Azul de bromotimol


Recommended Posts

Vivas pessoal,

 

O título diz tudo, para calibrar o drop checker arranjei facilmente a água com KH 4. O problema é que não consigo encontrar à venda o azul de bromotimol....

 

O meu teste de pH é da Sera, esvaziei quase o frasco e não consegui que a solução ficasse azul :tapfoot:

 

Agradeço antecipadamente a V. preciosa ajuda :character0050:

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

o azul bromotimol é o composto dos testes de pH. Basta portanto comprar um vulgo teste de pH daqueles low-range e adicionar 2-3 gotas à solução kH4.

 

Senão ficou azul com o teste de pH da Sera pode ter sido porque:

- o teste não estava bom (e.g. fora de prazo)

- a água não tinha kH4

- Teoricamente não tem que ficar azul se, por exemplo, o líquido já tivesse algum CO2 dissolvido. Mas penso que isto é pouco provável.

 

Foste tu que fizeste a água com kH4? Usaste água destilada certo? Tem mesmo que ser uma coisa precisa.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Usei água destilada e o bicarbonato de sódio foi pesado numa balança com precisão ao milésimo da grama.

 

Vou comprar outro teste de pH, talvez da Aquili, serve?

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo António,

O teste da sera deveria servir para o efeito... pois é composto por azul de bromotimol...

Qualquer solução para teste de ph que faça a variação de ph de azul a amarelo deverá servir...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usei água destilada e o bicarbonato de sódio foi pesado numa balança com precisão ao milésimo da grama.

 

Ok, não estou a duvidar mas quanto bicarbonato de sódio usaste e para que quantidade de água? (são cerca de 30 mg de bicarbonato por 250 ml de água)

 

Já agora, teste com o teste do kH a água de referência para confirmar que tinha kH4?

 

Abraço,

 

GM

Editado por gmmartins

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, não estou a duvidar mas quanto bicarbonato de sódio usaste e para que quantidade de água? (são cerca de 30 mg de bicarbonato por 250 ml de água)

 

Já agora, teste com o teste do kH a água de referência para confirmar que tinha kH4?

 

Abraço,

 

GM

Vivas Gustavo,

 

Por acaso não fiz o teste para certificar o KH=4, mas vou fazer.

 

Também não consegui perceber se os testes da "Sera" ao pH estão ou não com validade...

 

Para me certificar vou adquirir 1 novo teste de pH e de KH!

 

De qualquer forma, aproveito para agradecer as V. preciosas ajudas.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro tem-em de fazer uma solução de 40 dk

 

Coloca-se 1,2 g / L , logo quanta mais agua destilada usarmos melhor, eu fiz com 5 L.

 

Para fazer a solução de 4 dK

 

Retirar 50 mL da solução 40 dK e juntar a 450 mL de agua destilada.

 

O teste indicado de pH é da API e uso 6 a 8 gotas mas a outros, com o da SERA nunca testei

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fiz uma solução de 4 dKH, mas como não tenho balança de precisão tive que inventar um bocado, para ajudar na festa tambem acabou o teste do KH.

Estou a ver que o melhor é fazer outra solução de 4 dKH, mas desta vez, vou à farmácia, vou pedir para me pesarem o bicarbonato de sodio

Editado por vitorfranco

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:drool3:

 

Eu acho é que vou usar a técnica do "olhómetro" :naughty:

 

Passei a usar co2 pressurizado e aquilo agora fica azul quando debita o dobro, dantes ficava verde :tapfoot:

 

As plantinhas crescem que se farta e não tenho algas, por isso vai ser essa a técnica, "olhómetro"!

 

Os testes que se F....

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A técnica do "olhómetro" é a que sempre usei, quando os peixes procuram oxigenio na superficie, reduzo o co2, mas como estava aqui com alguma curiosidade, resolvi fazer um drop, mas estou a ver que isto não funciona :(

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vítor,

 

Eu tenho acompanhado os seus problemas e sucessos, acho que o amigo pelo que tem partilhado é sem dúvida um "user" bem acima da média. É interessado e partilha as suas experiências ajudando dessa forma a malta mais "verde", onde me incluo.

 

No meu comunitário as coisas têm corrido bem, tive umas algas manhosas, mas curiosamente, acabaram por desaparecer em 2 semanas em que estive ausente e o àqua esteve em "piloto automático"...

 

Agora, é trabalhar para que as coisas continuem, pelo menos, assim.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, a balança que eu tinha só media gramas não sei se é o caso eu optei por fazer assim...

 

02 litros de água destilada.

6 gramas de bicarbonato de sódio.

Reagente de pH que vá de amarelo para ácido e azul para alcalino.

 

Preparo:

 

Misture 6 gramas de bicarbonato de sódio com 1 litro de água destilada para fazer a 1º solução. Pegue 20ml desta 1º solução e misture a 980ml de água destilada. A água destilada será nomeada de "solução padrão de KH 4". E deverá ser reservada para uso no drop checker. Misture 5ml da solução padrão e coloque o dobro da proporção que é usada nos testes de pH

 

assim torna mais fácil medir 6gramas...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá, um elogio….por esta é que eu não estava nada há espera, até corei…amigo Ferreira, com um aquário desses não podes dizer que ainda estás verde, quem está verde é o aquário.

 

Lamento informar que aqui o rapaz é que ainda está muito verde, apesar de muita leitura, na prática a realidade é outra. Já ando nestas lides há mais de 20 anos, mas sempre em prol dos peixes, nunca tive sucesso com plantados, também admito que comecei com o mais difícil, pelo menos assim o considero, fazer um plantado com discus.

 

Às vezes deixar em piloto automático é a melhor solução, mesmo sem fertilizantes nem co2, o metabolismo é mais lento, mas não se cometem erros que podem desequilibrar o aquário, como foi o meu caso, pois antes de ter problemas, tinha pouca luz, não tinha co2 nem fertilizava, como tinha muitos peixes fazia era grandes TPA’s e as plantas cresciam devagar mas tinham sempre bom aspecto (plantas pouco exigentes). Desde que se me meteu na cabeça transformar o aquário num verdadeiro plantado, com alterações de calha e fertilizações, etc…começaram os problemas.

 

Luis,

Fiz mais ou menos o mesmo que tu, só que fiz com o dobro para garantir melhores resultados, ou seja, utilizei 12 gr de bicarbonato de sódio para dois litros de água destilada, depois retirei 20 ml e juntei a um litro de água destilada.

Não creio que os 20 ml de água destilada a mais tenham estragado a solução.

Já meti o drop no aquário, mas aquilo não passa de verde, e olha que hoje até foi dia de festa para as plantas, tenho duas garrafas de co2 caseiro a bombar uma está a bombar 1.6 bolhas e a outra 1.4 alem disso meti exell.

Editado por vitorfranco

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas quem é verde sou eu perto da vossa experiência e estou para aqui opinar :) também concordo caro vitorfranco muita leitura e a realidade por vezes é outra...

Boa sorte amigo ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Vítor

O excel não é CO2 pelo que não vai influenciar a leitura do drop-checker ;)

 

Quanto ao facto do teu não passar a amarelo. Eu não esperaria que passasse estando tu a usar caseiro e num aqua com o volume do teu. Na minha opinião é muito complicado em aquas com um tamanho razoável chegares a níveis tóxicos de co2. Mas posso estar enganado.

 

Para todos:

Existe uma alternativa muito simples. Pegam em água destilada e vão medindo o kH à medida que vão adicionando (muito pouco de cada vez) o bicarbonato. Se ficar com um kH de 5 não há problema. O verde, neste caso, corresponderá a 38 ppm de CO2 o que não é dramático.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal isto demora é algum tempo a funcionar, quando cheguei a casa deparei-me com um amarelinho no drop.

 

Amigo Martins, mesmo com o co2 caseiro, há que ter alguns cuidados, se bem se recorda, aqui há tempos lhe disse que a minha filha tinha verificado que de manhã os discus andavam há superfície em busca de oxigénio, agora com o drop dá para perceber o porquê.

 

IMG_2642.JPG

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Vitor Franco.

 

Não leve a mal o que vou dizer, alias nem sei quem disse o que e nem quero levantar problemas nem discussões para acabarmos todos chateados.

 

O drop-checker ajuda a ter uma noção do CO2 disponível na aguá no entanto estar amarelo não significa que os níveis estejam demasiado elevados que coloquem em causa a saude dos peixes.

 

O melhor é o método do "olhometro", se estiver amarelo mas os peixes estiverem bem não a que ter medo.

 

Se fertilizamos correctamente o aquário e as algas continuam a progredir o melhor e subir ao CO2 e ficar de olho nos peixes.

 

O drop-checker é uma ajuda mas não da leituras muito realistas, para determinados aquários pode ser verdade para outros não.

 

Um anota sobre o CO2 caseiro: Evitem, é difícil manter um fluxo constante e variações de CO2 podem ajudar as algas e não as plantas.

 

Talvez o Srº Canito pode-se dar uma ajuda se visse este topico ou o Srº Brazio mas esse ja cá não anda.

 

Cumprimentos

Editado por manuel2009had
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Companheiro, desde que não se armem em parvos, não levo ninguém a mal mesmo que me estejam a dizer alguma barbaridade, pois se todos pensarem da mesma maneira não havia diálogos.

 

É claro que não estou muito preocupado pelo facto do drop ter ficado amarelo, pois os peixes estão com o seu comportamento normal, como referi apenas tinha alguma curiosidade em saber os níveis de co2 que tinha, pois tenho duas garrafas de co2 a bombar, e queria saber se era possível adicionar uma 3ª, mas com o resultado que deu o drop, acho melhor não arriscar.

 

Penso que desta vez, estou a fertilizar bem e de momento não tenho algas, mas estou meter 6ml de Excel diariamente. O que pretendia era aumentar o co2 para abrandar com o Excel.

 

Vou mesmo ficar pelo método do “olhometro” até porque não gosto de ver o drop dentro do aquário.

 

O co2 caseiro sempre é melhor que nada, não entendo o porque da tua afirmação, aliás já que falaste no Sr. Brazio, acrescento ainda que a receita que utilizo está descrita no site dele como sendo uma das melhores que ele já viu divulgada na internet.

 

Quem se chatear com a conversa, vá fazer um TPA que isso passa :)

Editado por vitorfranco

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que não fico chateado, o que disse não foi propositadamente para si, eu disse isso no primeiro paragrafo.

 

Basicamente o que eu disse é que o drop-checker é um guia mas não é garantia de nada, era ai que queria chegar.

 

Relativamente ao CO2 caseiro: As flutuações de CO2 favorecem as algas, é plausível usar CO2 caseiro em aquários até 100 L com duas garrafas mas se não andamos em cima e por qualquer motivo acabarem ambas no mesmo dia por erro de calculo ou problemas no fermento e não dermos fé podemos estar metidos em alhadas, os peixes não morrem mas provavelmente vamos ter um estouro de algas.

 

Isto é a minha opinião e a minha experiencia, comigo e talvez por ser um pouco preguiçoso as experiencias com CO2 caseiro correram mal, passei a usar os kits de garrafa de CO2 para evitar isso mas acabei com outro problema que me levou a desistir do CO2...as plantas cresciam muito depressa e não tinha paciência para andar nas podas, no fim passei para aquários sem CO2.

 

Espero ter ajudado, pelo menos era essa a minha intenção.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Eu tive CO2 caseiro até há semana passada, não tem nada a ver, as garrafadas caseiras mal duravam 1 semana e o caudal era inconstante, felizmente consegui sempre manter as algas sob controle, mas não foi nada fácil.

 

Agora é um completo descanso e nem gastei muito dinheiro pois consegui 1 botija de 1,5 Kg, daquelas que já passaram os 10 anos, de borla e foi só comprar 1 redutor, 35 mocas. Não tem solenóide, mas para quem vem do caseiro é um grande descanso. Quando me vou deitar reduzo o caudal para +/- 1 bolha para 2 segundos e quando chego do bules passo para 2 bolhas por segundo, por enquanto está a resultar bem, o áqua é de 90 litros.

 

Tenho um outro áqua pequenino (30 l) de camarões, tem CO2 caseiro fraquinho e fertilizações também fraquinhas, é um caso de sucesso. Não digo que não tem algas, mas tem tão poucas que os camarões e caracóis não as deixam desenvolver e as plantas crescem que se fartam.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Companheiro, desde que não se armem em parvos, não levo ninguém a mal mesmo que me estejam a dizer alguma barbaridade, pois se todos pensarem da mesma maneira não havia diálogos.

 

É claro que não estou muito preocupado pelo facto do drop ter ficado amarelo, pois os peixes estão com o seu comportamento normal, como referi apenas tinha alguma curiosidade em saber os níveis de co2 que tinha, pois tenho duas garrafas de co2 a bombar, e queria saber se era possível adicionar uma 3ª, mas com o resultado que deu o drop, acho melhor não arriscar.

 

Penso que desta vez, estou a fertilizar bem e de momento não tenho algas, mas estou meter 6ml de Excel diariamente. O que pretendia era aumentar o co2 para abrandar com o Excel.

 

Vou mesmo ficar pelo método do “olhometro” até porque não gosto de ver o drop dentro do aquário.

 

O co2 caseiro sempre é melhor que nada, não entendo o porque da tua afirmação, aliás já que falaste no Sr. Brazio, acrescento ainda que a receita que utilizo está descrita no site dele como sendo uma das melhores que ele já viu divulgada na internet.

 

Quem se chatear com a conversa, vá fazer um TPA que isso passa :)

 

Gostaria de saber essa receita caro amigo :) se for possivel claro...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sr. Ferreira, era ai onde queria chegar, para testar o CO2 o caseiro serve mas ao fim de algum tempo começa a dar muito trabalho.

É preferível comprar um kit, existem alguns baratos e como disse e bem a historia é outra.

No entanto nem todos podem por vezes despender o dinheiro para o arranque inicial do sistema de CO2 com botija, a vida esta difícil para todos.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também gostava de mudar para co2 pressurizado, mas novo é caríssimo e usado há por ai malta a pedir quase o preço do novo, pode ser que com a troika a malta comesse a baixar um pouco os preços.

 

Por enquanto vou ter que me aguentar com o caseiro :(

Editado por vitorfranco

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.