Reprodução vivos


joaomoura06

Recommended Posts

Boas,

 

Iniciei no aqua salgada há poucos meses, estou claramente em iniciação, este e outros fóruns sem dúvida que foram a fonte onde bebi a maioria da, ainda pouca, aprendizagem que neste momento possuo.

Há no entanto um tema que tenho visto muito pouco na discussão, a reprodução de vivos em aqua salgada, tenho percebido que a maioria tem uma enerme paixão pelos corais, sem dúvida a grande beleza dos salgados, talvez também porque segundo percebi consegue-se multiplicar em cativeiro, aliás, estou certo que a maioria dos corais existentes em aquas são de origem cativeiro, e ainda bem que assim é por todas as razões, principalmente no que à natureza e sua presesrvação diz respeito, mas também pela melhor adaptação a que estão sujeitos.

Mas que espécies de peixes é possível reproduzir em cativeiro, será que alguém tem experiência nesta área? e camarões, ao preço que estão, porque não se conseguem reproduzir em cativeiro?

Desculpem-se se estas são questões que para os mais profissionais da aquariofilia são perguntas básicas.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aliás, estou certo que a maioria dos corais existentes em aquas são de origem cativeiro

 

estás enganado e por muito....

 

Mas que espécies de peixes é possível reproduzir em cativeiro

 

muitas mas não é em aquarios normais... em Portugal inclusive

 

e camarões, ao preço que estão, porque não se conseguem reproduzir em cativeiro?

 

tambem se reproduzem, alias tens a Lusoreef em Portugal, empresa que nasceu para o negócio de criar camarões ornamentais.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Joao Moura

 

Quanto aos corais, tens dois tipos diferentes de reproducao. A mais frequente sera, por exemplo no caso dos corais duros, a que resulta de fragmentar (partir) um bocado do coral e deixar os dois bocados crescerem em separado. Nos moles tambem acontece que vao criando "copias" de si proprios (por exemplo actinodiscus e zoanthus) que se podem separar.

A verdadeira reproducao sera dificil de conseguir nos nossos aquarios caseiros porque mesmos os melhores aquarios que consseguem desovas dos corais acabam por as perder (no escumador, nos filtros UV, mudas de agua ou outros) ou por falta de fertilizacao (ha corais com feminino e masculino na mesma peca e outros que precisam de ovas e esperma obtidos de pecas diferentes - femeas e machos).

Mas podes obter melhor informacao do membro Diogo Lopes que chegou a ter no seu aquario reproducao de Pociloporas, se nao estou enganado, por este metodo de forma espontanea. O frequente sera manter uma especie de veu de noiva a envolter os corais para conseguir capturar as larvas.

 

Para saberes mais sobre a reproducao sexual dos corais podes consultar em

 

http://secore.org

 

Sobre reproducao de corais tens excelentes textos em

 

http://www.advancedaquarist.com/pdf

 

Deves ver as revistas de

* July 2008 Issue - Advanced Aquarist's Online Magazine

Volume VII, Issue VII -- July 2008, Advanced Aquarist's Online Magazine. 8 Articles, 40 pages, 6.0 MB download. Articles: Metal halide lamp aging, coral Reproduction, shutoff relays, Aquarium Photography, electricity meter, and more!

* August 2008 Issue - Advanced Aquarist's Online Magazine

Volume VII, Issue VIII -- August 2008, Advanced Aquarist's Online Magazine. 8 Articles, 44 pages, 6.2 MB download. Articles: Coral Reproduction, Spectral Analysis of 150 Watt DE Lamps, Total Organic Carbon, MaxiJet Utility Pumps, and more!

* September 2008 Issue - Advanced Aquarist's Online Magazine

Volume VII, Issue IX -- September 2008, Advanced Aquarist's Online Magazine. 7 Articles, 69 pages, 8.4 MB download. Articles: Coral Reproduction, Total Organic Carbon, Micro-Ecosystems, and more!

* Advanced Aquarist - October 2008 Issue

Volume VII, Issue X -- October 2008, Advanced Aquarist's Online Magazine. 7 Articles, 54 pages, 7.5 MB download. Articles: Coral Reproduction, Effects of Copper on Marine Ornamentals, Probiotics, 400 Watt Mogul Halide Lamp Results, and more!

 

Quanto a reproducao assexuada de corais, tens varios exemplos, com demonstracao, em

http://www.coralfrags.org/frag-propagation

 

 

No que respeita a peixes, deves ler por exemplo o

«El desarrollo de las diminutas larvas de peces marinos» de 2004 do qual tens um "Extracto de la Conferencia impartida en la Asociacion Espanola de Acuariofilos (Madrid, Octubre de 2004) publicado na revista ACUARIO PRACTICO numero 59, paginas 52 a 62.

Um excelente artigo com texto e fotografias de Jose Mª Cid Ruiz. O artigo tem a ver com a alimentacao das larvas e facilmente iras perceber que alem de manter boa qualidade de agua o principal problema sera a manutencao de culturas de alimento vivo adquado para as larvas. Se nao tenta fazer tudo o que esta indicado no artigo para perceber o quanto sera quase impossivel de conseguir em nossas casa.

 

Na minha opiniao, que pouco ou nada vale, a reproducao mais facil de se conseguir sera com o "Pterapogon Kauderni" (Cardinal de Bangai). O ponto fraco deste peixe sera o nosso ponto forte. Eu ja tive crias deste peixe em casa que acabaram por se perder, para delicia de algumas aptasias, por estar muito tempo ausente de casa e nao lhe ter propocionada a alimentacao adquada nem refugio. Na falta de um ourico onde habitualmente se regufiam os meus foram para uma zona de Caulerpa, por ser o mais parecido no meio dos ramos, mas acabaram por serem devorados por aiptasias que estavam nessa zona.

Estes peixes existem a norte da Indonesia, a este da India e a oeste da Thailandia e Myanmar (antiga Birmania) na BAIA DE BENGAI. Ao contrario de outros peixes marinhos e corais que ao nascerem, na sua fase larvar, fazem parte do zooplancton, de que tambem se alimentam, e que se espalham nas correntes maritimas por extensas zonas, o "Pterapogon Kauderni" sendo um peixe de incubacao bocal os juvenis passam a sua fase larvar na boca do macho e quando abandonam a boca do pai ja passaram a fase larvar e procuram de imediato proteccao entre os picos dos ouricos ou podem ser devorados pelo proprio pai (que passou varios dias sem comer) ou outros animais. Por isso nao se conseguem dispersar por varias zonas e apenas sao encontrados naquela Baia que lhes da o nome vulgar de Cardinal de Bangaia. Mas este acaba por ser o "trunfo" em aquariofilia para serem os mais faceis de criar pois que ao sairem da boca do pai ja facilmente podem ser alimentados com produtos vulgarmente a venda nas lojas para corais filtradores.

Se leres o artigo de que falei e publicado na revista espanhola, iras encontrar umquadro nofila onde observas que dos 31 peixes ai referidos comoalgumas das especies marinhas com registos de reproducao em cativeiro, apenas este apresenta na estrategia alimentar associada os naupilos de artemia salina que facilmente podem ser obtidos por qualquer um de nos em casa.

E eu penso, atencao que esta sera uma opiniao pessoal de quem nada sabe e ja os teve e deixou que fossem devorados, que tambem se podem criar com produtos liquidos e em po para corais filtradores podendo,ou devendo, ser junto os naupilos de artemia.

Os restantes peixes ali referidos foram criados com rotiferos, larvas de ourico, de ameijoas, de mejilhoes e de ostras e ainda com naupilos de copepodos e recolha de plancton no mar.

 

Quanto aos camaroes, temos o mesmo problemas dos peixes quanto a alimentacao.

Mas no referido artigo tens como cultivar algas (fitoplancton) para a sua alimentacao, nomeadamente cultivos de Chlorella sp, Nannochloropsis sp, Isochrysis sp, Tetraselmis sp, Skeletonema sp, Chaetoceros sp e Phaeodactylum sp.

Para cultivo de algas, existem diversas formulas mas o artigo da revista ACUARIO PRATICO, apresenta a mais vulgar, o "medio Walne" apresentando ali a "receita" para a "fabricar" e de seguida sugere a utilizacao de 1ml de "medio Walne" por cada litro de cultivo de microalga fornecido uma a duas vezes por semana dependendo do maior ou menor grau de renovacao que se pretenda dos cultivos.

 

Eu nao penso aventurar-me mas se quiseres ir por ai, eu terei todo o prazer em ser o primeiro a acompanhar de perto toda a evolucao das tuas tentativas. Gostava muito de o fazer mas nao tenho condicoes nem tempo para isso de modo que terei de esperar para ver outros a avancarem. No que eu puder estarei sempre pronto para ajudar.

Penso que a informacao aqui deixada sera demonstrativa disso. Tive acesso a informacao e nao a guardei so para mim. Quanto aos enderecos electronicos penso que sao de consulta livre pelo que ninguem se ira opor a sua divulgacao ou copia dos PDFs. Quando a revista, penso que transcrever aqui parte do texto poderia estar a violar direitos de autor mas podemos tentar, junto do editor, saber se permite a divulgacao publica neste Forum do artigo que seria uma mais valia para todos.

 

Cumprimentos

Paulo Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De acordo com o quadro na pagina 62 da revista “ACUARIO PRACTICO” numero 59 referente ao artigo sobre «El desarrollo de las diminutas larvas de peces marinos», ficamos a saber que já em 2004 existiam registos de reproducao em cativeiro dos seguintes peixes marinhos para aquariofilia:

 

Reproducao comprovada por experiencia pessoal do autor do artigo (Jose Mª Cid Ruiz):

Amphiprion percula

Amphiprion ocellaris

Premnas biaculeatus

Lipophrys pavo

Scartella cristataLipophrys canevae

Hippocampus ingens

Hippocampus kuda

Sphaeramia nematoptera

 

Outras especies conhecidas como reproduzidas em cativeiro e sobre as quais o autor conseguiu reunir informacao quanto a estrategia alimentar no cultivo (e que consta do quadro):

Amphiprion perideraion

Amphiprion frenatus

Amphiprion carkii

Hippocampus zooesterae

Calloplesiops altivelis

Pseudochromis fridmani

Pseudochromis flavivertex

Pterapogon kauderni

Sepia officinalis

Solea solea

Sparus auratus

Cryptocentrus cinctus

Gobiossoma oceanops

Pseudochromis fuscus

Sparissoma cretense

Doryrhamphus multiannulatus

Centropyge fisheri

Centropyge loricurus

Centropyge flavissimus

Centropyge multicolor

Centropyge interruptus

 

E havia ainda registos de reproducao de “Genicanthus personatus” no Aquario de Waikiki, no Hawaii, mas não responderam aos pedidos de informacao sobre a estrategia alimentar associada ao cultivo sendo suposicao do autor que tenha sido de plancton natural recolhido do mar

 

Actualmente, em 2008, podes encontrar, por exemplo neste endereco, uma relaccao de peixes a venda que são indicados como reproduzidos e/ou criados em cativeiro

Tank-Bred Fish

http://www.liveaquaria.com/product/aquariu...s.cfm?c=15+1500

 

e

Tank-Raised Fish

http://www.liveaquaria.com/product/aquariu...s.cfm?c=15+1844

 

Penso que estas listas variam de acordo com as disponibilidades para venda

 

(Atencao que existe diferenca entre nascidos e criados em cativeiro e recolhidos no mar e criados em cativeiro)

 

Outros havera e com o desenvolvimento tecnologico e novas tecnicas sera possivel criar muitos outros.

Alguns anos atras seria impensavel mas hoje já podes ter em casa reactores de fitoplancton como este

 

http://www.aqua-medic.de/seawater/en/16/pl...ight%20reactor/

plancton light reactor

Phytoplankton (Micro-algae) cultivation unit

The plankton light reactor is a simple system for producing plankton in a natural food chain. Within the plankton light reactor, micro-algae are produced with light, fertiliser and CO2. The micro-algae can be fed directly to many filter-feeding invertebrates, and especially to zooplankton.

The growth rate of the micro-algae in the plankton light reactor is enormous. If the supply of light, CO2 and nutrients is continuous, the biomass of the algae may increase four-fold within 24 hours. Both fresh and salt water species of phytoplankton can be cultivated.

Contents: plankton light reactor approx. volume 2.5 l (c. 0.65 gal), wall bracket, connections for air pump, lighting unit with fluorescent lamp (18 W), special reflector and fixing clamps.

Diameter: 80 mm (c. 3.2”)

Length: 80 cm (c. 32”)

Hose connection: 6 mm, (c. 1/4”)

art.no.: 35000

 

E reactores para cultivo de zooplancton como este

http://www.aqua-medic.de/seawater/en/16/plancton%20reactor/

 

plancton reactor

Zooplankton cultivation unit

Many species of salt and fresh water zooplankton can be cultivated in the plankton reactor. The zooplankton is fed with micro-algae from the plankton light reactor. The zooplankton has great growth potential: under optimal algal nutrition the number of rotifers (Brachionus) may double over four days. Brachionus is the ideal food for raising many marine fish larvae and invertebrates in the saltwater aquarium.

Contents: plankton reactor approx. volume 2.5 litre (c. 0.65 gal), wall bracket, and connections for air pump.

Diameter: 80 mm (c. 3.2”)

Length: 80 cm (c. 32”)

Hose connection: 6 mm (c. 1/4”)

art.no.: 35005

 

No fundo, igual ao anterior mas sem a luz. Fazes o cultivo de fitoplancton no reactor com luz e depois passas para este onde esta o zooplancton que se ira alimentar do fitoplancton. Tens que ter cuidado para nunca utilizares material do reactor de zoo para o de fito ou arriscas-te a perdertoda a cultura de fito e consequentemente deixas de ter alimento apra manter a de zoo e assim perdes as duas.. Teras que ser sempre de fito para zoo e de preferencia todo o material para introduzir agua e alimento no reactor de fito devera ser so para isso. Para inicio de cultura, por exemplo a loja da RedFish em Lisboa (perto do Jardim Zoologico e da Loja do Cidadao) tera o necessario. Já há em Portugal aquariofilos a mantarem os seus proprios reactores (comprando acrilico e as pecas necessarias).

 

 

 

O desenvolvimento sera grande e o mercado esta a acompanha-lo pelo que, por exemplo, hoje já tens tanques proprios (em forma oval) para manter Medusas ou outros organismos plantonicos como podes ver aqui

http://www.aqua-medic.de/seawater/en/9/Medusa/

 

Kreiseltank to the keeping of Jellyfish or other planktonic organisms.

 

Dimensions:

Aquarium 100 x 40 x 50 cm (l x w x h)

Total size: 100 x 54 x 142 cm

 

The aquarium comprises:

 

- aquarium with oval current chamber

- complete coven stainless steel

- stand real wood walnut

- filter system Blue Reef 500

- return pump Ocean Runner OR 2500

- cooling unit Titan 500

- opaque back glass

- illumination: indirect 1 x 39 watts T5, blue

direct 1 x 24 watts PL 10K

 

Art.-no.: 550.05

 

Cumprimentos

Paulo Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Boas Paulo,

 

Peço desculpa só agora responder, estevi ausente de férias

Mas não podia deixar de te agradecer o excelente contributo que me deste, mas julgo que todo o fórum te está grato pelos conhecimentos partilhados.

Bem haja

Link to comment
Partilhar nas redes sociais