Bolas Estranhas :)


Recommended Posts

Amigos mais uma vez recorro à vossa ajuda e sabedoria :snipersmile:. Apercebi-me da existencia de umas estranhas "bolas" num bocado de rocha viva que adquiri recentemente. Partindo do principio que tais "bolas" já vinham com a respectiva rocha, alguem me pode explicar o que são?

 

gallery_13693_550_138592.jpg

Editado por raquelcordeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Raquel a alga que tens e a Valonia.

 

Raquel para teres este tipo de alga estas com carga organica elevada no teu aquario, a melhor maneira de a remover e manualmente retiras a rocha fora do aquario e tiras com cuidado com as maus, não as deves rebentar para nao fazeres mais algas..

 

Uma pergunta ja estas a introduzir kalwasser?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Raquel a alga que tens e a Valonia.

 

Raquel para teres este tipo de alga estas com carga organica elevada no teu aquario, a melhor maneira de a remover e manualmente retiras a rocha fora do aquario e tiras com cuidado com as maus, não as deves rebentar para nao fazeres mais algas..

 

Uma pergunta ja estas a introduzir kalwasser?

 

 

Caro Hugo penso nao ser preciso, uma vez que essa alga já vinha na rocha (rocha essa introduzida ontem) e ainda ontem efectuei medições ao aqua e elas estão todas impec. :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Hugo penso nao ser preciso, uma vez que essa alga já vinha na rocha (rocha essa introduzida ontem) e ainda ontem efectuei medições ao aqua e elas estão todas impec. :puppydogeyes:

 

 

Cara Raquel infelizmente a carga organica nao se ve pelos teste!! o facto das rochas terem as volnia nao significa que a alga e boa ate porque este tipo de alga tem uma propagação muito rapida e fica muito feio num aquario.

 

Voltando a minha questão ja estas a introduzir kalwasser?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cara Raquel infelizmente a carga organica nao se ve pelos teste!! o facto das rochas terem as volnia nao significa que a alga e boa ate porque este tipo de alga tem uma propagação muito rapida e fica muito feio num aquario.

 

Voltando a minha questão ja estas a introduzir kalwasser?

 

 

Ok Hugo vou tirar essa alga sem duvida, quanto ao Kalk tal como te disse ainda nao adicionei uma vez que os niveis de calcio medidos ontem estavam optimos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok Hugo vou tirar essa alga sem duvida, quanto ao Kalk tal como te disse ainda nao adicionei uma vez que os niveis de calcio medidos ontem estavam optimos.

 

 

Cara Raquel a remoção da valonia correu bem?

 

O kalk não serve so para adicionar calçio e um erro comum se pensar assim. O kalk serve tambem para repor certo niveis ionicos na agua para estabelizar ph, existe kalk que tem na sua composição estronsio que ajuda em muito o nao aparecimento de certas algas com o valonia, dai a minha pergunta se adiciona kalk.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cara Raquel a remoção da valonia correu bem?

 

O kalk não serve so para adicionar calçio e um erro comum se pensar assim. O kalk serve tambem para repor certo niveis ionicos na agua para estabelizar ph, existe kalk que tem na sua composição estronsio que ajuda em muito o nao aparecimento de certas algas com o valonia, dai a minha pergunta se adiciona kalk.

 

 

Olá Raquel

 

Como o hugo sugeriu e muito bem e de forma a evitar uma rapida e indesejada propagação dessa alga(praga)deverás retirar a rocha dentro de agua e remover essas bolas coma ajuda de uma faca ou chave de fendas,

Em relação à adicão de Kalkwasser, se ainda nao o fazes deves de imediato começar a faze-lo.

vou te deixar aqui um pequeno texto ke te pode elucidar o porque do uso do kalkwasser e porque a necessidaqde de o usar.

 

Para obtermos ao mesmo tempo pH estável e íons cálcio disponíveis no aquário, a fim de permitir o crescimento dos corais, adicionamos solução saturada de hidróxido de cálcio, para repôr a água perdida por evaporação. A adição de Kalkwasser (CaOH-), portanto, é a forma mais simples de resolver três problemas: a evaporação de água, a reposição de íons cálcio, e a manutenção de níveis razoáveis de reserva alcalina.

 

Quando se usa kalkwasser, deve-se prestar atenção para o fato de que seu pH é mais alto do que o que precisamos (em torno de pH 12), e portanto sua adição em curto espaço de tempo eleva o pH em demasia, e prejudica o sistema tamponador por causar precipitação de carbonatos (também necessários).

 

Kalkwasser deve ser ministrada gota a gota. dependendo da grau de evaporação de cada aquário, pode-se com o tempo observar que a quantidade de cálcio reposta diariamente não atinge a necessidade dos habitantes. Uma solução viável é aumentar a evaporação do aquário instalando-se uma ou mais ventoinhas logo acima da linha d'água. A quantidade de água, e portanto de solução de kalkwasser deve ser aumentada, e então estaremos dosando mais cálcio todos os dias.

 

 

Caso nao tenha sido claro ou necessites de algum esclarecimento nao hesites em perguntar

 

 

Cumps

Poliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá eu tive uma dessas mas desapareceu com trocas de água. Por isso não tenhas duvida que é carga orgânica elevada...

 

Amigos mais uma vez recorro à vossa ajuda e sabedoria :tongue:. Apercebi-me da existencia de umas estranhas "bolas" num bocado de rocha viva que adquiri recentemente. Partindo do principio que tais "bolas" já vinham com a respectiva rocha, alguem me pode explicar o que são?

 

gallery_13693_550_138592.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais