Praia Azul


Quo

Recommended Posts

Aquário Praia Azul

 

aquapraiaazul18mar2010f.jpg

 

aquapraiaazul11mar2010f.jpg

 

nome do aquário em honra a uma praia local.

 

temperatura 28ºC

pH ~7.0

 

Especificações:

100x30x45 ~120L

Xistos argilosos

Areia de sílica ca. 18 kg

Substrato de pedaços de rocha de lava ca. 0.5 kg

Fertilização Líquida Tropical Aquaplant B sem Nitrogénio e Fosfatos - para autonomizar o ecossistema e não prejudicar os peixes, visto que eles produzem isto

vaso DIY (tupperware) para o substrato

Filtro interno 600 Litros/Hora de 2 secções - com a enorme câmara para o carvão adaptado com cerâmicas Fluval coberta com Lã de Vidro Sera

Termóstato Sera Precision Shock Resistant 150 W

4x Tubos Fluorescentes T4 16W

1x Lâmpada Fluorescente Nocturna 1W

2x Temporizadores para a iluminação nocturna e diurna

Fundo Papel de Veludo Azul Marinho - tentei vários outros, quer plastificado quer o fundo do aquario original e não gostei, este sim, caro, mas ficou excelente. Nas fotos os diferentes fundos ficam iguais, mas ao vivo, é diferente, os outros dão ar claustofobico, este completa o aquário e não reflecte tanto.

 

EVOLUÇÃO

 

aquapraiaazulgeral.jpg

 

blogaquapraiaazulgeral.jpg

 

versão actual

q5pageral.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 102
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

:roflroll2:NOTA: As fotos dos seguintes posts são histórias e encontram-se desactualizadas, primeiras versões do layout

composição original dia 11 de Fevereiro

aquapraiaazul11fev2010.jpg

 

 

Ancistrus Nariz Eriçado - Ancistrus Cirrhosus

 

Na primeira vez que comeu corguette em pleno dia.

Não sei o nome da planta tipo hidrófila na imagem...

praiaazulancistruscomen.jpg

 

já aprendeu uns truques de circo. :D

praiaazulancistrusarode.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peixe-gato Falador - Agamyxis Pectinifrons

 

Colado no vidro junto com o Ancistrus

peixegatofaladoreancist.jpg

 

Durante o seu nado gracioso à procura de uma toca. Junto a um bocado da casca, muda do exoesqueleto, do Camarão madeira

peixegatofalador.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tylomelania Coelho - Tylomelania gemmifera

 

também conhecidos como Caracóis/Caramujos do Sulawesi. Junto com o Peixe-Gato falador que roubou uma toca ao CAE, mas não cabe nela

tylomelaniacoelhoepeixe.jpg

 

Amor de tylomelania

tylomelaniacoelho.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vistas do aquário

 

Vista lateral, um metro de água, a partir do Canto das Cryptos para o Canto das Valisnérias

aquapraiaazullado.jpg

 

Canto das Cryptos

ainda com muitas algas, mas hoje ja está com melhor aspecto

aquapraiaazulcantodascr.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora este tópico merece uma cuidada apreciação.

 

1 - Está muito bonito, falta-lhe uma geral para termos uma perspectiva do que aí tens;

 

2 – Gosto da opção do substrato apenas com a rocha vulcânica e as fertilizações depois;

 

3 – Vasos (tupperware??!!!) DIY para o substrato? Não percebo. Explica aí, pois tudo o que seja DIY é sempre bom de se ver…para além do DIY na filtragem interna…

 

4 – A informação que colocas-te em cima está muito bem explicada, foste tu ou estás apoiado por algum software;

 

5 – O ancistrus foi bem apanhado na foto. Temos artista.

 

Boa montagem, gostei apesar de não ir muito à bola com a areia de sílica…assinei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peixe-gato Banjo - Bunocephalus coracoideus

 

Cuja camuflagem parece uma folha seca, mas se enterra na areia para uma camuflagem mais eficaz, fica imovel bastante tempo.

 

Os ciclideos kribensis durante as pesquisas pelo fundo nem o vê (Kribs estão agora noutro aquario)

peixegatobanjocamuflado.jpg

 

o peixe-gato banjo descoberto. novamente passa um krib na pesquisa de comida pelo fundo

peixegatobanjoekribpass.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 - Está muito bonito, falta-lhe uma geral para termos uma perspectiva do que aí tens;

Mais para a frente darei uma perspectiva, para já os inclinos. :thumbup3:

 

2 – Gosto da opção do substrato apenas com a rocha vulcânica e as fertilizações depois;

teve que ser, era a unica opção que me garantia não haver muita mistura com a areia.

 

3 – Vasos (tupperware??!!!) DIY para o substrato? Não percebo. Explica aí, pois tudo o que seja DIY é sempre bom de se ver…para além do DIY na filtragem interna…

os vasos tupperware teve que ser, é um tupperware pequeno enchido com a rocha vulcânica onde coloquei as cripto e a echinodorus noutro vaso, visto que a silica é muito pobre em nutrientes. Mas não queria nada que essa rocha vulcanica fosse para a areia, logo joguei pelo seguro e usei tupperware, com algum espaço para as raizes, e também a parte de cima de cake de dvds, quando não tinha tupperware com dimensao suficiente. As valisnerias estao enterradas directamente na areia.

 

 

4 – A informação que colocas-te em cima está muito bem explicada, foste tu ou estás apoiado por algum software;

fui eu, usando dados do fish-base e na ausência desse com recurso a informação cruzada em alguns sites (de plantas ou peixes-de-fundo).

 

 

Boa montagem, gostei apesar de não ir muito à bola com a areia de sílica…assinei.

eu adorei esta areia, faz-me lembrar o mar e o verão. por isso o nano que estou a acabar de montar também será com esta areia. A areia é necessaria para alguns dos residentes: peixe-gato banjo, ciclideo boca-de-fogo e ciclideo kribensis, todos necessitam de areia. Além de eu gostar do aspecto visual.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Quo,

 

Parabéns por este magnifico projecto. Grande diversidade de espécies meticulosamente escolhidas e que combinam muito bem.

Obrigado pela bela "biblioteca" fotográfica que estás a construir.

 

Certamente irei acompanhar esta evolução :thumbup3:

 

Quando puderes, mete ai uma foto geral.

 

Ah e boa sorte no combate às algas.

 

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de estar muito simples está bonito =)

 

Só uma coisa, dá uma espreitadela na informação que tens acerca de alguns desses peixes que aí tens.... Tens peixes de cardume sozinhos, ou em grupos demasiado pequenos. Por exemplo o kuhlis, o escalar (um escalar sozinho normalmente dá molho, pois eles têm tendencia a passar-se das ideias quando estão sozinhos), os Neons e os tetras também estão em grupos muito pequenos para a sua especie.

 

Depois tens peixes que vão dar molho vás tu por onde vás, por exemplo os Boca-de-Fogo, isso são peixes mais adequados a aquários grandes visto serem territoriais e serem peixes predatórios, e algo dados a fazer petisco com os seus vizinhos embora seja considerado um peixe pacifico. É uma daquelas espécies normalmente apelidadas ou incluidas de Monster Fish mesmo que nem sempre o mereçam .

Aconselho-te a devolveres esses exemplares ou então devolver os vizinhos lol. Pois vão dar molho, não é uma questão de SE, mas sim uma questão de Quando.

 

O banjo é um peixe lindo sem duvida, mas também irá dar molho, pois tens peixes relativamente pequenos como os neons... Cuidado pois quando ele ganhar tamanho vai querer petiscar....

 

Camarão madeira...Com essa fauna, um petisco bem carote....

 

O agamyxis pode portar-se bem, mas cuidado com os tetras e neons... Ele também gosta de petiscar, mas fora isso é bem comportado.

 

O kribensis com um substrato de areia vai se divertir bastante sem duvida e tu vais ter que andar sempre a tapar os buracos que ele faz.

 

Agora esses Bocas de fogo junto com essa população toda, é pedir problemas. Vê lá bem que especies queres mesmo ter e que espécies têm que sair. Eu no teu lugar ficava com os Bocas de Fogo=) São uns peixes lindos=)

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

thx saldanha, vou actualizar claro. até porque eu proprio estou fascinado com a bicharada! As minhas ferias foi isto.

 

Gervas, não tenho neons neste aquário... são "arco-iris neons" ou "arco-iris anões", são peixes da Papua-Nova Guiné, de cardume pequeno, e encardumam com buenos aires, que eram 5, mas perdi um (gato comeu?), e como ter 4 funcionou melhor que 5, escolhi nao meter mais, são um excelente cardume. foi tudo escolhido a dedo e li sobre cada um deles e o comportamento. dos escalares, foi este o unico que me sobrou... Penso que os meus boca-de-fogo são ambos machos, o unico problema poderão ser os kribs, mas os arco-iris vao ainda se desenvolver mais, são curtos mas de corpo fundo...

 

na verdade estou interessado em mais arco-iris neons, são belissimos e o cardume ideal que eu procurava, tenho dois machos e uma fémea e realmente penso adquirir pelo menos mais uma fémea, mas já gastei uma boas coroas em peixes, nos ultimos dois meses... já sei como fazer a reprodução deles e também quero o aquario mais estável em termos de ciclo. tb vou adquirir mais kuhli, já escalar penso que não.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não são neons mas são pequenos. junto com essa bicharada tem cuidado, agora podes não ter problema mas no futuro quando os peixes de maior porte crescerem podes vir a ter. Quanto ao escalar não é boa ideia manter esse peixe sozinho, visto ser um peixe que prefere viver em grupo, tal como os discus. Os Bocas de fogo é que é pena não serem um casal, têm um comportamento reprodutivo muito interessante. O meu pai chegou a manter dois casais há coisa de 10anos atrás e era uma alegria ver os casais com os alevins todos de volta deles, espero que não te surjam problemas com esses dois machos.

 

Os kribs normalmente não dão problemas exceptuando a sua propensão para se armarem em mineiros com as plantas todas soltas e areia a voar etc.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por acaso adoro esse comportamento nos kribs, os CAE tb têm o mesmo comportamento de mexer na areia.

 

eu sei que os boca-de-fogo têm comportamento reprodutivo interessante, era o meu objectivo. Mas os meus dois não aceitaram uma femea, e tive que a devolver, estavam a dar cabo dela, ela não comia tb. Além de já ter o aquário já no limite.

 

Os arco-iris neon aka anões não são assim tão pequenos como os neons... o comportamento dos arco-iris é semelhante ao dos buenos aires, nadam bem, e são vorazes na alimentação, apenas tens que esfarelar. Não têm nada a ver com os neons, não te deixes enganar pelos cm e pela designação neon. são completamente diferentes,chama-se neon por causa das suas belas escamas.

 

quanto aos kribs e os boca-de-fogo cada caso é um caso. os boca-de-fogo na natureza alimentam-se de algas e crustaceos. confio mais neles que nos kribs.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arco-íris Néon - Melanotaenia praecox

 

Arco-íris Neon, Arco-irís Anão ou ainda da Nova Guiné. Neste momento tenho já 3 machos e 2 fêmeas, fazendo o cardume completo. Um cardume relativamente caro, mas acho que foi dinheiro bem investido, espero é que se mantenham e procriem. estou disposto a dar-lhes uma ajuda.

 

Cardume misto Arco-Íris Neon e Tetra Buenos Aires.

Fêmea krib de volta da tylo :music_singguitar:

cardumearcoirisneon.jpg

 

Dois machos arco-íris e a Echinodorus red devil no Canto das Cryptos. Tylomelania Coelho e o Peixe-gato falador ainda escondido.

machosarcoirisneon.jpg

 

 

Pus também uma bola de musgo (algas verdes) para ajudar a resolver o problema das algas irritantes. Será que os peixes de fundo atacam isso? Se atacarem retiro tudo para o nano, onde quero muito disto. Neste aquário, não quero muita coisa. EDIT: não atacam.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vistas do aquário

 

Vista lateral, um metro de água, a partir do Canto das Valisnérias para o Canto das Cryptos

aquapraiaazulcantovalis.jpg

 

aquapraiaazulcantovalis.jpg

 

vou esperar mais um pouco para ver se a poeira assenta, se não melhorar penso adaptar o filtro com um pouco de carvão na entrada, pode ser que o filtro esteja a lançar areia, e tem duas camadas de la de vidro, penso adaptar para de la de vidro/ceramica/la de vidro/cartucho para carvao/ceramica/la de vidro/cartucho.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola meu!

ta ai alto topic.. lool..ja fiz praia na ''praia azul'' biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

 

new aqua mto fixe!!

 

é claro... os 2 gatinhos rulam!! :cool2: ..mas olha la... acho mesmo que eles nao curtem essas pedras lascadas..

ei.. ja tenho um ancisto ''igual'' ao teu... na loja do recheio.

a ver se o meu tambem tem geito para o circo..ahah,..(p'ra ja ta armado em madeireiro)

um abraço. continua com as fotos.

peace!

Editado por bobby
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu numa época fazia mesmo muito praia na Praia Azul. o nome não é inocente, e cai que nem uma luva neste aqua.

 

Entao eles tem outra vez os ancistrus pois esgotou quando la voltei, pensei em arranjar uma femea para o meu... parece que dá para reproduzir em cativeiro.

 

tens que arranjar este peixe gato falador ou agamyxis (nao sei que nome dao no brasil de onde é original), mas em ingles é spotted talking catfish, é absolutamente espectacular! tem uma carapaça dura, e fora de água faz sons que parece que está a falar, daí o nome. E, fica agarrado, tipo para o apanharem na loja e para o tirar da rede ao chegar a casa, foi um sacrificio, ele agarra-se e não larga. Para já em pequeno é lindo como tudo, e com uma maneira de nadar! mas o que me levou a comprá-lo é que ao que parece em adulto fica com aspecto pre-historico! já aprendeu a escavar e já cabe na cova. é muito nocturno. na net diz-se para ter atenção as espinhas trazeiras podem picar. Recomendo. Mas já não lhe toco mais. lol. mas é duro mesmo...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje tive uma boa surpresa no aquário, um pequeno novo inquilino, o primeiro nascimento. Uma tylomelania bebé. Nem sei como é a reprodução destes bichos e já tenho mais um.:eusathink:

tylobebe.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ya.. o falador é tipo a platydora entao.. tenhu uma.. que tem bue espinhos pekenitos.. e faz barulhos...

mas nada que se compare ao 'miar' do sinodontis decora... fiquei parvo a 1a vez que o ouvi a ''mandar vir'' ..pensei que eram os 2 eupteros a brigar.. mas nao.

tenhu que juntar um falador..p depois ouvir as conversas lool..

 

alta cena! ja deram '' á luz'' na praia azull .. ja ta estreada!

os boca de fogo é que era... lol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas olha que curti bastante que me estreassem a praia. :) fiquei contente. O problema é que os kribs na natureza comem pequenos caramujos. e ou os meus kribs são piores que o normal, não sei... por acaso não demonstraram interesse por este pequenote, se calhar porque não o viram.

 

com este bichinho, vejo crescer e poupo uns cobres, pois vou comprar mais tylos, estou só à espera que cheguem mais... mas queria outra sub-espécie

 

por acaso tenho visto essas platidoras à venda, não sabia o nome, pensei que crescessem muito como os plecos comuns. afinal até dá para este aqua.

 

O sinodontis mia debaixo de água?!

http://fishbase.com/Summary/speciesSummary...lang=Portuguese é este? 30 cm é já um bocado grande. 30 cm ainda cabe bem ali dentro e como são peixes parados...

 

este peixe-gato falador, vale bem o que pedem por ele, tem tudo de fixe, o unico senao é ser noctívago, não sei se dá para ensinar serem mais diurnos. pelo que li na net tb comem flocos... mas nunca o vi a comer. olha em adulto como fica: http://www.scotcat.com/images/agamyxis_pectinifrons2.jpg um autentico fossil!

 

é esse e o peixe-gato banjo que nunca vejo a comer, este ultimo nem sei por onde ele anda. lol. o gajo anda a camuflar-se melhor! eu costumo descobrir logo, mas quem vem cá a casa nunca dá pelo peixe.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cíclideo Boca-de-Fogo - Thorichthys meeki

 

Ciclídeo Boca-de-Fogo ou Acará Boca de Fogo. Julgo que os meus são dois machos, corrijam se estou errado, e ao que tudo indica dividiram o aquário ao meio.

 

O macho mais antigo ficou com o Canto das Cryptos

ciclideobocadefogo1.jpg

 

E, o mais recente (de coloração mais clara) ficou com o Canto das Valisnérias. Este boca-de-fogo quando chegou lutou com o mais antigo e ao que tudo indica perdeu e ficou num canto, só saía para comer e mesmo assim... o outro não deixava. Depois de se habituar ao aquário acabou por se impor.

ciclideobocadefogo2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Voltaram o problema das algas, agora até tenho algas verdes, desde que aumentei a luminosidade. Para tentar ver o problema, coloquei plantas que consomem nutrientes da coluna de água (anubia folha de café, feto java, alga marimo), planeio também comprar mais otos e caracois, parte boa de ter algas. Coloquei os dois troncos que videira que estavam no nano.

 

Alterei também a fauna para além da flora.

 

questao das algas visivel, tambem particulas em suspenção devido a comida que tinha acabado de dar. Criada uma gruta para o peixe-gato falador (Agamyxis)

aquapraiaazulcantocrypt.jpg

 

removi la de vidro dos filtros e substitui por carvao activado.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vista Geral do Aquário

 

aquapraiaazulgeral.jpg

 

 

Actualização

Fiz uma limpeza as algas, tive que remover a crypto verde que foi completamente atacada por filamentosas. Algas verdes desapareceram devido às neritinas.

 

O aquario está ainda mais sobrepovoado. No entanto, completamente estabilizado e saudável, penso que graças aos moluscos e às próprias algas fazem o ecossistema a funcionar. As barbatanas dos Tetra Buenos Aires e a cor do Camarão Madeira são o meu dispositivo biológico para verficar a qualidade do aquario. Planeio remover o cardume de Barbos Tigre assim que atingirem alguma dimensão para ser seguro transferir para o outro aquário.

 

Novos habitantes:

2 Escalares. um Dourado e outro Zebra.

2 Killifish Bandeira

5 Neritinas de varias estirpes.

 

faunapraiaazul.jpg

 

A equipa de limpeza foi expandida. Agora é composta por:

peixes de limpeza:

1 Ancistrus Nariz Eriçado

2 Killish Bandeira

2 Otos

 

moluscos de limpeza:

2 Ampulárias

3 Tylomelania

3 Neritinas Obscuras

1 Neritina Zebra

1 Neritina de Delessert

 

O cardume é misto. Tudo ao molho e fé em deus, é a lei deles.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Camarão Madeira - Atyopsis moluccensis

 

Também conhecido por Camarão Bambu. Está a pesquisar na areia por comida porque tinha acabado de colocar uma pastilha de peixes de fundo para o Peixe-Gato Banjo que por ser um peixe de camuflagem, pouca oportunidade tem de se alimentar pois mal se mexe, logo tento ajudar o bicho e tem crescido bem. Mas apareceram o Camarão e o Ancistrus (ali a espreitar por trás da valisneria e do peixe-gato banjo)... na imagem é também visível uma Neritina Obscura nas limpezas. Já vi todos os meus peixes de fundo a comer, infelizmente ainda não apanhei na camara o peixe-gato falante a comer a pastilha, mas é muito engraçado.

aquapraiaazulcamaraomad.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oto - Macrotocinclus affinis

 

Também conhecido por Limpa-Vidros Oto. Não faltam algas para ele.

aquapraiaazuloto.jpg

 

 

 

 

 

 

Ampulária Dourada - Pomacea bridgesi

 

Também conhecido por Caracol Dourado ou Caracol Maçã. Com uma tylomelania ao fundo... claro que as imagens para além de mostrarem algas e os animais, também tem como objectivo mostrar a riqueza dos detalhes digamos "geograficos".:tapfoot:

aquapraiaazulampulriado.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.