Pelvicachromis pulcher - Alevins [actualizado 18 de Junho]


nlribeiro

Recommended Posts

Primeira criação: em natação livre desde 19-4-2010

T = 25,5ºC pH =7,2 GH = 80 mg / L (ppm) CaCO3 KH = 60 mg / L (ppm) CaCO3

 

Editado por nlribeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E agora os alevins já andam pelo aquário todo, por vezes em dois ou mais cardumes, e quem paga são os outros peixes... que são relegados para um canto pelos dois progenitores.

 

Mas o objectivo era esse tentar levar até a idade adulta uma criação em aquário comunitário, quem adora o show são as crianças!

 

Obrigado pelo comentário, mas a edição fica-se a dever à baixa qualidade dos vídeos, com muitas frames desfocadas, e sobre-exposições, que torna a parte aproveitável muito pequena, e também devido ao facto de eu não ser nenhum barra com o programa de edição e usar as edições pré-definidas, mas vou aprofundar o tema, nos próximos vídeos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E agora os alevins já andam pelo aquário todo, por vezes em dois ou mais cardumes, e quem paga são os outros peixes... que são relegados para um canto pelos dois progenitores.

 

Mas o objectivo era esse tentar levar até a idade adulta uma criação em aquário comunitário, quem adora o show são as crianças!

 

Obrigado pelo comentário, mas a edição fica-se a dever à baixa qualidade dos vídeos, com muitas frames desfocadas, e sobre-exposições, que torna a parte aproveitável muito pequena, e também devido ao facto de eu não ser nenhum barra com o programa de edição e usar as edições pré-definidas, mas vou aprofundar o tema, nos próximos vídeos.

Boas,espéctaculo,e musica muito boa tambem,abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,espéctaculo,e musica muito boa tambem,abraço.

 

Obrigado, a primeira música, não me recordo do nome, mas tinha ritmo bom para aquela sequência de edição, a segunda é musica Açoriana e também concordo de excelente qualidade.

 

Para manter a resposta "on-topic", acrescento que os meus "Kribs" começam agora a apresentar um corpo mais semelhante aos pais já não têm a forma fusiforme inicial, e já apresentam alguma compressão lateral, ao perto já dá para destinguir os lábios espessos da espécie, ou tentar obter uma foto que dê uma boa ideia destas duas características.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mto bom mesmo.

 

Tb tenho um casal de Kribs no meu comunitario, ja tive 1x crias mas perdi as mesmas por falta de experiencia.

Assim que o cardume de alevins chegou à pedra difusora puff .... aqua cheio deles e claro ... com alguns peixes granditos por lá foi rapido o final deste capitulo.

 

Parabens vai colocando updates disso.

 

Uma coisita apenas .... reparei que tens vasos de plantas no aqua, por vezes podem nada originar, mas ha por vezes restos de materia organica que com o passar do tempo pode originar alguns problemas como Planárias por exemplo ou "pulgas" são algumas dessas hipoteses.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foram injectados com água oxigenada (peróxido de hidrogénio), desinfecta as raízes e oxigena-as, também dá resultado em zonas de substrato mais profundas, onde não há oxigenação natural devido à não circulação da água.

 

2 H2O2 (aq) ---> 2 H2O (l) + O2 (g)

 

Era esta a base, julgo eu, de um produto antigo da Avipar (chamava-se "Oxipeixe" salvo erro, mas já la vão mais que 20 anos em cima...) para adicionar oxigénio aos aquários.

 

Mas atenção é prejudicial, a administração excessiva nomeadamente para espécies dos géneros corydoras (julgo que também para outros "peixes gato") e da família anabantidae. Pode ainda em excesso prejudicar a colonização de bactérias nitrificantes, pelo que a utilização deve cingir-se a aplicações locais, ou para desinfectar material ou plantas antes da sua colocação em aquário, de qualquer forma ao fim de uns dias o peróxido está completamente dissociado.

Editado por nlribeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O progenitores preparam-se para uma nova postura, mudaram-se para o lado oposto (ocupavam inicialmente cerca de 2/3 do lado esquerdo do aquário, onde não entravam outros peixes) e já vi a fêmea a mostrar-se ao macho, com o corpo dobrado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus alevins de Kribensis têem agora um mês e dez dias e já é claro o desenvolvimento da confiança nos juvenis, embora alguns ainda procurem seguir os pais não mostram medo nem do Gourami dourado (Trichogaster trichopterus), que transitou da montagem anterior...

 

Neste video vêem-se os kribensis, adultos e alevins a comerem artémia, em conjunto e muito perto do referido gourami e das sempre presentes corydoras... os ancistrus não se chegam... (pois são "vegans" he he he)

 

- Editado e gravado em 25/5/2010
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o comportamento dos teus kribs é muito diferente dos meus. Os meus são peixes de fundo.... não vem acima comer. comem o que cai no fundo...

 

O aquario tem que tamanho? que vais fazer às crias? está visto que vai sobreviver quase tudo, senão tudo.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Eles são bastante desinibidos, eu atribuo isso ao facto de terem peixes calmos a viverem com eles, e uma boa cobertura da superfície com uma luz fraca, e várias grutas 3 tubos artificiais, um coco, e por baixo do filtro (parcialmente trabalho deles de escavação) .

 

Nem me aconteceu o que vi relatado várias vezes de comerem as primeiras posturas...

 

Só acho que tiveram uma baixa taxa de eclosão, pois no primeiro ninho (um coco) dava para ver (contar mal) umas duas centenas de ovos, e nasceram perto dos 50 (na primeira contagem, mas mexiam-se muito e eram muito pequenos num cardume muito cerrado) e 43/42 em duas (43) posteriores + uma (42) perto do 1º mês.

 

Agora já só os conseguir contar se os retirar um a um, pois dispersa demasiado e estão sempre em movimento.

 

Andam muito pelo fundo, e gostam de "fuçar" entre o areão, mas por exemplo só me desenraizaram 3 plantas (apenas uma na fase mais activa da reprodução), os pequenos também já se aventuram a tentar escavar... mas falta-lhes a força.

 

Quanto aos alevins vou mantê-los com os pais o máximo de tempo possível, pois já li relatos interessantes da interacção de várias ninhadas, mas eventualmente vou tentar vendê-los ou em última análise oferecê-los, já que o aquário tem apenas uma capacidade útil de 100l. Embora ainda esteja a considerar "importar" um dos meus antigos aquário de casa dos meus pais... só falta o mais difícil, convencer a minha Mulher, da "utilidade" do mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Essa ninhada é bonita de se ver, parabéns :roflroll2:

 

É seguro que têm ovos, pois já consegui ver, e de facto fizeram a postura debaixo do filtro... vamos a ver no que dá!

 

Bem isso não pára ;) Muito bem :wub:

 

cumpz...

 

PS: Esse tricogaster é qualquer coisa :drool3: belo exemplar, parabéns bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Essa ninhada é bonita de se ver, parabéns :roflroll2:

 

 

 

Bem isso não pára ;) Muito bem :wub:

 

cumpz...

 

PS: Esse tricogaster é qualquer coisa :drool3: belo exemplar, parabéns bigsmile

 

É um infeliz, mas um resistente, na montagem anterior era perseguido e atacado pelo Betta macho, agora são os Kribs, que não o deixam em paz, chegou a fazer o ninho (bastante fraco), mas foi sempre de manhã antes da luz se ligar, só com luz da sala... Ele tenta mas não o deixam, lol

 

Quanto a ninhadas a seguir são as Corydoras...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alterei ligeiramente o layout, ao nível do fundo para dar algum descanso ás corydoras, pois os Kribensis adultos estão sempre em cima delas para as afastar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foto do novo layout, com dois troncos em primeiro plano, para dar mais visibilidade aos Ancistrus cf. cirrhosus, e fundo e uma das laterais cobertas (embora ache que torna o aquário muito escuro):

 

dsc02325lo.jpg

dsc02326u.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

....

 

Nem me aconteceu o que vi relatado várias vezes de comerem as primeiras posturas...

 

Só acho que tiveram uma baixa taxa de eclosão, pois no primeiro ninho (um coco) dava para ver (contar mal) umas duas centenas de ovos, e nasceram perto dos 50 (na primeira contagem, mas mexiam-se muito e eram muito pequenos num cardume muito cerrado) e 43/42 em duas (43) posteriores + uma (42) perto do 1º mês.

 

....

 

Boas,

 

Parabéns por essas ninhadas e pelos videos.

No meu caso aconteceu a 1ª ninhada (no meu aqua) acabar por ser comida (aconteceu +/- 1 dia depois da eclosão dos ovos). No entanto, não consigo confirmar se pelos pais ou pela outra femea krib que tenho no aquario.

 

Quanto as tuas ninhadas qual o intervalo de tempo entre cada uma? Já agora, e por curiosidade, qual a razão de fazerem as posturas em sitios diferentes? fizeste alguma alteração de layout?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto as tuas ninhadas qual o intervalo de tempo entre cada uma?

 

O intervalo entre ninhadas foi de cerca de mês e meio, mas estes ainda não estão em natação livre (para te dizer a verdade ainda não os consigo ver, só vi os ovos).

 

Já agora, e por curiosidade, qual a razão de fazerem as posturas em sitios diferentes? fizeste alguma alteração de layout?

 

Não tenho a certeza do porquê da alteração da zona de postura, eu realmente fiz uma alteração de layout, mas foi posterior para "retirar" os Ancistrus da zona onde estavam os Kribensis, pois estes estavam sempre a atacá-los.

Houve foi um grande crescimento das plantas, e a zona do coco tornou-se comparativamente mais exposta, terá sido por isso!

Editado por nlribeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.