quero plantar em areia branca mas n sei...


joao_escalar

Recommended Posts

pessoal tenho um aquario de 60l ma so tenho areia branca fininha dois troncos pekeninos e uma rocha mas queria plantar klkr coisa que nao de mt trabalho e que seja resistente mas n kero comprar nada sem saber se é preciso por alguma coisa na areia para resultar!para ja vou colocar musgo de java...desde ja o meu obrigado e ajudem me nesta duvida!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoal tenho um aquario de 60l ma so tenho areia branca fininha dois troncos pekeninos e uma rocha mas queria plantar klkr coisa que nao de mt trabalho e que seja resistente mas n kero comprar nada sem saber se é preciso por alguma coisa na areia para resultar!para ja vou colocar musgo de java...desde ja o meu obrigado e ajudem me nesta duvida!

 

 

Olá!

 

Devias de ter posto esse tópico na parte "OS PRIMEIROS PASSOS NA AQUARIOFILIA DE ÁGUA DOCE".

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

In deed. A verdade é que a areia branca não dá para quase nada, quase nada. Já no passado o tentei fazer, e digo-te hoje tenho um aquário bonito com uma espécie apenas: feto de java. Esta planta, para além de se dar bem, faz um belo matagal.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 2 meses depois...

boas podes sempre adicionar um substrato fertil por baixo da areia, ha um da JBL que e o AQUABASICS que te servira muito bem e assim o crescimento e as cores das plantas serao bem melhores e nao e caro...

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...
  • 2 meses depois...

Boas,

Eu tenho areia de sílica no meu aquário. Eu tenho cryptocoryne, bacopa caroliniana e vallisnerias plantadas. Eu por baixo da areia tenho areão e em baixo deste húmus de minhoca (substrato fértil). Fertilizo com pastilhas e em líquido, nomeadamente sera florenette A e sera florena. As plantas estão a crescer bem e já vi vários aquários bem plantados só com areia de sílica. Passa no meu tópico para veres (está na minha assinatura).

Cumprimentos

Pedro Sousa

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vallisnerias, a nao ser que tenhas uma bela fertilizaçao nao vao aguentar :s

 

Boas,

A minha tá a crescer a olhos vistos. Ela tem lançado várias folhas novas. Eu fertilizo de 3 em 3 dias com sera florena e de 15 em 15 com sera florenette A

Cumprimentos

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A minha tá a crescer a olhos vistos. Ela tem lançado várias folhas novas. Eu fertilizo de 3 em 3 dias com sera florena e de 15 em 15 com sera florenette A

Cumprimentos

 

Acredita, é acabar com a fertilizaçao e esse crescimento acaba(em areia branca... aquela fina)

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

A Areia não é um bom substrato para plantas, no entanto é claro que há algumas que aguentam essas condições, nomeadamente as Anúbias, Microsorum, Bolbitis (por não serem plantadas na areia) e relatos falam de algumas Echinodorus e Cryptocorynes, provavelmente por serem os dois géneros de plantas que apresentam maior evolução/sustentação/especialização a nível de raízes.

 

Já agora: com tanta resposta e ninguém explica o porquê? Simplesmente a areia compacta, deixando de existir oxigénio e circulação de água junto das raízes, consequentemente morrem.

 

Abraço,

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas tenho um aqua com areia bramca de sílica e sem qualquer tipo de fertilização e já mantive/mantenho e crescem a olhos vistos:

fetos de java

elodea

cabomba caroliniana

valisneria

echinodorus

anubias

limnophila sessiflora

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

 

Já agora: com tanta resposta e ninguém explica o porquê? Simplesmente a areia compacta, deixando de existir oxigénio e circulação de água junto das raízes, consequentemente morrem.

 

Abraço,

 

 

Isto é mito e na realidade é exactamente ao contrário. São as plantas que transportam oxigénio para o substrato através das raízes. Portanto as plantas são benéficas até para evitar que o substrato se torne anaeróbico.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto é mito e na realidade é exactamente ao contrário. São as plantas que transportam oxigénio para o substrato através das raízes. Portanto as plantas são benéficas até para evitar que o substrato se torne anaeróbico.

Boas

 

 

Mesmo!

Após um dia ou dois o índice redox no substrato desce abruptamente.

São as plantas quem mantém o substrato, e as bactérias que lá habitam, oxigenado.

Fazem-no não só para disponibilizar elementos (principalmente metais) que de outra forma restariam inacessíveis, como principalmente para se defenderem dos venenosos ácido sulfídrico e metano.

 

Apesar disto, a fertilização é o que as mantém saudáveis, e sem uma criteriosa manutenção nem com 'bombas' no substrato se consegue manter afastadas as algas.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.