Prática De Mergulho


Recommended Posts

Boas,

PedroSantos

Na minha modesta opinião, 5 mm é pouco para as nossas águas.

 

Pedro, nao concordo contigo. Para a caca, em que passas muito tempo com os costados ao sol, 5mm chega perfeitamente. 7.5mm tem o meu Mundial Inverno da Beauchat e digo-te que no verao, era extremamente quente. A melhor opcao e um 5mm e usar um colete de 3mm por dentro, durante o inverno. Numa prova de 6 horas de duracao em que tens que ter a maxima concentracao, nao vais perder tempo a " enfiar " agua para dentro do fato de 5 em 5 minutos.

Outro aspecto muito importante, e a vertente psicologica do " ainda falta " e " ja so falta ". Muitos cacadores, ao fim de duas horas de prova, dizem, " epa ! ainda so passaram 2 horas, ainda faltam 4 ". Estes, estao condenados ao fracasso. A atitude correcta e " Epa ! Ja passaram 2 horas, ja so faltam 4 ". E sabido que o rendimento vai caindo a medida que o tempo passa, e, com a primeira atitude, alem da quebra de rendimento, ha a inerente desmotivacao, ainda que inconsciente.

xHORNETx

Realmente não sei como entusiastas da aquariofilia conseguem sequer conceber a ideia de ferir/matar peixes no seu habitat natural.

 

Já lá vai o tempo que com os meus 15 anos, meti na cabeça que queria fazer caça submarina. Comprei uma simotal e fui para a água. A bela barbatana, a mascara e o snorkel. Apontei e apontei, disparei uma 10 vezes se tanto. Desisti, não por não ter acertado em nada, que embora na altura fosse frustrante, mas pelo que vi.

 

Essa, nao percebi. Faz-me lembrar a do " coracao nao ve, coracao nao sente ". So comes carne ? As vaquinhas sao tao girinhas. Os porquinhos tao queridos. As ovelhinhas tao meigas. O meu Nick, como muitos sabem, tem a ver com a minha paixao por polvos. Ja tive varios em aquario. Nao e por isso que vou deixar de comer polvo. A Lagareiro entao, e um espectaculo. A pensar assim, vou deixar de comer alfaces, porque tenho plantas em casa. Deixo de comer frango, porque os passarinhos sao tao giros.

Ja abandonei a caca ha alguns anos, mas nao por falsas moralidades. foi porque,....... me apeteceu abandonar. Agora, falar dos cromos que disparam a " relogios de pulso ", ( sarguetas de 50 gramas ), isso eu condeno. Se nao teem estofo para ir buscar o peixe onde ele esta, fiquem na esplanada do bar a beber umas bejecas. Aconteceu-me milhentas vezes, eu sair da agua com sargos de quilo e mais, e virem os cromos com um enfiao cheio de "relogios " de fazer inveja a qualquer casaco de contrabandista, a perguntar onde eu tinha apanhado aqueles monstros. Simples......... dentro de agua!!! Normalmente, esses " cacadores " andam a 20 metros da praia, 2 metros de fundo, por entre as pernas dos banhistas que pensam ser locais de emboscada, ( agachon ), a disparar a tudo o que mexe, tenha o tamanho que tiver, ja para nao falar na pontaria, que por vezes acaba numa perna " perto de si ".

Abraco,

Paulo

Editado por octopus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 78
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

No meu caso e para teres um termo de comparação, as nossas água andam normalmente entre os 16º e os 18º. Mesmo de semiseco e luvas de 5mm, ao fim de 20 minutos de mergulho estou a tremer e olha que os meus mergulhos demoram no minimo 60 minutos a uma profundidade de 16/18mt.

 

Esta questao, nada tem a ver com a espessura do fato. Ate podes ter uma camisola e gorro de la espessa por dentro de um semiseco, seco, etc. Essa questao tem a ver com a temperatura a que o ar sai do regulador, pelo facto de ser comprimido. Deverias saber que qualquer gas ao ser comprimido, arrefece. Neste caso, estamos a falar de 200 a 300 bares de pressao, sendo que o ar que inspiramos do regulador ronda perto dos 0 graus. Logo, e o ar comprimido que te arrefece por dentro, e nao a temperatura da agua. Por algum motivo nos mergulhos em regioes geladas, se utilizam fatos de circulacao de agua quente. Para compensar externamente a pele o arrefecimento interior provocado pelo ar comprimido.

Abraco,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmmmm, não quero minimamente entrar em conversa de falsos moralismos, tem a ver com o que cada um sente, daí ter dito que era apenas a minha opinião. A minha opção é vê-los e não caça-los. Não condeno, não sou ninguém para o fazer, porque tal como dizes, e embora não estivesse explicito em nenhuma das minhas palavras, não sou vegetariano, como peixe e carne, apenas digo que como "desporto" não vejo o propósito, faltou-me esta parte, do desporto/hobby. Mas isso sou eu, que como disse, gosto do vermelho e os outros têm toda a liberdade de gostar do verde e do azul :(

 

Quanto á parte da espessura do fato, há outros factores que entram na equação e ainda não senti causa/efeito directo provocado pela temperatura do ar da garrafa, até porque o local onde normalmente tenho mais frio, são nas mãos, progressivamente antebraço e pés, progressivamente, pernas.

 

Um mergulho a 10mts, sem termoclinas a uma temperatura razoavel de 18º, faço-o sem o minimo problema e até com um certo calor. Um mergulho a 35mts, com termoclinas em que passas dos 17º para os 13º em 5cm de água, faz-me doer até os ossos dos dedos. Não discordo do teu ponto de vista, julgo até poder influênciar. O meu ponto de vista é que a temperatura da água versus a temperatura á qual consegues manter o teu corpo tem uma preponderância sobre todos os outros factores.

 

No caso o próprio desporto também influencia, tenta por exemplo fazer surf com um fato de mergulho de 5mm, é giro, eu já tentei :) :)

Num fato de caça, além das protecções que o fato deve ter, para poderes entrar em contacto com a rocha, a mobilidade também é esencial, para além de que, e como referes, passas muito tempo á superficie e a fazer esforços fisicos, o que só por si faz com que o teu corpo produza energia/calor suficiente para aguentares temperaturas mais baixas.

Por outro lado, no mergulho, a chave é manter energias, nadar lentamente, de preferência a favor de correntes, sem movimentos bruscos que te façam cansar e por consequência, gastar o ar mais rápidamente, como tal, o teu corpo não produz calor, absorve-o e muito rápidamente o dissipa na temperatura geralmente mais baixa da água.

 

Fatos diferentes para opções diferentes. Para fazer snorkeling, actividade em tudo parecida com a caça, apenas não levas uma arma na mão, deverá ser melhor um de caça submarina, eu já me estava a adiantar a falar numa prespectiva de mergulho com garrafa :), aqui ficam as minhas correcções e desculpas no caso de haver lugar para as mesmas.

 

Abraços e bons mergulhor,

Rui Oliveira

Cumprimentos,

Rui Pedro Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, parece que já venho tarde para este tópico, uma vez que já foi quase tudo dito (ou pelo menos o que é importante). Então vou tentar responder à pergunta inicial com uma espécie de resumo (com algumas opiniões minhas).

 

Para praticar snorkling, caça submarina ou mergulho autónomo é bom que tenhamos uma condição fisica aceitável (o que no caso de um militar não deve ser dificil), estar credenciado e devidamente autorizado para a prática em questão (para o snorkling não é preciso nada, para a caça suponho que seja só a licença e para o mergulho com escafandro autónomo é necessária a carta de mergulhador).

 

É essencial consultar um médico regularmente e ter muitissimo cuidado com as otites, constipações e sinusites. Todas estas situações podem comprometer a capacidade de descompressão em profundidade e provocar complicações que podem ser permanentes. Convêm ter especial atenção ao coração e pulmões.

 

Um bom material ajuda, mas para iniciantes basta um que não seja dos "chineses". Tive um colega num curso de mergulho de gastou perto de 350 contos (na altura) para ao fim de 2 mergulhos na piscina vender tudo em 2º mão, pq não gostou da sensação.

 

A melhor maneira de iniciar, na minha opinião, é com apneia sem arma, em águas de temperatura amena, pouca corrente, em baixa profundidade e com fundo de rocha (ou seja uma utopia em Portugal continental, portanto tenta conjugar o maior número destas variáveis possivel).

 

Quanto aos tampões, depende da profundidade, mas são mais aconselhados para natação do que para mergulho, é preciso aprender a descomprimir (para isso é necessário tapar o nariz e tentar expirar para aumentar a pressão no nariz e nos ouvidos). A hiperventilação faz aumentar a capacidade de mergulho, mas é extremamente perigosa. O que acontece é que, como já foi dito e muito bem, estamos a retirar o Dióxido de Carbono (CO2) do sangue; E porque é que isso é perigoso? Porque o nosso organismo tem vontade de respirar quando há Hipercapnia (excesso de CO2 no sangue), mas não tem receptores para a Hipoxia (falta de Oxigénio no sangue). Ou seja, o Oxigénio começa a faltar sem que o nosso organismo sinta nada, se houver pouco CO2 (após hiperventilação) uma gajo até tá porreiro até desmaiar (é importante referir que quando uma pessoa desmaia começa imediatamente a respirar). O problema é que quando desmaia debaixo de água, inspira água e pode morrer afogada. Por estas e outras razões é essencial ter um companheiro de mergulho.

 

Desculpem-me a seca da palestra, e a repetição de temas já discutidos, mas com mergulho não se deve brincar.

 

Já agora, se houver interessados em combinar um mergulho para a zona mais norte, digam qq coisa que sou da Figueira. (O problema é que trabalho quase todos os fins-de-semana).

Bons mergulhos para todos :P

Votem no questionário sobre nutrição em http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=103428

 

Obrigado

 

Ricardo Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais