Sistema de CO2 Caseiro


Recommended Posts

Boas.

vi aqui alguns post onde falava de co2 caseiro e estou tentado a fazer um para o meu aquario, assim haverá uma redução de custo (importante nos tempos que correm...lol)

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=bvENfOat-bY

mas tenho algumas duvidas.

A garrafa pode estar abaixo do nível do aquario?

Como não tem regulador, não haverá o problema de excesso de CO2 na água?

Poderá ficar a funcionar dia e noite?

 

Desde já obg pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Essa receita é diferente da minha, mas deve resultar.

 

A garrafa pode estar abaixo do nível do aquário mas é aconselhável usares uma válvula anti-retorno.

 

Desde que não tenhas muita fauna não haverá problema de excesso de CO2, se notares que os peixes andam muito à superfície e ofegantes é aconselhável subires o difusor de CO2 depois de acabado o fotoperíodo.

 

Eu usei e nunca tive problemas, actualmente uso pressurizado ligado 24h/dia (não tenho válvula solenóide) e não noto qualquer problema.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, alguém aqui da zona no forum:)

Obrigado pela dica da valvula.

estava aqui a pensar em usar uma torneira na saída do tubo da garrafa para fechar durante a noite. Será boa ideia?

Já agora, qual é a tua receita?

abraço

Editado por rgarcia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não sou a pessoa mais experiente para te ajudar mas acho que a "torneira" no final do tubo não é a melhor ideia. O CO2 caseiro é produzido através de uma reacção química impossível de interromper e se colocares um torneira e fechares o fluxo durante a noite por exemplo a pressão na garrafa vai acumular-se e quando abrires pela manha acontece-te uma desgraça.

 

Dica by jpospr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

O "Osvaldo" disse tudo, estes sistemas de CO2 caseiro não dão para "fechat"...

 

A opção passa sempre por colocar o difusor à superfície, ou mesmo retirar quando a iluminação se apaga.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não sou a pessoa mais experiente para te ajudar mas acho que a "torneira" no final do tubo não é a melhor ideia. O CO2 caseiro é produzido através de uma reacção química impossível de interromper e se colocares um torneira e fechares o fluxo durante a noite por exemplo a pressão na garrafa vai acumular-se e quando abrires pela manha acontece-te uma desgraça.

 

Dica by jpospr

Boas

Não é bem assim, eu uso co2 caseiro e a noite fecho a válvula de fluxo e de manhã ao abrir nunca tive problemas. E enquanto a válvula de fluxo está fechada, não existe qualquer perigo para a garrafa! :rolleyes:

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende muito do tempo que esta completamente fechada e de ate onde tens a "mistura" na garrafa mas mesmo que não entre nenhum liquido no aquário como a garrafa acumula pressão ate abrires a torneira no melhor cenario vais ter uma grande injecção de CO2 ate que a pressão fiquei regularizada.

 

Ora como o objectivo da torneira é principalmente para poupar CO2 durante a noite, (não só eu sei), esta num sistema caseiro deixa de fazer sentido. Pelo menos não vejo utilidade a não ser que se tenha variações do PH causado pelo excesso de CO2 mas paras durante a noite e de manha injectas o dobro ou o triplo que era suposto num curto espaço de tempo por isso...

 

Seja como for é um risco e podes muito bem com uma maior quantidade da "mistura" ou outro factor qualquer um dia ficares com o aquário cheio de algo mais para repor o nível da agua... :)

Editado por Osvaldo Sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podias-me dizer qual a tua receita?

Ois,

 

A "minha" foi dada aqui no fórum.

 

4 gramas de fermento (Vaihné/Fermipan)

8 gramas de bicarbonato de sódio

350 gramas de açúcar

1 litro de água

 

Dependendo da temperatura ambiente, dura mais de 2 semanas.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Gostei de ver a funcionar, eu tentei e nunca consegui.

 

Fechar com torneira é má ideia, a mistura continua a trabalhar à noite e o mais certo é rebentar qualquer coisa...

 

Não existe nenhum inconveniente de deixar ligado, eu tenho PH 7.4 a 7.6 (infelizmente constante) e CO2 24 horas dia 365 dias ano a 1 bolha por segundo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tipo de sistema de CO2 é bem conhecido aqui no Brasil, eu usei ele por alguns meses.

Tem este artigo aqui:

http://www.aquahobby.com/articles/b_co2.php

 

Eu usei para ver se iria gostar de aquários plantados, como gostei, comprei o cilindro CO2 e o regulador de pressão.

A vantagem do cilindro é o fluxo contínuo de CO2 e o tempo de recarga, que pode levar até 1 ano.

Vale a pena investir no cilindro, pois este CO2 caseiro torna-se cansativo com o tempo.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.