Uma Aventura...escalar


Ricardo A. Silva

Recommended Posts

Depois de adquirir um casal, dei-lhes tempo, pois a juventude podia significar inexperiência, no entanto...

 

11 – Junho - 2008

Aquário: 40 x 40 x 40

Filtragem: Serafil filtro interior L300

Aquecimento: Termoestacto Aquapor 100 W

Temperatura: 28º C

PH: 7.0

GH: 3º Dgh

KH: 3º Dkh

NO2: 0

NO3: 0

NH4/NH3: 0

 

 

Depois de uns momentos no forum, decido fumar um cigarrinho e olha para o aquário, quando vejo uma grande agitação dos dois, a iniciar-se na limpeza do cone, pirmeiro pensamento...Exacto ! Desova á vista...

Preparo a máquina digital, e tento gravar uns segundos...

Ligo a máquina, arranjo um bom plano de visão, assim que me chego ao aquário, o macho mostra a sua agressividade a defender a sua prol, uma sensação bastante gratificante quando despendemos tanto do nosso tempo, e temos destas seurpresas...

Inicio da postura – 14h25

Fim da postura – 15h37

 

 

É claro que não quis filmar a desova toda, pois apesar de se tornar um momento único, acabava por ser também monótono...já para não falar que 2 minutos foram 170 Mb, e o alojamento torna-se pouco provável.

 

Sendo assim, aqui ficam 2 minutos deste momento precioso da aquariofilia...

 

src="
type="application/x-shockwave-flash" width="425" height="344"></embed></object>">
src="
type="application/x-shockwave-flash" width="425" height="344"></embed></object>" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350">

 

 

Preparo o Azul de Metileno, para administração...

 

19h15 Azul de Metileno preparado, foi administrado 0.5ml de uma concentração feita por mim de 1%.

 

FOTO 1

 

foto1cy5.jpg

 

 

NO DIA SEGUINTE...1º DIA

 

- 07h00: Vejo 6 ovos fungados, no entanto, como administrei Azul de Metileno, pondero ser um ou outro que o macho não fertelizou...

- 09h00: TPA 15%

- 15h10: Enquanto o macho areja a ninhada, a fêmea come os ovos fungados, neste momento passaram para 3 os fungados.

 

 

FOTO 2

 

foto2mz0.jpg

 

 

FOTO 3

 

foto3sc8.jpg

 

 

 

 

 

Espero actualizar o tópico assim que possível :blush:

Editado por Ricardo A. Silva

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 53
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

É isso mesmo Pires, a dar frutos e de que maneira, devem estar ali uns 250 ovos no minimo...

 

 

bem tou a ver que nao ficaste mesmo mal servido e olha quando tiveres algum discuzinho que possas vender a bom preço avisa :) banana rock

 

 

vai actualizando

 

ps: ao colocar os ovos junto aos alevins de escalares e aos 4 discus pequenitos que me deste os discus acharam um ganda petisco :blush:

 

cumps

507_467.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens! Também ando a tentar eproduzir os escalares até agora consegui que uma postura vingase, mas no dia a seguir morreram...

 

Vais retirar os pais ou deixa-los a cuidar da postura?

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ps: ao colocar os ovos junto aos alevins de escalares e aos 4 discus pequenitos que me deste os discus acharam um ganda petisco

 

Eu avisei que eles eram uns glutões :blush:

 

 

Boas Ricardo

 

Espectacular! muito bom ....continua a colocar desenvolvimentos.

 

Abraço

 

Obrigado José, vou tentar acompanhar o dia-a-dia, e mostrando aquilo que consigo captar.

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens! Também ando a tentar eproduzir os escalares até agora consegui que uma postura vingase, mas no dia a seguir morreram...

 

Vais retirar os pais ou deixa-los a cuidar da postura?

 

Cumps

 

Há que ter paciência amigo...deixa vez, sendo a primeira, vou deixar a natureza seguir o seu ciclo.

 

 

1% é capaz de ser fraquito...nos meus uso a 5%..mas so nos ovos que eram separados dos pais...boa sorte com a prole! mt bonitas as fotos ;D

 

Foi a primeira concentração que fiz em casa, vou ver quais os resultados da concentração em 1%, depois se vir que é fraquinha logo faço mais uma litrada de azul mais forte.

 

Mas mesmo assim, obrigado pela dica.

Editado por Ricardo A. Silva

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

para mim os escalares são dos peixes mais espectaculares que existem

foi onde comecei com a maluquice das criações

folhas de amazonenses espada com posturas de escalares dentro de um frasco de tofina e o meu velhote a dar-me cabo da cabeça

 

 

bem isso já lá vai agora sou eu que dou cabo da cabeça ao velhote bigsmile

 

em relação á questão aqui debatida a criação de escalares é em tudo muito identica há de discus salvo um pormenor ou outro

 

 

quanto ao azul de metileno acho que essa concentração é suficiente

ou seja 1%

 

1l agua = 10 gr azul de metileno

 

 

a dosagem é que deves aplicar um pouco mais

se o filtro estiver bem maduro podes por há vontade 5 ml de azul de metileno para 100l de agua

isto como preventivo para não fungarem os ovos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Amigo Zé, falamos disso, mas é a minha primeira criacção de Escalares, e como tal não quis fazer uma concentração maior, e até agr apenas 9 em centenas de ovos fungados, ou não fertelizados, e ao que parece, tanto o azul fez o seu trabalho, tal como os parametros da água se mantiveram.

 

Quem sabe mais a frente não te pedirei ajuda para outras andanças, mas por enquanto, os machos são larilas hehehe

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma pequena actualização escrita...

 

Pelas 19h vejo o macho a arejar a malta mais nova a menos de 24h de nascer, em 10 minutos a femea limpou os 3 ovos fungados que faltavam...

 

Neste momento, está tudo bem redondinho e cor de rosa alaranjado...

 

Veremos amanha :smile2:

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá ver se o trabalho, atenção e paciência que lhe decidi dedicar vinga...

 

Amanha ás 14h25 faz 48 horas após o inicio da desova...vamos ver :smile2:

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas malta, ontem pelas 21h, consegui gravar uns segundos da fêmea a arejar a malta mais nova...

 

src="
type="application/x-shockwave-flash" width="425" height="344"></embed></object>">
src="
type="application/x-shockwave-flash" width="425" height="344"></embed></object>" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350">

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente...

Os meninos já nasceram esta manha...

 

 

10h15 - A hora em que acordei, já tinha a minha maria de volta do aquário, quando lá chego, vejo uma nuvem a mexer-se...

11h00 - Mais um tpa 15%, os papas juntam os restos de comida num dos cantos, o que me facilita o trabalho, apareceu mais um ovo fungado, espero não ter influência agora.

 

 

foto4gc1.jpg

 

foto5mm8.jpg

 

foto6md8.jpg

 

foto7qb0.jpg

 

 

Se repararem bem, conseguem ver a festa dos rabinhos ::D:

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora muito bem... os meus parabéns!

 

 

 

... esses escalares estão em grande forma para levarem a postura até ao nascimento sem problemas.

 

Agora começa a preparar artémia que dentro de dias vais descarregar aos milhares no aqua :snipersmile:

 

Boa sorte!

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou contente que o meu ex casalito esteja bem entregue esses escalares sao uma maquina se cuidar ovos nunca perdi nenhuma postura por eles comerem os ovos.

 

 

cuntinua a actualizar.

 

 

ps: ja estou arrependido de os vender :rainbowafro:cabecadura tou a brincar biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

 

cumps

507_467.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os meninos já vão passeando pelo cone, mexendo-se poucos milimetros, mas mexendo-se...

 

Agora a minha questão é, e não tarda muito vão descolar do cone, tendo eu como filtro o Serafil filtro interior L300 da SERA, será ele suficientemente forte para os sugar nos primeiros dias de natação livre ?

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os meninos já vão passeando pelo cone, mexendo-se poucos milimetros, mas mexendo-se...

 

Agora a minha questão é, e não tarda muito vão descolar do cone, tendo eu como filtro o Serafil filtro interior L300 da SERA, será ele suficientemente forte para os sugar nos primeiros dias de natação livre ?

 

 

Boas Ricardo

 

devias colocar um filtro de esponja para os alevins não serem sugados!

 

Abraço

 

P.S.- ainda não coloquei os vídeos mas por falta de tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais