projecto "Alva"


gtangas

Recommended Posts

:D Ora boas a todos

 

Dei inicio a um novo aqua (o primeiro nem acabei, pois vendi e comprei novo)

Tinha um com 115lts mas era muito estreito... e claro que uma banheira tem outra pinta bem como ofereçe muitas outras possibilidades!

 

O problema foi vender a ideia de o colocar na sala!!!! mas a patroa la aceitou na boa! ela tb gosta e opina "pa esquerda.. pa direita" :thumbup3:

 

Inicialmente a ideia era um iwagumi mas como quero meter escalares optei por um nature, acho que se enquadra melhor e como tenho um outro aqua de 20cm...

 

O nome que atribui ao projecto é do rio onde este verão saquei este tronco, uma raiz de uma arvore de pequeno porte que tem as suas raizes na aqua... nao sei o nome!!! mas deu uma trabalhão doido tira-la para fora!!

 

o tronco estava dentro de agua quando o cortei, esteve todo o verao ao sol, fervio, esfreguei bem e espero que corra tudo bem!!

 

Layout?! bem eu gosto do resultado mas gostava de algumas sujestoes...

Relativamente ás plantas a escolher... bem ai estou mesmo a zeros... tinha a ideia de o canto dto ser forte e ir libertando essa força para a esq

a ideia de um tapete que va esmorecendo agrada-me imenso... mas nao sei se glosso ou parvula ou outra..

 

 

 

SETUP

 

Aqua sunsun HRX 1200 :D 120x47x60 270lts

 

iluminação ~

3x39wt estou a pensar aumentar. sera que 160wts serao sufecientes?

 

CO2: garrafa com selenoide (por agora uma garrafa de 1/2kg mas vou comprar uns extintores de co2 de 2kg)

 

filtragem:

filtro externo 1000lt/h e filtro do aqua que faz mais 1200lt/h

(este é uma calha que tem na tampa do aqua e vai ficar apenas a fazer filtragem bilogica)

ficara semelhante a esta foto

gallery_19977_647_96399.jpg

 

Hardscape:

tronco do rio alva, pedras basalto recolhidas esta manha perto de caneças.... um carregamento do caraças!!

2010-10-0913-01-22.jpg

pedras escovadas :sign_welcome: e fervidas

 

Substrato

 

fertil:10lt subst fertil JBL Aquabasic

Inerte: 25lt Jbl manado

falta me comprar a areia Ada Sarawk que acho que vai fazer um contraste porreiro (tinha um saco de silica branca mas... acho que com o acastanhado do manado o branco faz um contraste muito forte)

 

temperatura: ainda nao comprei. E aqui pedia a vossa ajuda, para este aqua compro 250wt ou 300wts?

nesta fase, em que nao tem fauna precisa de aquecimento? :D

 

montagem:

 

posição muito perto do ponto focal, mas á dta, tenho lido que costuma ser á esquerda mas por uma questão da colocação dos "aspiradores" dos filtros estarem deste lado sempre vou conseguir esconder os mesmos ´´

2010-10-0917-52-01.jpg

2010-10-0917-50-51.jpg

 

separação dos areões....

2010-10-0923-04-15.jpg

:smilecolros: cheesecake..... amanha á almoço de familia e o docinho vai saber a pato!!!

 

aquabasics

2010-10-0923-21-36.jpg

 

ja com o manado, tronco e pedras... O cheesecake nao o comi, apesar de a esta hora ja marchar.. mas nao dava bem para se ver

 

2010-10-1000-42-27.jpg

 

2010-10-1000-42-00.jpg

 

2010-10-1000-40-54.jpg

 

 

Amanha vou tentar comprar a areia que me falta... se conseguir pois é domingo!!!

 

 

Bem e por hoje é tudo, espero os vossos comentarios

 

Boas noites!

Editado por gtangas

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 128
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

pois o tronco e mesmo um enigma.....

 

O bom era que estava submerso.. o que quer dizer que se dara bem em agua!

Agora o que é?!?!??! :)

 

esta manha fui á procura do areão mas o a da ADA..... nao se encontra! e pelo preço que vi em alguns sites... ficou de lado!

 

Arranjei um saco de areia silica para filtros de piscina com uma cor beje que fez o contraste que procurava

 

Ja vou colocar novas fotos durante a tarde! depois de terminar o layout

 

e as plantas pessoal?!?!

 

Sérgio

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

À as pedras!!

 

Basalto e aos montes...

 

Tinha visto varios basaltos mas muito lisos sem expressão.... estes sim! tem aqueles cortes!!

 

Se alguem precisar posso indicar onde existem toneladas disto!!!

 

Sérgio

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu ver esse aqua bem trabalhado pode ter um final fantastico...

 

agora como disse o jorge e bem...tens que saber fazer separação do rio...eu no teu lugar usaria mais dessa pedras de basalto mas mais pequenas para fazer a separação....tenta usar um layout triangular... e se tens assim tantas pedras utiliza-as da forma correcta.

 

Boa sorte

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As camadas ja estao juntas... deixei ficar um camada finhinha de substrato junto ao limiar dessas camadas a pensar em ter plantas a desfarçar as cores...

 

Deixo aqui mais algumas fotos...

 

IMG_3832.jpg

 

IMG_3839.jpg

 

IMG_3835h.jpg

 

 

triangulação?! explica melhor

Sim, pedra nao falta!!!

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes ver no meu blog no ultimo artigo falo sobre isso!

www.jorgescaping.blogspot.com

 

tenta perceber, o que estavamos a falar, depois pode ir aqui a esta parte do forum e ver como melhorar o teu layout, que a meu ver está perfeito!

mas de qualquer maneira dá um salto em Noções basicas de layout...

cumps!

qualquer coisa diz!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz desnivel, sendo mais pronunciado do lado do tronco.

 

Ao ver as vossas observações sobre a mistura das areias e antes de ver o blog do jorge andei a fazer mais umas mudanças... coloquei mais calhau na periferia das areias e quando plantar tentarei reforçar essa "parede"

 

As plantas! pois é Hugo, a experiencia é quase nula, plantei uma vez no primeiro aqua, pensando que me tinham vendido hc cuba e acabou por se revelar rotalas sp green... heheh Bem mas pior que eu foi o tipo da loja!

 

MAs quero ter um tapete de Eleocharis que va morrendo ate á separação da areias e na parte do tronco uma plantas altas...

tenho visto os aquas do faao e bolas!! adoro aquele tipo de plantas que ele coloca nestes layouts...

 

MAs por isso pedia a vossa continua ajuda

 

as pedras ficaram assim:

 

IMG_3841.jpg

 

IMG_3840.jpg

 

IMG_3843.jpg

 

IMG_3844.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo,

 

sim, neste momento de arranjos ainda nao as enterrei..

 

Assim e com jeitinho tem dado para mudar umas quantas (muitas) vezes ate ter ficado como agora ficou.

 

Nao sei se nao deveria carregar com mais algumas pequenas pedras no areao castanho, parece que pede ai mais peso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tirei pedras e aumentei mais um pouco a parte de traz

 

coloquei algumas pequenas pedras na dita linha divisoria nao querendo pesar o equilibrio dessa area e espero que quando plantar consiga dar a ideia que tenho em mente (usar nos intervalos em aberto umas pedras com riccia)

 

sem duvida, isto vai-se aprendendo com os erros.... deveria ter feito a area branca muito mais proxima do tronco o que tinha permitido outras voltas...

 

deixo mais umas fotos...

 

As plantas ando no estudo das mesmas

 

Pedia a algum membro se me pode indicar, por ex por pm, onde conseguir comprar com preços mais acessiveis

 

abraço

 

Sérgio

 

IMG_3851.jpg

 

IMG_3857.jpg

 

IMG_3853.jpg

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas gosto mais assim!

a duvida que fica é como vais fazer a separação?

plantas?

pois bem tapete?

nao sei bem o q tens em mente!

 

podes voltar ao meu blog que fiz um artigo novo e falo sobre layouts triangulares!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens de cravar várias pedras ao longo da linha para fazer de separação, isso para reduzir futuramente a mistura das areias.. e mesmo por causa de alguns peixes com habito de remexer a areia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O vosso alerta faz todo o sentido.... mistura de areias

 

felismente tudo ainda se pode mudar e foi isso que fiz ontem á noite!

 

Depois de andar a ver alguns trabalhos dentro da linha do meu decidi seguir o vosso concelho, enterrar as pedras mas aproveitar e mudei tb o tamanho da "ilha"

 

As plantas... bem tenho andado no site da tropica e eles aquilo bem organizado e da para se perceber e definir melhor este quadro.

 

Ainda tenho que arranjar mais alguma areia clara e compor esse canto mas gosto mais como ficou.

 

deixo uma foto que mostra parte do trabalhão que ontem á noite tive!!

 

A patroa tinha la umas flores que tinha umas plantas com folha tipo anubia ana e sem duvida que essa sera uma das plantas a colocar

 

quaseee.jpg

 

algumas plantas em ideia (foto antes do restyling)

 

estudoplantas.jpg

 

a hydrocotyle verticillata nao ficará a flutuar hehhe mas sim para dar alguns apontamento junto das anubias anas e alguns outros sitios

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse tronco é mesmo fixe!

Não consegues saber o que é? Arranja uma foto da árvore!

 

Quanto às plantas, penso que te faltam aí plantas de crescimento rápido, como a Egeria, para te consumir os nitratos e eu punha uns musgos de java ao longo dos ramos do tronco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

musgos sem duvida, o java nao!

ha tantos musgos que fazem ganda efeito!

acho que mudas te para bem melhor!

sem, duvida vai ser uma montagem de grande nivel!

mete ai mais ideias!

pensa em fetos de java...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tomara muitos terem a paciência que tens tido.. muitos de nós já tinha enchido o aquário.. :D :eusathink:

 

continua a pedir opiniões e vai ensaiando que assim fazes um ecossistema perfeito.. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paciencia né!!!

 

A vontade de o encher é muita... mesmo muita

 

mas ate as plantas estarem todas na minha mão.... la se vai olhando para o trabalho que ja ali esta!

 

O tronco é mesmo um enigma... a raiz estava imersa e a arvore, tinha aspecto de arbusto em ponto de arvore.... tirar fotos vai ser dificil, pois o local é quase ao pe da serra da estrela e eu moro na moita! ehehe estive um bom bocado de serrote a cortar aquilo. mas foi paixão á primeira vista

 

agora de todo o projecto esse é mesmo o meu maior receio, pois apesar de ter estado todo o verão á torreira do sol, esfregado e ter estado na banheira com agua a escaldar... espero que nao me de dores de cabeça!

 

ja sei que deve flutuar e que devera ficar com um calhau em cima durante uns dias mas ate lá... que nao me falte a paciencia

 

Quanto á iluminação? sera que tenho de seguir a regra de 1wt por lt?

o aqua traz 120wt e ja la tenho mais uma calha t5 de 20wt

 

esses pormenores das plantas sao extraordinarios, e que agravam ainda mais a escolha, pois ando a ver pelo aspecto e claro que esquecendo a parte pratica da aplicação de varias especies

 

assim que chegar a casa ja posto as fotos que tirei ao final de noite... com umas anubias falsas mas que da mais uma golfada de paciencia em ver algum verde... mesmo que com tanque vazio! são pancadas mas.... :girlhitboy:

 

agradeço os vosso comentarios e continua ajuda...

 

isto quem sabe sabe

 

Abraço

 

Sérgio

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok ca deixo as fotos de ontem á noite

 

o lado esq parece um pouco vazio apenas com aquela triangulação...

 

sujestões?

 

as plantas mesmo que sejam da jarra da maria já dá uma cor... e um sorriso tb

 

layout31.jpg

layout32.jpg

layout33.jpg

layout34.jpg

layout35.jpg

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.