Aquario da Nossa Costa.. Setup e Fotos Actualizado 21/09/06


Eric Cardoso

Recommended Posts

Ola a todos, aqui fica o setup do Meu aquario e as respectivas fotos.

 

Aquário: 38x38x38

Sump: 35x35x35

 

Aprox. 65litros. (Já a contar com o volume de pedras areia etc etc.)

 

Iluminação: De momento uma Grolux (Mas apanha bastante luz indirecta do sol)

 

Escumador: Berlin (Para litragem até 100 litros acho eu. Foi-me dado por um grande amigo)

 

Retorno e circulação:

 

Retorno - 1 - Bomba AquaClear 3000

 

Circulação Interna: Aquário - 2 Bombas .. Uma Aquapor de 200 l/h e uma Aquael de 600l/h

 

Substrato:

 

No Aquário - 5 Kg de Areia da Praia

Na Sump Aprox. 3 Kg de areia de coral

 

Data da Montagem -12/9/06 (Montei-o Novamente devido a problemas com a areia da praia que apodreceu devido Às pedras que trouxe da praia conterem Cracas, e estas mesmas ao Morrerem causaram o apodrecimento da areia, o problema ficou resolvido porque já tinham morrido todas, lavei as pedras esfreguei e deixei secar, logo agora não há mais nada para morrer e apodrecer a areia.)

 

Habitantes:

 

Peixes:

1 Peixe Trombeta

1 Caboz

 

Invertebrados:

9 buzios

18 ermitas

3 camarões

1 ostra

Anémonas:10

 

Detalhe da coluna sem furos, Já tinha feito o aquario À quase um ano, e a ideia da coluna apareceu à 2 semanas, de modo que não tive para furar o fundo do aquario.

colunaetubagemdp7.jpg

 

Continuação da tubagem até à sump

sumptubagensqn3.jpg

 

Detalhe do retorno da água da sump para o aquario

retornopy8.jpg

 

Sump com o escumador berlin à esquerda e com pouca espuma pois tinha acabado de o limpar à pouco tempo, e á direita areão de coral.

sumpvm7.jpg

 

Vista Geral

vistageral01ot8.jpg

 

Vista Geral

vistageral02zy5.jpg

 

Um Pouco Mais de Perto

vistageralkj3.jpg

 

Hexaplex trunculus, Buzio, estes foram os unicos seres vivos que não apanhei a fazer mergulho, Fui a uma marisqueira e pedi :D

buzio01zv9.jpg

 

Nassarius reticulatus Mais um Buzio, estes são particularmente engraçados, passam grande parte do tempo enterrados na areia apenas com o sifão saído na superficie da areia, autentico submarino da areia :)

buzioux4.jpg

 

Calliostoma zizyphinum

caracolsj0.jpg

 

Sabella Spallanzanii

espirografojz5.jpg

 

Anomia Ephippium Ostra

ostrawr7.jpg

 

Codium Tomentosum é o nome cientifico desta alga que está presa à concha de um caracol que está vivo.

codiumtomentosumes7.jpg

 

Ermita da areia... nome cientifico? não sei, mas quem souber agradeço o comentario

ermita01im5.jpg

 

Mais um ermita igual ao de cima e com o Peixe Trombeta (Syngnathus acus) a querer fugir da foto

ermita02co1.jpg

 

Clibanarius Erythropus, este é o meu ermita de estimação, é o maior e foi o primeiro que apanhei, a concha dele arranjei em um supermercado, era de um burrié bem grande.

Assim que viu largou logo a antiga lol.

ermitayq2.jpg

 

Palaemon serratus, o meu camarão macho suponho eu, tanto pela magnifica coloração como pelo seu tamanho, já tive duas femeas e eram bem mais pequenas e com menos cor.

palaemonserratus01ne2.jpg

 

Palaemon serratus

palaemonserratusxk1.jpg

 

Syngnathus acus, Peixe Trombeta

peixetrombeta03er4.jpg

 

Syngnathus acus, Peixe Trombeta

peixetrombetaqx5.jpg

 

Syngnathus acus, Peixe Trombeta

peixetrombeta01jh4.jpg

 

Actinia fragacea

anemona01oy2.jpg

 

Actinothoe sphyrodeta

anemona02wd0.jpg

 

Anemona, não sei o nome cientifico

anemonach1.jpg

 

Bunodactis Verrucosa

anemonabunodactisverrucosaey7.jpg

 

E para terminar por agora aqui fica uma foto engraçada Do peixe trombeta o caracol de alga na cabeça e o Camarão

trioodmiraku2.jpg

 

Actualizado 21/09/2006

 

Hexaplex trunculus Como já me tinham dito, e agora confirmado por mim, este Buzio (Gastrópode) não é aconselhavel para aquarios com outros Gastrópodes em especial de menor porte, Nassarius, Burriés etc etc

Sendo uma espécie predatoria é facil de imaginar o que esta faz a tudo o que for caracois que tenham nos vossos aquarios :)

dscf0001ln6.jpg

 

Este é o caracol com a alga na concha, não sei qual o seu nome cientifico, se alguém souber agradeço o comentario. Do lado direito da boca dele tem o que eu acho ser um cifão, pelo menos é igual a um cifão.

dscf0143qk4.jpg

 

Uma pequena Vieira pertencente á (família PECTINIDAE).

dscf0147zj8.jpg

 

Callionymus lyra Linnaeus Passa grande parte do tempo enterrado na areia apenas com os olhos de fora, tive de o chatear para posar para a foto :)

callionymuslyralinnaeus00001ng7.jpg

 

Callionymus lyra Linnaeus

callionymuslyralinnaeus00002gy2.jpg

 

Veretillum cynomorium Cenoura do Mar no Site do Aquario Vasco da Gama falam "A cenoura do mar é um animal colonial, tal como os corais, as gorgónias e os leques-do-mar. Vive em fundos de areia, desde o limite inferior da maré baixa até zonas mais profundas, sendo capaz de se desenterrar quando coberta de areia e de se fixar novamente ao substrato quando desalojada. É constituída por um pólipo central, grande e carnudo, em forma de caule, cuja base se enterra na areia"

Escusado será dizer que passeia como bem lhe apetece no aquario, boiando, e enterra-se onde quer lol, De modo que querer coloca-la onde queremos é escusado lol.

dscf0040hk1.jpg

 

Veretillum cynomorium, Nesta foto encontra-se aberta

dscf0175pg7.jpg

 

Symphodus roissali, O meu Bodião :)

symphodusroissali00001nj0.jpg

 

Symphodus roissali

symphodusroissali00002on6.jpg

 

Blenny, Gobio, Caboz .... Já Lhe ouvi chamar de muita coisa, O Nome cientifico não sei, já procurei bastante, já vi muitas fotos, e não vi nenhum igual, Não sei se uma especie só, tenha varios padrões diferentes, e refiro-me a bola preta que este tem na barbatana dorsal, mas pronto, espero pela resposta de alguem que me elucide sobre este assunto :)

dscf0124aa9.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem bonito... só uma coisa, a água de retorno junto ao sistema de overflow ??? Vi mal? Assim quase que estás sempre a "escumar" a mesma água... isso não devia estar no lado oposto ao sistema de overflow ?

"O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." :twisted::twisted::twisted:

 

O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

O aquário está com bom aspecto! Gosto principalmente do peixe "trombeta"!

Continua a mandar fotos da evolução!

 

Obrigado pelo comment, continuarei a enviar fotos da evolução com todo o gosto :D

 

 

Aquario lindo, como alimentas o peixe tronpeta

 

Obrigado, Olha o peixe trombeta incrivelmente e contrariamente a outros dois exemplares de menor porte que já tive e morreram, este tem comido uns cardumes de uns peixes que tenho apanhado à beira de Àgua na praia daqueles bem minusculos bébés. Mas se entretanto não tiver sucesso por um tempo consideravel com este, não volto a apanhar mais nenhum.

 

 

 

Bem bonito... só uma coisa, a água de retorno junto ao sistema de overflow ??? Vi mal? Assim quase que estás sempre a "escumar" a mesma água... isso não devia estar no lado oposto ao sistema de overflow ?

 

Obrigado carlos :lol: Olha que me alertaste para um problema que está ali bem logico até, tão logico tão logico que nem sei como fiz aquilo sem me lembrar disso. Tens toda a razão, vou ter de altera essa situação. Obrigado pela elucidação :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também quero que o meu fique assim XD

 

Onde arranjaste esses camarões?... Os unicos seres que vejo são caracois, estrelas do mar, peixe-aranha e anemonas... AH, vejo isso no tamariz, Estoril.

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois estes camarões há praticamente em qualquer poça da nossa costa :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Mendez experimenta colocar uma daquelas armadilhas para apanhar carangueijos aí próximo de Oeiras a ver se não tráz uma carrada de camarões.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom, parabens, fartas-te de trabalhar.

 

Bem esse, burrié deve ter ca um cabedal, para andar sempre com a alga as costas, hehe.

 

Adorei, o teu aqua, temos que combinar um dia mais tarde, fazer-mos umas trocas de especies.

 

 

Um abraço

Bons mergulhos

 

Pedro g

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Durante as 24h, procura calcular, +ou- as mares, e para a mare cheia, injectares bastante oxigenio na água, e movimenta-la bastante.

Podes fazer isto com um relogio, bomba de ar, e cabeça motorizada.

Costumo fazer assim, porque simula, a entrada das ondas na poça, carregadas de agua, bastante oxigenada.

 

 

Um abraço

 

Pedro g

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Muito bom, parabens, fartas-te de trabalhar.  

 

Bem esse, burrié deve ter ca um cabedal, para andar sempre com a alga as costas, hehe.  

 

Adorei, o teu aqua, temos que combinar um dia mais tarde, fazer-mos umas trocas de especies.  

----------------------------------------------------------------------------------

Acho que o nome é Spirographis spallanzanii , esta especie tem muitas variadades de cor.

 

Descubri este site tem muita informaçao util:

 

http://www.aiam.info/05/amici_andrea_prodan.htm

----------------------------------------------------------------------------------

 

Durante as 24h, procura calcular, +ou- as mares, e para a mare cheia, injectares bastante oxigenio na água, e movimenta-la bastante.  

Podes fazer isto com um relogio, bomba de ar, e cabeça motorizada.  

Costumo fazer assim, porque simula, a entrada das ondas na poça, carregadas de agua, bastante oxigenada.

 

 

Obrigado :lol:

 

Trocamos sim senhor, é so dizeres quais as que queres que eu arranjo-te isso na boa.

 

Quanto ao espirografo, já dei com um estudo Português feito na ilha do Faial, e ao ler os relatorios deles e para ser mais correto o nome é Sabella Spallanzanii .

 

Já dei uma olhadela no site e UI UI cuidadinho com aquilo, so aquele aquario que aparece logo devido ao URL que meteste enterra mesmo o esquema todo, aquele peixe que ele tem lá que tb veio no panfleto que recebi no correio a falar do parque marinho Luiz Saldanha que vai da praia da figueirinha em Setúbal até à praia da Foz em Sesimbra, esse peixe que tem as barbatanas que parecem asas é lindo, exelente site :D

 

Essa historia da bomba de ar e cabeça motorizada nunca me tinha ocorrido isso, vou ver se reproduso para aqui essa situação que tem bastanta logica até, é o que eles estão habituados, e tirar-lhes isso no minimo deve ser estranho para eles, porque os aquarios realmente estão sempre com a mesma circulação mesmo com wave maker e a não ser que se desligue o dispositivo durante a simulação de maré-baixa a circulação embora que a água nunca circule da mesma forma pelo menos o volume de circulação é constante têm sempre aquela agitação toda. Tem logica sim senhor. Obrigado pela dica

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O peixe que falas e um Ruivo, tem as barbatanas, laterais azuis, e na barriga, tem tipo umas pernas que utiliza, quando anda pelo fundo.

Por falar em Luiz Sadanha, existe este livro muito bom, so que é carinho :lol: e ainda nao comprei.

 

Fauna Submarina Atlantica

 

Autor: Luiz Saldanha

 

Edição: Publicações Europa-América

 

Em relaçao as trocas, por mim e so dizeres, que especies queres daqui, que troca-mos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou fazer mas com bomba de aeração, porque o meu aquario é bem pequeno para espetar-lhe outra bomba, as que tenho disponiveis são de caudal muito grande, sacam-me a areia toda do fundo lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, hehe cada vez esta mais louco, parabens.

Bem a cenoura e mesmo fixe.

 

Ja falta pouco, para começar a crescer, hehe, uns vidrinhos maiores, e tal .... :lol:

 

O peixe e da familia dos Caboz, e a especie mais parecida acho eu que será um Marachomba.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um espectáculo de Aquário !!!

 

Tenho de ir ver isso :D

 

Quado quiseres :P

 

Boas, hehe cada vez esta mais louco, parabens.  

Bem a cenoura e mesmo fixe.  

 

Ja falta pouco, para começar a crescer, hehe, uns vidrinhos maiores, e tal ....  

 

O peixe e da familia dos Caboz, e a especie mais parecida acho eu que será um Marachomba.

 

Lol começar a crescer ainda não, quando mudar de casa logo penso nisso, mas por agora ainda não :P

 

Realmente esse tal de Marachomba é mesmo o mais parecido, mas não é igual lol tenho de achar um igual para sossegar :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
  • 3 meses depois...

continua o aqua esta muito bom mesmo , eu montei um ha 4 dias e ja esta a bombar fui mergulhar hoje e trouxe um cavaco para por la dentro pra começar a ciclar,também já tenho ectinias e sulcatas .

um abraço

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas

 

Bem fixe 5* tambem já tive um mas aquilo começou a dar para o torto o que me leva a fazer te uma pergunta como mantens a temperatura da agua agora de verão sem ela subir muito?

 

quando tiver tempo penso em montar outro outra vez eh eh que isto agora vai custar mais visto não ter agua aquase a porta de casa

 

abraço continua com o bom trabalho

 

Rodolfo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bem fixe 5* tambem já tive um mas aquilo começou a dar para o torto o que me leva a fazer te uma pergunta como mantens a temperatura da agua agora de verão sem ela subir muito?

 

quando tiver tempo penso em montar outro outra vez eh eh que isto agora vai custar mais visto não ter agua aquase a porta de casa

 

abraço continua com o bom trabalho

 

Rodolfo Silva

Ele nao sei mas eu tenho chilli e mantenho a minha agua a 15 graus, vale a pena ter um aquario do nossa costa , devidamente bem estreturado nao fica nada dever aos reefs.

um abraço

Editado por nunomart

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Ele nao sei mas eu tenho chilli e mantenho a minha agua a 15 graus, vale a pena ter um aquario do nossa costa , devidamente bem estreturado nao fica nada dever aos reefs.

um abraço

 

Boas bem me parecia eu era a conta de tpa´s com fartura mas era dantes que morava a 5 minutos da praia loll e já agora deixo aí umas dicas ao pessoal do mergulho aproveitem para irem dar uns ali pela costa desde a Foz do Arelho ate S. Martinho e ficam com o aqua cheio

 

Depois quando encontrar posto umas fotos do meu

 

1 Abraço

Rodolfo Silva

 

P.s:não ficamos mesmo nada a dever aos Tropicais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Tevo aqua de tropicais mas o meu sonho era fazer um com peixes do atalntico (apanho na ria formosa) mas disseram-me que é dificil de manter e preciso um refrigerador que e caro para burro. Quem me pode ajudar com informação para montar um aquario com anemonas, peixes do atlantico etc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.