bemartins Publicado Junho 20, 2008 Publicado Junho 20, 2008 (editado) Caros amigos foristas, estou a montar o meu primeiro "nano aqua", um "hexapor" de 30l acho eu. Como sempre usei filtros externos tenho uma duvida que pode parecer ridicula, mas o certo é que a tenho... Visto que o sistema de bombagem de origem me parece muito básico fiz uma pequena alteração: O "filtro" de origem trata-se de uma bomba que eleva a água e a faz cair sobre uma grade com carvão, esta escorre por 3 biobolas e posteriormente cai tipo casta no aquario. O que fiz foi desactivar o sistema de origem e comprar um filtro interno, mas na montagem surgiu-me uma duvida que vocês podem esclarecer-me. Na cabeça de saida existe um tubito para ligar uma mangueira que irá fora de água e naturalmente ajudará na oxigenação por efeito de venturi. O que é certo é que com o sistema ligado desta forma, não se vê uma unica bolhita a circular no aquário, pelo que penso que o tubo não está lá a fazer nada. O filtro não é da marca do da foto, mas o sistema é o mesmo, ai está o tubo a que me refiro na saida de água, não tem qq válvula, é um simples "tê" para teóricamente fazer venturi. Tenho 3 opções pensadas para melhorar a coisa, o que aconcelham: - Subir o filtro até que fique com a cabeça de saida de fora e assim oxigenar a água. (inconvenientes - barulho e muita torbulência, e nao vai apanhar os detritos de fundo); - Manter o filtro no fundo e ligar uma bomba de ar ao tal tubito de oxigenação. - Alterar a cabeça, colocando uma mangueira, de forma a elevar a água até á superficie, onde a ligo a um tubo perfurado. O que aconcelham. Outras opçõe ssão tb muito bem vindas. Obrigado Bruno Editado Junho 20, 2008 por bemartins Citar
antonio simoes Publicado: Junho 20, 2008 Publicado: Junho 20, 2008 (editado) Caros amigos foristas, estou a montar o meu primeiro "nano aqua", um "hexapor" de 30l acho eu. Como sempre usei filtros externos tenho uma duvida que pode parecer ridicula, mas o certo é que a tenho... Visto que o sistema de bombagem de origem me parece muito básico fiz uma pequena alteração: O "filtro" de origem trata-se de uma bomba que eleva a água e a faz cair sobre uma grade com carvão, esta escorre por 3 biobolas e posteriormente cai tipo casta no aquario. O que fiz foi desactivar o sistema de origem e comprar um filtro interno, mas na montagem surgiu-me uma duvida que vocês podem esclarecer-me. Na cabeça de saida existe um tubito para ligar uma mangueira que irá fora de água e naturalmente ajudará na oxigenação por efeito de venturi. O que é certo é que com o sistema ligado desta forma, não se vê uma unica bolhita a circular no aquário, pelo que penso que o tubo não está lá a fazer nada. Tenho 3 opções pensadas para melhorar a coisa, o que aconcelham: - Subir o filtro até que fique com a cabeça de saida de fora e assim oxigenar a água. (inconvenientes - barulho e muita torbulência, e nao vai apanhar os detritos de fundo); - Manter o filtro no fundo e ligar uma bomba de ar ao tal tubito de oxigenação. - Alterar a cabeça, colocando uma mangueira, de forma a elevar a água até á superficie, onde a ligo a um tubo perfurado. O que aconcelham. Outras opçõe ssão tb muito bem vindas. Obrigado Bruno boas brunio; na ponta do tubo k fica fora d´agua, nao tem uma pipeta k serve para regular a entrada de AR(correcçao)? talvez uma foto ajude mais um pouco... abraço Editado Junho 20, 2008 por antonio simoes Citar
João Faria Publicado: Junho 20, 2008 Publicado: Junho 20, 2008 Boas, Essa oxigenação extra não é necessária. O movimento, mesmo ligeiro, da superfície já oxigena a água de alto a baixo. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
bemartins Publicado: Junho 20, 2008 Autor Publicado: Junho 20, 2008 (editado) já coloquei foto de um filtro parecido, no meu caso o dito tubo está acima do sistema de bombagem, pelo que todo o filtro poderá estar imerso, excepto essa tubito. Qual é a real função desse sistema? Editado Junho 20, 2008 por bemartins Citar
bemartins Publicado: Junho 20, 2008 Autor Publicado: Junho 20, 2008 Boas,Essa oxigenação extra não é necessária. O movimento, mesmo ligeiro, da superfície já oxigena a água de alto a baixo. Cumps. Mas deixavas o filtro no fundo, ou com a cabeça á superficie? Citar
João Faria Publicado: Junho 20, 2008 Publicado: Junho 20, 2008 Deivava-o de maneira a que a superfície mexesse: um floco de comida permite ver esse movimento. Não é necessária ondulação, só movimento. Mas se quiseres... Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
bemartins Publicado: Junho 21, 2008 Autor Publicado: Junho 21, 2008 (editado) Boa tarde pessoal, já resolvi o problema do meu "nano" Fui ao Aki e comprei : 1 tubo de PVC de 10mm de diametro 1 tampão para sistemas de rega 10mm 1 curva 90º para sistemas de rega 10mm Tinha cá em casa mangueira de 10mm que uso no EHEIM do aquário dos ciclideos africanos. Pus mãos á obra e já está... Desta forma, o filtro continua a filtrar no fundo do aquário, local onde se acumulam mais detritos e a água passa a ser distribuida tipo "chuveiro" por cima, o que provoca movimentação da água á superficie e a oxigenação natural da mesma (é ver as bolhinhas a rebentar á superficie)... Bruno Martins Editado Junho 21, 2008 por bemartins Citar
luis_reis Publicado: Dezembro 26, 2008 Publicado: Dezembro 26, 2008 Caros amigos foristas, estou a montar o meu primeiro "nano aqua", um "hexapor" de 30l acho eu. Como sempre usei filtros externos tenho uma duvida que pode parecer ridicula, mas o certo é que a tenho... Visto que o sistema de bombagem de origem me parece muito básico fiz uma pequena alteração: O "filtro" de origem trata-se de uma bomba que eleva a água e a faz cair sobre uma grade com carvão, esta escorre por 3 biobolas e posteriormente cai tipo casta no aquario. O que fiz foi desactivar o sistema de origem e comprar um filtro interno, mas na montagem surgiu-me uma duvida que vocês podem esclarecer-me. Na cabeça de saida existe um tubito para ligar uma mangueira que irá fora de água e naturalmente ajudará na oxigenação por efeito de venturi. O que é certo é que com o sistema ligado desta forma, não se vê uma unica bolhita a circular no aquário, pelo que penso que o tubo não está lá a fazer nada. O filtro não é da marca do da foto, mas o sistema é o mesmo, ai está o tubo a que me refiro na saida de água, não tem qq válvula, é um simples "tê" para teóricamente fazer venturi. Tenho 3 opções pensadas para melhorar a coisa, o que aconcelham: - Subir o filtro até que fique com a cabeça de saida de fora e assim oxigenar a água. (inconvenientes - barulho e muita torbulência, e nao vai apanhar os detritos de fundo); - Manter o filtro no fundo e ligar uma bomba de ar ao tal tubito de oxigenação. - Alterar a cabeça, colocando uma mangueira, de forma a elevar a água até á superficie, onde a ligo a um tubo perfurado. O que aconcelham. Outras opçõe ssão tb muito bem vindas. Obrigado Bruno Olha muito facil provavelmente ja te responderam, mas o efeito de venturi baseia se na equação do caudal... trocando por miudos... se diminuires a area de secção onde ligas o tubo de venturi ou seja "estrangulas" o tubo.. diminui a pressao do fluido nesse ponto... e voila efeito de venturi o ar flui para dentro do aquario pois a pressão nesse ponto menor que a atmosferica +/- = 1 atm Citar
Recommended Posts