Aquario De Discos


paulojvf

Recommended Posts

gostava de pedir ajuda estou a pensas montar um aquario de discos com as seguintes medidas 80cX70aX60l

neste aquario quantos discos consigo manter?

Para esta especie que filtro devo usar neste Aquario?

Que iluminação para manter plantas naturais? e agradeço todo o tipo de dicas sobre aquarios de discos é que eu até aos dias de hoje tenho 1 de comunitarios e outro de ciclideos do malawi de discos nunca tive

agradeço qualquer ajuda

 

paulojvf@netcabo.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gostava de pedir ajuda estou a pensas montar um aquario de discos com as seguintes medidas 80cX70aX60l

neste aquario quantos discos consigo manter?

Para esta especie que filtro devo usar neste Aquario?

Que iluminação para manter plantas naturais? e agradeço todo o tipo de dicas sobre aquarios de discos é que eu até aos dias de hoje tenho 1 de comunitarios e outro de ciclideos do malawi de discos nunca tive

agradeço qualquer ajuda

 

paulojvf@netcabo.pt

 

 

boas

 

procura no forum que encontraras muita coisa, depois podes por duvidas em concreto...

 

 

cumps

 

manel

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

 

Ainda pode levar uns 6 discos. quanto a filtragem, escplhe um filtro que faça pelo menos o dobro da litragem do aqua por hora.

em relaçao a iluminaçao, nao precisas de muito, afinal os discus nao gostam de muita luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

 

Ainda pode levar uns 6 discos. quanto a filtragem, escplhe um filtro que faça pelo menos o dobro da litragem do aqua por hora.

em relaçao a iluminaçao, nao precisas de muito, afinal os discus nao gostam de muita luz.

 

a minha duvida quanto a filtragem é quantos litros deve o filtro fazer no maximo porque eu ouvi dizer que estes peixes não gostam de um caudal de filtragem muito grande

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gostava de pedir ajuda estou a pensas montar um aquario de discos com as seguintes medidas 80cX70aX60l

neste aquario quantos discos consigo manter?

 

 

Podes manter 6 Discus adultos sem grandes problemas.

 

Para esta especie que filtro devo usar neste Aquario?

 

Os discus sujam muito (então se deres papa caseira ainda mais) por isso precisas de uma boa filtragem, eu indicava o minimo de 3 a 4 X a litragem do aquário.

 

Que iluminação para manter plantas naturais?

Isso depende do tipo e da quantidade de plantas que queiras manter.

 

e agradeço todo o tipo de dicas sobre aquarios de discos é que eu até aos dias de hoje tenho 1 de comunitarios e outro de ciclideos do malawi de discos nunca tive

agradeço qualquer ajuda

 

paulojvf@netcabo.pt

 

 

a minha duvida quanto a filtragem é quantos litros deve o filtro fazer no maximo porque eu ouvi dizer que estes peixes não gostam de um caudal de filtragem muito grande

 

Não gostam de muita corrente mas apreciam ainda mais boa qualidade de água e para isso nada como uma boa filtragem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta é daquelas questões que foi respondida milhentas vezes, vais a procura, vão aparecer todas e muitas repostas às tuas questões.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...E1rio+de+Discos

 

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É a primeira vez k vou responder a alguem e c muita sinceridade.

Discus em aqua de menos de 150l é mentira, n crescem lutam demasiado.

Mesmo em 150l, 3 discus no máx.( se n houver decoraçao); 2 Discus é o ideal.

10 anos de experiencia c/ Discus

Tenho 29 anos e tenho aquas desde k vim da maternidade, fui a prenda de chegada a casa do meu pai.

Tudo o k aprendi fui c o meu amigo Rui Simoes, k tem uma loja só à quase 40 anos em Coimbra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo o k aprendi fui c o meu amigo Rui Simoes, k tem uma loja só à quase 40 anos em Coimbra.

 

Pois, e com 40 anos de loja continua a ter um monte de discus enfiados num aquario minusculo....

 

 

ainda bem que nessa parte n aprendeste com ele! :bad-words:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, e com 40 anos de loja continua a ter um monte de discus enfiados num aquario minusculo....

 

 

ainda bem que nessa parte n aprendeste com ele! :wink:

 

Se a experiência fosse tudo, os taxistas eram os melhores condutores do mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, e com 40 anos de loja continua a ter um monte de discus enfiados num aquario minusculo....

 

 

ainda bem que nessa parte n aprendeste com ele! :rolleyes:

 

ó william nao se pode ser perfeito em tudo,podes crer que bem o chateio para ele fazer um upgrade a loja maior,mas o investimento é grande e os tempos nao sao os melhores. eu vou sempre tentar insistir, agua mole em pedra dura, tanto bate até que fura. quanto ao espaçao eu tenho 5 bonitos discus em 300l de agua uteis e tou a preparar um apgrade para +- 10/12 discus de 850l uteis.

 

Abraço deste velho colega do D.Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a experiência fosse tudo, os taxistas eram os melhores condutores do mundo...

 

 

é disto k gosto os experts têm logo resposta pronta, mas tar à cerca de 40 anos no ramo é obra.

N tou aqui para defender A, B ou C, e nem é essa decerto a minha intençao. Mas algum de voces ja deu uma volta pela austria, alemanha e polonia e viu as lojas especializadas só em discus... entao aproveitem o campeonato do mundo e vao la ver se eles têm mega tanques para 10 discus de 5-6 cm, em 2 vezes k vistei estes paises, em 1998 e em 2004, nao vi nenhuma a ceder tanto espaço para discus tao pequenos,muito menos que estao para venda e nao para ficarem ali p coleccçao. têm tanques de 1000 e muitos litros mas para dicus acima dos 15cm ou p/ meia duzia de Discus xl.

Lá sim é um mundo onde a aquariofilia, em especial as especies amazonicas têm clientela disposta a torrar dinheiro em tudo o que é especies. os L's lá sao a perder de vista, cá chegam meia duzia de especies. nem nós temos poder economico p/ tais cavalarias, nem numero suficiente de praticantes de aquariofilismo suficientes para os peixes chegarem ca c/ a mesma qualidade e c/ preços equiparados à nossa realidade economica.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gostava de pedir ajuda estou a pensas montar um aquario de discos com as seguintes medidas 80cX70aX60l

 

neste aquario quantos discos consigo manter ?

 

Para esta especie que filtro devo usar neste Aquario ?

 

ola paulo,

 

se respeitares aquela regra de 50 litros por discu adulto

 

podes la colocar 7 discus.

 

quanto ao filtro, convem um caudal de 1000 litros por hora

 

Cumps,

 

aires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ó william nao se pode ser perfeito em tudo,podes crer que bem o chateio para ele fazer um upgrade a loja maior,mas o investimento é grande e os tempos nao sao os melhores. eu vou sempre tentar insistir, agua mole em pedra dura, tanto bate até que fura. quanto ao espaçao eu tenho 5 bonitos discus em 300l de agua uteis e tou a preparar um apgrade para +- 10/12 discus de 850l uteis.

 

Abraço deste velho colega do D.Duarte

 

 

Tens que lhe moer a cabeça mais vezes entao! eu n passo por la há anos mas pelo que sei esta na mesma...:rolleyes:

 

offtopic- estudaste no D.D. tb?

 

 

 

abraço

 

William

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

......eu n passo por la há anos mas pelo que sei esta na mesma...:unsure:

 

William

 

continua na mesma :rolleyes:...lol o aspecto simpático do senhor,o atendimento e o espaço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é disto k gosto os experts têm logo resposta pronta, mas tar à cerca de 40 anos no ramo é obra.

N tou aqui para defender A, B ou C, e nem é essa decerto a minha intençao. Mas algum de voces ja deu uma volta pela austria, alemanha e polonia e viu as lojas especializadas só em discus... entao aproveitem o campeonato do mundo e vao la ver se eles têm mega tanques para 10 discus de 5-6 cm, em 2 vezes k vistei estes paises, em 1998 e em 2004, nao vi nenhuma a ceder tanto espaço para discus tao pequenos,muito menos que estao para venda e nao para ficarem ali p coleccçao. têm tanques de 1000 e muitos litros mas para dicus acima dos 15cm ou p/ meia duzia de Discus xl.

Lá sim é um mundo onde a aquariofilia, em especial as especies amazonicas têm clientela disposta a torrar dinheiro em tudo o que é especies. os L's lá sao a perder de vista, cá chegam meia duzia de especies. nem nós temos poder economico p/ tais cavalarias, nem numero suficiente de praticantes de aquariofilismo suficientes para os peixes chegarem ca c/ a mesma qualidade e c/ preços equiparados à nossa realidade economica.

 

Abraço

 

Calma, eu não sou expert... o que não invalida que o argumento da experiência não deva ser entendido com uma pitada de sal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

offtopic- estudaste no D.D. tb?

 

Bons tempos não? Grande escola c/ a Ti Julia como padroeira. Já nao te vejo há uns anitos, desde o tempo em k iamos p/ os polos pendurar o teu pitt ao pneu e dar umas gazadas nos carros e motas!

Nome de guerra na altura Gregório,se nao te lembrares, um dia pode ser k a gente se encontre p/ trocar ideias, diferentes ou iguais (o mais bonito entre aquariofilos ou discusofilos), sobre esta paixao dos aquarios!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se respeitares aquela regra de 50 litros por discu adulto

 

podes la colocar 7 discus.

 

quanto ao filtro, convem um caudal de 1000 litros por hora

 

Cumps,

 

aires

 

é la 7 Discus adultos, nao é bem verdade, com casais a formarem-se à medida que crescem e ganham territorios. eu tenho 300l de agua uteis e só tenho 5 qndo podia ter 6, mas com casais formados a coisa é bem diferente. quanto à filtragem quanto mais melhor, desde k se corte o forte efeito de corrente k vais ter c/ um filtro desses num aqua destas dimensoes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

,-os discos são peixes extremamente sensiveis e devido a sua natureza de criar o proprio alimento na pele para as crias são extremamente susceptiveis a doenças de pele e parasitarias .

Muitas destas doenças têm origem em stress e visto que nunca poderia por uma grande quantidade de discos nesse aquario teria de obter um casal para que não houvesse conflitos( na ordem de 200 euros ou mais). Eu ja passei por varias experiências com discos e digo-lhe que apenas num aquario com no minimo 300 l e alguma profundidade conseguira ter algum sucesso , por varias razões :

- reduçao de stress ao obter um pequeno cardume de discos mais jovens (minimo seis )

- um aquario maior é menos susceptivel de mudanças subitas de qualidade da agua , que é devastador para discos ( não queira ter a experiencia de acordar de manha e ver centenas de euros desperdiçados como ja eu tive)

- o disco é um peixe natural de zonas com vasta abundancia de plantas e raizes de arvores , pelo que este habitat e facilmente reproduzido num aquario densamente plantado , e pelo qual com uma dimensão consideravel

- embora seja um peixe timido , que não gosta especialmente de estar exposto á luz ,necessita de varias zonas verdes que lhe forneçam sombra e como tal é necessario criar um compromisso entre iluminação essencial para as plantas e horarios de iluminação que não provoquem stress aos peixes .

-os discos podem tornar-se extremamente territoriais com os da sua mesma especie e tal como os escalares são predadores de peixes que lhes caibam na boca

- necessita de um sistema de filtração de extrema qualidade e fazer da sua bateria de testes aquaticos o seu companheiro quase diario pois hà minima mudança subita pode acontecer uma ecatombe.

- os discos adoram comida viva como artémia e quase como os oscares podem chegar a vir comer á mão pelo que pode em ocasiões alimentar-los com coração de vaca picada juntamente com algumas vitaminas( b12 especialmente) e posteriormente congelADA EM CUBOS , pelo que a limpeza e as trocas de agua devem ser intensificadas nestas alturas .

-quando e se tiver a sorte de ter um casal formado e a evidenciar sinais de entrarem em reprodução é conveniente deslocar-los para um aquario vazio de 100-200l. e colocar um pequeno cone de barro para pustura de ovos , nestas alturas a agressividade dos pais aumenta consideravelmente em relação aos demais ocupantes dos aquarios .

-quando os quiser obter , deve ja ter um aquario preparado com as demais especies introduzidas e estavel - um ou dois meses ou mais , deve obtar por pelo menos seis individuos de dimensões a partir de seis centimetros , são mais resistentes embora mais caros e acredite que poupara dinheiro .

- deve ter especial atenção aos peixes que quer adquirir em especial cor , a presença de poros na cabeça ( doença dos discos,«) e dimensão corporal, um disco esguio pode ser sinal de parasitas internos e consequentemente doença dos poros , fezes alongadas e esbranquiçadas etc.

- Desde novos apresentam uma estrura herarquica e pode inclusivamente ter a sorte de evidenciar algum comportamento de emparelhamento , uma coisa é certa perderá o ultimo disco desta herarquia em quase 50 % dos casos pelo que mantenha o numero par - um aquario grande deverá protejer os discos mais fracos e levar-los a atingir a idade adulta .

 

Resumidamente os discos são um expoente elevado na area de aquariofilia de agua doce , e necessitam de cuidados permanentes especialmente na sua fase inicial , são para mim os peixes mais espetaculares e tem o comportamneto parental mais humano possivel #amamentando as proprias crias #, não é uma tarefa facil e muitas das vezes intoleravel emocionalmente e monetariamente , ao utilizar os concelhos que aqui lhe deixo não será cderto que tenha sucesso , eu proprio acabei um dia por desistir destes maravilhosos peixes , um peixe saudavel e com condições favoraveis ira mostrar-se nas suas cores , comportamneto e com sorte na sua prole , que fará todo o penoso e desilutivo processo valer a pena-

NÃO ACONSELHADO PARA UM AQUAROFILISTA INESPERIENTE OU COM FALTA DE TEMPO E PACIÊNCIA

Editado por Filipe_cruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais