Novo Lago - 900lts


Recommended Posts

Passado alguns meses desde o início da construção eis o meu lago.

 

Dimensões: 200 x 100 x 50 cms

Caixa (50 x 50) para entrada de água (da rede) com bomba (Sicce 4.000lts/h)

Caixa (50 x 50) para saída de água (esgoto)

 

Algumas fotos da evolução:

Pic_15601_13.jpg

 

Pic_15601_14.jpg

 

Pic_15601_15.jpg

 

Pic_15601_16.jpg

 

Pic_15601_17.jpg

 

Pic_15601_18.jpg

 

Pic_15601_19.jpg

 

O único habitante é uma tartaruga (não sei qual a espécie):

Pic_15601_20.jpg

 

Durante uns dias teve 3 peixes vermelhos que estão emprestados num aquário dentro de casa para dar uma ajuda na ciclagem da água. Após o ciclo voltam para junto da tartaruga.

 

Entretanto na água tenho alguns "jacintos".

O lago apanha sol durante a manhã.

A bomba tem estado a funcionar cerca de 4 hrs / dia.

 

Agradeço comentários em relação ao layout e ajuda em relação às seguintes dúvidas:

- dado que não tenho nenhum sistema de filtragem, vale a pena aproveitar a caixa que tem a bomba para fazer filtragem?

- que tipo de filtragem? bioballs, leca, lã de vidro?

- já li algumas coisas sobre filtros UV. É eficaz?

- que TPA's devo fazer?

 

Obrigado

 

Cumps

José Alberto Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num lago desses tens forçosamente que filtrar, e bem, a água. O ideal seria um sistema palustre à parte, já que a presença da tartaruga tem impede a introdução de quase todas as plantas... talvez a M. aquaticum se aguente porque para além de resistente é de crescimento muito rápido, mas não é líquido.

 

Outra hipótese é a utilização de filtragem externa, mecânica e biológica, mas terás sempre que fazer TPAs regulares porque as tartarugas poluem muito.

 

UV será aconselhável, também, já que a ausência de plantas vai dar origem a uma proliferação de algas.

 

Cumprimentos e boa sorte

 

Ricardo Fonseca

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom trabalho...

Umas plantas flutuantes ficavam ai bem e algo dentro de agua para a tartaruga se empoleirar senão pode morrer afogada .

Vai mandando fotos..

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dimensões: 200 x 100 x 50 cms

Caixa (50 x 50) para entrada de água (da rede) com bomba (Sicce 4.000lts/h)

Caixa (50 x 50) para saída de água (esgoto)

Um belo laguinho, mas muito provavelmente terás dificuldades para mante-lo sem algas (água verde)

Para que serve essa caixas "se" não tem filtração?

 

Durante uns dias teve 3 peixes vermelhos que estão emprestados num aquário dentro de casa para dar uma ajuda na ciclagem da água. Após o ciclo voltam para junto da tartaruga.
Procedimento NÃO recomendado. Para acelerar a ciclagem poderia usar ração, pedaços de peixes, água de outro tanque, etc.

 

Entretanto na água tenho alguns "jacintos".

O lago apanha sol durante a manhã.

A bomba tem estado a funcionar cerca de 4 hrs / dia.

- Atenção que os jacintos não se dão muito bem com pH alto.

- Pegar sol parte do dia é bom mas pode provocar uma infestação de algas.

- Continuo sem saber o porque do funcionamento de boma tão potente "se" não há filtro. É simplesmente para oxigenar a água?

 

- dado que não tenho nenhum sistema de filtragem, vale a pena aproveitar a caixa que tem a bomba para fazer filtragem?

- que tipo de filtragem? bioballs, leca, lã de vidro?

- já li algumas coisas sobre filtros UV. É eficaz?

- que TPA's devo fazer?

- É quase improvável conseguir uma estabilidade num laguinho, sem filtração;

- a uma variedade muito grande de materiais. Evite o bio-ball porque nelas deverá ter uma grande circulação de água para a oxigenação. Uma tela plástica é que fixaria a colônia de bactérias e a lã de vidro/perlon (mídia fina) funcionaria como filtro mecânico pois seriam lavadas regularmente;

- Não são filtros, são Exterilizadores Ultra Violeta. Tem o seu lugar dentro do sistema mas necessita dos demais filtros funcionando bem;

- TPAs seriam bem vindas mas, dependerão do seu sistema de filtração e da fauna e flora do lago.

 

Obs.: As tartas e peixes não são bons companheiros. As tartas necessitam de uma rampa ou objetos dentro do lago para que elas se apoiem para sair.

 

Sucesso e estamos aí para tentar ajudar. love you

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A espécie é a "Chrysemys scripta scripta" vulgar tartaruga ornamentada.

 

Como já foi dito, é fundamental que arranjes uma rampa para ela se colocar a apanhar sol e descansar, senão acabará por morrer afogada. Se não quiseres estar com muito trabalho, arranja um bom bocado de cortiça e põem-no a flutuar (deves fervê-lo bem 1º)

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...