Ajuda para criação de plattys


Recommended Posts

Boas. Vou começar a fazer criaçãos de plattys mas tenho uma duvidas:

 

Os plattys para se reproduzirem é preciso 1 macho e 1 femea, ou, 1 macho e 2 femeas ?

 

Para quantos platys dá um aquário com 50L ?

 

O que usar para decoração do aqua?

 

E cuidados a ter com os alevinos

 

Agradecia respostas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o ideal é 2 femeas para cada macho.

 

Um aqua de 50L dá a vontade para 6 platys (2 machos e 4 femeas). Agora tens é de ter cuidado com a reproduçao pois é muito rapida, tao sempre a nascer.

 

Uma boa planta para a decoraçao é o musgo-java e ajuda os alvins a esconderem-se.

 

Os cuidados sao poucos, tens de separar os filhos dos pais se nao eles comem-nos, mas se tiveres musgo-java nao havera problema.

 

Espero que tenha ajudado...

Boa sorte...

Abraço........Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu podes ter 1 macho e 1 fêmea.... mas rende melhor se for 1 macho para cada 2 fêmeas.

 

50 litros, 1 trio.

 

Podes usar a decoração que quiseres, mas convém ter bastantes plantas , nomeadamente de superfície, para ajudar os alevins a safarem-se.

Os alevins comem comida moída. Perigo só mesmo serem comidos.

 

E é tudo.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu podes ter 1 macho e 1 fêmea.... mas rende melhor se for 1 macho para cada 2 fêmeas.

 

50 litros, 1 trio.

 

Podes usar a decoração que quiseres, mas convém ter bastantes plantas , nomeadamente de superfície, para ajudar os alevins a safarem-se.

Os alevins comem comida moída. Perigo só mesmo serem comidos.

 

E é tudo.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ivo, eu tenho criação de bastantes plattys e não faço nada de especial, tenho mais fêmeas que machos, como é recomendável, e plantas para que os alvins se possam esconder. Mas também podes tentar as maternidades, numa primeira fase talvez ajude, mas não ponhas lá as fêmeas muito cedo, muito tempo antes de darem à luz os pequenitos, porque é um bocado stressante para elas, o melhor é colocares na maternidade apenas quando tiveres a certeza que vão nascer brevemente.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora como nao persebo nada disto acham que quando a 1ª geração de alevins crescer devo vende-los ou po-los no aquário para tambem se reproduzirem.

e já agora como se faz ter platys puros atravez de criação ?

 

Mais uma vez estou muito grato pelas respostas :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ei já tá tudo pronto o ke acham desta combinação:

 

2 red platys macho

2 gold platys femea

2 blue platys femea

 

agradecia comentários

 

a combinação parece-me boa, mas com 6 platis num aqua de 50l nunca podes acumular muitos filhotes nesse aquário e fazê-los crescer até adultos para não ficares com excesso de peixes no aquário.

 

Em relação aos platis puros, eu não percebo muito disto mas penso que terias de cruzar apenas machos red, gold ou blue com fêmeas iguais. No teu aquário isso é praticamente impossível. Uns platys vão se cruzar com outros e depois ficas com "misturas", os heterozigóticos.

Imagina que cruzavas um red com uma fêmea gold, mesmo que tivesses alguns alevins parecidos com o progenitor ou a progenitora, se os pais fossem puros, os filhos já não eram puros (em relação a uma determinada característica, a cor neste caso) porque tranportavam um gene da mãe e outro do pai, embora se pudesse manifestar apenas um deles tornando-os iguais ao pai ou à mãe.

Acho que fui um bocadnho confusa, mas espera que alguém te exlique melhor isto

Editado por Marta Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais