Recommended Posts

No seguimento de umas questões feitas acerca de DSB (Deep Sand Bed) achei que devia colocar resumidamente aquilo que sei sobre o assunto.

 

Tenho lido nos foruns americanos, centenas (literalmente) de relatos de "crashes" de aquários com DSB montados há alguns anos, normalmente 4 ou 5, crashes esses atribuídos aos DSB.

 

Este é um dos tópicos mais quentes do momento nos estados unidos e está a fazer com que muita gente abandone esta prática.

 

Parece que o problema reside no facto do DSB funcionar como uma esponja (nutrient-sink) que apenas absorve e não consome, principalmente fosfatos e metais pesados, uma vez que os nitratos continuam a ser consumidos pelas bactérias.

 

Ao fim de uns tempos, normalmente 4 ou 5 anos num aqua de recife típico, a esponja já não tem capacidade para absorver mais e "deslarga" lol, o que absorveu, mas de uma forma muito rápida em dias e com consequências catastróficas.

 

Como esta é uma "tecnologia" recente, pelo menos no que toca ao conhecimento público, só agora é que começam a surgir os tais "crashes".

 

Parece que o próprio Ron Shimek, principal impulsionador do DSB, aconselha agora que a cada 5 anos se remova o areão todo e se recomeçe com um novo. Eu digo parece, porque não li isso escrito por ele. Li mensagens de várias pessoas a indicar que ele tinha dito isso. É o diz que disse...

 

Básicamente e segundo Ron Skimek, um DSB para funcionar correctamente, além do tamanho de grão e da espessura da camada, precisa de animais para o manter e perpétuar o seu funcionamento. Mas não é (só) de bactérias que fala. Fala também, e principalmente de outro tipo de organismos que consigam digerir/transformar os detritos que se acumulam num aquário de recife: (These include many types of flatworms, round worms, dozens of species of bristle worms, small snails, brittle stars, small sea cucumbers, protozoans, and many types of small crustaceans).

 

Estes organismos têm um tempo de vida limitado, como é óbvio, e embora se reproduzam (talvez não em numero suficiente) é necessário adicionar mais ao fim de uns tempos (um ano segundo Shimek). Nos estados unidos chamam-lhes Detritivorous Kits.

 

Estes kits não se encontram à venda cá e mesmo lá não parece ser fácil arranjar aqueles com o numero e tipo de espécies necessárias. Shimek aconselha a compra de vários Kits e de preferência de diferentes "lojas" para que a diversidade seja maior, embora seja muito caro fazê-lo.

 

Contrária (segundo Shimek) ao funcionamento de um DSB, é a presença de góbios, caranguejos heremitas, estrelas e outro tipo de animais que removam o areão ou de correntes demasiado fortes junto a este. Sobre isto shimek diz que a corrente deve ser ideal para levar os nutrientes até às bactérias mas não demais, sob pena de desalojar os seres que no DSB habitam, nem de menos sob pena de ocorrer produção de H2S (gás tóxico com cheiro a ovos podres).

 

"The functionality of a sand bed is dependent upon the animals in it. Hermit crabs, and sand sifting animals kill and eat those animals and simultaneously kill the functionality of the sand bed."...shimek

 

 

Por último e também segundo Shimek (uf!), é o facto de para se ter um DSB performante e perpétuo é aconselhável ter um bom meio de redução de nutrientes (escumador, trocas de água) e usar sal com a menor concentração possível de metais pesados!!!!! Duh!

E ainda... o facto de ser necesário alimentar o DSB. Normalmente os restos de comida são suficientes, mas nem sempre. E ainda... (agora é que é!!) o facto de haver um tamanho mínimo para o DSB funcionar. Se pensam em montar um em nanos esqueçam. Num tópico que li, ele dizia que não era possível ter um DSB num aqua de C60cm x L 35cm. tem que ser maior que isto.

 

Alguns relatos de "crashes", referem substâncias alaranjadas a cobrir rochas, corais e etc. Não sei se são metais pesados, uns dizem que sim outros não, mas acho muito estranho a referência do Shimek aos metais pesados no sal.

 

A minha conclusão é que se trata de uma técnica muito eficaz mas muito melindrosa e perigosa pois dá pouca margem de manobra em caso de um erro, que pode ser uma simples rocha a cair no areão, ou uma pequena bomba que se vira para onde não deve e faz um buraco no fundo.

 

Não deve ser por isso muito estranho o facto de a maioria dos aquários alemães que se vêm na net não terem DSB. Alguém que tenha estado na Alemanha (Nelson Pena) que confirme, ou não, isto.

 

Duma coisa não há dúvida, enquanto não "crasha", ou seja, nos primeiros anos, é muito mais fácil e rápido conseguir equilibrar o aquário e "zerar" os nutrientes, com um DSB.

 

A alternativa que muitos parecem estar a abraçar neste momento, é a colocação de uma fina (menos de um cm) camada de aragamax só por razões estéticas e também já se vê muitos bare-bottoms como antigamente. São modas :wink:

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Obrigado pelas preciosas informações que partilhas neste post... espero que nunca me aconteça (de qualquer forma ainda faltam 2 anos!!!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, agora assustaste-me.

 

Como sabes estou a montar um reef e já coloquei uma camada na ordem dos 6-8cm :wink:

 

De qualquer maneira é como o dlopes diz, ainda faltam 5 anos, para mim...

 

 

Ainda assim, penso que a lógica subjacente às DSB e a lógica dos crashes, faz sentido.

Fas sentido ter uma zona com oxigenação e outra sem oxigenação para os diversos estados do ciclo do azoto, assim como faz sentido que chegue a um ponto onde a zona sem oxigenação não consiga retirar mais nada da água, a tal esponja.

 

Antigamente também eram muito usados os filtros de fundo e hoje em dia nem se podem falar deles... penso que a razão seja a mesma...

 

Se calhar daqui a uns anos vamos ouvir dizer mal das DSB e que quem as usa é antiquado. Vamos a ver... eu até preciso de areia para o refúgio, por isso se calhar... ;)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Manklit...

bem, para mim é complicado ouvir isto porque conheço varios sistemas com mais de 6 anos (muitos mais) com DSB sem qualquer problema, até antes pelo contrario.... com excelentes resultados....

Eu proprio tive deep sand bed no meu minireef de 60 litros durante 5 anos e nunca tive esse tipo de problemas... mas como dizes daqui para a frente é que iria dar para perceber os estragos se é que eventualmente acontecessem...

 

Não li muito sobre este assunto actualmente e os forums que frequento no estrangeiro continuam a defender este sistema como outros sistemas...

Manklit quando puderes manda-me links desses forums para dar uma olhada...

 

Mas, em relação aos Americanos, fico sempre um pouco desconfiado das suas ideias e atitudes radicais devido a motivos comerciais.... por outro lado estes são muito pouco naturalistas gostando de ter o aquario cheio de de aparelhos e mais aparelhos apostando pouco no natural da coisa como por exemplo os alemães...

 

Quem sabe por exemplo que esses probblemas ao fim dos 5 anos não se devem por exemplo a poucas TPA´s ou por exemplo a montes e montes de aditivos que "enfiam" para dentro do aquario á espera de resultados milagrosos !!! ou ainda de montes de peixes e alguns invertebrados que destroem a fauna da DBS. O facto é que exitem ainda excelentes quarios com o metodo jaubert ainda montados com cerca de 10, 15 anos de montado e sem quaisqueres problemas... ora o DBS fundamenta-se em parte no Jaubert....

 

ainda á pouco tempo li um artigo excelente na Freshwater and marine aquarium onde mencionava um pouco de todos os sistemas actuais vantagens e desvantagens e qual o melhor. Foi um artigo excelente já que o seu objectivo era apenas mencionar que não existe um sistema perfeito e todos eles são bons para o aquariofilista certo, ou seja, todos nós poderemos escolher aquele que mais nos convem seguindo o aue pretendemos e qual a melhor maneira de o mantermos... o o DSB ainda era apontado como uma excelente alternativa mas que tinha que ser bem mantido com trocas de água e sem peixes e camarões que o incomodassem e trocas de água suficientes....

 

Para acabar, cada vez mais penso que cada sistema funciona sempre !!, (naturalmente com as suas vantagens e desvantagens) e cada um tem de escolher o que é melhor para si dependendo daquilo que pretende. Ainda á pouco tempo dei-me de caras com um sistema/tanque lindo e era com sistemas de placas de fundo :wink:;) com bastante rocha e TPA´s.... vai lá saber....

 

mas até ver, continuo com o meu DSB de 8cm aliádo a refugio de macroalgas e TPA´s frequentes de baixa percentagem que bons frutos me tem dado !!

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas, em relação aos Americanos, fico sempre um pouco desconfiado das suas ideias e atitudes radicais devido a motivos comerciais.... por outro lado estes são muito pouco naturalistas gostando de ter o aquario cheio de de aparelhos e mais aparelhos apostando pouco no natural da coisa como por exemplo os alemães...  

 

 

Acho um pouco contraditório isto que dizes uma vez que usas os DSB tal e qual como os americanos popularizaram e espalharam por cá. Só agora é que muitos deles estão a mudar de rumo e deixar os DSB. Mas foram eles os grandes impulsionadores quando "descobriram" o método Jaubert e o alteraram ligeiramente retirando-lhe a camada "vazia".

 

Também concordo contigo no que diz respeito aos alemães. Fui investigar um pouco mais e de facto DSB na alemanha não é uma prática comum.

Nos foruns alemães, daquilo que percebi, referem mesmo que é uma prática utilizada pelos americanos e que raramente se encontra na alemanha. Os riscos de libertação de nutrientes para a água por parte do areão são sempre referidos.

 

Encontrei entretanto no reefcentral, um tópico (longo) onde alguns membros (entre os quais o dono da Salifert-Habib) se dão ao trabalho de procurar e disponibilizar estudos cientificos, realizados principalmente por universidades, onde se apresentam evidências da libertação de nutrientes (fosfatos principalmente).

 

Edito porque me esqueci de pôr o link:

 

http://reefcentral.com/forums/showthread.p...2&highlight=dsb

 

Aconselho vivamente a sua leitura principlamente a pág. 2, 3 e 4.

 

Também podem ler neste tópico umas referências a um fenómeno que está a aparecer com mais frequencia nas costas da flórida e que é o aparecimento de uma mancha preta, visivel até em fotos de satélite.

 

Pensa-se que é o resultado da libertação de fosfatos do fundo dos recifes dessa zona costeira. Atribuem a ocorrência de fosfatos nesses fundos, devido às pressões humanas (poluição) na região uma vez que é uma área de grande densidade populacional.

 

Ultimamente só tenho visitado o reefcentral e o reeforgs, e em qualquer um basta fazer uma busca a "DSB crash" ou "crashed" para aparecerem dúzias de tópicos sobre o assunto. Acho um pouco estranho não teres lido nada sobre isto nos foruns que visitas. Já agora quais são?

 

Eu pelo sim pelo não vou por esta "tecnologia" de lado e tentar o mais possível seguir o exemplo alemão.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma pergunta de alguém inexperiente...

 

Ao optar pela não criação de uma DSB ou Jaubert, onde se vão alojar as bacterias anaerobicas de desnitrificação partindo do principio a rocha viva embora tenha áreas anaerobicas de desnitrificação são quase irrelevantes?

 

Será que a não utilização de DSB é apenas possivel para quem tenha Skimmers super dimensionados de forma a retirar à partida substancias que nunca irão passar pelo ciclo de nitrogenio de forma a criar Nitratos?

 

um abraço,

Miguel Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Li isto num forum e vem de encontro ao que o Mankit diz que o Shimek disse (WHAT??? :):lol: )

As Ron Shimek points out over and over.  If you don't have a large population of *pods, worms, etc. constantly moving your sand bed, then it will not be healthy and may crash after a couple of years.  If you have a large population of pods they should consume the detritus before it gets to be a problem.

 

Estará aqui a causa/solução do problema? Penso que sim!

 

Se o areão tiver cheio de criaturas que consumam DOC's, um DSB pode durar uma vida... ISto pelo menos faz sentido para mim.

 

A questão é onde encontrar estes animaizinhos. Nos states eles têm ums kits de limpeza, cá nunca vi/ouvi falar de tal coisa.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

partindo do principio a rocha viva embora tenha áreas anaerobicas de desnitrificação são quase irrelevantes?  

 

Mas porque é que são irrelevantes??? Em comparação com um DSB sim são mesmo irrelevantes de facto. Mas sozinhas não são irrelevantes.

 

Estive mesmo agora a ver sites alemães com aquas lindos com camadas de areão pequenas. Aliás a maioria não usa areão fino mas sim cascalho tipo coral partido. Assim podem ter correntes fortíssimas no aquário de modo a manter os detritus em suspensão (alimento para corais) sem levantar o areão.

 

Ao olhar para estes aquários parece-me que a rocha viva é suficiente para manter a desnitrificação, e atenção que há alguns que nem sequer escumador usam, embora sejam poucos.

 

Olhando para o que tenho escrito parece que ando a fazer campanha contra os DSB :) . Eu acho que os DSB são muito eficazes a tirar os nutrientes da água e podem ser usados com sucesso durante muitos anos. No entanto, acho que é um método um pouco perigoso uma vez que nunca sabemos quando é que se atingiu o ponto de saturação. Deve depender muito do tipo de manutenção que se faz ao aqua, da alimentação e muito importante, dos animais usados para o manter. Parece-me um pouco difícil arranjar em Portugal as ditas culturas de animais (detritivorous kits) necessárias à manutenção do DSB.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente estou a ficar bastante baralhado sobre o que irei implementar no aqua que estou a montar. Vejo vantagens e desvantagens na utilização da DSB.

 

Parece-me que sendo a desnitrificação desempenhada pela rocha viva muito inferior à da DSB teremos então que utilizar uma grande quantidade de rocha viva para que a presença de Nitratos seja nula. Com o preço a que a rocha viva está, um bom Reef será apenas possivel para quem tenha grande disponibilidade financeira. Não quero pensar que tenha que ser assim...

Uma hipotese seria a utilização da rocha artificial da Aquaconnect mas não sei até que ponto este tipo de rocha é util no processo de desnitrificação pois é extremamente porosa e talvez não tenha grandes zonas anaerobicas.

A carga biologica terá que ser muito inferior (ainda menos peixes, ainda menos corais) a alimentação muito mais controlada, TPA's mais frequentes e em maiores quantidades e ficamos sem a ajuda da DSB na manutenção dos niveis de reserva alcalina e de calcio. Na minha opinião a ausencia de DSB é esteticamente mais feio.

 

A unica vantagem que vejo mas que neste caso é muitissimo relevante é não vivermos a pensar quando o crash irá acontecer...

 

 

Um abraço,

Miguel Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há nada, pelo menos que eu saiba, como um DSB para "zerar" nitratos. O problema não é esse, o problema é a acumulação de fosfatos e metais pesados. A parte dos metais pesados é ainda a que mais me assusta. Ainda para mais quando o próprio Shimek diz que para um bom funcionamanto dos DSB se usem marcas de sal com a menor quantidade de metais pesados possível :!:

 

Realmente não sei se a rocha da aquaconnect é eficaz na desnitrificação ou não mas presumo que sim. A que tenho ainda não está na água e como também não testo nitratos, não faço a mínima ideia se tenho muito ou não.

 

A verdade é que a rocha da aquaconnect é muito porosa e se comporta da mesma maneira que a rocha viva quando está seca. Se quiseres podes fazer a experiência e secar um bocado de RV e mais tarde deitar-lhe um copo de agua em cima. Vais ver que a rocha absorve a água tal como a rocha da aquaconnect faz.

 

Podes ir ainda mais lonje e montare um aquário de teste pequeno onde faças subir propositadamente o nivel de nitratos. Depois arranjas uma rocha da aquaconnct já bem colonizada e pões no aquário teste. Se os nitratos descerem é porque a rocha "funciona".

 

Quando dizes que é preciso alimentar menos, ter menos peixes... não sei se é verdade, mas com um DSB acabas por "mascarar" o mal que fazes ao alimentar demais e ao ter peixes a mais. Provavelmente quanto mais comida adicionas mais cedo se dará o crash (se der).

 

Se tiveres um refugio fortemente iluminado, com uma boa quantidade de macroalgas que cortes regularmente, consegues resolver o teu problema de nitratos.

 

Embora a caulerpa seja excelente nesta função, aconselho antes a Chaetomorpha. É uma alga mais dura com aspecto parecido com musgo de java que bóia na superfície sem se agarrar a nada. Cresce muito bem e pelos vistos não crasha como a caulerpa.

 

Aqui posso falar por experiência própria pois já tive um aquário filtrado só com chaetomorpha durante meses e dei-me muito bem. A caulerpa já me deu problemas embora não tenha tido grandes perdas porque não tinha muitos animais na altura.

 

Tinha estado a olhar para o aqua antes de almoçar e quando voltei, 45 min depois no mãximo, tinha o aquário todo branco como se lá tivesse despejado um garrafão de leite. Toda a caulerpa estava branca e a desfazer-se. Até então tinha sempre crescido muito bem mas eu nunca a tinha cortado e se calhar foi esse o problema.

 

A chaetomorpha é difícil de encontrar. Eu tive sorte porque a minha veio na rocha viva. No entanto já a vi à venda na redfish há pouco tempo. Se calhar ainda têm ou podem encomendar.

 

Quanto ao numero de corais, isso não é problema principalmente se tiveres na maioria corais duros. Se tiveres mais moles o carvão activado remove as substancias produzidas por eles e o escumador também.

 

Se tiveres uma forte circulação de água, consegues manter os detritos em suspensão de maneira a que sejam recolhidos na sump onde os podes aspirar. Desde que aumentei de 1500 para 3500L/h o movimento no meu aquário de 200L, que se juntam na sump muito mais detritos. Julgo que também me ajudou a acabar com a cyano que tinha e sem usar escumador.

 

Em termos de estética eu penso o contrário. Nunca gostei de ver um aquário com uma camada enorme de areão à vista. Acho muito mais bonito com uma pequena camada. Mas os gostos não se discutem.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A construção de um refugio nesta fase incial não está nos meus planos. Sendo assim analisando o que aqui foi dito e mais algumas coisas que lí, acho que vou optar por uma opção intermédia entre uma DSB de 8/10 cm e uma pequena camada de areão com 1 cm.

Num topico colocado por mim á algum tempo o Rui Ferreira de Almeida já tinha focado a problematica da utilização ou não de uma DSB. Dizia ele: Aliás as deep sand bed são um dos pontos mais controversos nos aq. de recife. Existem autores que defendem que a desnitrificação já ocorre em camadas de areão fino de 4a 5 cm e que camadas mais fundas poderão trazer anoxia e libertação de produtos sulfurados perigosos se for rompida. Isto leva-me a pensar que poderá estar aqui uma solução de meio termo e que poderá vir a trazer bons resultados.

Além do mais, da mesma forma que verificas-te relatos de casos em que o crash se deu, também existem casos em que o uso de DSB funciona muito bem e à muito tempo. Sabes como são estas coisas, quando aparece alguém com problemas no aquario e 'arranja' uma causa aparente, todos os outros que também têm problemas são levados a pensar que alí está a explicação para o seu proprio caso e depois aparecem como tu mencionas centenas de relatos. Não quer dizer que seja mesmo isto que se está a passar, mas pode ser... Sabe-se lá a manutenção dada a esses aquarios e a dimensão da carga biologica e tudo o resto que poderá ter implicações a este nivel.

Talvez seja importante também saber que tipo de substracto é utilizado nas DSB em que se verificaram os relatos de Crash. Pelo que entendo este substracto tem o mesmo comportamento que o carvão activado pois é excelente a acumular metais pesados mas depois de saturado devolve as mesmas substancias que acumulou para a água. Será que a Aragonite tem este tipo de comportamento?

Quanto a mim enquanto não ler algo escrito por pessoas credenciadas neste hobbie que me garanta que este risco é real não irei utilizar apenas uma fina camada.

 

Parabéns pelo excelente topico..

 

Em relação ao teu aquario ser melhor que o meu não tenhas duvidas o meu nem sequer ainda tem água... :)

 

Um grande abraço,

Miguel Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLA Manklit

Nunca tive problemas de algas em aquario sem DSB-com rocha e skimmer.

Qd. desmontei um aquario com DSB verifiquei montes de lamas no interior do aragamax. Fonte de fosfatos e/ou metais pesados ?

Vamos continuar a investigar !

Paru

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Levanto ainda aqui uma questão que poderá dar que pensar... :shock:

Vamos supor que, de facto, uma DSB provoca todos os malefícios atrás citados ao fim de determinado período de tempo.

 

Então, ao termos um refúgio com caulerpa, estamos, no fundo, a ter outra DSB na sump que, apesar de ter algas que exportam nutrientes, não irá evitar que ao fim de x anos ocorra o tal crash. :?

Será que devemos refazer o refúgio de 4 em 4 anos com nova areia (aragamax, lamas ou seja lá o que for)?

 

Tenho uma opinião definida sobre estas questões mas gostaria de saber o que pensam sobre isto! :shock:

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

O que vou relatar aqui já conversei na Aquadecor com o Paru e o Manklit mas gostaria de colocar aqui a minha opinião...

 

Quando desmontei o minireef montado com Deep sand bed e com cerca de quase 5 anos notei a presença dessa camada que referem... a tal camada tipo lama e bastante castanha... mas também notei que era nessa camada que havia montes e montes de bicharada incluindo muitas e grandes lagartas do tipo bristle worm...

o facto é que coloquei toda aquela "porcaria" animais e areão limpo no novo aquario e fiquei á espera de alguma instabildade no novo aquario...

 

o facto é que apenas tive cerca de 1 semana de instabilidade... 3 dias de algas castanhas mais 2 ou 3 de algas verdes e depois estabilizou completamente e assim continua...

a unica coisa que posso afirmar é que a bicharada lá continua e assim que coloco um pouco de comida no sistema aparecem montes de bichos e lagartas por todo o lado...

quem conheceu o meu minireef sabe do que estou a falar e penso que de todos os aquarios que vi até hoje ao vivo, nenhum deles apresentou uma carga deste tipo de animais como o meu o que leva a pensar no sucesso da DSB no meu aquario...

Por estes e por outros motivos irei continuar com este sistema...

mas, (voltando a referir) cada vez mais penso que independentemente do sistema utilizado o que conta é a dedicação do aquariofilista em relação ao aquario e o sistema que ele pretender escolher, escolha-o da maneira que seja o mais vantojoso e facil de manter para ele e saber precisamente quais as vantagens e desvantagens desse sistema de maneira a obter o maior rendimento dele...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então, ao termos um refúgio com caulerpa, estamos, no fundo, a ter outra DSB na sump que, apesar de ter algas que exportam nutrientes, não irá evitar que ao fim de x anos ocorra o tal crash

 

Isto é verdade se puseres DSB no refugio. Se tiveres só a alga sem areão, esse problema já não se levanta.

 

Como disse atrás, eu próprio já tive um aqua filtrado apenas com macroalgas (chaetomorpha) na sump, sem areão. Com este sistema apenas tive um periodo de algas (bryopsis) no aqua principal de curta duração. No entanto esse aquário tinha uma carga biológica pequena...

 

Se cortares a chaetomorpha (ou caulerpa) regularmente, consegues exportar os nutrientes absorvidos por esta, diminuindo efectivamente a poluição no aquário.

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estou a ver como é que colocas caulerpa num refúgio sem prendê-la à areia, a não ser que já venha agarrada a rochas. Mas, geralmente, quando trazemos caulerpa de outro aquário, vem solta.

Para agarrar uma grande quantidade de caulerpa à areia de um refúgio com corrente já é complicado, quanto mais se não tiver areia.

Como fazes?

 

Reefman

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes ter rocha no refugio se usares caulerpa, mas, como referi na minha mensagem, eu usei chaetomorpha e esta não está agarrada a nada. Bóia simplesmente e cresce bastante assim.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se pode dizer que sejam pés... Aquilo é mais parecido com musgo de java.

 

Eu tive sorte porque a minha cresceu a partir da rocha viva.

 

Podes encontrar disso cá na redfish.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda sobre este assunto, que me intrigou q.b., porque ainda estou a tempo de retirar a DSB...

 

Tenho trocado alguns mails com o Randy Holmes-Farley, pessoa que não precisa de apresentações e de quem eu gosto muito de ler artigos, sempre comprovados com experiências, sobre este assunto e ele, embora diga que não pode afirmar que as DSB produzem crashes, mais tarde ou mais cedo, diz que nos aquários dele e nos que monta (não sabia que também omntava aquários) só usa DSB no refugio.

 

Diz ele que nos aquários dele usa entre 2,5 e 5cm e nos refúgios usa perto de 20 :D

 

As razões apontadas são as já aqui referidas e ele diz que se consegue antever o crash, apesar de ser num curto espáço de tempo (uma semana +/-), o problema é que no aquário é complicado retirar a areia e colocar uma nova, enquanto que no refúgio isso não acontece e é mais fácl retirar a areia.

 

Faz algum sentido, não?!

 

A DSB é para criar áreas sem oxigenação, correcto? Essas áreas não precisam de estar no aquário principal, precisam? Por isso colocar uma DSB no refugio, e aí até pode ser mesmo Deep (os tais 15-20cm), pode ser uma solução de compromisso, ou seja, usa-se DSB, mas qq problema que haja, pode-se mais facilmente retirar a areia.

 

Que vos parece?

 

P.S.:Marco, que te parece? Tu que continuas fiel às DSB no aquário, no refugio e onde haja mais espaço :lol:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho trocado alguns mails com o Randy Holmes-Farley, pessoa que não precisa de apresentações e de quem eu gosto muito de ler artigos, sempre comprovados com experiências, sobre este assunto e ele, embora diga que não pode afirmar que as DSB produzem crashes, mais tarde ou mais cedo, diz que nos aquários dele e nos que monta (não sabia que também omntava aquários) só usa DSB no refugio.
Curioso :lol: , também eu tenho trocado alguns emails com o Randy, e também com o Craig Bingman. Eu também já tinha tomado esta opção de acabar com a DSB no aquário.

Neste momento só tenho DSB no refúgio. Depois de muitas experiências e tentativas frustradas, creio que só após remover a minha velha DSB é que estou a conseguir equilibrar quimicamente o aquário em termos de dureza carbonatada. Creio que os sulfatos e elementos orgânicos que a DSB estava a libertar estavam a consumir a dureza a um ritmo alucinante.

 

A DSB é para criar áreas sem oxigenação, correcto? Essas áreas não precisam de estar no aquário principal, precisam? Por isso colocar uma DSB no refugio, e aí até pode ser mesmo Deep (os tais 15-20cm), pode ser uma solução de compromisso, ou seja, usa-se DSB, mas qq problema que haja, pode-se mais facilmente retirar a areia.  

 

Que vos parece?

 

A mim parece-me uma atitude inteligente para alguns de nós. O refúgio é o local indicado para uma DSB porque consegue manter a bicharada certa sem o problema dos predadores. Qualquer problema (crash) e consegue-se remover a DSB em poucas horas sem perturbar o tanque principal.

O aquário sem areia parece-me o mais prático (já tive das 2 maneiras).

Vejam a filosofia por detrás da Ecosystem e de grande parte dos alemães.

 

Isto não invalida o facto de quem se der bem com a DSB no tanque principal não a continue a usar. Eu dei-me bem durante mais de 3 anos, mas depois... :D

 

Reefman

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para baralhar ainda mais a cabeça... o Shimek diz que é contraproducente ter DSB no refúgio pois é preciso alimentá-lo ao contrário do que acontece com o tanque principal.

 

Diz ele que não tem lógica estar a adicionar nutrientes no refúgio quando o objectivo é removê-los.

 

Pelo que me tem sido possível apurar, os alemães usam uma fina camada de cascalho (coral partido por ex.) no máx com 2.5cm. Não se esqueçam que a corrente no aquário tem que ser muito forte para que os detritos não se depositem no areão pois neste caso não serão consumidos ao contrário do que acontece com o DSB.

 

Não devem usar aragamax pois é muito fina e com as correntes fortes espalha-se pelo aquário.

 

Na minha opinião, e se querem o areão apenas por motivos estéticos, chega perfeitamente um camada de 1cm ou até menos. Até dá para poupar uns trocos e tudo :D

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais