Reactor De Kalwasser Sim Ou Não?


Recommended Posts

Boas

 

eu acho que sim.

 

o kalk tem varias vantagens:

- repõe equilibradamente a alcalinidade e o calcio.

- precepita fosfatos e ajuda na sua exportação atravez do escumador

- ajuda a aumentar o ph e a establisa-lo no caso do uso de reactor de calcio.

- preço de montagem bem ais baixo que o reactor de calcio

 

desvantagens

- so repõe alcalinidade e calcio na proporção da agua evaporada no sistema

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo

Penso que devem ler este topico do João Cotter, pois o mesmo esta muito bem conseguido e atraves de exemplos reais pode elucidar quem ainda tenha alguams duvidas sober o kalk

 

 

Tópico do João Cotter

 

Aqui está um tema que pode gerar alguma polémica!

Ao contrário do que muitos possam pensar, a utilização de kalkwasser não tem um benefício universal. Aliás, poderá ser bastante benéfico para determinados aquários e bastante prejudicial para outros. Não me refiro à forma de realização da mistura do hidróxido, concentração ou mesmo à forma como é feita a dosagem. Parto do princípio de que quem está a ler este tópico sabe fazer kalk e dosar correctamente.

O problema tem mesmo a ver com a inaptidão de um aquário em lidar com a kalkwasser!

Confusos? Já a discordar? Calma!

O motivo do desaconselhamento total de adição de kalk a um aquário passa pelos valores do seu pH. Como devem saber, o pH da kalk saturada ronda os 12 e tem a particularidade de elevar o pH de um aquário de forma muito eficaz e mais ou menos prolongada.

Num aquário que cronicamente tem valores de pH altos, atingindo 8,4 ou superiores (mesmo sem utilização de kalk), a kalk torna-se prejudicial, já que não só vai colocar em perigo os seres vivos do aquário, devido ao elevado pH, como também irá provocar constantes precipitações de carbonato de cálcio, por entrar em conflito com os iões de cálcio e com a alcalinidade.

Cheguei a estas conclusões da pior maneira (apesar de não perder seres vivos). Não é que não soubesse já estes factos... apenas nunca os levei muito a sério. O meu aquário tem atingido um pH 8,5 durante o dia (sem adição de kalk). Quando adicionava kalk estava a precipitar carbonato de cálcio e a matar a alga coralina.

Se o vosso aquário não baixa de valores de pH de 8,25 (sem adição de kalk), é preferível não usá-la mesmo.

O que tenho notado é que a partir de um pH de 8,4 já ocorrem precipitações indesejadas e não se consegue elevar (nem manter) o cálcio e a alcalinidade.

Motivos para um pH tão alto num aquário ao qual não está a ser adicionada kalk? Aí está uma boa pergunta! Podem dizer-me que há falta de entrada de CO2? A vossa lógica estaria correcta mas no meu aquário não me parece, pois estou a descarregar 2 bolhas por segundo de CO2 no reactor de cálcio. Estou a pôr água gaseificada durante o dia para manter o pH nos 8,3 e às vezes também vinagre (apenas ácidos orgânicos que se convertem rapidamente em CO2 para não consumirem a alcalinidade).

Palpite pessoal e já agora fica o aviso: durante algumas semanas usei e abusei de um aditivo de 2 partes para elevação do cálcio e alcalinidade. Descobri, por experiência, que a parte de alcalinidade também eleva o pH no curto, médio e longo prazo, pois um dos buffers que faz parte da composição desse produto é carbonato de sódio. Estarei agora a sofrer as consequências? Vou fazer umas mudas de água e logo verei se resolvo o problema.

Quem tenha problemas de pH elevado, além de não utilizar kalk, também não deve utilizar qualquer aditivo de alcalinidade à base de carbonato de sódio. É preferível o bicarbonato de sódio que é igualmente eficaz na elevação da alcalinidade e não tem qualquer efeito no pH do aquário (apenas estabilizando-o).

 

João Cotter

 

Penso que o João nao ira levar a mal, pois serviu unicamente para o enrequecimento deste forum

 

Abraço

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem

 

eu discordo do que o cotter diz.

 

mesmo em ph baixo existe sempre alguma precipitãção de carbonato de calcio sempre que a quantidade de carbonatos e de calcio que entra no aquario atravez do kalk seja maior que a usada pelo sistema. É perfeitamente normal e acontece não so com o Kalk como com o proprio reactor de calcio. Claro que num PH mais elevado essa precepitação será maior e logicamente será mais dificil manter niveis bastante elevados de calbonatos e calcio, mas não invalida a utilização do reactor de kalk.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Poucas respostas!!!!!!! Pareçe que andam todos com medo de responder, afinal e a trocar de ideas que chega-mos a conclusões e temos aqui um tema que pareçe ser bom ser falado

 

 

 

Boas, eu penso que faz falta a quem não tem reactor de cálcio!

 

Se se tem reactor de cálcio não vejo o porque de se ter também reactor de kalk...

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais