Bomba De Ar Ligada A Filtro Interno


Recommended Posts

Caros amigos foristas, estou a montar o meu primeiro "nano aqua", um "hexapor" de 30l acho eu.

 

Como sempre usei filtros externos tenho uma duvida que pode parecer ridicula, mas o certo é que a tenho...

 

Visto que o sistema de bombagem de origem me parece muito básico fiz uma pequena alteração:

 

O "filtro" de origem trata-se de uma bomba que eleva a água e a faz cair sobre uma grade com carvão, esta escorre por 3 biobolas e posteriormente cai tipo casta no aquario.

 

O que fiz foi desactivar o sistema de origem e comprar um filtro interno, mas na montagem surgiu-me uma duvida que vocês podem esclarecer-me. Na cabeça de saida existe um tubito para ligar uma mangueira que irá fora de água e naturalmente ajudará na oxigenação por efeito de venturi.

 

O que é certo é que com o sistema ligado desta forma, não se vê uma unica bolhita a circular no aquário, pelo que penso que o tubo não está lá a fazer nada. O filtro não é da marca do da foto, mas o sistema é o mesmo, ai está o tubo a que me refiro na saida de água, não tem qq válvula, é um simples "tê" para teóricamente fazer venturi.

 

promenorfiltroph3.th.png

 

Tenho 3 opções pensadas para melhorar a coisa, o que aconcelham:

 

- Subir o filtro até que fique com a cabeça de saida de fora e assim oxigenar a água. (inconvenientes - barulho e muita torbulência, e nao vai apanhar os detritos de fundo);

 

- Manter o filtro no fundo e ligar uma bomba de ar ao tal tubito de oxigenação.

 

- Alterar a cabeça, colocando uma mangueira, de forma a elevar a água até á superficie, onde a ligo a um tubo perfurado.

 

O que aconcelham. Outras opçõe ssão tb muito bem vindas.

 

Obrigado

Bruno

Editado por bemartins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos foristas, estou a montar o meu primeiro "nano aqua", um "hexapor" de 30l acho eu.

 

Como sempre usei filtros externos tenho uma duvida que pode parecer ridicula, mas o certo é que a tenho...

 

Visto que o sistema de bombagem de origem me parece muito básico fiz uma pequena alteração:

 

O "filtro" de origem trata-se de uma bomba que eleva a água e a faz cair sobre uma grade com carvão, esta escorre por 3 biobolas e posteriormente cai tipo casta no aquario.

 

O que fiz foi desactivar o sistema de origem e comprar um filtro interno, mas na montagem surgiu-me uma duvida que vocês podem esclarecer-me. Na cabeça de saida existe um tubito para ligar uma mangueira que irá fora de água e naturalmente ajudará na oxigenação por efeito de venturi.

 

O que é certo é que com o sistema ligado desta forma, não se vê uma unica bolhita a circular no aquário, pelo que penso que o tubo não está lá a fazer nada.

 

Tenho 3 opções pensadas para melhorar a coisa, o que aconcelham:

 

- Subir o filtro até que fique com a cabeça de saida de fora e assim oxigenar a água. (inconvenientes - barulho e muita torbulência, e nao vai apanhar os detritos de fundo);

 

- Manter o filtro no fundo e ligar uma bomba de ar ao tal tubito de oxigenação.

 

- Alterar a cabeça, colocando uma mangueira, de forma a elevar a água até á superficie, onde a ligo a um tubo perfurado.

 

O que aconcelham. Outras opçõe ssão tb muito bem vindas.

 

Obrigado

Bruno

 

 

 

 

boas brunio;

 

na ponta do tubo k fica fora d´agua, nao tem uma pipeta k serve para regular a entrada de AR(correcçao)?

 

talvez uma foto ajude mais um pouco...

 

abraço

Editado por antonio simoes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já coloquei foto de um filtro parecido, no meu caso o dito tubo está acima do sistema de bombagem, pelo que todo o filtro poderá estar imerso, excepto essa tubito.

 

Qual é a real função desse sistema?

Editado por bemartins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deivava-o de maneira a que a superfície mexesse: um floco de comida permite ver esse movimento.

Não é necessária ondulação, só movimento. Mas se quiseres...

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde pessoal, já resolvi o problema do meu "nano" :rainbowafro:

 

Fui ao Aki e comprei :

 

1 tubo de PVC de 10mm de diametro

1 tampão para sistemas de rega 10mm

1 curva 90º para sistemas de rega 10mm

 

Tinha cá em casa mangueira de 10mm que uso no EHEIM do aquário dos ciclideos africanos.

 

Pus mãos á obra e já está...

 

upgradeaquario001ri0.th.jpg upgradeaquario002on7.th.jpg

 

Desta forma, o filtro continua a filtrar no fundo do aquário, local onde se acumulam mais detritos e a água passa a ser distribuida tipo "chuveiro" por cima, o que provoca movimentação da água á superficie e a oxigenação natural da mesma (é ver as bolhinhas a rebentar á superficie)...

 

Bruno Martins

Editado por bemartins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...
Caros amigos foristas, estou a montar o meu primeiro "nano aqua", um "hexapor" de 30l acho eu.

 

Como sempre usei filtros externos tenho uma duvida que pode parecer ridicula, mas o certo é que a tenho...

 

Visto que o sistema de bombagem de origem me parece muito básico fiz uma pequena alteração:

 

O "filtro" de origem trata-se de uma bomba que eleva a água e a faz cair sobre uma grade com carvão, esta escorre por 3 biobolas e posteriormente cai tipo casta no aquario.

 

O que fiz foi desactivar o sistema de origem e comprar um filtro interno, mas na montagem surgiu-me uma duvida que vocês podem esclarecer-me. Na cabeça de saida existe um tubito para ligar uma mangueira que irá fora de água e naturalmente ajudará na oxigenação por efeito de venturi.

 

O que é certo é que com o sistema ligado desta forma, não se vê uma unica bolhita a circular no aquário, pelo que penso que o tubo não está lá a fazer nada. O filtro não é da marca do da foto, mas o sistema é o mesmo, ai está o tubo a que me refiro na saida de água, não tem qq válvula, é um simples "tê" para teóricamente fazer venturi.

 

promenorfiltroph3.th.png

 

Tenho 3 opções pensadas para melhorar a coisa, o que aconcelham:

 

- Subir o filtro até que fique com a cabeça de saida de fora e assim oxigenar a água. (inconvenientes - barulho e muita torbulência, e nao vai apanhar os detritos de fundo);

 

- Manter o filtro no fundo e ligar uma bomba de ar ao tal tubito de oxigenação.

 

- Alterar a cabeça, colocando uma mangueira, de forma a elevar a água até á superficie, onde a ligo a um tubo perfurado.

 

O que aconcelham. Outras opçõe ssão tb muito bem vindas.

 

Obrigado

Bruno

 

 

Olha muito facil provavelmente ja te responderam, mas o efeito de venturi baseia se na equação do caudal... trocando por miudos... se diminuires a area de secção onde ligas o tubo de venturi ou seja "estrangulas" o tubo.. diminui a pressao do fluido nesse ponto... e voila efeito de venturi o ar flui para dentro do aquario pois a pressão nesse ponto menor que a atmosferica +/- = 1 atm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.