Hepatus Com Olho A Ficar Baço E Branco


Ricardo Ruffo

Recommended Posts

Há bocado reparei, que um dos olhos do hepatus está a ficar baço, e com uma cor esbranquiçada. O que poderá ser? :silly:

 

Não consegui melhores fotos que estas, o gajo não para quieto.

 

 

 

DSC07094.jpg

DSC07106.jpg

DSC07109.jpg

 

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Come muito bem, chega sempre primeiro que os ocellaris à comida.

 

Pois poderá ter sido alguma pancada, o gajo de vez em quando lá anda a raspar-se nas rochas. Apesar de não ter testes, problemas na água penso que não seja. Os corais estão bem, os ocellaris também, o hepatus também, tirando agora isso do olho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto não quer dizer que o hepatus fique com o olho normal! Poderá ser um parasita que o esteje a afectar. Já tive o meu assim e cheio de parasitas, bastantes mesmo! Estava a ver que ele ia morrendo, mas lá se safou, e acredito que o Lysmata amboinensis tenha ajudado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, vamos lá ver se com o tempo volta a ter o olho normal. Por acaso não sabia, desta função dos lysmatas, limparem os parasitas dos peixes. Já tou a googlar sobre eles.

 

Já agora, o preço médio de um bicho destes?

 

 

Obrigado pela ajuda :silly:

Editado por Ricardo Ruffo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu por acaso acho que já o vi a 10€, mas já não sei bem.. ainda não estava apanhado!.. pós sãgados :silly:

Editado por RodrigoGuimarães

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

O problema que falas acontece com alguma frequência e normalmente desaparace ao fim de algum tempo. Pode ter sido consequencia de alterações rapidas de parametros de agua (uma tpa) mais rapida e com valores não muito iguais ao do aquario, pode como o pedro ja disse se ter ferido numa pedra, é esperar e alimantar bem, a introdução do amboinensis em nada tem a ver com o olho.

Tens os parâmetros de água bons?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive a ver melhor, e penso que a razão é capaz de ter sido uma ligeira alteração na salinidade. Sim Hugo o lysmata não era por causa do olho, mas sim pelo facto de, de vez em quando o hepatus andar a roçar-se nas rochas.

 

Rodrigo a 10€ é que era bom :microwave:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso nos olhos pode ser o chamado popey eye , ja tive um Heniochus acuminatus que morreu com esta doença, se for o tratamento e veres a qualidade da agua ou tratamento por hiposalinidade

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno, obrigado pela dica ;)

 

 

Estive agora a ler sobre o pop eye, e pelo que li não se trata de uma doença, mas sim um sintoma de que algo não está bem no aqua. Mas como comprei o hepatus há pouco tempo, e ele vinha um bocado magro o mais certo era estar debilitado, foi logo afectado com isto. Já lhe ando a dar misturado na comida, umas gotas de vitaminas para recuperar mais rápido. Este caso de pop eye também se pode dar, caso exista uma mudança repentina nos parâmetros da agua, e como já tinha dito anteriormente, verifiquei com o densímetro que o valor tinha descido. Também pode ser esta uma das causas.

 

Também li, que o olho assim pode ter sido ele a raspar em alguma rocha, ou algum outro ser ter-lhe atacado o olho. Curiosamente o olho apareceu assim, quando ele passou a ir "dormir" para o esconderijo onde costuma estar uma fireworm enorme que tenho. Mas poderá apenas ser coincidência.

 

Mas ele já está mais gordo e continua com uma apetite voraz.

 

É aguardar, e esperar que recupere

Editado por Ricardo Ruffo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vejo que tenha sido o fireworm. O meu six line foi meter-se onde não deve e ficou com uns espinhos de um fireworm espetados no olho e não lhe fez nada de mal. Andou uns dias com aquilo espetado (ainda me assustei quando vi :) ) e aos poucos foram saindo.

Eu aponto mesmo para a variação dos níveis da água!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele tinha pintas brancas, mas era ao longo do corpo, parecia ictio. Mas agora já tem poucas, quando liguei as luzes tinha bastantes.

 

Em relação ao olho, parece-me que vê, pois os comportamentos continuam iguais e não foge.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele tinha pintas brancas, mas era ao longo do corpo, parecia ictio. Mas agora já tem poucas, quando liguei as luzes tinha bastantes.

 

 

Ricardo tens o peixe em grande nivel de stress tens de ver o mais rapidamente os parametros da agua, tem atenção a mudanças de temperatura grandes durante um dia. Colocas-te algum produto na aquario?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que poderá ter sido pela TPA que fiz na 4f, mudei 20 litros e a agua nova que entrou, não estava à temperatura do aqua. Só o hepatus é que parece se ter ressentido, porque os ocellaris não apresentaram qualquer alteração.

 

Não meti nenhum produto no aqua. Já comecei a dar ao hepatus uns flocos que tenho de alho e umas pingas de vitaminas, para reforçar o sistema imunitário.

 

Quando saí de casa ele já quase não tinha as pintas. Agora tou na faculdade na aula, e como está ser bastante interessante, tou pelo forum. Este este vicio é mais forte :twisted:

Editado por Ricardo Ruffo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu aconselhava uv 24h sobre 24h uns dias, tive esse problema antes e foi das trocas de água a temperaturas diferentes. se o aqua estiver populado de bacterias, logo que possam elas atacam.... :wink: , uv nisso e vais ver que recupera.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sim, uv é uma boa hipotese, mas não para já. Vai ser uma das coisas que futuramente irei adquirir com o tempo.

 

Quanto ao hepatus, parece estar a recuperar, os pontos brancos já se foram, o olho continua na mesma, mas também não piorou.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Poder ser tudo o que foi descrito em cima, mas pode ser também falta de oxigénio no Transporte.

 

Acontece quando os peixes são mal embalados. No teu caso duvido que o tenha sido pois isso aparecer dentro do Aqua, mas fica para conhecimento geral.

 

P.s - O meu desse tamanho, começou com o olho baço, teve as pintas e agora não tem nada. As vitaminas e o Omega deram resultado.

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais