Postura De Ramirezis


Sofia Mira

Recommended Posts

Troquei hoje um casal de ramirezis que infelizmente não se estavam a entender por um casal ja formado na loja. Escolhi um casal que me pareceu bastante saudavel e cujo o macho protegia bastante a femea. Após 2h no meu aqua qual não é o meu espanto ao ver que a femea estava a fazer uma postura. O problema é que o macho estava todo contente a comer os ovos acabadinhos de por :rainbowafro: pelo que tenho vindo a ler, os pais comem os ovos quando se sentem ameaçados o que não pode ser o caso ja que estão sozinhos num aqua. Este comportamento é normal? É que acho que o macho nem se deu ao trabalho de os fertilizar. Será por serem inexperientes?Por ainda não se sentirem ambientados? Ou será que este comportamento se vai manter caso haja novas posturas?

 

Tks,

Sofia

Editado por Ssaor

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

è natural, estavam a duas horas no aqua, depois de ter feito a viagem num saco, ou seja, de certeza que se sentem ameaçados, não estão ambientados.

já pensaste no dia que eles tiveram? ela só colocou os ovos porque já estava cheia e de certeza que os ia colocar na loja, foi uma questão de tempo.

agora da-lhes tempo e vais ver que vão la.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É possivel serem ovos prematuros? Que ela os tenha posto com o stress?É que tambem tenho lido que os ovos quando estão fecundados ficam transparentes e quando estão fungados ficam brancos... mas os 5 que eu consegui tirar depois de terem abandonado o local ( acho que o macho não os viu) estão amarelos e sao mt pequeninos. Desculpem tantas perguntas mas sou mm iniciante na reprodução de oviparos.

 

Tks,

Sofia

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É perfeitamente normal, não te preocupes. Estavam stressados e cá vai disto.

 

Quanto aos ovos, mesmo os não fertilizados só ficam brancos/com fungos ao fim de algum tempo. Já não me recordo bem mas acho que não consegues distinguir no momento aqueles que foram fertilizados, ou seja, são todos transparentes.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, hj acordei e encontrei a femea muito parada sem grandes reacções e com cores mt escuras... quase preta. Começo a ficar preocupada com medo que ela morra. Alguem sabe a que se deve estas cores? Stress? Alguma coisa que eu possa fazer?

 

Tks,

Sofia

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A femea volta e meia ja passeia um bocado pelo aquario e a respiração ja esta um bocadinho melhor! No entanto continua muito escura com cores quase pretas. Não é normal pois não?Alguem sabe o que faz os ramirezis ficarem com cores muito escuras quase pretas?

 

Ajudem-me please!!

 

Sofia

Editado por Ssaor

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A femea volta e meia ja passeia um bocado pelo aquario e a respiração ja esta um bocadinho melhor! No entanto continua muito escura com cores quase pretas. Não é normal pois não?Alguem sabe o que faz os ramirezis ficarem com cores muito escuras quase pretas?

 

Ajudem-me please!!

 

Sofia

Pode ser stress. Tens reparado se o macho anda atrás dela?

É que o meu macho, volta e meia dava umas tareias na fêmea que ela, coitada, tinha de comer às escondidas e ficava muito escura e quietinha num canto do aqua. Mal saísse de lá, vinha o macho de fininho e :crazyeyes: ! Toma lá que já levas!! As coisas acalmavam quando ela começava a ficar muito redondinha e rosadinha no ventre. Aí era um amor louco! Onde ia um, o outro ia também.

Mantém-os debaixo de olho para ver se realmente é stress derivado das perseguições do macho.

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser stress. Tens reparado se o macho anda atrás dela?

É que o meu macho, volta e meia dava umas tareias na fêmea que ela, coitada, tinha de comer às escondidas e ficava muito escura e quietinha num canto do aqua. Mal saísse de lá, vinha o macho de fininho e bigsmile ! Toma lá que já levas!! As coisas acalmavam quando ela começava a ficar muito redondinha e rosadinha no ventre. Aí era um amor louco! Onde ia um, o outro ia também.

Mantém-os debaixo de olho para ver se realmente é stress derivado das perseguições do macho.

 

Não... não é culpa do macho. Como ja tinha dito são um casal e ele proteje-a sempre!Andam sempre juntinhos! Eu julgo que o mais certo é ser do stress.... porque a história de ter chegado e posto logo ovos não deve ter mesmo ajudado à ambientação. Mas não sei é se é normal estar cinzenta há 3 dias. O macho tem boas cores mas ambos respiram mais rápido do que julgo ser normal.

Também me apercebi que os nitratos estã um bocado elevados porque como eles não comiam no inicio e eu não aspirei a água para não os stressar mais.. os valores subiram logo! Já mudei 50% da água e meti nitrivec... agora já não sei o que posso fazer mais mas as cores dela preocupam-me bastante :(

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não... não é culpa do macho. Como ja tinha dito são um casal e ele proteje-a sempre!Andam sempre juntinhos! Eu julgo que o mais certo é ser do stress.... porque a história de ter chegado e posto logo ovos não deve ter mesmo ajudado à ambientação. Mas não sei é se é normal estar cinzenta há 3 dias. O macho tem boas cores mas ambos respiram mais rápido do que julgo ser normal.

Também me apercebi que os nitratos estã um bocado elevados porque como eles não comiam no inicio e eu não aspirei a água para não os stressar mais.. os valores subiram logo! Já mudei 50% da água e meti nitrivec... agora já não sei o que posso fazer mais mas as cores dela preocupam-me bastante bigsmile

E o outros parâmetros, estão ok? Caso não o tenhas feito, faz testes ao pH, amónia e nitritos para ver se estão bem, caso contrário, tens de ir fazendo tpa's para controlar isso.

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E o outros parâmetros, estão ok? Caso não o tenhas feito, faz testes ao pH, amónia e nitritos para ver se estão bem, caso contrário, tens de ir fazendo tpa's para controlar isso.

 

Fiz os testes todos:

ph 7.8 -> também estava elevado porque como achei que eles estavam a respirar mal puz uma bomba de ar que possivelmente aumentou o valor do ph com a movimentação da água... mas com a mudança da água já está a melhorar.

gel. 600

Gh 8

kh 6

No2 0,2

No3 45

Po4 0,25

 

Também tenho turfa ao pé do filtro.

 

Há mais alguma coisa que possa fazer?

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz os testes todos:

ph 7.8 -> também estava elevado porque como achei que eles estavam a respirar mal puz uma bomba de ar que possivelmente aumentou o valor do ph com a movimentação da água... mas com a mudança da água já está a melhorar.

gel. 600

Gh 8

kh 6

No2 0,2

No3 45

Po4 0,25

 

Também tenho turfa ao pé do filtro.

 

Há mais alguma coisa que possa fazer?

Desculpa a minha ignorância, mas o que é que significa o "gel. 600"?

Não tens o teste da amónia?

Agora com tpa's, os valores dos nitratos são capazes de baixar. Podes juntar umas lemna minor que dizem que são óptimas para consumir nitratos.

Tens o pH um bocado alto... Não sei até que ponto isso possa a estar a influenciar os ram's, como mantive sempre os meus a 6.5, não sei qual o comportamento deles em pH mais elevado.

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa a minha ignorância, mas o que é que significa o "gel. 600"?

Não tens o teste da amónia?

Agora com tpa's, os valores dos nitratos são capazes de baixar. Podes juntar umas lemna minor que dizem que são óptimas para consumir nitratos.

Tens o pH um bocado alto... Não sei até que ponto isso possa a estar a influenciar os ram's, como mantive sempre os meus a 6.5, não sei qual o comportamento deles em pH mais elevado.

 

Pois, estava na esperança que voces soubessem! Os testes foram feitos na loja e deram-me um papel com estes dados. Como estou na holanda se calhar puseram uma abreviatura holandesa não sei :S

O ideal para eles é um ph mais baixo mas não me parece que seja isso que os esteja a influenciar pois sei que na loja os têm em ph de 8 e eles estão com cores lindas e sempre a por ovos. Claro que isto acontece porque não ficam lá muito tempo, porque pelo que sei a longo prazo pode afecta-los. Mas se na loja estavam com ph de 8 não me parece que ao virem para o meu aqua com ph de 7,8 fiquem cinzentos. Continuo a achar que é mais provavel ser stress, só não sei se há alguma coisa que possa fazer sem ser esperar e rezar que não morra.

 

Sofia

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, estava na esperança que voces soubessem! Os testes foram feitos na loja e deram-me um papel com estes dados. Como estou na holanda se calhar puseram uma abreviatura holandesa não sei :S

O ideal para eles é um ph mais baixo mas não me parece que seja isso que os esteja a influenciar pois sei que na loja os têm em ph de 8 e eles estão com cores lindas e sempre a por ovos. Claro que isto acontece porque não ficam lá muito tempo, porque pelo que sei a longo prazo pode afecta-los. Mas se na loja estavam com ph de 8 não me parece que ao virem para o meu aqua com ph de 7,8 fiquem cinzentos. Continuo a achar que é mais provavel ser stress, só não sei se há alguma coisa que possa fazer sem ser esperar e rezar que não morra.

 

Sofia

Foi como te disse, como mantive sempre os meus a pH 6.5 não sei qual o comportamento deles face a pH mais elavado.

Vai baixando os nitratos, pode ser que em parte seja disso, e esperar pela sua adaptação.

Ela come ou nem por isso?

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi como te disse, como mantive sempre os meus a pH 6.5 não sei qual o comportamento deles face a pH mais elavado.

Vai baixando os nitratos, pode ser que em parte seja disso, e esperar pela sua adaptação.

Ela come ou nem por isso?

 

Sim... mas só quando lhe apetece. Vai comendo...O problema é que não posso deichar a comida muito tempo no aqua se eles não comerem logo.

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola,

 

nao tenho a certeza para dizer que o ph esta directamente relacionado com o estado do peixe, mas é sem duvida uma grande hipotese.

contudo posso afirmar que esse ph nao é nada bom para eles, mais tarde ou mais cedo isso vai-se notar, acho que ´devias colocar o ph entre os 5.5\6.5.

os meus estao a 6.0 e tem tido um comportamento normal, a dias o ph subiu aos 7.0 e a minha femea quase batia a bota.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Baixa os nitratos urgentemente. Esse pH está longe de ser o ideal mas é sempre difícil dizer se poderá ter alguma relação com o estado do ram.

 

Estás a fazer algum tratamento?

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola,

 

nao tenho a certeza para dizer que o ph esta directamente relacionado com o estado do peixe, mas é sem duvida uma grande hipotese.

contudo posso afirmar que esse ph nao é nada bom para eles, mais tarde ou mais cedo isso vai-se notar, acho que ´devias colocar o ph entre os 5.5\6.5.

os meus estao a 6.0 e tem tido um comportamento normal, a dias o ph subiu aos 7.0 e a minha femea quase batia a bota.

 

Sim eu sei que o ph estava um bocado elevado.. mas como já expliquei julgo que a subida do mesmo se deveu à bomba de ar que puz no aqua por achar que eles estavam a respirar mal. Mas já tirei a bomba e já mudei 50% da água e também já começei a por nitrivec da sera.

 

Agora tenho uma dúvida e sei que é mesmo ignorante mas... o que é que faz baixar o ph? É que a água da torneira tem ph de 7... a turfa serve? Se eles estavam na loja com ph de 8 (ou quase) não é mt brusco e perigoso baixar o ph para 6,5?

 

Tks,

Sofia

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu sei que o ph estava um bocado elevado.. mas como já expliquei julgo que a subida do mesmo se deveu à bomba de ar que puz no aqua por achar que eles estavam a respirar mal. Mas já tirei a bomba e já mudei 50% da água e também já começei a por nitrivec da sera.

 

Penso que não tem relação.

 

Agora tenho uma dúvida e sei que é mesmo ignorante mas... o que é que faz baixar o ph? É que a água da torneira tem ph de 7... a turfa serve? Se eles estavam na loja com ph de 8 (ou quase) não é mt brusco e perigoso baixar o ph para 6,5?

 

Se a torneira tem pH de 7 então tens algo no aquário que faz subir o pH. Começa por descobrir o quê. Tens pedras?

 

Tks,

Sofia

Editado por zlatan9

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem então não sei... na loja qunado me fizeram os testes eu perguntei o que é que fazia subir o ph e eles disseram-me que mta movimentação na água fazia subir o ph... como tinha posto uma bomba de ar um dia antes julguei que se devia a isso... (por acaso confio bastante na loja... é mesmo especializada e peixes e até agora nunca tive razoes para duvidar deles.. muito pelo contrario).

Tenho areão, uma pedra pequena, meia casca de coco, um tronco falso (já para evitar que alterasse os valores da água), turfa que estou a utilizar para baixar o GH e dps plantas.

 

Mas se quiser ter o ph de 6,5 por exemplo como baixo o ph da água da torneira? A turfa serve?

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum... e a turfa não serve? É que se servir já estou no bom caminho... se não tenho mesmo de comprar aguma coisa..

Coloca um bocadinho de turfa no filtro, mas antes tens de saber se esse areão é calcário ou não. Se for da praia é muito provável que o seja.

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloca um bocadinho de turfa no filtro, mas antes tens de saber se esse areão é calcário ou não. Se for da praia é muito provável que o seja.

 

 

Eu já tenho a turfa no aqua... por isso perguntei se era suficiente para baixar o ph ou não!

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais