Receita Para Viviparos E Mais Duas Para Todo O Tipo De Peixes Tropicais(boa Para Comunitarios)


Recommended Posts

boas

 

venho deixar umas receitas para os nossos peixinhos :Fade-color

sei que muita gente ja deve as conhecer ..mas ha sempre quem apenas leu e nao sabe como as fazer..

 

ora entao ca vai para viviparos:

 

 

 

Esta é uma receita para alimentar peixes vivíparos como guppys, platis, molinésias e espadas. Todos eles requerem um alto conteúdo vegetal, muita proteína animal e pouca gordura. Tem cores vivas que serão intensificadas pelos corantes naturais incluídos em sua alimentação. É barata de fazer e pode substituir a alimentação habitual dos lebistes durante 3 dias por semana.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ingredientes:

 

Procure ingredientes o mais frescos possíveis. Os pesos São dados para os produtos em bruto e aproximados, uma vez limpos pesarão menos.

 

1 coração de boi

1 pimentão vermelho

1 beterraba

1 cenoura

250 gramas de camarões inteiros mas sem cabeças

500 gramas de espinafre

2 gemas de ovos

4 pastilhas de complexo vitamínico Pharmaton (vitaminas e minerais)

 

Preparação:

 

Retire as zonas fibrosas e gordurosas do coração.

Lave os camarões (serão usados com a casca, mas retire a cabeça) e a beterraba.

Abrimos o pimentão e retiramos o miolo e todas as sementes.

Use um processador de alimentos ou um liquidificador para reduzir todos os componentes a uma pasta com consistência semelhante a da pasta de dentes (pode adicionar um pouco de água, se necessário).

Coloque um pouco do patê sobre uma folha de alumínio, enrole (deixe com o formato de um salame fino) e congele.

 

Uso:

 

Descongele a quantidade necessária para alimentar os peixes diariamente. Não recongele novamente uma vez descongelado. Congelado, dura aproximadamente 2 meses, dependendo do congelador que tivermos, no freezer, chega a 6 meses.

Temos que ser muito cuidadosos na hora de alimentar nossos peixes. Não devem ficar restos no aquário, que se decomporiam rapidamente causando problemas. Alimentar 4 vezes por dia, usando uma pequena quantidade.

 

Este patê é muito rico em carotenos e outros corantes naturais. Poucas semanas depois de começar a alimentar seus peixes com este patê, verá como seu colorido é intensificado sensivelmente.

 

 

e aqui vai outras para comunitarios com uma grande variedade de peixes tropicais:

 

 

 

Aqui temos 2 receitas para alimentar todo tipo de peixes tropicais. Não está especificamente projetada para alimentar nenhuma espécie em particular, portanto é recomendada para aquários comunitários onde convivem grande variedade de espécies. É barata para confeccionar e é conveniente usá-la como único alimento 3 dias por semana. É especialmente recomendada se queremos manter nossos peixes sãos e também reproduzí-los. Procure ingredientes o mais frescos possíveis. Os pesos são dados para os produtos em estado bruto e aproximados. Uma vez limpos e preparados pesarão menos.

 

Fórmula I:

 

1,5 Kg de coração de boi

1,5 Kg de fígado de boi

4 ovos crus

170 gramas de espinafre

170 gramas de ervilhas

170 gramas de cenouras

115 gramas de farelo de trigo

24 gotas de algum complexo vitamínico

4 envelopes de gelatina sem sabor

 

Fórmula II:

 

2 Kg de coração de boi

2 Kg de fígado de boi

1 Kg de flocos de cereais Neston (em Portugal: Nestum)

1 Kg de farinha de germen de trigo

30 gramas de ervilhas secas partidas (a que se usa para fazer sopa)

60 gramas de espinafre

4 ovos crus

225 gramas de camarões inteiros mas sem cabeças

115 gramas de levedura de cerveja.

 

Preparação:

 

Limpe o coração e o fígado, retirando o excesso de gordura e nervos. Usar um processador de alimentos para picar a carne em pedaços muito pequenos. Misture o resto dos ingredientes, (exceto a gelatina da fórmula I) no processador. Na fórmula I, a gelatina atua como um espessante que mantém a mistura como uma pasta. Misturar a gelatina em um recipiente com um pouco de água quente, o suficiente para dissolvê-la, deixar esfriar ligeiramente, porém a mistura deve permanecer líquida. Misturar com os outros ingredientes.

 

Coloque a mistura em sacos plásticos com fecho tipo ziper e pressione até deixar plana. A pasta deve permanecer refrigerada ou congelada se vai conservá-la por longo tempo.

 

A fórmula 2 requer que a mistura seja cozida até que se torne ligeiramente granular.Coloque a mistura em sacos plásticos com fecho tipo ziper e pressione até deixar plana. A pasta deve permanecer refrigerada ou congelada se vai conservá-la por longo tempo.

 

Variações:

 

Variações destas fórmulas podem ser tentadas para ajustar-se às necessidades nutricionais de peixes específicos e de acordo com os ingredientes disponíveis. O único componente comum é proteína de alta qualidade. Outros ingredientes como espirulina, podem ser acrescentados a 0.5% ou 1% em peso. Para peixes herbívoros, a carne de pescado ou carne vermelha podem ser reduzidos e sustituídos por proteína vegetal como farinha de soja. Antes de fazer a pasta, seria prudente consultar a literatura para determinar a dieta natural do peixe.

 

Uso:

 

Descongele a quantidade necessária para alimentar os peixes diariamente. Não recongele novamente uma vez descongelado. Congelado, dura aproximadamente 2 meses, dependendo do congelador que tivermos, no freezer, chega a 6 meses.

 

Temos que ser muito cuidadosos na hora de alimentar nossos peixes. Não devem ficar restos no aquário, que se decomporiam rapidamente causando problemas. Alimentar 4 vezes por dia, usando uma pequena quantidade.

 

 

ambas as receitas foram retiradas de um site de aquariofilia.

 

um abraço

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se quiseres seguir o exemplo do toyota que me enviou a ultima receita diz

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=78408

 

Acho que seriam uma mais valia para aquele tópico :crazyeyes:

 

 

ola Marta.

 

sem duvidas que estas receitas ficariam muito melhor no topico que criaste.

eu ja tinha reparado numas coisas que ja tinhas feito sobre os viviparos.mas nunca tinha visto esse topico das receitas.

estas de parabens mais uma vez :)

 

queres que envie as receitas que pus aqui por mp para ti..?

eu nao percebi bem o que quiseste dizer.

so nao tenho as fotos como tem o toyota :evilbat:

 

entao depois diz alguma coisa.

se for o caso entao eu envio te a mp com estas receitas e talvez outras que possa encontrar .

em questao ao site de onde as retirei ..ja nao me lembro ..mas e facil de encontrar.

assim que descubra sites interessantes com este tipo de coisas eu aviso te.

 

 

cumpr.

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola Marta.

 

sem duvidas que estas receitas ficariam muito melhor no topico que criaste.

eu ja tinha reparado numas coisas que ja tinhas feito sobre os viviparos.mas nunca tinha visto esse topico das receitas.

estas de parabens mais uma vez :)

 

queres que envie as receitas que pus aqui por mp para ti..?

eu nao percebi bem o que quiseste dizer.

so nao tenho as fotos como tem o toyota :)

 

entao depois diz alguma coisa.

se for o caso entao eu envio te a mp com estas receitas e talvez outras que possa encontrar .

em questao ao site de onde as retirei ..ja nao me lembro ..mas e facil de encontrar.

assim que descubra sites interessantes com este tipo de coisas eu aviso te.

 

 

cumpr.

 

 

Boas,

 

Não é preciso me enviares por mp, nem são necessárias fotos. Apenas disse isso porque para por as tuas receitas no tópico precisava da tua autorização, como já a tenho quando tiver aqui um moderador ou administrador que me desbloqueie temporariamente o tópico eu coloco-as lá.

 

Se encontrasses o site de onde as tiraste era muito bom, não gosto muito de confusões por causa disso dos direitos de autor, por isso ponho as minhas fontes em tudo lol sou muito certinha

 

.... e Obrigada ;)

Editado por Marta Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não é preciso me enviares por mp, nem são necessárias fotos. Apenas disse isso porque para por as tuas receitas no tópico precisava da tua autorização, como já a tenho quando tiver aqui um moderador ou administrador que me desbloqueie temporariamente o tópico eu coloco-as lá.

 

Se encontrasses o site de onde as tiraste era muito bom, não gosto muito de confusões por causa disso dos direitos de autor, por isso ponho as minhas fontes em tudo lol sou muito certinha

 

.... e Obrigada :snipersmile:

 

 

ola

 

hummm direitos do que lol....

ok compreendo.

 

bem no outro site que vi lembro me que so la havia mais uma receita...sendo para discos ..se nao estou em erro.

bem ..mas assim que encontre aquele site ou outros ,eu envio te o link por mp.

 

cumpr.

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

hummm direitos do que lol....

ok compreendo.

 

bem no outro site que vi lembro me que so la havia mais uma receita...sendo para discos ..se nao estou em erro.

bem ..mas assim que encontre aquele site ou outros ,eu envio te o link por mp.

 

cumpr.

 

 

ok, quando encontrares avisa. Não sei se reparaste mas as receitas já se encontram no tal tópico :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Receita 1:

 

1 coração de boi

1 pimentão vermelho

1 beterraba

1 cenoura

250 gramas de camarões inteiros mas sem cabeças

500 gramas de espinafre

2 gemas de ovos

4 pastilhas de complexo vitamínico Pharmaton (vitaminas e minerais)

 

Minha opinião:

Nos camarões utilizava antes os restos dos camarões que nós comemos e os ovos inteiros com casca.

 

Fórmula I:

1,5 Kg de coração de boi

1,5 Kg de fígado de boi

4 ovos crus

170 gramas de espinafre

170 gramas de ervilhas

170 gramas de cenouras

115 gramas de farelo de trigo

24 gotas de algum complexo vitamínico

4 envelopes de gelatina sem sabor

 

Minha opinião:

Ovos inteiros com casca e farelos e nunca farinha.

 

Fórmula II:

2 Kg de coração de boi

2 Kg de fígado de boi

1 Kg de flocos de cereais Neston (em Portugal: Nestum)

1 Kg de farinha de germen de trigo

30 gramas de ervilhas secas partidas (a que se usa para fazer sopa)

60 gramas de espinafre

4 ovos crus

225 gramas de camarões inteiros mas sem cabeças

115 gramas de levedura de cerveja.

 

Minha opinião:

Não utilizava Nestum pois suja muito a água, nem vejo a vantagem da sua utilização.

Ovos inteiros e restos de camarão.

Não sei se finaceiramente será rentavel.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Minha opinião:

Não utilizava Nestum pois suja muito a água, nem vejo a vantagem da sua utilização.

Ovos inteiros e restos de camarão.

Não sei se finaceiramente será rentavel.

 

 

boas

 

como diz na receita ..e para dar em poucas quantidades.se deres em poucas quantidades nao suja muito a agua.

se fores por ai .. a artemia por exemplo..se deres um bom bocado veras que suja a agua..alias todo o comer suja.por isso se deve dar em pouca quantidade..para que os peixes consigam o comer em menos de 5 minutos.e polua o menos possivel a agua

 

em questao ao preço...ja vi a darem 50 euros por um a pinça..e outras coisas

etc..

 

mas tambem nao tou a ver quanto caro e assim 2 ovos e 250gr de camarao :)

mas se e para poupar entao mais vale dares flocos.

estas receitas tem em virtude .dar uma alimentaçao rica e variada

e nao ser um tipo de comida economica :)

 

um abraço

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, quando encontrares avisa. Não sei se reparaste mas as receitas já se encontram no tal tópico :)

 

 

ola marta :)

sim ja vi :)

 

 

cumpr.

Editado por paulo.c.

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para dar alimentação de qualidade não se recorre a papas. As papas caseiras é que podes juntar o que queres, é pratico alimentar muitos peixes e barato. O melhor é alimentação viva e natural.

Quando fiz criação de diferentes especies preferi sempre as papas, ainda hoje com acesso a preço de revenda prefiro as papas em alguns casos.

A razão de dizer alguns casos é que os fabricantes de ração profissional actualmente fazem preços para criadores a preço embativel. Assim penso que irei passar a trabalhar com papas, ração profissional e alimentação comercial.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

dou te toda a razao..

 

e nao haja duvidas que a alimentaçao viva e o melhor..

 

mas as papas tem o lado bom de juntarmos o que queremos num so(como tambem disseste).

 

.tambem e mais facil de fazer.

e mais pratico para o tempo que a maioria de nos .. tem para alimentar os seus peixes no dia a dia ..

 

eu tento dar a maior variadade possivel ,

tanto em raçoes ..como papas e alimento congelado e vivo.

 

a nivel monetario

sai caro..e normal :D

infelizmente e assim..

 

 

um abraço

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...