O DIA E A NOITE NO AQUARIO


technic

Recommended Posts

Queria saber quanto tempo tem que estar a iluminação ligada do aqua... normalmente ligo de manha quando me levanto e desligo quando vou para a cama... está certo???

A vida são dois dias e este pode já ser o terceiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Depende ás horas que te levantas e ás horas que te deitas lol

 

O fotoperiodo deverá ser entre 10/12 horas. Na minha opinião deverás comprar um timer (Programador automático) para que coloques a hora que queres que se ligue a iluminação e a hora de desligar, respeitando as 10/12 horas...

 

Percebeste?

 

Fica bem!

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso dos ciclos fotossinteticos e da emulação do que acontece na natureza nunca poderia dar 12h perfeitas. Há plantas que teem exposição solar diferente...ou viradas para sul ou para norte, sol descoberto ou completamente descoberto...etc...e provavelmente na natureza cada uma das plantas que temos no aquario tem exposições bem diferentes daquelas que lhes damos. Sabe-se no entanto que 24h de luz "esforça a planta" já que precisa tambem e horas sem luz para outros processos dominarem a sua actividade.

 

 

10-12h é o que se aceita como um tempo correcto para exposição que permita fotossintese, para teres um bom crescimento das plantas. Há quem tenha menos horas, ha quem tenha 14-16...e conseguem bons resultados.

 

Agora acender quando se acorda e apagar quando se vai deitar é um mau principio, nao tanto pelas plantas mas mais pelos peixes ja que nao tens um horario definido...para eles se nao tiveres mais iluminação externa...a luz é o dia e a noite. Achas que ficavas contente se a duração do dia variasse de dia para dia, se de repente o sol desaparecesse às 4 da tarde e no dia seguinte às 2 da manha?

 

Há muitos processos nos animais que sao regulados pela luz e os animais precisam muito mais de ciclos de luz bem definidos do que as plantas.

 

Compra um timer para a iluminação, é barato, funciona bem, e escusas de te preocupar com o acender e apagar.

 

Acho que até devia vir nos kits que se vendem...

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.