Desparasitar Plantas "selvagens"


Dave

Recommended Posts

Boas.

 

Gostava de saber como devo proceder para desinfectar uma planta apanhada no exterior, sendo que pretendo usa-la em aquário.

Se alguem já o tiver feito com bons resultados (quer para a planta quer para os peixes), agradecia que partilhassem qual o produto mais indicado a usar.

 

Cumpts,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

solução de 10 % de lixivia, passar a planta sem molhar as raizes e depois água corrente à fartura.

 

 

Obrigado Jota-T.

Costumas fazer isso nas tuas? Confesso que fiquei um bocado de pé atrás ao ler a palavra "lixívia", mas se já o tens feito com sucesso sou capaz de considerar essa hipótese..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Jota-T.

Costumas fazer isso nas tuas? Confesso que fiquei um bocado de pé atrás ao ler a palavra "lixívia", mas se já o tens feito com sucesso sou capaz de considerar essa hipótese..

 

 

 

boas

 

um balde com agua do teu aquario e azul de metileno a 1%

não uses lexivia para alem de te poder queimar as plantas

pode matar os peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

um balde com agua do teu aquario e azul de metileno a 1%

não uses lexivia para alem de te poder queimar as plantas

pode matar os peixes

 

Confesso que nunca tive problemas com lexivia e é claro é só passar as plantas rápidamente e depois lavadas abundantemente em água corrente.

 

Se quiseres usar outras soluções podes usar azul de metileno, sal e verde de malaquite e até mesmo aquela mistela anti-caracois que se compra.

 

Relembro que para os que se assustam até muito recentemente muitas pessoas usavam água oxigenada para combater algas filamentosas (em doses muito pequenas como é óbvio e com uma seringa directamente em cima das mesmas ...)

 

Eu uso uma solução de lexivia pura a 10 % e as plantas 'caçadas' sobrevivem a este tratamento, nada como experimentares numas com esta solução e noutras com outras soluções, foi assim que fiz :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois talvez a solução de azul de metileno seja mais segura (mas por outro lado menos eficaz??)

o meu problema nem seria tanto as plantas não aguentarem o tratamento, mas sim os peixes que seriam posteriormente colocados no mesmo aquário das plantas.

obrigado a ambos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...