Como reduzir o caudal de uma bomba


Recommended Posts

Caros,

 

Necessito da vossa ajuda. Comprei uma nova bomba de retorno para o meu aquário, pois a anterior não tinha força suficiente para enviar a agua à altura do aqua (2 metros). Entretanto comprei uma de 3000l mas esvazia a sump antes que o overflow consiga repor a agua na mesma.

 

A pergunta é: existe alguma forma de regular o débito de uma bomba? (ex: estrangular a mangueira, etc), isto porque quando ela começa a puxar ar junto com a água enche o aquário de microbolhas.

 

A bomba é uma Hailea HX-6540.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, João.

 

Da minha experiência, não te aconselho a "estrangulares" a bomba, pois vais reduzir-lhe em grande a vida útil...

 

O que te aconselho é arranjares forma de levar mais água para a sump... ( é por isso que não gosto de workflows... o fluxo que levam para a sump é limitado... furo os meus aquários com um furo de 50 mms e, na tubagem, leva uma torneira para "estrangular" o débito para a sump... 50 mms de diâmetro já chega para garantir débito suficiente).

 

Pensa em resolver o problema de raíz, ou seja, pensando como vais levar mais água para a sump, e não como estrangular a bomba.

 

De qualquer forma, uma maneira simples que tens de reduzir o fluxo da bomba sem a estrangular é a seguinte:

 

- No tubo de saída da bomba e que leva a água para o aquário, no sítio onde der jeito, cortas o tubo, compras um T do diâmetro do tubo. A entrada do T ligas ao tubo que vem da bomba... uma das saídas do T liga ao tubo que leva a água para o aquário. À outra saída do T acrescentar um bocado de tubo com comprimento suficiente para ir de volta para a sump... no final desse tubo acrescentas uma torneira qualquer (de preferência em plástico para não enferrujar).

 

Quanto mais abrires a torneira, mais água vai de volta para a sump e menos água vai para o aquário. Assim fazes o que pretendes e não estrangulas a bomba. percebeste?

 

Em resumo:

 

-cortas o tubo;

-ligas um T;

- uma saída do T vai para o aquário

- A outra saída vai para a sump, onde instalas uma torneira para regular o fluxo de água de volta À sump.

 

Simples!

 

Abraço,

 

Filipe Almeida

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu optei por acrescentar uma mangueira no meu sistema, mas confesso que essa ideia também me agrada, embora assim não possa aproveitar a potência total da filtragem.

 

Fico à espera também de saber os resultados, de preferência com fotos porque os olhos também comem!

 

;)

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais