Ampulárias Vs Limnophilas


burriex

Recommended Posts

Boas

 

Estou a passar por uma desagradável situação, pois as minhas ampulárias de marfim e douradas, decidiram descabelar as partes mais juntas ao solo das minhas

limnophilas sessiliflora, é que comem aquilo tudo. Ao início pensava que simplesmente as folhas mais velhas caissem, mas agora depois de ter visto mais que uma vez as ampulárias lá trancadas vi que eram elas.

 

Isto pode ter um motivo, eu lhes ter cortado na ração, porque sempre que eu dizia que tinha um aquário de 80L com 5 ampulárias adultas e que tinha algas,

esses entendidos com quem falava achavam estranho, e eu dizia que dava umas cenourinhas de vez em quando, e eles disseram que era disso...então sugeriram-me não lhes dar cenoura que elas viravam-se ai sim para as algas....pois então, viraram-se para algo mais verdinho, as limnophilas tenrinhas.

 

Mas eu diria que já se notava as limnophilas descabeladas mesmo antes de cortar na cenoura, portanto nem sei o que fazer. Talvez optar por outras plantas

porque não tenciono desfazer-me das ampulárias pois adoro-as.

 

Fica aqui o meu testemunho, desespero, e pergunta....alguma sugestão?

 

Cumps

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que eu saiba as ampularias nao comem algas....

e para estarem a comer esse tipo de planta ..e porque tem mesmo muita fome.

da comer as bichas senao ate te podem morrer ...

e nao des so cenoura ..da lhe uma alimentaçao variada

elas comem varios legumes etc..

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não será por essas folhas já estarem a morrer? a sessiliflora ganha um grande tufo no topo e depois as folhas de baixo acabam por morrer...

As ampularias comem tudo o que é folha morta!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que eu saiba as ampularias nao comem algas....

e para estarem a comer esse tipo de planta ..e porque tem mesmo muita fome.

da comer as bichas senao ate te podem morrer ...

e nao des so cenoura ..da lhe uma alimentaçao variada

elas comem varios legumes etc..

 

"A Pomacea bridgesi é uma das espécies mais comum em aquários, e sua popularidade é devido ao facto de ser a única ampulária comercializada que não se alimenta de folhas de plantas sadias, preferindo matéria orgânica vegetal e animal morta (folhas mortas e cadáveres de peixes), vegetais crus (alface, pepino, aipo, cenoura), algas (principalmente verdes e filamentosas), ração para peixes, etc. Uma P. bridgesi só irá alimentar-se de folhas sadias quando não houver nenhuma outra fonte de alimento."

 

Não será por essas folhas já estarem a morrer? a sessiliflora ganha um grande tufo no topo e depois as folhas de baixo acabam por morrer...

As ampularias comem tudo o que é folha morta!

 

Pois eu não sei se muitas delas já estariam a morrer, mas o que é certo é que ontem vi uma ampulária as folhas da parte de cima duma limnophila que era mais pequena, e as folhas estão bem verdes.

 

Mas eu já decidi o que vou fazer, vou alimenta-las como quase sempre tenho feito, dando legumes de 2 em 2 dias e depois compro uns comedores de algas (não por ter muitas algas, mas para manter o aquário minimamente limpo de algas), ainda não tenho simplesmente porque os 4 ottos que já comprei não se chegaram a adaptar.

 

Cumps

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

é perfeitamente normal essa situaçao.

 

folhas mortas e em decomposiçao elas ajudao na limpesa

quando dao o seu passeiao pelas plantas é para limpesa das mesmas

algas claro que comem nao é é todo o tipo de algas.

 

edit: á é verdade esqueci-me de um ponto importante havendo fuminha o animal tem que se desenrascar de alguma maneira né :wink: fiz-me entender ?

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

é perfeitamente normal essa situaçao.

 

folhas mortas e em decomposiçao elas ajudao na limpesa

quando dao o seu passeiao pelas plantas é para limpesa das mesmas

algas claro que comem nao é é todo o tipo de algas.

 

edit: á é verdade esqueci-me de um ponto importante havendo fuminha o animal tem que se desenrascar de alguma maneira né :wink: fiz-me entender ?

 

 

No meu caso devia mesmo ser fomeca que elas tinham. O que é certo é que elas as comiam mesmo, e eram folhas novas, consigo distinguir limpar as algas das folhas do comer folhas, e elas tavam mesmo a come-las. Mas já as alimentei, e vou continuar a fazer assiduamente que elas não têm a culpa de haver algas.

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

acho que sim que fazes bem em as alimentar de preferencia com divercidade.

 

um ponto principal é aprender como lhes dar o alimento para elas nao se abituarem so ao que lhe metao a frente mas tambem nao as deixar passar fome para que nao nos dê desprazeres.

 

um dia vegetais em pequena quantidade de modo a ser comido no mesmo dia. ( nao meter quase cenouras inteiras ou metades como se ve em certos aquarios por aqui ) :wink:

isso nao contribui em nada a qualidade da nossa agua e havendo sempre comida á desposiçao nao fazem o serviço que pretendemos.

 

no outro das-lhe um jejum para se alimentar do que o aquario lhe propociona

e assim sucessivamente.

 

com isto quero dizer uma alimentaçao variada tanto para elas como para a fauna restante no aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora, legumes cozidos ou crus?

 

boas

 

na naturesa ninguem lhos coze mas se podermos dar so um entalao coisa minima elas agradecem :puppydogeyes:

 

boas

 

pensava que elas nao comiam algas..pois ja tive 2 tipos de algas e elas nunca lhes tocaram..

mas estamos sempre aprender :wink:

 

cumpr.

 

uma delas green spot por exemplo, porque andariao elas tanto tempo nos vidros e nas pedras :)

 

abraços

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais