Bom... Agora O Que Faço A Seguir ?


patriarca

Recommended Posts

Boa noite

 

Já por aqui tive alguma ajuda, que agradeço, mas agora gostaria de pedir a ajuda dos forenses para a situação do momento.

 

Antes de mais um resumo:

Tenho um aquário de 50l da Aquatlantis, com um sistema de filtragem Biobox2;

Enchi o aquário há 7 dias, liguei o sistema de filtragem e ajustei o termostato para os 26º

É o meu primeiro aquário, já li imensas coisas por aqui mas para reduzir mais riscos vou optar por não ter plantas naturais

 

Fiz uma medição do ph há 3 dias e repeti hoje, em ambas as circunstâncias o valor encontrado foi 7,5

 

Desde o dia 2 de enchimento de aquário, tenho colocado todos os dias 3 flocos de alimento, para ajudar na chamada "ciclagem"

 

Hoje medi o Amoniaco e deu-me o nível 0 (acho eu...... podem ver a imagem e dizer o que acham, se é mesmo 0 ou se é 0,5mg)

 

Fotos-0285.jpg

 

Fotos-0286.jpg

 

 

Assim sendo as minhas questões são:

 

1) Estarei a fazer as coisas bem?

 

2) É normal ter o amoniaco em 0 ao fim de 7 dias?

 

3) Estou a contar colocar um Platy na 4ªfeira, gentilmente oferecido por um dos membros do fórum, que cuidados devo ter para o colocar no aquário? Como o "ambiento" à agua do meu aquário?

 

4) Que medições devo fazer e quando? (ph, amoníaco, nitratos ?)

 

5) Estou a contar adquirir peixes que se adaptem a ph 7.0 ou superior para levantar o menos problemas com isto (Guppy, Danio-zebra, Otoclinclus e Platy), mas ainda assim sei que terei de fazer as TPA. Quando as devo iniciar? Depois de as fazer devo voltar a fazer as medições ao fim de quanto tempo?

 

6) Quanto tempo deverei esperar para introduzir um segundo peixe ou conjunto de peixes ?

 

7) Alguém tem filtros deste género? Como devo fazer a menutenção do mesmo? Substituindo os módulos que tem ou "limpando-os"

 

Agradeço a atenção e respostas que todos possam dar.

 

N.Patriarca

Editado por patriarca

[b][color="#0000FF"][font="Tahoma"]Nelson Patriarca[/font][/color][/b]
[i][b][color="#FF0000"]Running my First Aqua since 03/05/08[/color][/b][/i]

My blog: [url="http://omeioeamensagem.blogspot.com"]http://omeioeamensagem.blogspot.com[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Já por aqui tive alguma ajuda, que agradeço, mas agora gostaria de pedir a ajuda dos forenses para a situação do momento.

 

Antes de mais um resumo:

Tenho um aquário de 50l da Aquatlantis, com um sistema de filtragem Biobox2;

Enchi o aquário há 7 dias, liguei o sistema de filtragem e ajustei o termostato para os 26º

É o meu primeiro aquário, já li imensas coisas por aqui mas para reduzir mais riscos vou optar por não ter plantas naturais

 

Fiz uma medição do ph há 3 dias e repeti hoje, em ambas as circunstâncias o valor encontrado foi 7,5

 

Desde o dia 2 de enchimento de aquário, tenho colocado todos os dias 3 flocos de alimento, para ajudar na chamada "ciclagem"

 

Hoje medi o Amoniaco e deu-me o nível 0 (acho eu...... podem ver a imagem e dizer o que acham, se é mesmo 0 ou se é 0,5mg)

 

Fotos-0285.jpg

 

Fotos-0286.jpg

Assim sendo as minhas questões são:

 

1) Estarei a fazer as coisas bem? Estás

 

2) É normal ter o amoniaco em 0 ao fim de 7 dias? Pode ser, mas se calhar o melhor é esperares mais uma semana

3) Estou a contar colocar um Platy na 4ªfeira, gentilmente oferecido por um dos membros do fórum, que cuidados devo ter para o colocar no aquário? Como o "ambiento" à agua do meu aquário? deixas ficar o saco com o peixe dentro, a flutuar dentro do aqua para igualar as temperaturas e vais metendo agua do aqua dentro do saco isto durante aí uns 30 minutos. depois tiras o peixe do saco e mete-o no aqua, a agua do saco vai para o lixo

4) Que medições devo fazer e quando? (ph, amoníaco, nitratos ?)Ph, nitratos e no inicio convem fazeres o de nitritos ou amónia, o intervalo é sempre que possivel, pelo menos no inicio

 

5) Estou a contar adquirir peixes que se adaptem a ph 7.0 ou superior para levantar o menos problemas com isto (Guppy, Danio-zebra, Otoclinclus e Platy), mas ainda assim sei que terei de fazer as TPA. Quando as devo iniciar? Depois de as fazer devo voltar a fazer as medições ao fim de quanto tempo? isto já depende do aquario, eu faço semanalmente uma TPa de 30%

 

6) Quanto tempo deverei esperar para introduzir um segundo peixe ou conjunto de peixes ?mete 1 ou 2 por semana, atenção para não povoares o aqua demais

 

7) Alguém tem filtros deste género? Como devo fazer a menutenção do mesmo? Substituindo os módulos que tem ou "limpando-os" não conheço estes filtros

 

Agradeço a atenção e respostas que todos possam dar.

 

N.Patriarca

 

 

Só mais uma coisa, ao não colocares plantas não estás a minimizar os riscos, antes pelo contrario.

As plantas são uma grande ajuda ao ecosistema do aquario, e se forem de baixa manutenção em pricipio não terias problemas.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

 

Então nesse caso aconselha-me a manter a colocação de algum alimento (diariamente ou de dois em dois dias), durante mais uma semana, antes de colocar o primeiro peixe?

 

Obrigado em relação à informação de como meter o peixe no novo aquário e sobre os testes e a TPA.

 

Sobre as plantas, de facto tenho tido alguns conselhos para implementar algumas simples, ao nível dos 15W de luz que tenho, nomeadamente anúbias e fetos de java, estou a ver que terei de considrar tal situação, que eventualmente só pensava arriscar depois de ter mais ou menos equilibrado e adquirido o hábito de "lidar" com os peixes.

 

Em relação ao filtro, o que tenho diz isto:

 

BIOBOX 1

BIOBOX é um sistema de filtração interior compacto que, devido ao seu sistema de cartuchos EasyBox, apresenta uma excelente capacidade de filtração biológica, mecãnica e quimica.

O filtro BIOBOX equipado de cartuchos filtrantes EasyBox (incluídos) tornará a água do seu aquário cristalina.

Além disso a manutenção do BIOBOX é extremamente simples e fácil.

 

Conteúdo:

-Filtro de decantação

-Suporte de fixação

-Tampa do filtro

-Aspiração baixa e de superfície

-Curva de rejeição com regulação da orientação do fluxo

-Suporte do aquecedor

-4 Ventosas

-EasyBox Fibra

-EasyBox Esponja de Carvão

-EasyBox Esponja Grossa (10 ppi)

-EasyBox Aquaclay

-Aquecedor

-Bomba

 

 

Alguém mais pode comentar as questões que deixei neste e no post de abertura. Nesta fase, por muito que se leia, os conselhos de alguém mais experimentado, face a perguntas mais concretas são bem vindos.

 

Obrigado

 

N.Patriarca

 

 

 

Só mais uma coisa, ao não colocares plantas não estás a minimizar os riscos, antes pelo contrario.

As plantas são uma grande ajuda ao ecosistema do aquario, e se forem de baixa manutenção em pricipio não terias problemas.

 

cumps

[b][color="#0000FF"][font="Tahoma"]Nelson Patriarca[/font][/color][/b]
[i][b][color="#FF0000"]Running my First Aqua since 03/05/08[/color][/b][/i]

My blog: [url="http://omeioeamensagem.blogspot.com"]http://omeioeamensagem.blogspot.com[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

Então nesse caso aconselha-me a manter a colocação de algum alimento (diariamente ou de dois em dois dias), durante mais uma semana, antes de colocar o primeiro peixe?

 

Obrigado em relação à informação de como meter o peixe no novo aquário e sobre os testes e a TPA.

 

Sobre as plantas, de facto tenho tido alguns conselhos para implementar algumas simples, ao nível dos 15W de luz que tenho, nomeadamente anúbias e fetos de java, estou a ver que terei de considrar tal situação, que eventualmente só pensava arriscar depois de ter mais ou menos equilibrado e adquirido o hábito de "lidar" com os peixes.

