Salinidade


Paul

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Escrevo este tópico somente a título de curiosidade, não mantenho, nem pretendo manter nenhum aquário de água salgada.

 

Faz me um bocado de confusão a convenção que vejo utilizarem para determinarem a salinidade. Quais são as unidades utilizadas?

 

Isto porque, quando se fala em água salgada a convenção utilizada entre os cientistas é que a água do mar ronda os 35 de salinidade (e os valores de salinidade não tem unidade).

 

No forum tenho visto malta a referir-se à salinidade dos aquários deles com valores do género 1028, 1025, etc. g/L, mg/L?

 

A minha outra questão é como medem a salinidade dos aquários. Um refráctometro permite ter uma ideia da salinidade, mas não sei até que ponto é exacta nos seus resultados.

 

A salinidade actualmente é medida a partir da conductividade da água, não é possível medir a salinidade directamente. Existem equipamentos que permitem determinar a conductividade, mas tenho a ideia que são bastante caros. Os aquarifilistas dos salgados também usam este tipo de equipamentos?

 

Como disse anteriormente, isto são só questões para aprender mais umas coisas, apesar de perceber umas coisas de química marinha, não sou nenhum entendido em aquários de água salgada.

 

Boa aquariofilia

 

Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas "Paul"

Não sou a pessoa indicada para te ajudar mas até chegarem outras opiniões, e seguramente melhores do que a minha, vou aqui deixar-te o que penso, mesmo não sabendo nada de "Quimica" nem Biologia.

Efectivamente falamos em "35" (não sei se "ppm" ou "ppt") para a agua do Mar mas penso que por ser dificil de medir (ou caro quanto aos equipamentos que requer) se converteu o valor para uma "Densidade" (penso que seja o termo correcto) de 1025 medidos a uma temperatura de 25º C mas já há equipamentos que fazem a conversão.

Normalmente comesamos por usar o densimetro e depois acabamos por adquirir um refractometro para ser mais preciso. Equipamentos de que podes ver exemplos aqui e onde podes igualmente ver a diferença de preço:

http://www.seahorseshop.com/store/index.php?cPath=177_206

 

Quanto aos "35" não sei se não será gramas por litro ou seja o sal que fica depois de evaporada toda a quantidade de agua num recipiente com 1 litro de água. Mas espera por melhore opiniões vindas de quem saiba, que neste caso, não é o meu caso. Tenho aquarios de Recife mas quanto a isto trabalho um pouco impiricamente e vou fazendo desta ou daquela maneira por li que assim devia ser ou medido. Por norma utilizo um densimetro parecido com um termometro com chumbo no fundo e uma escala onde me dá os valores da agua sendo 1000 na agua doce e depois tenho uma zona verde (a agua, depois de bem misturada com o sal) onde deve marcar antes de se adicionar ao sistema.

Eu uso um equipamento parecido com este:

http://www.aqua-medic.de/seawater/en/4/salimeter/

Também tens aqui mais informação sobre o refractometro:

http://www.aqua-medic.de/seawater/en/4/refractometer%20out/

 

Eu tenho dois refractometros da "seahorseshop" que nunca utilizei de tao habituado que estou aos densimetros.

 

Depois penso que já existem equipamentos electrónicos que também fazem essa função mas que nunca usei.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, então agora já percebi!!

 

Na verdade o que medem é a densidade da água do mar (a densidade média é de 1025 g/mL) e não a salinidade

 

Quanto aos 35, não tem unidade. Nos artigos ciêntificos é normal ver escrito "a massa de água estudada apresentava uma salinidade de 35". Mas se lhe quisermos pôr uma unidade podemos considerar que a água do mar tem uma salinidade média de 35 ppm (mas volto a frisar, o S.I não apresenta unidades para a salinidade)

 

Os aparelhos de que falava são sondas que medem a conductividade da água, geralmente estão imbutidas em aparelhos denominados de CTD's (Conductivity Temperature Depth) são aparelhos muito usados em estudos oceanicos e requerem uma solução padrão para calibrar sempre o sensor de condutividade, daí a minha dúvida relativamente à utilização em aquariofilia.

 

http://www.hidrografico.pt/ctd-conductivit...e-and-depth.php

 

Estou então esclarecido. Obviamente existe uma relação entre a salinidade e a densidade da água, mas os valores que os aquariofilistas apresentam neste forum são de densidade e não de salinidade! Não é a mesma coisa!

 

rolim: muito obrigado pela tua resposta!

 

abraço

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais