The land of light «Update 17/07/06»


vitlated

Recommended Posts

Olá...

 

Este é o aquario que montei no fim de semana passado, e as fotos remontão ao dia 13. Esta na escritorio da empresa do meu pai. Em breve posto uma foto geral do espaço. Não tenho tido tempo para postar, e agora que arranjei aqui tá. É sem duvida o aquario que tem melhores resultados ate a data.

 

5c603b73.jpg

 

eb31a7f7.jpg

 

87d9ef42.jpg

 

43df95c4.jpg

 

1ddf5559.jpg

 

c391a312.jpg

 

Setup:

 

Nome: The land of light

 

Data da montagem:13/05/06

 

Dimensão: 100x50x50 (cm)

 

Iluminação : 2x55W + 2x30W

 

Filtragem: Eheim 2213

 

Aquecimento : Azoo Cable

 

Substracto: ganulado NPK, ADA Powersand Africana

 

CO2: Pressorizado, kit da aquaristik 500g valvula magnetica.

 

Decoração: Pedras de xisto. Cartolina Azul

 

Flora:

Eleocharis acicularis

Glossostigma elatinoides

Ludwigia Inclinata var. Cuba

Hygrophila polysperma sunset

Cyperus helferi

Ludwigia arcuata

Heteranthera zosterifolia

Rotala rotundifolia

 

Adeus

Fiquem bem

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ta muito fixe, so a reparar que podes ir a uma papelaria qualquer e compras uma cartolina de 100cm e cortas para ficar com a altura que quiseres, e escusas de ficar com esse risco ai a meio. Se queres um conselho em relação a peixes, agassizis, ottos, sae e red cherrys. Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não (palavra corrigida) tem aquecimento?

 

Tem o tal Azoo Cable. Penso que será por baixo do substracto. Não sei é se é suficiente!

 

Vais é já 'ouvir' dos mais puristas que aquela pedra da esquerda, meia piramidal, parece muito artificial e tal!... ;) (claro que acabei por dizer eu mesmo!)

 

De resto parece-me um optimo arranque, embora seja melhor deixar evoluir e só depois comentar! :)

 

Mais uma vez parabens!

 

 

AB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Andei durante muito tempo a pensar se deveria ou não comentar este áqua.

E depois de muito reflectir, achei por bem fazê-lo embora o que tenho para dizer não seja o que esperas "ouvir" (ler).

Interpreta este comentário como quiseres mas apenas estou a ser o mais sincero possível. Não comento nem nunca comentarei um áqua apenas para agradar ao proprietário com aquilo que gostaria de ler!

 

A base (hardscape) não é quanto a mim o teu melhor trabalho.

Acho que falta harmonia entre as pedras posteriores.

Além de não terem uma forma natural ou o mais próximo do esperado tendo em conta a natureza. A do lado esquerdo parece que foi cortada.

Vou voltar a bater no mesmo ponto, não existe uma barreira entre os substratos e ainda por cima considerando que o ADA Powersand está num nível superior à areia sílica.

Para já fico-me por aqui, porque como diz o André e com muita razão um plantado está em constante modificação.

 

Espero que não consideres este comentário como uma perseguição mas como um alerta para aquilo que podes melhorar.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos...

 

Apenas uma actualização deste aquario. Esta tudo a rular, nada de algas, nada de peixes, nada de camarões, cada vez mais tenho controlo das algas e por isso cada vez menos invisto em peixes comedores de algas, o que ja se poupa qualquer coisa. Em breve vou fazer a primeira poda, e vou observar o resultado final.

 

FOTOS:

318eb16b.jpg

 

4286960a.jpg

 

85d75ca8.jpg

 

Olá Filipe, penso que não deves perder muito a pensar se deves ou não...se podes ou não...se vou ficar irritado com o que dizes ou não...se deves pensar no que dizer... Fala o que tens a falar, é percisamento para que o forum serve, para comunicar!.

 

vitlated escreveu:

Olha em relação a isso vais ter novidades, em breve serão postados 2 aquarios, um de 500L que montei ao mebro carlluchi, e outro montado na empresa do meu pai de 250L, bem distintos um do outro, e estes já não serão expereincias, mas sim bases de aprendisagem de hardcapes.

 

Bom, eu não custumo dizer as coisas por dizer...Eu quando disse isto tava tudo dito...Ou seja, ja tenho uma base experimental que me permite saber o que fazer, controlar, actuar, e condicionar para que os meus aquarios sejão saudaveis, bem plantados, e conhecimento minimo sobre plantas e tudo a que elas diz respeito, para agora sim, aprender a montar hardscapes e layouts. Dito isto, acho que se percebe as contruções quer do "bears home" quer deste.

 

Sim concordo contigo que este não é nem de longe nem de perto um bom harscape, mas vai ser fundamental para as proximas montagens...Podes considerar isto como uma aproximação aos conhecimento que os tipos do outro lado do mundo (oriente(CAU(tu sabes od que tou a falar))) explorão muito esta forma de misturas de substacto e combinações com os musgos a fazer a barreira entre o solo inerte e o fertil.

(depois continu-o).

 

Obrigado Rasboras, aqui tens mais uma actualização.

 

Obrigado Nicko, espero comentarios de uma proxima actualização, não desta, mas duma proxima...

 

Obrigado Surf_is_life, quanto a cartulina tens razão, mas eu so a coloco para tirar as fotos, o aquario esta no escritorio e tem vista de todos os lados...

 

Ola Nassis, obrigado, provavalemente não vai ter, mas numa proxima montagen concerteza.

 

Adeus

Fiquem bem

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos...

 

bem como isto não para de crescer, aproveito para deixar mais umas fotos, e responder aos comentarios.

 

6fcd708c.jpg

 

76d7d256.jpg

 

43078f44.jpg

 

Filipe, como eu te estava a contar eu quis ver qual o aspectos que se tem que ter em conta quando se aplicam 2 substactos diferentes e como é que de facto funciona melhor o contraste, bem como o aspecto final em si. Pude de alguma forma constactar que a cartulina a dividir quando se introduz os substactos é completamente dispensavel, se tiver algyum cuidado, alem do mais a divisão fica muito mais natural, do que aquelas formas geometicas. Não utilizei o musco também porque ele não ia ter tempo para crescer, uma vez que o aquario tem os dias contados. No proxima montagem não vou mais utilizar a areia de silica branca,e vou tentar apurar a minha tecnica de hardscape.

 

Rasboras, se não fosses tu, acho que ja teria desistido de postar fotos, por isso aqui tens mais fotos. Eu não sei porque mas do que me tenho aprecebido temos sido severamente atingidos pelas criticas (eu considero isso bom), quem sabe nos somos a nova geração aí a caminho na montagem de plantados, por isso bora la dar corda ao sapato, vamos ultrapassar os velhos do restelo :wink::(

 

Adeus

Fiquem bem

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Nota-se que ainda estás no ínicio, pois ainda não dominas muito bem as podas (como eu :( ), mas gosto de ver o teu gosto em montar e tentar aprender mais, sempre que possível.

 

E perceptível que ainda não tenhas uma técnica de poda apurada, e por isso não consegues transmitir um layout agradável á vista de todos....

Mas, como todos os outros, hás-de lá chegar, não podes é desistir, porque com preseverança é que se atinge os nossos objectivos!

 

 

Quando estiveres mais desanimado....pensa que muitos dos que dizem mal já passaram pelos mesmos erros que tu.... :P ......e outros nunca os passaram..... :wink:

 

Abraço,

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos...

 

Bem como não podia deixar de ser, vou tentar sempre que respondo a um topico meu apresentar novas fotos relativas ao assunto, se tiver no armazem as fotos, não esitarei em actualizar, acho que traz muito mais informação aos post, do que so mandar postas de bacalhao...

 

2b90e0d1.jpg

 

PICT0040ab.jpg

 

14f8f7e1.jpg

 

Ola Hibrido, brigado pelo comentario, mesmo que não percebas de plantados, acho que o teu gosto e a tua visão permite dizer e sentir se a paisagem é apelativa, e se gostas ou não, por ajuda sempre a quem se esta a iniciar se esta de facto no bom caminho ou não....

 

Olá madvieri...obrigado pelo comentario...hum sabes eu por acaso nuca fico desaminado, quando fico monto um novo layout e pronto, problema resolvido.Bom como ja tinha dito, em breve vou entrar na 2da vaga de layouts, e aí ja penso fazer algo mais a serio, e entrar mesmo em algusn concursos para sondar efectivamente a minha progressão.

 

Olá Nelson Oliveira, obrigado pelo comentario, eu tambem não percebo nada de clidideos e montei um, não foi? E que tal, sempre não fui cabeça dura, fiz ou não fiz um aquario maior? Pensavas que os teus comentarios iam cair em saco roto, mas não cairam...Da mesma forma que estes não caem, de facto eu cá também não estou nada deslunbrado com o aquario, mas sabes que como as plantas tão lindas, sem alga nenhuma de qualquer especie, e ver tal crescimento, por muito feito que a diposição das coisas possas estar, as plantas saudaveis dão sempre uma beleza incrivel.

