Ajuda para baixar PH e Kh


Recommended Posts

Após vários testes, verifico que a agua que me sai da torneira tem pH 8,1 e kH de 7.

Estes valores não me são bons para os bettas (principalmente os CT).

 

Por isso preciso de ajuda, como baixar estes valores, salientando que faço TPA's a cada 2 dias pois faço criação de bettas, e por isso comprar água regularmente está fora de questão.

 

Em todos os aquas tenho Esponjas, Lã de vidro, biobolas, ceramicas, carvão activado e turfa.

 

Preciso portanto de ajuda para baixar o pH, mas mais importante que isso o kH, pois os meus bettas até se dão bem em água alcalina.

assbettaportugal-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

penso que tu queres mesmo é baixar o gH (níveis dos iões de cálcio e magnésio). O kH refere-se à alcalinidade e tem pouco a ver com a dureza da água mas sim com a capacidade tampão da água. A maneira mais eficaz é usares agua de osmose que depois misturas com água da rede de modo a obteres os valores desejados. É um aparelho para o carote mas se estás na pensar em reprodução pode valer o investimento.

 

Ao baixares o gH e kH (vão os 2 baixar com osmose) o valor de pH também vem para baixo.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo bem penso que esteja a fazer confusão entre KH e GH o kh serve de tampão para o ph por ex quanto maior o kh mais dificil é para descer o ph podemos dizer que o kh equilibra o ph se tiveres um kh baixo mais facilmente a variações de ph...

 

Agora o gh ja nos diz se tens agua macia ou dura, pois há peixes que gostam mais de agua com o gh baixo e outro alto, pois o gh tão esta relacionado com os TDS quanto maior os gh mais TDS temos na agua...

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A maneira mais eficaz é usares agua de osmose que depois misturas com água da rede de modo a obteres os valores desejados.

 

Sim gH (desculpem), de momento tal aparelho ainda não me é possivel, há mais alguma hipotese ?

 

PS: É normal a água sair da rede com estes valores ? A 7km daki a água ja tem valores de 6,4 pH e 1 ou 2 de gH...

assbettaportugal-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Baixa o pH de 8,1 para 8 apenas... A turfa ja la está há quase um mês, e é uma boa quantidade.

 

O unico aqua que baixa o pH de 8,1 para 7,4 é o plantado (sem troncos)

assbettaportugal-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas segue o que o GM disse eu estava a escrever e ele a comentar se não pouco ou nada avia mais a dizer o valor desse não baixa com a trufa talvez por teres um KH alto...

 

penso que depois de baixares os valores a trufa já vai fazer efeito, quando fizeres os tpas, dês que seja em pouca %...

 

Quanto ao outro aquario não sei mas se tiveres co2 e normal baixar mais...

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PS: É normal a água sair da rede com estes valores ? A 7km daki a água ja tem valores de 6,4 pH e 1 ou 2 de gH...

 

É normalíssimo. Depende de muita coisa. às vezes até varia de um lado para o outro da rua :drool3:

 

Se ferveres a água vais baixar o kH pois vai precipitar os carbonatos. No entanto penso que não vai afectar o gH. Outra alternativa... podes recolher água da chuva que depois misturas com a água da rede. Mas deixa chover bem durante um bocado antes de recolheres a água que é para ficar limpa.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.