Recommended Posts

boas,

 

boas,

 

aconteceu o que mais temia................

 

morreu um dos casais de escalares com cerca de 5 anos, esta noite.

 

o meu filtro tinha 3 materias, ceramicos, rede verde e algodao, e dissetram-me que deveria acrescentrar carvao activado pois era muito importante a sua existencia.

 

ontem pelas 19.00 fiz uma TPA de +- 25% e acrescentei ao filtro carvao activado como mne tinham dito na loja, limpei algas nos vidros, etc.

 

a seguir ao jantar reparei que este casal estava muito parado e nadava a superficie.

 

ao medir a agua registei:

 

Temp - 26.5 ºC

PH - 7.5

Gh - 7.5

NH3/ NH4 - 1 mg/l

no2 - 0 mg/l

no3 - 50 mg/l

po4 - 1

 

fui novamente trocar parte da água, onde inclui 4 garrafoes.

mesmo assim a femea morreu ainda ontem e o macho durante a noite.

Dos SAE resta um, sendo que um dos que morreu terá estado na água 3/4 dias, TERÁ INFLUENCIA?

A inclusão do carvao activado tera tido alguma influencia?

 

nao sei que hei-de fazer.

.....................................................!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

este topico tem outras informações sobre o meu aqua e algum historico.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=95711

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

acrescento 2 situações, que poderão ter estado na origem das mortes:

 

1-há cerca de semana e meia, por pura ignorancia ao limpar as materias filtrantes do filtro, fi-lo com água da torneira muito quente. terei arruinado com as colonias de bacterias, certo?

 

2- sempre que o outro casal fazia uma postura, arrumava com este para um canto, e agredia-o. o stress provocado poderá ter originado fragilidade e consequentemente a morte?

 

existem uma serie de factores condicionantes que poderão ter sido determinantes, para este desfecho, que logo quando chegar a casa vou ver se ficou por aqui.

 

entretanto gostaria que os mais entendidos na matéria dessem o seu parecer.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

fizes-te mal em ter lavado a materia filtrante eu aponto para morte por nitratos acompanhado por algum pico de amonia, o ph tambem não ajuda nada ph para escalares deve rondar os 6.8 ou menos.

devias comprar bacterias para colocar durante a troca de agua existe a venda nas lojas de aquariofilia.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Nitratos a 50 mg/l não matam. É preciso valores bem mais altos, na ordem das centenas de mg/l.

Já a amónia a 1 mg/l em conjugação com um pH de 7,5 pode bem estar na origem. É preciso não esquecer que a amónia se transforma tanto mais em NH3 (amoníaco - tóxico) quanto mais alto for o pH. Este valor pode ser mortal com este pH e relativamente inofensivo com pH 7,0... "apenas" meio grau a menos.

Ao baixar o pH o NH3 transforma-se em NH4+, inofensivo.

 

A limpeza do filtro da forma que descreves "limpou-te" a colónia de bactérias e o ciclo recomeçou: amónia, nitritos, nitratos. Não só a temperatura da água mas também o cloro dessa água.

 

Creio ter sido a conjugação desses dois valores (amónia/pH) a origem desse desfecho.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.