 

Bom é tudo...

 

Adeus

Fiquem bem

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só tenho uma sugestão a dar e que vai dar trabalho :lol:

Corta as raizes que estão a sair :wink:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vitlated parabens pelo teu aqua esta a ficar espectacular penso que esta uma seria concorrencia aos do faao, penso que o que falta ai e uma poda apurada, ve o exemplo do membro ramirezi

 

http://pwp.netcabo.pt/aquaeden/light&shade.htm

 

Ele aposta muito nas podas, visto que e um aspecto bastante importante no aqua em termos de estetica.

Eu proprio ainda nao fiz grandes investimentos em aquas, devido a estar a fazer experiencias quanto a podas e conhecer as plantas minimamente.

Penso que esse aqua com uma poda bem pensada ficaria excelente.

Vou te colocar a foto com a ideia de poda que tenho ( é apenas uma ideia):

vitlated.jpg

 

Penso que te vai ajudar a ter uma ideia para a poda.

Em relação aos comentarios, nao ligues demasiado, cada um e livre de se expressar mas o aqua e teu!! tu e que escolhes o que gostas nao os outros, tenta apanhar as melhores sujestões, nao esquecendo que sao apenas sugestões, as pessoas sao relutantes a novidade!! Espero que tenhas actualizações e novidades pois so assim se evolui abraço e continua ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá a todos...

 

Já passaram uns dias desde que postei a ultima evolução. A verdade é que desde então não ouve grande evolução neste aquario, alem disso, penso mesmo que atingiu o seu limite, e só não o dou por terminado porque ainda não disponho de tempo e material para a nova montagem, mas para breve assim acontecerá.

 

Eis como ficou.

 

ab7dc129.jpg

 

5665988b.jpg

 

cf655728.jpg

 

c8bcb2f5.jpg

 

84f155df.jpg

 

Bom rasboras de facto não foi possivel fazer a poda que tu amavelmente (desde ja agradeço) esquematizaste. Tive uma quebra no CO2 e principalmente a Hz sofreu um pouco. A zona que dizes que esta vazia, é porque o aquario tem vista daquele lado. A forma de V na rotala foi pouco conseguida, mas não esta assim tão mal. A zona da direita esta bastante compacta bem como a da esquerda, onde formam 2 cumes, e sendo o da direia maior que o da esquerda como é obvio devido a visao lateral, a assim torna-o mais "arquitetado".

 

Bom é tudo. Talvez poste umas fotos na altura de desmontar, mas não sei como ira evoluir. A principal dificuldade neste layout foi mesmo controlar o crescimento das plantas, principalmente da rotala e a arcuata, penso que me deu bom background para futuras podas. Para ter este efeito aconselho a todos podar diarimente, a rotala é um planta muito rapida, e é necessario ter sempre os caules frontais a um nivel baixo do solo, caso contrario vai ter sempre folhas velhas na parte frontal da planta.

 

Adeus

Fiquem bem

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse Hardscape... :?:?:?:?

Para além de não me transmitir paz alguma, mas sim terror, parecendo que passou aí uma rajada de vento e as pedras cairam "à balda", ainda tens as plantas mal distribuídas e aquele areão branco que é uma copia dos outros aquas..e os outros deste...

Que é uma coisa que me põe a olhar logo de lado para um aquário, a falta de creatividade.

Essas pedras estão mal colocadas e são muito regulares..

Aprendi uma coisa com os tópicos do Filipe e André Silvestre e por aí...E também a falar com o FAAO que me deu umas luzes aí há um tempo....

Antes de dares qualquer passo que seja é sempre bom desenhar a paisagem que queres criar...nemq ue seja na tua cabeça...Mas pensa antes de fazer...

 

Quase que aposto que só querias montar mais um aqua e depois foste pondo o que achavas bonito lá para dentro e tentar fazer algo bonito, acertei?...

 

 

E no fim só te deixo este conselho...

 

Tira tudo cá para fora...

 

Faz o hardscape com calminha...E só depois fazes a escolha das plantas de acordo com o aspecto do hardscape...

 

E coloca logo tudo de uma vez..as plantas todas e pedras e tudo o que tiveres para colocar...Não faças nada ás mijadinhas que sai tudo mal.

 

 

Grande Abraço Bernas.

 

Ps:Espero que não tenhas levado a critica como destructiva mas sim como constructiva!

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Bernax...

 

Ja vi que és um rapaz muito pespicaz. Muito bom observador, e vou levar em conta as tuas criticas.

Da proxima vez que montar o layout vou tentar deliniar mentalmente o layout, não quero voltar o correr o mesmo erro neste de deitar para la para dentro uma pedras a balda e vez o que aquilo dá. E também acho não vou mais utilizar a areia branca, de facto fica giro, mas estou a copiar os outros e isso não é nada muito criativo.

 

obrigado pelas dicas...

 

Adeus

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu só ainda não consegui perceber essa do "copiar" um layout e não se ser original.

 

Daqui suponho que 80% dos aquarios de todo o mundo são copias, porque simplesmente ou se é muito genial e inventa-se a torto e a direito, o resto será sempre tudo muito similar a algo que ja existe/foi feito.

 

Fica o "aviso" de que uma coisa é ter em conta algo, levar como guia, outra coisa é copiar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...eu disse isto...

 

Vitlated:

Considero que são ainda bases de aprendizagem, como ja tinha referido, acabei a 1ra fase de um set de 4 aquarios, e em breve surgira uma nova fase, onde irei aplicar tudo o que aprendi, daí ainda não fazer uma classificação. No entanto digo desde ja que tenho uma opinião formada sobre o assunto. No futuro tentarei ser o mais fiel ao "nature aquarium", e vou enverdar sem duvida pela forma mais tradicional, e sem inovações, bem sei que cairei em possiveis copias de layouts, mas o Amano ja fez tantos, que é quase impossivel não cair.

 

Ja foi a um bom tempo atraz e não fazia ideia que ia vir a baila....

 

 

Bom isto foi o que eu disse no topico Syrah "Planura" .

 

O Bernax, rapaz que criticou este aquario referiu muitas lacunas no mesmo. Como é obvio concordo com algumas e outras limitei-me a ouvir. Resta saber ate que ponto tem o seu fundamento. Isso fica para comigo.

 

Intereçante é saber que noutros foruns internacionais as criticas não foram assim tão más e o Bernax ate a data foi o unico que achou que este aquario não tem nenhum planeamento, que as plantas foram as que estavao mais a mao, e deviar ter muito mais atenção ao planeamento do layout. O que é certo é que eu ate concordo, mas a verdade é que foi mesmo o unico que referiu que este aquario utliza materiais que ja foram utilizados e não passa de copiar algo ja inventado.

 

Em conclusão eu digo! Quem me dera conseguir copiar aquarios e utilizar os materias que outros experts utilizão.

 

No dia em que conseguir copiar o Sr. Amano estarei muito contente, e não me vou importar nada com as criticas, pois vou saber que o aquario esta muito belo.

 

Mas não deixo de concordar com o Bernax pois tem que haver sempre uma tentativa de inovar qualquer coisa.Mas o nos tambem esta completamente certo, pois não podemos estar a espera de ver aquarios tão inovadores que a propria defenição deixa de ter sentido, quando a inovação é exgerada. Nesta altura do campionatoa unica forma de inovar seria que? Um aquario sem agua????? Ja se viu vacas, casas, jugadores de futebol relvados, budas, paisagens alentejanas (eheh)...

 

Mas da proxima vez vou ser inovador!!!

 

Que achão de fazer o aquario sem vidros????

 

(PS:este poste foi a base de brincadeira)

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não gostei da maneira como me respondes-te...

Mas com a gracinhas dá a imperssão que me tiras a razão.. :roll:

 

ENtão eu vou-me explicar melhor para quem não percebeu...

Copiar é tudo copiado...é certo...

Materiais utilizados nos nossos aquários já utilizados por outros...está tudo muito bem....

Mas agora tentar copiar rios com silica branca ou assim...E depois o resto colocar à balda...

Não vejo nenhum projecto neste aqua...Nenhum planeamento ou transmição de alguma coisa...

Disse o que achava...E construí uma critica em vez de fazer como alguns que dizem que ou está bom ou mau...

E quer acreditem quer não-...Dizer que está tudo muito bonito é mais fácil que dizer o contrário...

 

E agora tu "nos"...Diz-me o que neste layout é original por favor....

 

E vitlated...gostavas de ser como o amano?...Que bom para ti...

Eu não...Eu gostava de ser como ele...ou melhor se possivel...Mas com o meu próprio estilo ou com as minhas próprias artes criadas por MIM!

Não gostava de lhe chegar aos calcanhares com um copianço...fruto do que ele já tenha feito porque isso é ser uma pessoa sem objectivos...a meu ver,...

Dizem bem dos aquas do FAAO...

Eu também os adoro como todos vós...e do marc e do Andre Silvestre...Mas daí a utilizar o que eles utilizam?...fazer o que eles fazem?...fazer como eles fazem?...Só com o intúito de lhes chegar aos ombros?...Isso está fora dos meus planos...

A única coisa que eu tento copiar ou imitar neles todos...É os conhecimentos e experiencia...E aprender com eles...E com os conhecimentos que vá adquirir com os mesmos...juntar à minha imaginação e creatividade, tanto como capacidades...E tentar fazer algo melhor...

Ser igual a eles, mas diferente.

 

Fiz-me entender?....

 

Forte abraço.

 

bernas.

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bernax...

 

Não gostei da maneira como me respondes-te...  

Mas com a gracinhas dá a imperssão que me tiras a razão..  

 

Imagina só se eu não tivesse dito que era em tom de brincadeira!

 

Não sei se leste o topico do incio, calculo que não...pois bastava ler isto :

 

Sim concordo contigo que este não é nem de longe nem de perto um bom harscape, mas vai ser fundamental para as proximas montagens...Podes considerar isto como uma aproximação aos conhecimento que os tipos do outro lado do mundo (oriente(CAU(tu sabes od que tou a falar))) explorão muito esta forma de misturas de substacto e combinações com os musgos a fazer a barreira entre o solo inerte e o fertil.  

 

Isto foi o que eu disse ao Filipe, depois de ele me tecer as criticas tal quais as tuas. Da mesma forma que respeitei a dele, também repeitei a tua, e por isso ainda te vou provar que as tuas criticas não cairam em saco roto!

 

 

Disse o que achava...E construí uma critica em vez de fazer como alguns que dizem que ou está bom ou mau...  

E quer acreditem quer não-...Dizer que está tudo muito bonito é mais fácil que dizer o contrário...

 

Também concordo contigo!

 

 

Fiz-me entender?

 

Completamente.

 

Sabes que eu não tenho a experiencia que tu tens, nem montagens como as tuas, pos isso ando cá para aprender, e são sempre uteis as criticas.

 

Adeus

Fica bem

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vitlated...

 

Isso da experiencia que cada um tem....é muito relativo..Isso não se discute... :roll:

Isso demonstrasse ao longo dos trabalhos apresentados...Eu sou tão ou mais verde que tu nisto dos plantados...

 

E ainda bem que me fiz entender e percebeste a minha intenção, isso é que é preciso...

 

 

E agora boa noite que com uma granda pedrada de sono.

heheheh

 

Forte Abraço e boa noite.

 

 

bernardo.

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aprendi com um grande mestre do mundo artístico, que só se aprende copiando os melhores.

 

Indo lá fora copiar o que de melhor se fáz, depois adaptar ao nosso própio estilo. (Não como os programas de tv que são copias rascas)

 

Neste momento esse grande mestre tem uma das maiores empresas de espéctáculos em Portugal, que é solicitado para fazer trabalhos lá fora.

 

Isto para vos dizer que cada um tem um gosto e tem um estilo própio copiando ou não.

 

Esta foi a primeira montágem deste aqua, e não vale a pena espéculações de quem tem razão ou não.

 

Muito pode ser feito num aqua com essas dimensões.

 

Também tenciono fazer um pequeno rio no meu aqua, tenho centenas de fotos de aquas, tugas e não tugas :), em que me irei basear.

 

As opiniões são como são, ou aprendemos com elas ou não.

 

De certeza de que mais tarde veremos um layout mais personalizado, mais imaginado, mas com certeza que surgirá alguém a dizer que já viu algo iguál.

 

É uma pena que se desperdiçar-se um tópico com discuções deste tipo.

 

Aceitar uma critica também é uma arte.

 

PS- Adorei o áqua, mas quem sou eu para falar, só ando nisto à cerca de 2 meses.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pena despedir-se do tópico com discussão deste tipo?...

 

Daí se tira o que achas...

Para ti criticar é só dizer mal?..

E elogiar é dizer bem?..

Sendo assim fui o único critico neste tópico porque fui o único que contrariei a beleza do aquário dizendo que secalhar não estava assim tão bom?...

Dei a minha opinião mas começo a não dar porque o pessoal já não aceita uma criticazinha...

 

Dizer mal ou bem não tem nada a ver se é discutir ou não.

 

É mais uma mera opinião que neste caso era a dizer mal...Mas expliquei o porquê do que disse...

 

Agora se não aceitam criticas e se me ficam a olhar de lado por estar do contra...é outra história e já estou farto de discussões neste fórum por isso discutam sozinhos!!

 

Sem mais,

Bernardo.

 

Para certas e determinadas pessoas só digo:

 

"O aquário está realmente muito bom..dos melhores que já vi."

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.