depois congelador com ele. Posso usar o flagyl ?

 

Estive a ver o prontuário e dúvidas novamente.

Deve ser antibacteriano ou antiparasitário ou é tudo o mesmo medicamento ?

 

Cumprimentos

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho a temperatura no aquário nos 28º ,mantenho ou tenho que aumentar? outra coisa este tratamento têm algum efeito negativo nos gatos?

Para prevenção efectua-se o tratamento só na comida ou também se deve fazer na comida?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mantem a temperatura, pois o flagyl tem um excipiente açucarado, este quando disolvido na água dificulta a entrada de O2 , e se aumentares a temp , haverá ainda mais dificuldade para este entrar na água, logo mantens a temp e aumentas um pouco a aereaçao com uma bomba de ar

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Desculpem lá a boleia, mas acho que tenho uma caso bicudo lá no aqua. . .

 

Comecei a reparar em pontos brancos e buracos na cabeças dos meus escalares. . . fiz 8 dias de tratamento bacteriano no aqua todo (plantado +/- 100L reais).

 

Entretanto a meio do tratamento um deles, apareceu-me sem metado do maxilar inferior, achei meio estranho, mas como ele comia . . . . ao mesmo tempo o escalar maior, que tinha uma mancha branca no corpo, começõu a perder algumas escamas, . . .

 

Neste momento o tratamento bacteriano já acabou à uma semana, o escalar sem parte do maxilar morreu de um dia pro outro, e o escalar com manchas, deixou de perder escamas, mas as manchas aumentaram de tamanho, e agora estam a aparecer no outro lado do corpo do peixe.

Neste mesmo escalar, ontem descobri um buraco bastante maior, mas não está branco.

 

Comecei a dar-lhes comida caseira (coração de boi), mas se calhar não é má ideia fazer um tratamento com Flagyl . . . que acham?

 

E posso faze-lo no aquário complecto? Plantado com outro tipo de peixes. . .

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os peixes gato são afectados com este tratamento? faço esta pergunta porque os peixe gato são sensiveis a muitos dos tratamentos "caseiros"

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais