Plantado 120l - Novo Projecto


Colisa

Recommended Posts

Viva!

Preciso das vossas criticas e sugestões, pra ver se isto sai alguma coisa de jeito ;)

 

É o meu primeiro plantado e quero ver se não tenho de o desmontar pouco tempo depois de o montar, por não gostar do resultado final.

Já tem o substrato, as rochas e os troncos. Falta o OK final pra semear as "hortaliças".

 

Vamos ao SETUP:

 

Movel DIY (aqui)

Aquário 100x40X30

Calha HSD - 1000C (3 x T5 39W)

FIltro Eheim 2213

Termostato Elite 150W

CO2 caseiro

 

Substrato:

Camada de substrato fértil da Tropica

Camada de Aquasol (argila)

Camada de areão fino

 

Flora (por enquanto):

Valisnéria

Cabomba

Elodea densa

Alternanthera Lilacina

Bacopa monieri

 

Fauna:

Depois se vê, mas talvez um cardume de tetras, um cardume de nariz de bêbado, uma equipa de limpeza, etc.

 

Decoração:

Rochas (acho que é basalto)

2 Troncos

 

E agora vamos às fotos:

 

Geral

Pic_17200_17.jpg

 

Lado esquerdo

Pic_17200_18.jpg

 

Lado direito

Pic_17200_19.jpg

 

Estou a pensar fazer um tapete de Cuba. Na traseira do aquário preencher com plantas altas e plantar umas de médio porte entre as rochas e os troncos.

Acho que com as plantas e com o desenvolvimento, isto muda completamente de visual.

Cumps.

Editado por Colisa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consegues aumentar a inclinação do areão? tipo rampa, mais alto atrás do que à frente?

 

As pedras parecem-me pequenas e pouco enterradas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consegues aumentar a inclinação do areão? tipo rampa, mais alto atrás do que à frente?

 

As pedras parecem-me pequenas e pouco enterradas.

 

Também reparei que o areão tem pouca inclinação, logo depois da montagem. Vou juntar mais areão e dar-lhe mais inclinação.

Estou tentado em dar-lhe também mais altura no lado esquerdo ;)

 

Quanto às rochas até estão bem enterradas, pena realmente não serem maiores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epáááá.....

Muitos parabéns por esse DIY .... do movél .... 5 estrelas.

Em relação ao aquário ..... curiosamente .... eu até acho que um fundo "claro" ou branco .... vai ficar melhor .... a criar contraste com as pedras.

Mas nada como exprimentares .... ;) ... o que interessa .... é que fique ao teu gosto pessoal !!! :D

Em relação à equipa de limpeza que pensas adquirir .... toma desde já atenção .... que se estás a pensar fazer um tapete de cuba .... tens de escolher muito bem os "amigos" que vais por aí.

Vai actualizando !!!

Abraço :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seguindo os vossos conselhos, que desde já agradeço, aqui fica uma actualização.

Adicionei mais areão fino, de modo a elevar as laterais e a acentuar a rampa da frente para trás.

Enterrei mais um pouco as rochas no substrato, para ver se ficam com um aspecto mais natural.

 

 

Pic_17200_20.jpg

 

Pic_17200_21.jpg

 

Gosto da alteração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Gosto do aquário, está a ficar interessante.

Aqui deixo uma dica, a meu ver dáva um pouco mais de profundidade ao areão no centro/frente do aquário, como que a criar uma espécie de vale entre as duas encostas.

 

Em relação ao tronco não gosto da disposição, aprece que foi deixado ali ao acaso, não queres tentar fazer a experiência de o virar ao contrário e dar um sentido diagonal ao tronco, como que a fazer de arvore sobre o tal centro do vale que sugeri...pode ser que fique engraçado.

 

Espero que não leves a mal as críticas, apenas deixo para tentar ajudar nas ideias, o que conta mesmo é que tu gostes daquilo que estás a criar...eu por exemplo nunca estou satisfeito com o meu e ando sempre a pensar que alterações poderia fazer para melhorar :mrgreen:

 

Vou acompanhar a evolução do teu aquário,

Boa sorte e felicidades.

Malibu

pc070082.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Gosto do aquário, está a ficar interessante.

Aqui deixo uma dica, a meu ver dáva um pouco mais de profundidade ao areão no centro/frente do aquário, como que a criar uma espécie de vale entre as duas encostas.

 

Em relação ao tronco não gosto da disposição, aprece que foi deixado ali ao acaso, não queres tentar fazer a experiência de o virar ao contrário e dar um sentido diagonal ao tronco, como que a fazer de arvore sobre o tal centro do vale que sugeri...pode ser que fique engraçado.

 

Espero que não leves a mal as críticas, apenas deixo para tentar ajudar nas ideias, o que conta mesmo é que tu gostes daquilo que estás a criar...eu por exemplo nunca estou satisfeito com o meu e ando sempre a pensar que alterações poderia fazer para melhorar ;)

 

Vou acompanhar a evolução do teu aquário,

Boa sorte e felicidades.

 

 

Claro que não levo a mal as criticas. :mrgreen: Bem preciso delas a ver se consigo chegar a algo interessante.

Olha eu também estou sempre a mudar constantemente as coisas, nunca fico totalmente satisfeito com o resultado. Pra chegar a este passei montes de tempo a olhar prós calhaus a ver como ficavam melhor.

Quanto ao tronco, são 2 troncos. Gosto da forma inclinada do tronco do lado esquerdo, sobre o centro do layout. Do da direita nem tanto, mas é um tronco com uma forma dificil de trabalhar.

 

Desde já agradeço a todos as dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso agora quer é Plantas e água la para dentro. Que plantas vais meter?

Essa cor das rochas vai ficar engraçada com a cor das plantas, onde as arranjaste?

 

Aguardo actualizações.... :unsure:

 

Vou fazer um tapete de "Cuba", umas bacopas, altenantheras, Foxtail, valisnérias, anubias, cabomba,... mais ou menos vai ser isto.

 

As pedras foi a patrôa que as recolheu da natureza. Ali bem perto da fronteira de Galegos. É uma zona de basaltos. Tenho algumas de sobra. Quando passares lá por casa levas as que quiseres.

 

Abração

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de muito esperar por um pack de plantas que não há meio de chegar, encontrámos na secção da bicharada de um supermercado aqui da zona, umas quantas plantas e, vai daí, hoje enchemos o aquário e já está a ciclar.

Chiça!!! :mrgreen: Já não aguentava a maria a reclamar com "o aquário nunca mais avança..."

 

No entanto, a flora ainda não está completa. Falta a "Cuba", e mais umas quantas plantas.

Falta também colocar um fundo, que ainda não decidimos qual vai ser.

 

Para já plantei as seguintes:

Alternathera Lilacina

Cabomba

Elodea Densa

Bacopa Monieri

Valisnéria (já tinha noutro aqua)

 

Devo dizer que fiquei surpreendido pela positiva com a relação preço/quantidade/qualidade destas plantas.

 

Vamos às fotos, que não são das melhores, mas a máquina só consegue isto:

 

Pic_17200_22.jpg

 

Pic_17200_23.jpg

 

Pic_17200_24.jpg

 

Pic_17200_25.jpg

 

Pic_17200_26.jpg

 

Pic_17200_27.jpg

 

Pic_17200_28.jpg

 

Sexta-feira quando chegarem as novas plantas, actualizamos.

 

Cumps

Editado por Colisa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar talvez leve alguma coisa de rochas aí da tua casa. As que eu recolhi esperimentei num agua para beber que tem 5,5 de PH, quase todas largavam bolhas pequenas em fio, não sei qual a razão, talvez algum calcário, não faço ideia. Pelo sim pelo não não meto e já as deitei fora. Se quiseres Valisnérias eu arranjo-te até pq vou arradicar essa planta do meu aqua de 60 ltrs, cresce e multiplica-se mto muito e montes de plantas tenho eu.

 

Em relação ao teu aqua ta a ficar porreiro, espero até ficar completo.

Editado por Exabyte
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vão algumas fotos da actualização.

Introduzi mais algumas plantas (Bacopa monieri, Cuba, Higrophyla, Valisnéria...)

Introduzi também uma parte da fauna:

 

9 néons

5 dânios

2 platys (cortesia do Exabyte)

1 fly fox (acho que é) (cortesia do Exabyte)

 

Pic_17200_29.jpg

 

Pic_17200_30.jpg

 

Pic_17200_31.jpg

 

Pic_17200_32.jpg

 

Fiz esta actualização do post à pressa.

Com tempo ponho mais informação (parâmetros da água, etc)

 

Cumps a todos.

Editado por Colisa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Cada vez esta a melhorar mais.

Estas a fertilizar??

 

cumps.

 

 

Ainda não iniciei a fertilização. Penso que ainda é cedo para isso, porque como está no inicio, corro o risco de ter um "boom" de algas. O substrato começa a libertar nutrientes para a coluna de água, as plantas estão agora a começar a consumir o que podem. Depois de introduzir o resto da flora e de estar tudo a andar, começo a fertilizar.

Apenas estou a intruduzir CO2 caseiro.

 

Obrigado pelo coment

 

Cumps

Editado por Colisa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a ficar mais composto e bonito. Já vi que meteste a Cuba!? Tava a ver que não. Vamos a ver o efeito que vai dar :wub:

 

Eu tb já refiz o meu, recebi o resto do material (menos a filtro po aqua peq que a Pet4You se esqueceu de enviar, mas fui comprar um ao brico), mas não tenho a máquina fotográfica. Talvez tire umas fotos com o tlm, não fica é nada de jeito.

Editado por Exabyte
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!!

Desde já agradeço agradeço os vossos comentários.

Neste momento já tenho alguns parâmetros medidos:

pH: 7,5

NO2: 0,3

Amónia: qq coisa entre 0 e 0,5

Tempetatura: 25º

 

Os nitratos não revelaram um valor muito preciso. Falta-me verificar os fosfatos e a dureza.

O aquário encontra-se ainda a compeltar o ciclo inicial. Introduzi o Cycle da Nutrafin a ver se acelera o processo.

Os peixes estão saudáveis e as plantas trepam até ao cimo da água a grande velocidade. Significa que a tesoura entra em acção semanalmente.

A Cuba está muito tímida e algumas porções estão a perder-se e outras a desenvolver lentamente. Mas claro... é Cuba!!! Tem de haver paciência, nutrientes, CO2 e montes de luz.

 

As algas verdes nos vidros e nas pedras também já fizeram a sua estreia, mas penso que é normal no inicio de qualquer montagem.

 

Até breve.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de comprar uns Limpa-Vidros, uns Otocinclus www.otocinclus.com. Descobri agora esse link ;) , vou cuscar até pq os bichos são mto simpáticos e precisam de cuidados.

 

Olá amigo!

 

Pois, tenho de conseguir uns Ottos, mas por aqui não é habitual ver esses peixes à venda.

O peixe que me levaste até se está a portar bem. Sempre a bulir. Mas na hora de dar comida aos outros, ele vai até ao cimo da água e serve-se à vontade. :naughty:

Os platys estão a crescer a bom ritmo. Tudo a rolar.

Vamos ver como evolui isto.

Vê lá se colocas umas fotos do teu aqua que eu quero ver como ficou ;)

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Passado quase um mês desde a montagem do aquário, as algas apareceram e continuam a resisitir.

 

Tenho apostado nas TPA's ( 2 por semana de cerca de 30l) e também adicionei bactérias para ajudar o ciclo a completar.

As plantas crescem a olhos vistos, excepto a Cuba que está mais preguiçosa.

Desde que introduzi as plantas já lá vão duas podas. Isto vai dar trabalho!!!!

 

Neste momento tenho os seguintes valores:

NO2 = 0,0

NO3 = entre os 0,0 e os 5

pH = entre os 7,5 e os 8 (não consegui baixar ainda)

temp. = 26º

 

Não sei é se já se deu o pico de NO3. Tenho de continuar a fazer testes pra ver se o ciclo já está concluído.

 

Apareceram aquelas algas castanhas nos vidros, nas pedras, na areia e até nas plantas. Também apareceu aquela a que se constuma chamar de "cabelos de velha" e a solução foi eliminar as duas folhas de uma planta onde a dita cuja se instalou.

 

O aparecimento deste tipo de algas é normal em montagens novas!?

Devo esperar que desaparecam naturalmente, ou há algo a fazer?

 

Não tenho fotos porque o raio da máquina não tem pilhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois as algas são o degredo! Deve ser um desequilibro entre os fosfatos e os nitratos!

 

Mas não sou muito sabedor na matéria não vou mandar dicas! =D

 

Essas algas não costumam desaparecer facilmente, geralmente têm de ser removidas à mão.

Boa sorte com isso.

 

cumps

aquaa.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.