 

Em relação ao filtro, o que tenho diz isto:

 

BIOBOX 1

BIOBOX é um sistema de filtração interior compacto que, devido ao seu sistema de cartuchos EasyBox, apresenta uma excelente capacidade de filtração biológica, mecãnica e quimica.

O filtro BIOBOX equipado de cartuchos filtrantes EasyBox (incluídos) tornará a água do seu aquário cristalina.

Além disso a manutenção do BIOBOX é extremamente simples e fácil.

 

Conteúdo:

-Filtro de decantação

-Suporte de fixação

-Tampa do filtro

-Aspiração baixa e de superfície

-Curva de rejeição com regulação da orientação do fluxo

-Suporte do aquecedor

-4 Ventosas

-EasyBox Fibra

-EasyBox Esponja de Carvão

-EasyBox Esponja Grossa (10 ppi)

-EasyBox Aquaclay

-Aquecedor

-Bomba

Alguém mais pode comentar as questões que deixei neste e no post de abertura. Nesta fase, por muito que se leia, os conselhos de alguém mais experimentado, face a perguntas mais concretas são bem vindos.

 

Obrigado

 

N.Patriarca

 

 

Boas,

 

Tenho exactamento esse aquario, está a funcionar á pouco + de 3 semanas, até agora tudo bem, penso que estas a fazer tudo bem, eu meti os 2 primeiros peixes ao fim de 3 dias, e eles sobreviveram (dois barbos tigres), são resistentes e adptaram-se bem, tenho feito tpa 1 vez por semana e neste momento ja habitam 5 peixes, penso que tens a amonia entre 0 e 0,5, mas é normal no inicio é possivel que com a introdução de peixes suba um pouco mas depois começa a baixar...eu puz umas plantas que precisam pouca luz (poucas), não á duvida que o aquario parece outro, aconselho-te, embora elas não se tem dado lá muito bem estão um pouco amarelas e ja as podei, se puseres plantas acho que deves meter no inicio...mas vamos esperar por comentarios de pessoal com + experiência...

 

Cumprimentos,

 

Jose

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando te derem o platy certificate que é macho, senão já não tens que te 'preocupar' com o ponto 6, ela trata disso.

 

(Tenho mais de 150 platys, platynhos e platyzinhos no meu 120cm que estava a ciclar. E agora, quando é que ponho os peixes que queria)

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Já por aqui tive alguma ajuda, que agradeço, mas agora gostaria de pedir a ajuda dos forenses para a situação do momento.

 

Antes de mais um resumo:

Tenho um aquário de 50l da Aquatlantis, com um sistema de filtragem Biobox2;

Enchi o aquário há 7 dias, liguei o sistema de filtragem e ajustei o termostato para os 26º

É o meu primeiro aquário, já li imensas coisas por aqui mas para reduzir mais riscos vou optar por não ter plantas naturais Não faças isso, senão tens de fazer mais TPA's.

 

Fiz uma medição do ph há 3 dias e repeti hoje, em ambas as circunstâncias o valor encontrado foi 7,5 Normal na nossa zona. Eu com injecção em grande de CO2, só o baixo para 7...

 

Desde o dia 2 de enchimento de aquário, tenho colocado todos os dias 3 flocos de alimento, para ajudar na chamada "ciclagem"

 

Hoje medi o Amoniaco e deu-me o nível 0 (acho eu...... podem ver a imagem e dizer o que acham, se é mesmo 0 ou se é 0,5mg) 0

 

Fotos-0285.jpg

 

Fotos-0286.jpg

Assim sendo as minhas questões são:

 

1) Estarei a fazer as coisas bem? Até agora, parece que sim... Tirando as plantas.

 

2) É normal ter o amoniaco em 0 ao fim de 7 dias? Aposto que meteste bactérias de frasco... Sim, pode ser perfeitamente normal

 

3) Estou a contar colocar um Platy na 4ªfeira, gentilmente oferecido por um dos membros do fórum, que cuidados devo ter para o colocar no aquário? Como o "ambiento" à agua do meu aquário? Esse gajo deve ser um porreiro... Até te arranjo 2, caso haja algum problema com 1...

 

4) Que medições devo fazer e quando? (ph, amoníaco, nitratos ?) Isto é mais complexo, 4ª falamos. Tráz água do aqua.

 

5) Estou a contar adquirir peixes que se adaptem a ph 7.0 ou superior para levantar o menos problemas com isto (Guppy, Danio-zebra, Otoclinclus e Platy), mas ainda assim sei que terei de fazer as TPA. Quando as devo iniciar? Depois de as fazer devo voltar a fazer as medições ao fim de quanto tempo? Bem visto. Podes iniciá-las já. Podes até nem precisar de grandes medições, assim que entenderes como funciona o "teu" aquário

 

6) Quanto tempo deverei esperar para introduzir um segundo peixe ou conjunto de peixes ? Depende da amónia, nitritos e nitratos.

 

7) Alguém tem filtros deste género? Como devo fazer a menutenção do mesmo? Substituindo os módulos que tem ou "limpando-os" Tu tens, mas mais cedo ou mais tarde vais deixar de ter.

 

Agradeço a atenção e respostas que todos possam dar.

 

N.Patriarca

 

Qualquer coisa apita.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer coisa apita.

 

 

ah ah ah muito bom! Já vi que vou levar uma lição :smilecolros: a sério na 4ªfeira Tá descansado que levo um frasco de água

 

Plantas já sei que vou ter de procurar as famosas anúbias e fetos de java, dada a pouca necessidade de luz. Com tanto bom conselho e se isso me ajuda a criar vida sustentável no aquário, então que seja, se é para dedicar, que seja por completo :)

 

Em relação a bactérias de frasco... nop, não deitei nada mesmo. A única coisa que fui colocando (pelo que li aqui no site) foi alguns flocos de alimento em dias intervalados.

 

Em relação ao filtro já percebi também que é "fraquito, fraquito..." mas por agora é o que há :) daqui a dois passos ou três verei o que lhe faço.

 

 

A despropósito, quais são os sites de referência que têm para peixes e as suas características? Já linkei a alguns por via dos fórum, mas se existirem outras opções que utilizem eu agradeço a informação.

 

Abraço a todos e obrigado pelas vossas opiniões e ajuda.

 

N.Patriarca

Editado por patriarca

[b][color="#0000FF"][font="Tahoma"]Nelson Patriarca[/font][/color][/b]
[i][b][color="#FF0000"]Running my First Aqua since 03/05/08[/color][/b][/i]

My blog: [url="http://omeioeamensagem.blogspot.com"]http://omeioeamensagem.blogspot.com[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um update para ver do vosso lado mais sábio se isto vai indo bem:

 

- Tenho desde 04 de Maio o aquario com 50l de água, termostato nos 26º

- Entre 7 e 13 de Maio fui colocando alimento na água

- Dia 14 introduzi 2 Platy (thks Ricardo!) que se têm adaptado bem (julgo eu) e que são neste momento a alegria suprema da minha pequena, cá em casa, que passa horas a falar com eles e a mostrar-lhes desenhos e bonecos (!)

- Têm sido alimentados 1x por dia com 4/5 flocos de Sera Vipan

 

Amónia

Foi 0,0mg até à introdução dos peixes

Hoje já consigo medir 0,5mg

 

Nitratos

Como seria mais ou menos de esperar, medi hoje e é 0,0mg

 

Pelas informações que fui lendo e pelos conselhos que sabiamente me deram vou colocar no início da semana anúbias, que me parecem mais adequadas à fraca iluminação.

 

As minhas questões do momento

 

1) Este fim de semana estava a contar fazer uma TPA de 20% do volume actual, parece ser um volume adequado?

 

2) Que cuidados especiais devo ter na colocação das plantas no areão?

 

3) Trouxe hoje uma pedra de xisto da casa dos meus pais que estava a fazer de pisa papéis (!) é seguro usar no aquário? Para além de a ferver devo ter algum outro cuidado?

 

4) Estava a contar introduzir dois novos habitantes na próxima semana, eventualmente dois Guppies ou Danios Zebra. Faço bem ou é permaturo ainda?

 

Obrigado pela atenção dos eventuais respondentes.

 

N.Patriarca

[b][color="#0000FF"][font="Tahoma"]Nelson Patriarca[/font][/color][/b]
[i][b][color="#FF0000"]Running my First Aqua since 03/05/08[/color][/b][/i]

My blog: [url="http://omeioeamensagem.blogspot.com"]http://omeioeamensagem.blogspot.com[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

1) Se fosse a ti fazia uma TPA de 40% por causa desses valores de 0,5 mg/l de amónia.

 

2) Espera por alguém que perceba de plantas em condições. cabecadura

 

3) Eu não ferveria o xisto. Lavava-o bem em água corrente e acabou.

 

Faltam-te os testes dos nitritos. Não esqueças que os nitritos são a 2ª substância do ciclo do azoto e também é tóxica como a amónia. De momento estarão a zero. Daqui a uns dias, talvez uma semana, pouco mais, começa a amónia a baixar e os nitritos a subir: daí a importância de teres o teste dos nitritos. Só quando a amónia e os nitritos estiverem ambos a zero é que os nitratos começarão a subir e o ciclo estará fechado, mas estes são muito pouco tóxicos.

 

4) Deduz-se daqui que acho prematuro introduzires mais peixes por agora.

Cumps.

 

 

P.S.: muito importante e curioso: se de 7 a 13 de Maio introduziste comida e a amónia foi zero é porque a comida era pouca e não se decompôs em amónia de forma a ser detectável nos testes.

Isto significa que estás a iniciar o ciclo práticamente só com os peixes. Controla bem essa amónia e os nitritos.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tilapia

 

Obrigado pelas dicas.

 

Mas os 0,5mg de amónia são só o 2ºnível da escala de cores do teste... não creio que seja assim tão grave por agora, mas vou controlando. Julgava que a coisa ainda ia subindo um pouco mais. Ou estou enganado?

 

Em relação à alimentação. Li por aqui que pouco é sempre melhor, por agora tenho essa média de 4/5 flocos 1x por dia, o que julgo mais do que suficiente para 2 platys, ou não ?

 

A introdução de novos habitantes deveria ser feita ainda durante o ciclo ou apenas quando os nitratos subirem e assim se dar o ciclo por terminado ?

 

Obrigado

 

N.Patriarca

[b][color="#0000FF"][font="Tahoma"]Nelson Patriarca[/font][/color][/b]
[i][b][color="#FF0000"]Running my First Aqua since 03/05/08[/color][/b][/i]

My blog: [url="http://omeioeamensagem.blogspot.com"]http://omeioeamensagem.blogspot.com[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tilapia

 

Obrigado pelas dicas.

 

Mas os 0,5mg de amónia são só o 2ºnível da escala de cores do teste... não creio que seja assim tão grave por agora, mas vou controlando. Julgava que a coisa ainda ia subindo um pouco mais. Ou estou enganado?

Não é muito grave por agora mas não esqueças que a amónia sobe depressa e tanto é mais tóxica quanto mais alto for o pH (não sei qual é o teu agora). Podes dormir descansado, mas amanhã já terás quase de certeza muito mais... e é sempre a subir... ou então TPAs. 40% é jogar pelo seguro.

 

Em relação à alimentação. Li por aqui que pouco é sempre melhor, por agora tenho essa média de 4/5 flocos 1x por dia, o que julgo mais do que suficiente para 2 platys, ou não ?

Está óptimo de comida.

 

A introdução de novos habitantes deveria ser feita ainda durante o ciclo ou apenas quando os nitratos subirem e assim se dar o ciclo por terminado ?

 

Obrigado

 

N.Patriarca

Eu esperaria pelo fim do ciclo. Embora se possa fazer desde já é muito arriscado e difícil de controlar e sinceramente não te aconselho. Espera pelo ciclo completo.

Aí poderás introduzir novos peixes. Dar-se-á na altura um "mini-ciclo" causado por um incremento de amónia e nitritos provenientes dos novos peixes, mas nada de preocupante pois nessa altura já terás uma colónia de bactérias bem estabelecida que te debelará essa situação sem problemas, mas não descures os testes.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é muito grave por agora mas não esqueças que a amónia sobe depressa e tanto é mais tóxica quanto mais alto for o pH (não sei qual é o teu agora).

 

PH = 7,5

 

Obrigado pelas dicas. Vou seguir avaliando e vou postando dados para ter um feedback dos mais experientes.

 

Se alguém puder dar uma opinião sobre um dos pontos que ficou por responder, agradeço:

 

2) Que cuidados especiais devo ter na colocação das plantas (anubias) no areão?

 

 

 

N.Patriarca

[b][color="#0000FF"][font="Tahoma"]Nelson Patriarca[/font][/color][/b]
[i][b][color="#FF0000"]Running my First Aqua since 03/05/08[/color][/b][/i]

My blog: [url="http://omeioeamensagem.blogspot.com"]http://omeioeamensagem.blogspot.com[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.