Troncos de videira


Recommended Posts

Boas pessoal...

 

Vou montar um aquario com 40 cm...

 

mas queria montá lo assim sem ser dispendioso... :D

 

tenho visto pessoal com troncos de videira...

 

ficam baratos roubados na terra ao lado...

 

Mas o que se tem que fazer???

 

Provavelmente algum tratamento...ter em agua? ferver?

 

o que dizem??

 

obrigado...

És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?
Clica na imagem...

gallery_26293_1342_184.jpg
viviparos.pt.vu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fábio,movi o tópico porque dentro do núcleo tal como diz nas regras não se pode tirar dúvidas visto as tuas dúvidas poderem ser as dúvidas de outros membros.Vou deixar-te aqui umas soluções que já deixei a 1001 pessoas :D

 

Como tratar um tronco para aquário

 

Escolhido o tronco está na altura certa de tratá-lo. A primeira coisa a fazer é lavá-lo bem em água corrente. Use uma escova (eu utilizo uma grosa) para retirar a sujidade superficial. O segundo passo é colocá-lo dentro de um recipiente adequado ao tamanho do tronco, no qual nunca tenha sido usado qualquer tipo de produto químico. Encha-o com água a ferver, deixe alguns minutos e deite a água fora (repetir este processo num mínimo de três vezes). O próximo passo (3º) é deixar o tronco, nesse recipiente, com água e sal grosso (2 colheres para cada 5 litros) durante uma semana. Depois lave-o bem em água corrente e deixe-o dentro do recipiente em água sem sal, todo coberto, durante o tempo necessário ao seu afundamento, trocando a água nos primeiros cinco dias e depois de três em três dias. O quinto passo, ferver o tronco/raiz durante um período de tempo não inferior a 30 minutos. Para os troncos comprados deve-se proceder ao 5ºpasso. Por último, pôr o tronco no aquário depois de arrefecido.

 

 

Tratamento com cloro ativado

1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo totalmente, adicionando durante 7 dias 1 ml de cloro ativo para cada 10 litros d’água;

2. Troque á água e deixe o tronco descansar por mais sete dias, para que o cloro excesso seja totalmente removido;

3. Caso seja possível, adicione água quente sobre o tronco, para eliminar agentes resistentes ao cloro.

Tempo requerido de tratamento: 18 dias

 

 

Tratamento com sal grosso

1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo, adicionando 4 colheres de chá para cada litro de água;

2. Completar a água do recipiente para manter o tronco sempre submerso.

Tempo requerido para deixar de tingir a água: 25 dias

 

 

Tratamento com imersão em água da rede de distribuição

1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo, com água da rede distribuidora (torneira);

2. Trocar a água a cada três ou quatro dias.

Tempo requerido para deixar de tingir a água: 35 dias

 

 

Tratamento com imersão em água quente

1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo;

2. Despejar água fervente sobre o tronco e deixar descansar;

3. Trocar a água a cada três ou quatro dias.

Tempo requerido para deixar de tingir a água: 28 dias

 

 

Tratamento com cloro, sal grosso e imersão em água quente

1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo, adicionando 1 litro de cloro para cada 2 litros de água, deixando-o em repouso durante 24 horas;

2. Colocar o tronco em outro recipiente para que a água possa ser aquecida ao ponto de ebulição (100°C) durante 15 minutos e deixe descansar por 24 horas;

3. No terceiro dia adicionar 200 g de sal grosso à água a ser fervida, conforme o item 2;

4. Troque a água diariamente e repita o item 2 até a água se apresentar limpa.

Tempo requerido para deixar de tingir a água: 7 dias

 

Troncos:

Aqui fica uma pequena lista de plantas cujos Troncos/raízes podemos colocar no aquário:

Cerejeira

Videira

Carvalho

Azinheiro

Oliveira

Zambujeiro

Castanheiro

Sobreiro (espécie protegida)

Red moor wood (vende-se nas lojas de aquariofília. É uma madeira originária da Índia)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Também estou com um "problema" desses, tive um tronco de uma videira cerca de um mês debaixo de água. Depois fiz o tratamento com sal em água a ferver. O problema é que este vem sempre ao de cima. Agora vou coloca-lo de novo debaixo de água, talvez uns meses.

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tenho dois troncos de videira no meu aqua de 500lts e estao 5 *****. o que fiz foi deixá-los +/- uns dois meses dentro de aqua ( completamente submersos ) e todas as semanas tiráva-os para raspá-los com uma escova...... não precisei de usar cloro nem sal ...... para os afundares no teu aqua, atas um fio nylon na base do tronco a um pedra que faça parte da decoração, ou colocas a pedra debaixo do substracto (no meu caso é akadama) e tranquilo passado um tempo podes soltá-lo da pedra pq já nao tem qq ar dentro e assim já nao flutua...... aconselho-te também a colocares uns plecos, ou ancistrus para comerem a nanha, fungos, que o tronco vai soltando. mas não te preocupes com isso pq, não é prejudicial para o equilibrio do aqua.... se o tronco continuar a deitar " tinta " nao te preocupes pq tambem não é prejudicial, pois sao acidos taninicos que sao optimos para a qualidade da agua, pois servem para deixar a agua mais mole, baixar ph e dar uma tranquilidade ao ambiente pois escurem a agua, e isso relaxa os peixes......

 

 

abraços

 

 

 

rui

 

:alberteinstein:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
E se mesmo assim quiseres clarear a água?

 

TPA's são a única solução?

 

São uma boa opção. Também podes por carvão activado no filtro que te ajuda a limpar mais depressa.

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...
  • 4 semanas depois...
O aqua onde retirei os kribs agora esta com um tronco de videira tratado por mim, tens de o vir ver agora xD

biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

 

tenho que ir ver isso biggrin

És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?
Clica na imagem...

gallery_26293_1342_184.jpg
viviparos.pt.vu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho que ir ver isso :)

O Jorge que diga falei com ele sobre o troco prai ha um ano, la o andei a tratar coloquei num aqua, apanho fungos, depois pus a secar o verão todo, dps o outono todo dentro de agua e ate que uma vez me lembrei dele e vi que ja ia ao fundo sozinho e tal, 5*

Tens de passar cá para ver ahah

Olha os fetos de java ficam lá que é uma maravilha xD

:)

<div align='center'></div>

nada2.jpg

Cumprimentos, João Ramos

Plantado "No Side Aquarium"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

Troncos:

Aqui fica uma pequena lista de plantas cujos Troncos/raízes podemos colocar no aquário:

Cerejeira

Videira

Carvalho

Azinheiro

Oliveira

Zambujeiro

Castanheiro

Sobreiro (espécie protegida)

Red moor wood (vende-se nas lojas de aquariofília. É uma madeira originária da Índia)

 

Isto é relativo, eu uso laranjeira há muito tempo e não tive problemas com isso.

Neste momento tenho um de videira de molho para afundar, e não foi roubado :)

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.