Red Rili - Fêmea ovada liberta ovos?


dg12

Recommended Posts

Boas a todos,

 

Peço uma ajudinha... Andei todo entusiasmado esta semana porque tinha visto uma fêmea Red Rili ovada a passear pelo aquário. Hoje enquanto fazia manutenção nalguns aquários e TPAs em todos, reparei que ela estava a ficar bem inchada com os ovos. Mas ao fim do que estava a fazer, fui ver outra vez e a fêmea estava a libertar literalmente os ovos (penso que esbranquiçados) para a água...

 

Alguém me consegue explicar o porquê disto? Stress? Parâmetros de água maus?

 

Obrigado, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas David,

 

Ovos esbranquiçados sao ovos que nao foram fecundados. Assim sendo a femea liberta-os.

 

As femeas mais novas tem tendencia a perder os ovos por falta de experiencia.

 

Ela ha-de ovar outra vez e ai nao t preocupes.

 

Boas festas

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, então vou ficar à espera para a próxima 'tentativa' :)

 

Vamos a ver é se tenho um macho no meio da colónia :/

 

Boas Festas,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois o mais certo é não haver macho :) a maioria heteropodas e em especial os rilis que se comercializam por ai importados são todos feminizados ;).

 

Bom Natal.

 

Cumpts

Fábio Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio!

 

Terei eu essa sorte? :/

 

Mas tenho a ideia que tenho lá pelo menos um macho, no meio de 3 fêmeas (por o que me parece). As fêmeas normalmente têm a barriga mais arredondada, certo?

 

cumps ,David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim têm.

As fêmeas têm o abdómen mais largo para poderem alojar os ovos.

Os machos são mais esguios.

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Rodrigo,

 

Tenho então quase a certeza que tenho 1 macho e 3 fêmeas naquele mini... Agora é esperar que voltem à carga :)

 

cumps ,David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

E ovos amarelados, significa que estão fecundados?

 

Tenho uma das fêmeas com uns 30-40 ovos à 1ª vista, bem inchada ;)

 

cumps ,David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bem, para desenterrar este tópico, venho dizer com muita alegria que já tive uma ninhada de red rilis. Deve ter acontecido entre estes dias em que estive sem luz em casa, ou seja, a água dos meus aquários foi bem capaz de chegar aos 10ºC...

 

Já contei uns 4, mas certamente são mais. São tão pequenos e praticamente transparentes que não se vêem! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Muito bom, parabéns =)
Já agora, quanto foi o período de incubação, qual a alimentação que lhes dás, quais os parâmetros do aquário e fotos... MUITAS FOTOS =D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O período de incubação não posso dar certezas. Deve ter ocorrido dia 20 ou 21 de Janeiro, e foi no dia 1 que vi a barriga de ovos da fêmea...

 

A alimentação é constituida por JBL NovoPrawn, Sera Viformo, Tetra Pleco Tablets, flocos variados e por vezes alguns vegetais.

 

Os parâmetros estão estáveis, com pH de 6.7, temperatura a 26º.

 

Fotos não vale a pena. Estão num aquário maternidade, para os transferir para um outro maior. Está a acabar de completar o ciclo :)

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Só para não deixar morrer este tópico, já devo ter uns 15-20 juvenis da mesma ninhada, já com uns 1,5cm... Mais um mês e devem estar a procriar ;)

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais