Filtro - Redução de caudal DIY


Recommended Posts

Boas, sou muito novato neste mundo da aquariofilia, comecei há cerca de 3 semanas com um Betta.

 

Ainda estou a tentar melhorar-lhe as condições de vida, neste caso ainda não tenho o filtro montado pois tinha muita força e os Betta requerem águas mais calmas...

 

Ora bem, arranjei um modo de reduzir a força da água à saída do filtro, só gostava de saber se acham que há problemas em usar esta borracha, é apenas um batente de gaveta que tinha lá por casa. Poderá a borracha se ir desfazendo com o passar do tempo ou qqr coisa assim?

Ficam as fotos, espero que elucidativas apesar de desfocadas.

 

O filtro é um Rena Superclean 40 que vinha já com o aqua de 15l ainda não consegui foi tempo para o instalar no aqua.

Tenho outra duvida: a força foi reduzida, mas os l/h continuam a ser os mesmos? Tem algum problema em filtrar mais l/h do que os que seriam necessários?

 

 

Caudal original do filtro

pi3h.jpg

 

Batente de gaveta feito de borracha

2ddd.jpg

 

Feito um corte para poder encaixá-lo no filtro

11x7.jpg

 

Já colocado no lugar

26h2.jpg

 

caudal após colocação do batente

90wz.jpg

 

 

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não fazia isso. O filtro vai estar em constante esforço.

Mais vale virar contra a parede ou usar algo para tapar o caminho do filtro, ( o meu também tem demasiado caudal e virei para cima e para a parede do aquário) se bem que o ideal seria mesmo um filtro indicado para esse peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

Vou experimentar sem a "redução" no aqua, mas parece-me que não dará, pois tem mesmo demasiada força.
Não me parece que filtro fique em esforço, mas se avariar aí depois tenho mesmo que comprar um apropriado, por enquanto este terá que dar.

 

A outra opção que pensei seria cortar 2 das 4 pás da ventoinha do filtro, mas tenho receio que possa "descompensá-lo" e aí sim estragá-lo.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arranja uma esponja e coloca na torre que liga à cabeça motorizada

 

Obrigado, mas experimentei e não houve grande redução na força, de momento a solução que arranjei parece funcionar bem, se irá esforçar o filtro, só o tempo o dirá.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...

Reparei agora que este tópico não está no DYI...sorry! (será importante mudar? se acharem que sim, agradeço aos Mods q o façam)

 

 

O Filtro continua a trabalhar bem, alarguei um pouco o furo do batente que inseri para ter uma maior circulação de água.

Só dá mais trabalho quando o retiro p limpeza, pois tenho q tirar tambem a cabeça e para o "desferrar" tenho q tirar o redutor e pô-lo com ele a trabalhar...não é fácil, tendo em conta o aqua e o sitio onde o filtro está (por detrás de um tronco).

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais