Testes


fire

Recommended Posts

Boas acabei de fazer pela primeira vez os testes a agua e tenho o no2 a 10 ou seja vou ja fazer tpa e acrescentar nutrivec, o ph ta nos 7 e o kh da m valor de 3 ,devia tar a 5 como elevo o valor do kh???

 

o gh tava bom

 

cumprimentpos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O KH a 3º está bom. Já te estabiliza o pH.

Se mesmo assim quiseres subi-lo põe 1 colher de chá para cada 50 litros de água de bicarbonato de sódio. Isto sobe-te 4º. É só fazeres as contas.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O KH a 3º está bom. Já te estabiliza o pH.

Se mesmo assim quiseres subi-lo põe 1 colher de chá para cada 50 litros de água de bicarbonato de sódio. Isto sobe-te 4º. É só fazeres as contas.

Cumps.

 

Se a agua for demasiado mole (Castelo de Bode) nao e melhor usar um combinado de sais, para alem do bicarbonato?

Eu comprei o Aqua Dur comercial, mas confesso que nao sabia da adicao directa de bicarbonato na agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O Aquadur Plus contém 70 sais diferentes que previnem qualquer deficiência mineral, nomeadamente a que provoca a doença do buraco.

 

Se a água for mole como dizes, o Aquadur é melhor pois mexe com o KH e o GH. O fire disse que o GH estava bom e portanto não é preciso mexer nele. Vai subir na mesma já que o KH faz parte integrante do GH, mas pouco.

 

O pH também subirá mas muito pouco; afinal está tudo interligado.

 

Vejam esta CALCULADORA.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

afinal está tudo interligado.

 

Ora nem mais!

 

mas pq n usam metodos mais naturais sem ser os quimicos?

 

para baixarem ph e dureza basta colocar turfa no filtro, para aumentar areao de coral ou rochas calcarias, conchas etc

 

Os resultados sao mt mais duradouros e menos agressivos para os peixes, cria-se um efeito tampao mt mais eficaz que n se altera á minima tpa.

 

claro que isto é apenas a minha maneira de ver as coisas....

 

 

abraço

 

William

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ,ou seja a 3 ja esta bom ?nao a 5 o ideal?

 

isto de novato e tramado.....quanto menos melhor e isso??

 

obrigado a tds desde ja

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ,ou seja a 3 ja esta bom ?nao a 5 o ideal?

 

isto de novato e tramado.....quanto menos melhor e isso??

 

obrigado a tds desde ja

 

cumprimentos

Boas,

Não. Menos que 3º pode ser perigoso.

 

Vamos lá ver: como já deves ter percebido, o KH é o estabilizador do pH. Com 3º-4º já terás o pH suficientemente estável até à TPA seguinte (eu tenho 3º e faça TPAs quinzenais, menos no nano de 17 litros em que são semanais).

 

Se subires demasiado o KH (por ex. + de 12º) terás o pH tão estável que será quase impossível mexê-lo, quer para cima quer para baixo.

 

Há portanto um meio termo. 3º tem sido suficiente para mim. Se quiseres 5º, pois seja. Mas não subas demasiado, nem deixes passar para baixo de 3º dKH. Com 5º ficas mais descansado mas 3º já chega.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

William:

 

A agua de Lisboa e basica (7,6 a oito) e mole, com Kh de 2-3.

 

Para se obter agua acida pode juntar-se um acidificante de aquas (eu uso tetra minus).

 

So que ao acidificares o Kh baixa e nao ha margem de manobra. Portanto ha que subir o Kh para depois se poder acidificar com seguranca.

Subir o Kh significa tb elevar um pouco o Ph, mas isso e inevitavel.

 

O que eu faco, talvez mal:

Agua filtrada sobre turfa (1 prateleira do meu filtro exterior de 3).

Para cada 10L +-1/4 colher de cafe aquaDur (> Kh estabilizador).

0,4ml de Ph/Kh minus

 

O resultado e uma mistura com ph a volta de 6.8 e Kh de 4. Ou seja baixei o ph e melhorei a margem de seguranca.

O GH nao sei, mas como a H2O e mto mole o aumento de dureza so pode ser bom para os meus peixes Brazil/Amazonia.

 

Nao e o ideal mas ate agora foi a melhor solucao que encontrei.

 

O problema do bicarbonato, mais barato, e que nao aumenta a dureza de modo significativo.

Mas tenho a certeza que os pros ja teem melhores solucoes, eu ainda estou em tentativas para dar boa agua aos peixitos.

Editado por Jerboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.