Enxaqueca


g2music

Recommended Posts

Pois bem... Após uma tentativa falhada de montar um aqua de 120L, eis que surge o novo projecto, desta vez de 240L brutos.

 

Setup:

 

Aquário aquapor 120X40X50 (C X L X A)

Calha sunsun com 2 pls de 55W

Filtro Externo Rena XP3 (1350 L/h)

Termostato ELITE 300W

Substrato fértil JBL AQUABASIC PLUS

 

Substrato inerte (estou em dúvida entre akadama e areão...Qual é que costumam usar?)

 

Parâmetros da Água (Informação do SMAS):

 

pH (20ºC) 6,63 -- 7,24 (valores mínimos e máximos lidos)

Dureza total 145,6 -- 149,7 (mg/L CaCO3 valores mínimos e máximos lidos)

Nitratos 13,96 -- 17,59 (mg/L valores mínimos e máximos lidos)

Nitritos < 0,016 -- < 0,016 (mg/L valores mínimos e máximos lidos)

 

Flora:

 

Ainda não sei

 

Fauna:

 

5x Ottos

2x Ramirezis (1 casal)

 

(os :medieval_mace::P estão de férias no aqua de um amigo)

 

 

Aqui ficam algumas fotos:

 

Aquário com móvel e calha

 

med_gallery_31228_1446_114799.jpg

 

Filtro

 

med_gallery_31228_1446_141277.jpg

 

Termostato

 

med_gallery_31228_1446_8205.jpg

 

JBL AQUABASIC PLUS

 

med_gallery_31228_1446_247779.jpg

 

 

 

Agora falta o substrato inerte e tudo o resto para começar a desenhar o layout e tentar fazer uma coisa bonita :animal_fish:

 

Digam de vossa justiça. Aceito todas as criticas e sugestões sobre fauna e flora, mas é imperativo que sejam compatíveis com Ramirezis.

 

PS: Desculpem a qualidade das imagens mas foram tiradas com telemovel. Quando arranjar a máquina logo as substituo.

Editado por Pedro Conceição
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Akadama é mais nutritiva para as plantas e também é muito gira....

Estás bem encaminhado mas mete isso a andar....

Akadama?????? mais nutritiva?????

mas afinal a Akadama e um substrato fetil??????

meu deus!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Akadama?????? mais nutritiva?????

mas afinal a Akadama e um substrato fetil??????

meu deus!!!!!!!!!!!!!

 

Não é fertil, mas também não é inerte.

A akadama é rica em micros.

 

Penso que a akadama é a melhor opção... no entanto existem dois tipos de akadama. Eu aconselho-te a utilizar a shohin... não tenho a certeza se é assim que se chama, mas sei que é a mais cara :S

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Akadama?????? mais nutritiva?????

mas afinal a Akadama e um substrato fetil??????

meu deus!!!!!!!!!!!!!

 

 

Ninguem disse que era mais nutritiva que o substracto fértil eu disse que era mais nutritiva que o areão :D Ele tem duvidas em relação em meter o areão ou a akadama

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha dúvida entre a akadama e o areão era só em termos estéticos, visto já ter o JBL AQUABASIC PLUS (substrato fértil).

Quanto a akadama shohin nunca vi à venda por isso tfncruz se souberes onde se compra avisa para ver se o preço não foge muito ao orçamento, porque a do "museu do bonsai" sai o saco de 15L a 16€ (quando há promoção).

 

Akadama vendida no "museu do bonsai" em Sintra:

DSCF0125.JPG

 

 

Em relação a flora que me sugerem?

 

Estava a pensar em meter os seguintes peixes:

1 casal de ramirezis

5 ottos

Iriatherina werneri (Arco-íris agulha) Quantos devo meter?

cardume de neons (não sei quantos) Quantos devo meter?

cardume de nariz de bebados (não sei quantos) Quantos devo meter?

 

Também gostava de adicionar escalares mas não sei se os neons se safam...

Sugerem mais algum tipo de peixes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas g2music, tenho um aquário exactamente como o teu 240L Lowtech e usei Akadama + Humus plus e a flora têm se desenvolvido muito bem, adquiri 2 sacos de 15L por 30€, como podes ver a nível estético não pode ficar melhor ;D

 

Em relacção a fauna que pretendes pôr, se te decidires por Escalares não podes colocar o cardume de Tetra Neons, também podes colocar Crossocheilus siamensis ( SAE ) para a equipa de limpeza.

 

Vai postando novas fotos conforme a montagem evoluír.

 

Cumprimentos

Okochalogoblog-AgencyFB.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas g2music, tenho um aquário exactamente como o teu 240L Lowtech e usei Akadama + Humus plus e a flora têm se desenvolvido muito bem, adquiri 2 sacos de 15L por 30€, como podes ver a nível estético não pode ficar melhor ;D

 

Assim sendo se calhar não me chegam só 15L de akadama...lá tenho de abrir mais os cordões à bolsa

 

Em relacção a fauna que pretendes pôr, se te decidires por Escalares não podes colocar o cardume de Tetra Neons, também podes colocar Crossocheilus siamensis ( SAE ) para a equipa de limpeza.

 

Nesse caso os escalares ficam na loja, mas como o aquário é grande e está na sala gostava de ter uns peixes maiorzitos e vistosos...que aconselham?

 

Vai postando novas fotos conforme a montagem evoluír.

 

Cumprimentos

 

Já agora, Okocha aqueles seixos que tens no teu 240L Lowtech foram comprados nalguma loja ou apanhados na natureza?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu decidi-me por Discus Red Alenquer, assim já podes ter um cardume de Tetra Neons hehehe

 

Os seixos foram comprados num horto, geralmente têm sempre :)

 

Cumprimentos

Editado por Okocha
Okochalogoblog-AgencyFB.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, visto que queres manter neons ( pessoalmente prefiro cardinais :idea2:) , e ramirezis, e queres ter uns peixes maiores, discus sem duvida :P

 

Boa sorte com a montagem, e vai postando o desenvolvimento :o

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora assim de cabeça já não sei onde vi isso à venda pela última vez.... :music_singguitar:

De qualquer forma se fizeres uma pesquisa pelos patrocinadores do fórum, de certeza que um deles vende.

O nome é Shohin e o que te posso adiantar é que a granulometria é menor e desfaz-se menos que a normal fazendo com que dure mais a longo prazo. Também sei que é mais cara que a normal. Da última vez que vi sei que era à volta de mais 10€ (cada 15L) em relação à outra...

 

@edit

Experimenta contactar a CrystalRed...

Editado por tfncruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado pelos comentários...

Eu estava a escolher escalares porque ainda não tenho muita experiência na aquariofilia e pelo que me disseram os discus são muito sensíveis e eu teria de estar constantemente atento aos parâmetros da água e sempre a fazer TPA's, daí não ter ido para os discus.

Sugerem mais alguma espécie sem ser discus?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive hoje em casa do g2music e estive a dar uma maozinha para ver se o projecto entra o mais rápido possivel no processo de ciclagem.

 

Parece-me que o projecto tem pés para andar, ou barbatanas para nadar?! :P

 

Vou estár atento a este projecto, até porque o posso acompanhar todos os dias :roflroll2: (somos colegas de faculdade)

 

Boa sorte!!

Cumps

JoaoDomingos

 

PS: E deixares um comentário do meu aqua?? AQUI

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço desde já ao JoaoDomingos bowdownbowdown pela disponibilidade para me ajudar na construção do layout e na verificação do filtro (Já testei e funciona :2gunfire: a 100%).

Entretanto já arranjei um tronco bastante seco (esteve anos no meu quintal a apanhar sol, chuva, vento, entre outra intempéries) que até tem um formato giro, parece uma caveira .

 

Continuo à espera de outra sugestão de peixes para substituir os escalares e discus. Falaram-me hoje em Colisas...que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Passado algum tempo (até demais do que estava à espera), lá ficou tudo montado.

 

Imagem geral:

med_gallery_31228_1446_42109.jpg

 

Imagem do tronco:

med_gallery_31228_1446_145184.jpg

 

Imagem das pedras (Basalto):

med_gallery_31228_1446_235510.jpg

 

 

A flora é a seguinte:

 

Limnophila Sessiflora

Rotala Rotundifolia

Bacopa monnieri

Egeria Densa

Lilaeopsis novea-zealandiae

Feto de Java

Musgo de Java

Cardamine lyrata

(P i s t i a) [b][color=&quot;#FF0000&quot;] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url=&quot;http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6&quot;]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratiotes

Outra planta que suspeito ser Hygrophila difformis -> afinal é Ceratopteris thalictroides

 

Imagem da planta anónima:

med_gallery_31228_1446_163611.jpg

 

 

 

Desculpem a qualidade das fotos mas não sou profissional nem tenho máquina para isso.

 

Agora opinem para aí à vontade e se alguém confirmar a espécie da planta agradecia.

 

EDITED: Flora actualizada

Editado por g2music
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me bem, embora não aprecie esse areão. Aquela pedra em "suspenso" também não me agrada, de resto parece-me bem!!!

 

Agora é ver se essa agua limpa e o desenvolvimento das plantas.

 

Cumps

JoaoDomingos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me bem, embora não aprecie esse areão. Aquela pedra em "suspenso" também não me agrada, de resto parece-me bem!!!

 

Agora é ver se essa agua limpa e o desenvolvimento das plantas.

 

Cumps

JoaoDomingos

 

 

Pois João...o areão também não é o meu preferido, mas era o que havia cá por casa e o orçamento já tinha esgotado.

 

As plantas parecem estar a aguentar bem, com excepção das rotalas que estão um bocado mal-tratadas.

 

Quanto à pedra "suspensa"...eu acho muita piada e além de que gostos são gostos.

 

 

Hoje vou ver se já posso tirar as placas de xisto sem o tronco flutuar e talvez mudar razoavel quantidade de água para ver se melhora a cor.

 

Há mais alguma maneira de limpar a água sem ser com TPA's? É porque adicionei as bactérias nitrificantes (SERA Nitrivec) e não queria correr o risco de as deitar fora ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Após ter feito os teste à água, verifiquei que o pH era de 7,8 enquanto que a água sai da torneira a 7.

Uma melhor análise revelou que o areão era calcário, pelo que cortei o mal pela raiz e decidi retirar todo o areão e substituir por akadama (coisa que o JoaoDomingos gostou e ajudou :flick_tongue: ).

Como um mal nunca vem só...estava a ser difícil separar o areão do substracto fértil, pelo que este também foi removido e substituído por ELOS MINERAL.

 

 

Já passou entretanto uma semana e novos teste revelaram o pH que queria (6,6) e que o ciclo do azoto estava concluido (amónia = 0, nitritos = 0 e nitratos = +/- 10), pelo que adicionei, para já, 5 CAE's.

 

 

Estou a pensar em aumentar a equipa de limpeza para 10-15 Otto's e 2 corydoras. Que acham? Será suficiente ou preciso de mais?

 

 

 

Outro problema que me surgiu agora foi o aparecimento de Physa's, aquele "caracoisinhos" estúpidos que me tiram do sério...só ontem matei 5.

 

 

Cumprimentos

 

Pedro Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
Ola, o que aconteceu a este aquário?

 

Tens razão Tugz...acho que este tópico já merecia uma actualização.

Assim sendo aqui fica a actualização da fauna e flora, bem como umas fotos actualizadas para criticarem e opinarem à vontade.

 

Flora

 

-Limnophila Sessiflora

-Rotala Rotundifolia

-Bacopa monnieri (semi-comidas pelos bótias-palhaço)

-Egeria Densa

-Lilaeopsis novea-zealandiae (os peixes adoram desenterrá-la)

-Feto de Java

-Musgo de Java

-Cryptocoryne wendtii

-Cryptocoryne balansae

-Eusteralis stellata

 

 

Fauna

 

-4 bótias-palhaço

-3 CAE's

-4 Otto's

-1 SAE

-2 Ramirezis (1 macho e 1 fêmea para ver se fazem casal)

-13 Hemigrammus rhodostomus

-1 Discus red cover

-2 Discus redperola pigeon (não consigo encontrar esta estirpe, nem sei se existe. agradecia que os "experts" se pronunciassem, cá para mim são blood pigeon mas... :D )

 

 

Fotos

 

med_gallery_31228_1894_36416.jpg

 

med_gallery_31228_1894_113679.jpg

 

med_gallery_31228_1894_456474.jpg

 

med_gallery_31228_1894_518432.jpg

 

med_gallery_31228_1894_308627.jpg

 

med_gallery_31228_1894_397213.jpg

 

med_gallery_31228_1894_571242.jpg

 

med_gallery_31228_1894_360780.jpg

 

med_gallery_31228_1894_460187.jpg

 

med_gallery_31228_1894_2492.jpg

 

med_gallery_31228_1894_126826.jpg

 

med_gallery_31228_1894_323935.jpg

 

med_gallery_31228_1894_181774.jpg

 

med_gallery_31228_1894_321283.jpg

 

med_gallery_31228_1894_591542.jpg

 

med_gallery_31228_1894_413571.jpg

 

med_gallery_31228_1894_181452.jpg

 

med_gallery_31228_1894_395695.jpg

 

med_gallery_31228_1894_458524.jpg

 

med_gallery_31228_1894_54057.jpg

Editado por g2music
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha vÊs, valeu a pena ter batido á porta ehhe.

 

está bem porreiro :character0050:

 

Só uma dica, não utilizes o flash nas fotos.

 

fica pouco natural na maioria dos casos .

 

Em relação ao tronco, é sem duvida imponente, o que eu faria era na parte de baixo do mesmo colocar várias pedras em toda a volta, mas não muito grandes, só para dar relevo á coisa, e depois várias plantas desse lado direito que está meio despido.

 

Mas de qualquer forma, são opiniões, porque está porreiro como está :drool3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha vÊs, valeu a pena ter batido á porta ehhe.

 

está bem porreiro ;)

 

Só uma dica, não utilizes o flash nas fotos.

 

fica pouco natural na maioria dos casos .

 

Em relação ao tronco, é sem duvida imponente, o que eu faria era na parte de baixo do mesmo colocar várias pedras em toda a volta, mas não muito grandes, só para dar relevo á coisa, e depois várias plantas desse lado direito que está meio despido.

 

Mas de qualquer forma, são opiniões, porque está porreiro como está ;)

 

Obrigado pelos concelhos. Já agora que tipo de plantas me sugerem para meter do lado direito? Acham que me safo com algum tipo de tapete? se sim qual seria o melhor.

Mandei vir agr um kit co2 completo da aquaristik para ver se diminuo um pouco o ph que está na casa dos 7.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eleocharis parvula dizem que é fácil ;)

 

Procura pela dita.

 

tennelus, também dizem que é fácil, procura por ela também.

 

Quando digo procura é pesquisa , google, etc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.