Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um aqua de 160 L com filtro interno da tetra. Como matéria filtrante tenho fibra de vidro e cerâmica.

Tenho dois óscares, dois uarus e em breve devo colocar mais dois nigrofasciatums. Nada de plantas (seria uma tarefa demasiado complicada com esta fauna).

Os peixes são muito pequenos ainda, a rondar os 5cm, no entanto já dão bastante trabalho na filtragem. Parece que o que entra por um lado sai a dobrar pelo outro, especialmente nos oscares.

 

A todos que já têm alguma experiência com este tipo de ciclideos, coloco algumas questões:

- A matéria filtrante é adequada?

-Tenho substituido a fibra de vidro todas as duas semanas. é suficiente?

-Aconselham a substituir por nova a fibra de vidro ou posso lavar umas qts vezes com a agua do aquario e reutilizá-la? Quantas vezes posso repetir este processo?

-O filtro tem dois compartimentos. Costumo substituir a fibra de vidro nos dois simultaneamente, já que deixo estar a cerâmica. Este procedimento é adequado, ou mesmo deixando a cerâmica, acham melhor substituir apenas um compartimento de cada vez?

- Li aqui no forum que se deve lavar a cerâmica de tempos a tempos. A verdade é que não noto grande sujidade e deixo-a exactamente como está para n interferir em nada na colónia de bac. Eventualmente substituirei as porosas aos poucos, mas ..aí de 6 em 6 meses?

- Faço mudanças de água de 20 litros semanais. Está ok?

-Ph é de 7.4 e temperatura 26º. PArece-vos bem?

 

 

Desde já um mt obrigado a todos...e o fórum, está muito bom mesmo,

Cumprimentos,

Gonçalo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tendo em conta a fauna que tens e a intenção de ainda pores Archocentrus nigrofasciatus nesse aquário, acho que a filtragem e limpeza do filtro são o teu menor problema.

 

Os peixe que referes como "uarus" suponho que sejam Melanochromis auratus

 

Basta teres em atenão o pH dos dois primeiros que tens no aquário para veres que não são compatíveis. Se leres um pouco sobre o tamanho e crescimento dos Óscares, também descobres rapidamente que os outros irão à vida e que muito provavelmente vais acabar com um Óscar morto.

 

abraço, eles ainda são pequenos mas os óscares rapidamente precisarão de 200 L para cada um.

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tendo em conta a fauna que tens e a intenção de ainda pores Archocentrus nigrofasciatus nesse aquário, acho que a filtragem e limpeza do filtro são o teu menor problema.

 

Os peixe que referes como "uarus" suponho que sejam Melanochromis auratus

 

Basta teres em atenão o pH dos dois primeiros que tens no aquário para veres que não são compatíveis. Se leres um pouco sobre o tamanho e crescimento dos Óscares, também descobres rapidamente que os outros irão à vida e que muito provavelmente vais acabar com um Óscar morto.

 

abraço, eles ainda são pequenos mas os óscares rapidamente precisarão de 200 L para cada um.

 

 

 

Antes de mais, obrigado pela resposta Miguel.

Confesso que já tinha tido nigros e oscares e nunca tive qq problema, mas é verdade que também já li pessoas que n aconselham os nigros em lado nenhum. Acho q muitas vezes é uma questão de sorte.

O Auratus que mencionas...é africano....pedindo um ph de +- 8.

O UARU que tenho aqui é sul-americano bem parecido com o óscar em cuidados a ter.

http://www.aquahobby.com/zeco/especie_g.ph...mphiacanthoides

 

Em relação ao tamanho do aqua, tens toda a razão. Aliás a minha ideia é comprar um maior qd vir que estes estejam demasiado grandes para os 160L.

 

Em relação à filtragem, alguém quer partilhar?

abraços,

Gonçalo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho um aqua de 160 L com filtro interno da tetra. Como matéria filtrante tenho fibra de vidro e cerâmica.

Tenho dois óscares, dois uarus e em breve devo colocar mais dois nigrofasciatums. Nada de plantas (seria uma tarefa demasiado complicada com esta fauna).

Os peixes são muito pequenos ainda, a rondar os 5cm, no entanto já dão bastante trabalho na filtragem. Parece que o que entra por um lado sai a dobrar pelo outro, especialmente nos oscares.

 

A todos que já têm alguma experiência com este tipo de ciclideos, coloco algumas questões:

- A matéria filtrante é adequada?

-Tenho substituido a fibra de vidro todas as duas semanas. é suficiente?

-Aconselham a substituir por nova a fibra de vidro ou posso lavar umas qts vezes com a agua do aquario e reutilizá-la? Quantas vezes posso repetir este processo?

-O filtro tem dois compartimentos. Costumo substituir a fibra de vidro nos dois simultaneamente, já que deixo estar a cerâmica. Este procedimento é adequado, ou mesmo deixando a cerâmica, acham melhor substituir apenas um compartimento de cada vez?

- Li aqui no forum que se deve lavar a cerâmica de tempos a tempos. A verdade é que não noto grande sujidade e deixo-a exactamente como está para n interferir em nada na colónia de bac. Eventualmente substituirei as porosas aos poucos, mas ..aí de 6 em 6 meses?

- Faço mudanças de água de 20 litros semanais. Está ok?

-Ph é de 7.4 e temperatura 26º. PArece-vos bem?

 

 

Desde já um mt obrigado a todos...e o fórum, está muito bom mesmo,

Cumprimentos,

Gonçalo

 

 

 

Bons Dias,

Ninguém quer dar uns conselhos?!

cumprts.

Gonçalo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu substituo a fibra, e lavo a cerâmica com água do aquário. Mas demoro sempre mais de 1 mês. Tenho peixes parecidos aos teus, mas em maior número e maiores.

Editado por Rui J. Rocha

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.