"Leila"


Mário

Recommended Posts

Olá a todos

 

Apesar de ter uma fotos do meu aqua noutro tópico, estava na altura de ter um só para si.

Este aquário tem o nome da minha namorada, porque foi uma prenda que eu lha dei nos anos.

Já está montado à 4 meses. Teve um inicio um pouco desmazelado e com muitos erros de principiante, mas com o tempo tem entrado no rumo.

Quando o montamos, não usamos substrato fertil e não metemos plantas, dai o crescimento ainda não se notar, muitas plantas têm vindo a ser plantadas posteriormente e ainda faltam algumas. :lol:

 

O setup é o seguinte:

 

Aquário Rena 135L - 100*30*45

Filtragem - Biobox de origem com lã de vidra, esponja e cerâmicas.

Iluminação - Calha DIY "aproveitando uma da Dymax" 4x21W T5 - 1x4200k, 2x6400k, 1x12000k

CO2 - Aquaristik 2Kg com solenoide (1bps)

Aquecedor - 150w Rena

TPA´s - 25L por semana com sifonagem do substrato

Fertilização da Tropica nas TPA´s

Alimentação - Flocos, Spirulina, vipagran e alguns vegetais de vez em quando.

Temp - 26ºc

 

Flora:

 

Cabombas

Cryptos

Anubias

Lotus Red

Musgo Java

Feto Java

Egeria Densa

Eleocharis Vivipara

Cladophora

 

Fauna:

 

4 Escalares

4 Corys

13 Neons

5 Nariz bêbado

4 Mollys balão

1 SAE

2 CAE (Para sair se os conseguir tirar, não é facil)

3 Danio Zebra

1 Ancistrus SP

2 Ampulárias

1 Tylomelania

 

Provavelmente será fauna a mais quando os escalares crescerem, mas por enquanto são todos juvenis e faço os testes regularmente para não ter surpresas.

Agradeço desde já as vossas criticas para melhorar este projecto.

 

1 Abraço

 

Fotos:

 

dsc0150bb0.jpg

dsc0102xo2.jpg

dsc0086oi6.jpg

dsc0110pz2.jpg

dsc0115ug7.jpg

dsc0122ql4.jpg

dsc0131sg5.jpg

dsc0165vs5.jpg

Editado por Mário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Acho que esse aquário vai ficar porreiro, mas se tirasses a egeria e tambem a cabomba e substituisses por exemplo por uma hemianthus micranthemoides e podasses de forma a parecer duas moitazinhas uma por tras do tronco a outra por tras da lotus, ficava melhor. E Falta-te um fundo sem dúvida.

 

Gosto desse tronco :lol: e gosto das cryptos aí.. vamos lá ver agora quando crescerem.

 

 

Abraço

 

RR

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que me dizes dum tapete ai nessa beleza? Abraço

 

Olá

 

Pois, ando a pensar nisso.

Até agora ainda não o fiz porque só à coisa de uma semana fiz o update à calha, até agora só estava com 41w o que era pouco para um tapete, pode ser que agora já me safe.

Para o lado direito à frente estou à espera que chegem as Pogostemon helferi, mas para o centro estou indeciso.

Cuba com as Corys nem pensar nisso.

Alguma proposta?

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Acho que esse aquário vai ficar porreiro, mas se tirasses a egeria e tambem a cabomba e substituisses por exemplo por uma hemianthus micranthemoides e podasses de forma a parecer duas moitazinhas uma por tras do tronco a outra por tras da lotus, ficava melhor. E Falta-te um fundo sem dúvida.

 

Gosto desse tronco :lol: e gosto das cryptos aí.. vamos lá ver agora quando crescerem.

 

 

Abraço

 

RR

 

Olá Ricardo

 

Realmente tanto a Cabomba como a Egeria passaram por um mau bocado, duvido que alguma vez consiga chegar ao aspecto de moita pretendido, sem duvida que a hemiantus é uma boa opção.

Para trás do tronco estou a pensar numa Bolbitis heudelotii e em Blyxa Japónica junto ao vidro para retirar a Egeria. O que achas?

Já agora alguma sugestão para tapete?

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazias um tapete de cuba e vias que nao havia coisa melhor abraço!

 

Pois, bem que gostava, mas com as Corys e os CAE´s sempre a pastar é missão impossivel, para já não falar na caracolada.

Será que a glossotina se aguenta?

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

mesmo com algumas plantas um pouco carentes de nutrientes o aquario está bastante engrassado.

 

acho boa a ideia da Bolbitis heudelotii é uma planta que se torna muito bonita :sleep:

 

como o ricardobrosa sugeriu tambem optava por hemianthus micranthemoides no lugar das cabombas ou entao limnofila sessiflora ou até mesmo umas rotalas sp green que sao faceis de manter.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigados pelas criticas pessoal.

 

Já agora Krypticall a que plantas te referes concretamente ou são todas?

 

Como já referi, só esta semana fiz o update à calha e só à coisa de 2 semanas tenho o sistema de CO2.

Isto está praticamente a começar. :sleep:

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas mario

parabens para o teu aqua

vai no bom caminho

e sem duvida que foi um bom presente :) manhoso :D

agora deixo algumas ideias que podem ajudar

um fundo é urgente, podes na minha opiniao, por preto que realça as plantas

para tapete visto que tens um areao grosso podias utilizar umas sagitarias ou ate que nao fica mal

umas echinodoros tenellos

qualquer coisa esta ca para ajudar

votos de que corra tudo bem :D

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua está bom e penso que irá melhorar se o "retocares"

como estás a pensar.

Se fosse eu na altura da montagem teria desnivelado mais o solo para tentar

dar mais profundidade mas agora está feito.

Na minha opinião um tapete com tenellus era o ideal.

 

cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo

 

Realmente tanto a Cabomba como a Egeria passaram por um mau bocado, duvido que alguma vez consiga chegar ao aspecto de moita pretendido, sem duvida que a hemiantus é uma boa opção.

Para trás do tronco estou a pensar numa Bolbitis heudelotii e em Blyxa Japónica junto ao vidro para retirar a Egeria. O que achas?

Já agora alguma sugestão para tapete?

 

1 Abraço

 

 

Olá Mário,

 

Já te disse o que acho, acho que não deves agarrar mais nada ao tronco, já lá tens tantas anúbias, e acho que atras da lotus e do tronco devias colocara a hemianthus e mais nada.. nem blyxas nem nada.. e por baixo do tronco tens ali um espaço que se vê o fundo.. tapa esse buraco com umas pedras com musgo como tens junto à lotus ou com umas pogostemon, apesar de com o tempo crescer um pouco em altura.

Os aquarios plantados não têm necessáriamente que ter um "tapete", eu com que com esse substracto não colocava tapete nenhum..deixava apenas a eleocharis da posição onde está começar a espalhar-se, "tapete" fica feio neste caso, porque faz um grande contraste entre a cor do substracto e o verde de um "tapete".

Não coloques mais plantas substitui apenas algumas e deixa ficar aquele espaço ali na frente sem nada.. fica natural.. se encheres tudo de plantas.. perde a graça o aquario.

 

Resumindo, eu apenas trocava as plantas que disse por hemianthus e dedicava-me a podá-la de forma a que daqui a uns tempos fizesse uma moita e mostrasse todo o seu verde por cima do tronco e da lotus. E colocava um fundo branco.

 

Abraço

 

RR

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas mario

parabens para o teu aqua

vai no bom caminho

e sem duvida que foi um bom presente ;) manhoso ;)

...

umas echinodoros tenellos

qualquer coisa esta ca para ajudar

votos de que corra tudo bem ;)

cumps

 

Obrigado Tomkat

 

Realmente foi um bom presente porque acabou por ser para mim também. :lol:

Quanto à Tenellus, já a tive neste aquário ao principio e acabou por definhar, pareceu-me uma planta muito exigente, também só tinha 41w de luz na altura.

De qualquer forma não gostei muito do efeito que deu.

 

1 Abraço

 

...

Se fosse eu na altura da montagem teria desnivelado mais o solo para tentar

dar mais profundidade mas agora está feito.

...

cpts

 

Olá Rui

 

O facto de não ter desnivelado o substrato foi uma das burrices de começar a montar o aquário à maluca sem ter um minimo de conhecimento. :oops:

Se fosse agora, acredita que teria feito tudo diferente, mas enfim...

Não faço agora uma remodelação total neste momento, porque para além da trabalheira que ia ter, quero ver até onde este aquário pode chegar.

De qualquer forma, para brincar com substratos e tapetes, tenho o meu nano. bang

 

1 Abraço

 

Olá Mário,

 

Já te disse o que acho, acho que não deves agarrar mais nada ao tronco, já lá tens tantas anúbias, e acho que atras da lotus e do tronco devias colocara a hemianthus e mais nada.. nem blyxas nem nada.. e por baixo do tronco tens ali um espaço que se vê o fundo.. tapa esse buraco com umas pedras com musgo como tens junto à lotus ou com umas pogostemon, apesar de com o tempo crescer um pouco em altura.

Os aquarios plantados não têm necessáriamente que ter um "tapete", eu com que com esse substracto não colocava tapete nenhum..deixava apenas a eleocharis da posição onde está começar a espalhar-se, "tapete" fica feio neste caso, porque faz um grande contraste entre a cor do substracto e o verde de um "tapete".

Não coloques mais plantas substitui apenas algumas e deixa ficar aquele espaço ali na frente sem nada.. fica natural.. se encheres tudo de plantas.. perde a graça o aquario.

 

Resumindo, eu apenas trocava as plantas que disse por hemianthus e dedicava-me a podá-la de forma a que daqui a uns tempos fizesse uma moita e mostrasse todo o seu verde por cima do tronco e da lotus. E colocava um fundo branco.

 

Abraço

 

RR

 

Olá Ricardo

 

Acho que já me estás a convencer.

No principio do mês, vou fazer uma encomenda ao Jardim Submerso para completar o projecto.

Em principio o plano vai ser o seguinte:

 

Pogostemon helferi para a frente do lado direito.

Hemiantus ou Rotala para fazer duas moitas, atrás do tronco e da Lotus, com a retirada da Cabomba e Egeria.

Vou replantar a Eleocharis em tufos mais pequenos para preencher melhor o lado esquerdo à frente, pode ser que agora com mais luz e CO2 me safe.

Comprar umas doses de Musgo Fissidens Spec para encher debaixo do tronco.

 

Já agora tirem-me uma duvida.

Para retirar a Cabomba e a Egeria, devo cortar as plantas mesmo na base ou arrancar com a raiz?

É que já arranquei uns pés de Cabomba com a raiz toda à uns tempos e aquilo dava quase a volta ao aquário. :mrgreen:

Levantei uma lixeirada desgraçada.

Não há problema em deixar a raiz enterrada? Aquilo não apodrece?

 

1 Abraço e obrigado pelas dicas pessoal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora tirem-me uma duvida.

Para retirar a Cabomba e a Egeria, devo cortar as plantas mesmo na base ou arrancar com a raiz?

É que já arranquei uns pés de Cabomba com a raiz toda à uns tempos e aquilo dava quase a volta ao aquário. :P

Levantei uma lixeirada desgraçada.

Não há problema em deixar a raiz enterrada? Aquilo não apodrece?

 

1 Abraço e obrigado pelas dicas pessoal.

 

-------------------------------

 

Em vez de puxares pela raiz corta rente ao solo, desta maneira não levantas "poeira" as raizes antigas vão acabar por desaparecer e

a planta criará novas raizes depois de plantada.

 

cpts

Editado por Rui Abreu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá a todos.

 

Fiz algumas alterações no aquário e acho que está a melhorar. ::D:

 

Alterei a posição do tronco e replantei a eleocharis em tufos mais pequenos para ver se acaba por formar tapete. Já se notam alguns runners.

Retirei as pedras com o musgo e plantei Hydrocotyle à frente

Acabei por aproveitar a Egeria Densa que com a nova iluminação cresce a olhos vistos e bem linda. ::D:::D: Tudo aquilo resultou de 3 ou 4 pés que se aproveitavam.

Cortei as Cabombas rente ao chão para substituir por outra planta,mas passado uns dias reparei que estavam a nascer uns rebentos, optei por deixar crescer e já estão como podem ver.

Tenho uma duvida e agradecia se me pudessem ajudar.

Desde que aumentei a iluminação,tenho tido alguma green spot, nada de preocupante, só não gosto de ver as folhas das anubias naquele estado, tenho feito testes aos fosfatos e reparei que algumas horas após a TPA semanal tenho PO4 ~0, mal muda de cor, mas quando faço o teste no dia antes da TPA, tenho PO4~1, ou seja dentro dos niveis aceitáveis.

Provavelmente deve-se ao facto de ter muita fauna e alimentar bem.

Acham que é preferivel fertilizar logo após a TPA com Fosfatos ou simplesmente não fazer nada?

Se eventualmente fertilizar com fostatos, terei de aumentar a frequência das TPA´s para evitar picos de fosfato nos dias anteriores às TPA´s.

 

1 Abraço e venham de lá essas criticas.

 

Fotos:

 

dsc0374zp2.jpg

 

dsc0383bv1.jpg

 

dsc0387kf1.jpg

Esta Crypto está literalmente a explodir. :wink: Eram só 3 ou 4 folhitas.

dsc0393hf8.jpg

Alguem me sabe dizer que planta é esta? Tenho tido imensas dificuldades com ela, não cresce e é sempre atacada por algas.

dsc0410aw9.jpg

Egeria Densa. Agora sim...Sem duvida que agradecem a iluminação extra.

dsc0434ti0.jpg

A fera...

dsc0443xw9.jpg

Os meus fetos a parir. :D

dsc0458cg8.jpg

Tentativa de moita.

dsc0470xq4.jpg

Anubia Barteri var nana florida. :D

dsc0471pn3.jpg

Echinodorus Ozelot... :wub:

dsc0475og9.jpg

dsc0489az9.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde que aumentei a iluminação,tenho tido alguma green spot, nada de preocupante, só não gosto de ver as folhas das anubias naquele estado, tenho feito testes aos fosfatos e reparei que algumas horas após a TPA semanal tenho PO4 ~0, mal muda de cor, mas quando faço o teste no dia antes da TPA, tenho PO4~1, ou seja dentro dos niveis aceitáveis.

Provavelmente deve-se ao facto de ter muita fauna e alimentar bem.

Acham que é preferivel fertilizar logo após a TPA com Fosfatos ou simplesmente não fazer nada?

Se eventualmente fertilizar com fostatos, terei de aumentar a frequência das TPA´s para evitar picos de fosfato nos dias anteriores às TPA´s.

 

boas

 

e como estao os restantantes parametros da agua do aquario ??

 

se nao estiverem em excesso nao vejo a razao pela troca de agua.

basta apenas que coloques o que está em falta.

 

se tiveres outros nutrientes em excesso e que nao os consigas acertar com as fertelizaçoes ai fazes a reposiçao de agua nova e acertas os valores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Krypticall

 

Em relação aos outros parametros, os valores que tenho são os seguintes:

 

PH - 7

GH - 8

KH - 3 (?????) - É normal isto estar tão baixo? A água da rede tem KH - 2 e PH - 8 cabecadura

Amónia - 0

Nitritos - 0

Nitratos - Entre 20 e 40 (Não consigo perceber bem, acho que estão um bocado altos)

 

A minha duvida em relação aos Fosfatos é que já ouvi dizer que a Green Spot aparece com fosfatos baixos, e é notório que aparece logo 1 ou 2 dias após a TPA e tem tendência a estabilizar conforme os dias vão passando.

Será que uma fertilização com fosfatos logo após a TPA evitaria o aparecimento da Green-spot?

Será que fertilizando logo após a TPA com fosfatos, não corro o risco de chegar ao final da semana com os Fosfatos muito altos?

Quais os problemas que podem vir de um nivel alto de fosfatos?

 

1 Abraço

 

PS: Alguem me sabe identificar a planta da 5ª foto? Tenho tido muita dificuldade com ela. Praticamente não cresce, as folhas acabam por ganhar algas e as folhas mais velhas vão ganhando buracos e necrose e têm de ser retiradas.

Será que é uma Anubia? É que se for tenho o rizoma enterrado.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Krypticall

 

Em relação aos outros parametros, os valores que tenho são os seguintes:

 

PH - 7

GH - 8

KH - 3 (?????) - É normal isto estar tão baixo? A água da rede tem KH - 2 e PH - 8 ::D:

 

pois isso nao é normal mas já li pessoas com casos iguais aos teu.

 

para subires o teu kh vai usando aos poucos na agua da tpa um pouco de bicarbonato de sodio.

atençao que isso tambem faz com que eleve o ph por isso a agua teria que ser um pouco acida talvez engarrafada ou se possivel agua de osmose,

ate teres um ph e kh estavel, depois de teres um efeito tampao ja poderia retornar a agua da torneira.

 

Amónia - 0

Nitritos - 0

Nitratos - Entre 20 e 40 (Não consigo perceber bem, acho que estão um bocado altos)

 

A minha duvida em relação aos Fosfatos é que já ouvi dizer que a Green Spot aparece com fosfatos baixos, e é notório que aparece logo 1 ou 2 dias após a TPA e tem tendência a estabilizar conforme os dias vão passando.

 

sim se tiveres uma boa iluminaçao uma boa concentraçao de co2 e os fostatos baixos é meio caminho andado para aparecer.

 

Será que uma fertilização com fosfatos logo após a TPA evitaria o aparecimento da Green-spot?

 

antes ou depois da tpa os fosfatos tem que estar sempre em equilibrio com os nitratos.

 

fosfatos 1ppm

nitratos 10 pmm

 

se nao estiverem minimamente equivalentes dai surje o surto de algas.

 

 

Será que fertilizando logo após a TPA com fosfatos, não corro o risco de chegar ao final da semana com os Fosfatos muito altos?

 

se fores controlando os restantes nutrientes na coluna de agua e estiverem equelibrados, vao sendo consumidos pelas plantas o que até acaba por teres que adicionar mais e a tpa até se torna desnecessaria mas nao completamente esquecida.

 

 

Quais os problemas que podem vir de um nivel alto de fosfatos?

 

toxico para os peixes e mais aparecimento de outras algas indesejaveis.

 

este é um bom topico para te tirar algumas duvidas

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=98029

 

 

abraços.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Krypticall - Muito obrigado pelas respostas rápidas.

Até agora a fertilização que tenho feito é semanal (aquando das TPA´s) com Tropica, Decalcit e umas gotinhas de Ferropol.

Já tenho encomendada a linha completa de produtos da Seachem que deve estar a chegar e vou passar a fazer fertilizaçao diária,inclusive com fosfatos, pelo menos logo após a TPA semanal para ver se estabilizo melhor os valores.

Encomendei o Fluorish, phosphorus, trace, potassium, iron, nitrogen e excel.

Tenho é de baixar um pouco os nitratos primeiro. A melhor solução para isso é TPA´s maiores? a agua da rede não tem nitratos ou são muito baixos. Já ouvi falar de esponjas que removem os nitratos, mas estou com algum receio de usar aquilo.

 

Já agora consegues me dizer que planta é esta?

 

dsc0410ky9.jpg

 

nadapeixe - Em relação ao tapete, acho que vou desistir dele. até gosto de ver aquele bocado limpo à frente. à uns dias tentei por umas mudas de HC "Cuba" naquele local. Para ter mais hipoteses de se safar, amarrei as mudas a pequenos pedaços de rocha vulcânica e mesmo assim não durou mais de 2 dias. Para as minhas ampulárias Cuba = Alface. ;) Felizmente que não tocam nas outras plantas.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Krypticall - Muito obrigado pelas respostas rápidas.

Até agora a fertilização que tenho feito é semanal (aquando das TPA´s) com Tropica, Decalcit e umas gotinhas de Ferropol.

Já tenho encomendada a linha completa de produtos da Seachem que deve estar a chegar e vou passar a fazer fertilizaçao diária,inclusive com fosfatos, pelo menos logo após a TPA semanal para ver se estabilizo melhor os valores.

Encomendei o Fluorish, phosphorus, trace, potassium, iron, nitrogen e excel.

Tenho é de baixar um pouco os nitratos primeiro. A melhor solução para isso é TPA´s maiores? a agua da rede não tem nitratos ou são muito baixos. Já ouvi falar de esponjas que removem os nitratos, mas estou com algum receio de usar aquilo.

 

Já agora consegues me dizer que planta é esta?

 

dsc0410ky9.jpg

 

nadapeixe - Em relação ao tapete, acho que vou desistir dele. até gosto de ver aquele bocado limpo à frente. à uns dias tentei por umas mudas de HC "Cuba" naquele local. Para ter mais hipoteses de se safar, amarrei as mudas a pequenos pedaços de rocha vulcânica e mesmo assim não durou mais de 2 dias. Para as minhas ampulárias Cuba = Alface. ;) Felizmente que não tocam nas outras plantas.

 

1 Abraço

 

a planta nao estou a ver qual é, tem aspecto de ser uma expecie de anubia mas posso estar errado.

 

quanto a melhor soluçao se é ou nao a tpa de momento já nao sei. ( está um topico a decorrer na secçao das plantas )

mas a mim me tem safado bastante para emendar certos erros no aquario quando falta a experiencia para metodos mais proficionais. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Olá a todos

 

Venho fazer mais uma actualização do meu aquário que está de muito boa saude. :D

Tenho feito algumas alterações na flora, mas nada de especial. A mais significativa foi que retirei de vez as Cabombas, mesmo com a luz extra não estavam a atingir o aspecto pretendido e as minhas Mollys não as deixavam em paz.

 

Introduzi 3 pés de Blyxa que foram dizimados pelas Ampulárias em questão de horas. :? Nunca tinham feito isto com mais nenhuma planta.

Introduzi umas mudas de Rotala Green que me ofereceram e que vinham um bocado em mau estado mas já estão a recuperar e a ganhar uns tons avermelhados.

No lugar das Cabombas, optei por plantar 3 Echinodorus Red Flame que ainda não são muito perceptiveis devido à Lotus que está gigantesca, todas as semanas corto 2/3 folhas.

 

Comprei toda a gama da Seachem excepto o Excel e a diferença é notória, tenho seguido o plano da Seachem de fertilização diária.

Pela primeira vez desde que montei o aquário, consegui o equilibrio de Nitratos/Fosfatos 10/1 apenas necessitando de usar Fosfatos na fertilização e estou praticamente livre de algas, excepto algumas Green Spot que teimam em aparecer nos vidros e nas folhas das Anubias.

 

As minhas ampulárias tieram a primeira desova, mas infelizmente um filho de um colega meu mandou com o cacho para dentro de água, retirei-o imediatamente e coloquei-o na trave central, espero que se safem...

 

Morreu-me uma Molly :D :( , fui dar com ela no chão em frente ao aquário. Provavelmente atrás das moscas e mosquitos que de vez em quando rondam a luz do aquário. Os vossos peixes também fazem isso? Os meus saltam que nem loucos para as apanhar.

Não liguem ao aspecto um pouco selvagem, para a semana vai levar uma grande poda, mas para já não tenho tempo.

 

As fotos com algumas brincadeiras no photoshop.

 

dsc0509sh5.jpg

 

dsc0567copygs8.jpg

 

dsc0577copyld1.jpg

 

dsc0533yt6.jpg

 

dsc0569zp5.jpg

 

dsc0608td6.jpg

 

Quando plantei a Echinodorus Ozelot que está no centro do aquário retirei um bolbo dos 3 que tinha da raiz, deu nisto...Não me parece que tenha espaço para mais uma... omg

dsc0633tg7.jpg

 

dsc0653cg5.jpg

 

1 Abraço

Editado por Mário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.