Limites Dos Parametros Quimicos Da água


Recommended Posts

boas,

 

sou novo neste hobby apaixonante, e como tal tenho ainda muitas duvidas, principalmente no que refere aos limites dos parametros fisico-quimicos da água.

 

não existirá uma especie de tabela onde se possam interpretar os valores quimicos da água que lemos ao fazer os testes, PG, GH, NH3, etc.?

 

quais os valores limites e quais os procedimentos a adoptar em função dos valores lidos?

 

onde poderei recolher mais informação sobre esta matéria?

 

obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os valores de cada parâmetro depende muito do aquário que queremos ter.

De qualquer forma aconselhava-te a fazer umas pesquisas aqui pelo forum porque existe muita informação útil sobre esse tópico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

independentemente de cada aqua em particular, não existem valores padrão gerais, que possam ser usados como referencia?

 

obrigado

 

vai depender dos biótipos que queres , para te dar um exemplo

 

Biótipo amazónico o ph ronda o 6,5 a 7,0

Biótipo africano o ph ronda os 8,0 a 8,5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

independentemente de cada aqua em particular, não existem valores padrão gerais, que possam ser usados como referencia?

 

obrigado

 

Não diria o aqua em especifico mas sim as especies de peixes que tens ou que queiras adquirir pois cada especie prefere determinados parametros e isso é que pode te indicar quais os valores a teres no teu aquario, se vires por exemplo o descritivo de cada especie verás que estes tem valores de intervalos para ph, dureza de agua, etc agora é uma questão de selecionares as especies que queres, cruzar os intervalos de parametros de agua de cada especie e verás quais os valores a manter....

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

criei uma tabela em excel +- com aquilo que pretendia, mas não sei os "intervaloes de valores", que era o que eu realmente pretendia

 

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_15774_1.jpg

 

 

esta aqui!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

criei uma tabela em excel +- com aquilo que pretendia, mas não sei os "intervaloes de valores", que era o que eu realmente pretendia

 

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_15774_1.jpg

 

 

esta aqui!

 

 

Boas

 

Não consigo ver a tabela, quanto aos valores de intervalo existes varios sites que para cada especie de peixe dão os valores preferenciais de ph dureza de agua temperatura tens é de fazer algumas pesquisas para obteres todos esses valores, podes mesmo realizar uma procura aqui no forum com as palavras chave ficha tecnica + nome da especie e obtens toda a informação que necessitas para preencher a tua tabela....

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok,

 

os valores de ph e gh variam em função da especie,

 

mas relativamente a nitratos, nitritos, fosfatos, amonia, etc., os valores de tolerancia tambem variam de especie para especie, ou sao gerais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok,

 

os valores de ph e gh variam em função da especie,

 

mas relativamente a nitratos, nitritos, fosfatos, amonia, etc., os valores de tolerancia tambem variam de especie para especie, ou sao gerais?

 

Relativamente a NO2 NO3 fosfatos e amonia estes são gerais para todos... é certo que certas especies são mais resitentes que outras mas tens de manter os niveis dentro do aconcelhavel...

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok,

 

os valores de ph e gh variam em função da especie,

 

mas relativamente a nitratos, nitritos, fosfatos, amonia, etc., os valores de tolerancia tambem variam de especie para especie, ou sao gerais?

Boas,

Para a amónia e os nitritos, aponta sempre para o zero, tendo como máximo para ambos 0,1 mg/l... mas 0 é o ideal.

Para os nitratos, tenta não ultrapassar os 50 mg/l. Mesmo que não faça mal, acima deste valor já te começa a provocar problemas de micro-algas.

Fosfatos inferiores a 1 mg/l, também na mesma ordem de ideias: pode começar a dar-te problemas de "verdete" (micro-algas).

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

parece que consegui colocar a tabala de que falava.

 

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_15774_1.jpg

 

De qualquer forma no meu caso pessoal, tenho um aqua de 1m panoramico que térá cerca de 200 lt brutos.

 

- o filtro está incorporado no painel traseiro do aqua;

- 2 lampadas mas nao sei bem especificar;

- ermoestato rena 200 W

 

- alguma plantas (5 ou 6) que me deram ainda pequenas.

 

quando comprei o aqua em 2ª mao (em Abril) vinha com 4 escalares grandes (2 casais), 1 coridora aeneus e 1 coridora paleatus.

 

passado cerca de 1 mes começaram a aparecer algas nos vidros, substrato e decoração, lavei a decoração e mudei cerca de 40% da água há semana e meia.

 

entretanto adquiri mais 3 aeneus e 1 paleatus e 4 comedores de algas siameses SAE pequenos, dos quais 1 morreu e outro está desparecido (terão sido os escalares?).

 

ontem fiz alguns testes à água e obtive os seguintes resultados:

 

Temp - 26.5 ºC

PH - 7.5

Gh - 7

NH3/ NH4 - 0.5 mg/l

no2 - 0.1 mg/l

no3 - 10 mg/l

po4 - entre 0.5 e 0.1

 

é claro que com a escala de cores da SERA há sempre mais duvidas do que certezas na interpretação dos resultados, mas ainda assim parece que alguns valores começam a ser preocupantes, não acham?

 

- na 6ª feira passada dei pela primeira vez dafnias congelada e ficou uma nuvem enorme na água . isto nao poderá estar na origem dos valores mais elevados de fosfatos ou amonia.

 

- as algas ainda vão persistindo, apesar dos 2 SAE, estou a ver se arranjo 1 ou 2 ancistrus para ajudar.

 

- o SAE que desapareceu poderá estar morto e alterar os parametros da agua?

 

se poderem dar algumas dicas agradeco pois sou iniciante apesar de já ter passado algumas horas a engolir informação.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Já agora que tipo de filtro é que tens? Matérias filtrantes, suas quantidades e débito.

A amónia está alta se bem que para esse pH não represente um problema por aí além. Mesmo assim o melhor seria 0. Os nitritos estão borderline.

 

Sim, um peixe morto e em decomposição "produz" amónia, mas se o filtro estiver bem maturado com bactérias esse aumento acaba por não ser notado, daí ter-te perguntado sobre as características do filtro.

 

Para já uma TPA de 1/3 deve-te baixar esses valores de NH3 e NO2.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

pois isso acabei de fazer, e encontrei mais dois comdores algas siameses mortos .agora so resta um.

nao sei se terá sido da água ou dos escalares que tem cerca de 15 cm e sao realmente muito grandes

 

neste topico tenho um pouco melhor a descrição do meu aqua

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=95711

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.