Fishroom Do Lago Tanganyika.


Recommended Posts

Olá,

 

Depois de regressar de férias, aqui ficam algumas novidades...

 

Os utintas resolveram aproveitar a minha ausência e tenho pelo menos 5 femeas papudas!

 

Picture1-21.jpg

 

Picture2-16.jpg

 

O casal de telmos resolveu também encher o aquário de pequenos seres... são pelo menos uns 30! É incrivel como um peixe tão belicoso com tudo o que mexe consegue ser tão gentil com seres minusculos. Os pequenotes que não têm mais de 2 mm (e mal se vêm) andam a nadar livremente!

 

Os frontosas já comem avidamente!

 

Tenho uma colónia de multies F0, constituída por 3 machos de 2 fêmeas. É incrivel como conseguem ser tão diferentes dos que já tinha. É curioso que são muito mais agressivos que os que mantive até agora, atacando tudo o que entra no seu novo lar (mesmo estando lá há apenas 1 semana).

 

Os Julies já se vêm a nadar e os pais defendem-nos de uma forma incrivel...

 

Picture3-15.jpg

 

Picture4-12.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • Replies 83
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Acabei de ver o video 3x, se faz favor faz a minha conta! :P Quanto devo? Que espectáculo!!

 

 

Edit: acabei de ver o video das frontosas e das larvas vermelhas! Parecem aspiradores :?

Editado por João Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Ainda não está terminado! Ando à procura de mais uns aquários - queria montar uma estrutura semelhante à que tenho para o aqua das Frontosas e colocar do lado esquerdo quem entra...

 

Agora está assim:

 

Picture2-18.jpg

 

...e a ideia é que fique assim:

 

Picture1-25.jpg

 

...com mais 5 aquários - 1 com 150x40x50 cm e mais 4 de 60x30x30 cm!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo, deixa-me dizer-te já de inicio que admiro e tua dedicação e quero por isso dar-te os meus parabéns.

 

Esses aquários todos ocupam-te em média quanto tempo por dia para a manutenção ?

 

Fazes TPA's a isso com que regularidade ?

 

E asinda queres mais 5 aquários ? :D

 

Admiro a tua coragem e dedicação !

 

1 abraço,

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Esses aquários todos ocupam-te em média quanto tempo por dia para a manutenção ?

 

Fazes TPA's a isso com que regularidade ?

 

 

Os aquários ocupam-me obrigatoriamente apenas 30 minutos por dia. Obviamente que em média ocupo muito mais tempo com eles. Fao TPA´s de cerca de 10% semanais (sempre ao fds).

 

Entretanto, hoje fui presenteado pelas Frontosas! O casal ao fim de apenas 1 mês e meio fez a primeira postura...

 

Picture7-10.jpg

 

Picture8-8.jpg

 

Estou a ponderar se vou ou não tirar os ovos da boca dela. O que acham?

 

Entretanto aqui ficam algumas fotos dos restantes habitantes do aquário...

 

Picture6-15.jpg

 

Picture1-28.jpg

 

Picture2-21.jpg

 

Picture3-19.jpg

 

Picture4-17.jpg

 

2 dos 4 synodontis que coahabitam com as burundi...

 

Picture5-16.jpg

 

e uma foto geral...

 

Picture9-7.jpg

 

Montei num dos cubos um monoespécie de caudopuntactus. São no total 5 casais...

 

Picture10-4.jpg

 

Picture12-2.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As Frontosas estão brutais! Têm uma côr 5 estrelas....

Deixa-a ficar mais uns dias com os ovos. Sempre dá para estudar a "coisa" mais uns dias e ver o comportamento dela, se se isola ou se anda mais nervosa...

 

Como é que anda a colónia de multies? Queremos fotos! starwars

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Entretanto no aquário grande, finalmente um dos casais de Ocellatus finalmente fizeram uma postura e os pequenotes já se vêm a espreitar da concha...

 

Picture2-23.jpg

 

Picture1-31.jpg

 

Deixo-Vos também um vídeo do aquário das frontosas e outro do monoespécie de caudopuntcatus...

 

 

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno,

 

Parabéns pelo sucesso com as burundi. Que alimentação lhes dás? Quais os parâmtros da água?

 

As burundi comem principalmente a comida Dainichi. De vez em quando dou-lhes miolo de camarão e larva vermelha.

 

Quanto aos parâmetros da água, sinceramente não faço medições. O facto dos peixes estarem saudáveis e a criar dá-me alguma segurança. No entanto, inicialmente a água tinha um pH de 8,2 e uma dureza de 14.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu diria que é preciso um pouco de cuidado com os valores medidos à saída da torneira... já perdi uma colónia de "sumbus" à custa de quedas de pH. Convém sempre deixar assentar a água umas horas e depois medir...

 

A água na minha zona sai com pH de 8.0 a 8.2 e, geralmente, não preciso de lhe adicionar quase nada - eventualmente um pouco de bicarbonato de sódio e ainda estou a testar o efeito a médio longo prazo do carbonato de cálcio - sendo que tenho os tangas quase todos a criar sem deficiências e a apresentar excelentes cores, contudo e ocasionalmente tenho uma queda dos parâmetros na água de rede, pelo que deixei de confiar nos parâmetros habituais.

 

De qualquer maneira, Diogo, os teus peixes estão em excelente forma... os meus parabéns.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus caros,

 

Eu sei que a nossa água é um pouco inconstante e que por vezes o pH à saída da torneira é bem mais baixo que o desejado. Os valores que coloquei são aqueles que mantenho (mais ou menos) em todos os aquários - não são medições à saída da torneira.

 

Eu faço TPA´s de 10 a 20% semanais e mesmo que o pH à saída torneira seja baixo, não há grande influência em aquários que estejam estáveis - o seu poder tampão é suficiente para contrariar essa descida.

 

A partir do momento em que tenho nos diversos aquários criações, das mais variadas espécies, a minha experiência diz-me que o melhor é não medir nada, sob pena de estarmos a tentar corrigir algo que não é necessário.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Mais um fim-de-semana no fishroom e não há muitas novidades. Apenas de realçar que a Frontosa continua com os ovos (embora me pareça que tem menos).

 

No aquário grande há mais pequenotes de ocellatus, depois de mais uma fêmea ter arranjado uma concha. O pai é sempre o mesmo - o grande macho dominante, que com mais de 6 cm não dá tréguas à concorrência e mesmo com 2 metros de aquário não deixa em paz o outro macho residente!

 

Aqui ficam as fotos:

 

Picture9-8.jpg

 

Picture10-5.jpg

 

Entretanto no mesmo aquário as Cypris preparam-se para novas posturas...

 

Picture7-11.jpg

 

Picture8-9.jpg

 

Resolvi tirar algumas fotos aos brevis e aos similis....

 

Picture3-21.jpg

Picture2-24.jpg

Picture1-33.jpg

 

Picture4-19.jpg

Picture5-18.jpg

 

Deixo-Vos também uma foto de alguns dos pequenos Temporalis shell...

 

Picture6-16.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Ja agora uma pergunta. Qual é o tipo de alimentação que lhes dás ? Elas costumam vir comer a mão?

 

Ainda não vêm comer à mão mas estão quase! Comem granulado grande da Dainichi!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Com cerca de 18 dias de incubação e depois de ter verificado que a boca andava mais vazia, resolvi tirar os alevins à Frontosa. Sairam 8 alevins ainda pouco formados. Coloquei-os numa rede com uma leve corrente...

 

Picture2-27.jpg

 

Picture1-36.jpg

 

Veremos se se safam!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Diogo, explica lá aonde tens os alevins que acabei por não perceber bem aonde eles estão...

 

É simples! Estão num passador da loja dos chineses colocado no topo do aquário, pendurado nas traves francesas! Como podes ver tem uma spraybar por trás que provoca uma corrente ténue dentro do passador.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Depois de terem uma segunda ninhada os julies transcryptos tornaram-se ainda mais agressivos. Por isso tive que retirar os daffodil do aquário, tornando-o agora num monoespécie!

 

Aqui fica um vídeo...

 

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Aqui ficam algumas fotos tiradas hoje.

 

O aquário dos julies...

 

Picture1-41.jpg

 

Picture2-30.jpg

 

Picture3-27.jpg

 

Os utintas de novo a criar...

 

Picture4-24.jpg

 

Picture5-22.jpg

 

Os ocelatus também têm crias...

 

Picture6-20.jpg

 

Os caudopuntcatus no seu monoespécie preparam-se para uma nova ninhada, enquanto os pequenotes vão crescendo com os pais...

 

Picture13-2.jpg

 

Os compressiceps ainda não criaram, mas estão em boa forma...

 

Picture7-14.jpg

 

Picture8-10.jpg

 

As frontosas juvenis continuam a crescer...

 

Picture9-10.jpg

 

Picture11-5.jpg

 

...e penso já conseguir distinguir um macho...

 

Picture10-7.jpg

 

No aquário dos putos, os temporalis sheel de duas gerações crescem em conjunto com 15 utintas e os pequenos frontosa...

 

Picture14-2.jpg

 

Picture16-2.jpg

 

Picture17-1.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Hoje reparei que um dos casais de leleupi também tem alevins!

Aproveito para actualizar a fauna dos aquários:

 

Aquário #1 (200x60x30 cm)

Casal Altolamprologus compressiceps "Gold Kasanga"

6 Lamprologus ocellatus (2 machos e 4 fêmeas - 2 delas com alevins)

2 casais Neolamprologus leleupi (1 com alevins)

3 casais Neolamprologus caudopuntactus

1 trio de Neolamprolugos splendens

 

Aquário #2 (130x45x50 cm)

Casal Frontosas burundi

2 Fêmeas Frontosa burundi juvenis/adultas

8 Frontosas burundi juvenis

 

Aquário #3 (60x30x30 cm)

5 Neolamprologus Similis (adultos) - 1 macho e 4 fêmeas

Diversos Neolamprologus Similis (juvenis)

 

Aquário #4 (60x30x30 cm)

25 Neolamprologus brevis juvenis/adultos

 

Aquário #5 (60x30x30 cm)

Casal Neolamprologus caudopuntactus

6 juvenis Neolamprologus caudopuntactus

 

Aquário #6 (50x25x25 cm) - o infantário

Diversos juvenisTelmatochromis temporalis Shell

15 juvenis Cyprichromis leptosoma "Utinta"

8 juvenis Frontosa burundi

 

Aquário #7 (60x50x50 cm)

1 casal Juliedochromis transcriptus

Diversos juvenis Juliedochromis transcriptus

 

Aquário #8 (60x50x40 cm)

trio Neolamprologus pulcher daffodil

1 macho Altolamprologus compressiceps "Gold Kasanga"

3 casais Cyprichromis leptosoma "Utinta"

1 Juliedochromis transcriptus

 

O aquário 8 destina-se a manter apenas os daffodil - todos os outros estão à venda.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá,

 

Coloquei hoje à venda diversos peixes pois tenciono fazer uma reestrturação da fauna. Assim o aquário #1 será destinado a fazer crescer alguns tropheus juvenis (12 kirizas, 5 murago e 10 red moliro), para formar algumas novas colónias. Tenho também 8 bembas juvenis que irão para um dos cubos (assim que estejam desocupados). Tenciono arranjar mais muragos e quem sabe arranjar alguma nova espécie.

 

Vou vender o casal de Fontosas adulto e ficar no aquário #2 apenas com os juvenis (que estão a crescer muito bem - vejam a foto em baixo de um dos machos) e os 2 casais de leleupi.

 

Picture7-15.jpg

 

Ficam também duas fotos dos leleupis (macho e fêmea, respectivamente)...

 

Picture3-28.jpg

Picture2-32.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Hoje deixo-Vos um filme do monoespécie de caudopuntactus que têm já mais uma ninhada. Neste momento os putos da primeira ninhada nadam lado a lado com umas miniaturas...

 

 

Deixo-Vos também um filme (de péssima qualidade) do aquários das Frontosas...

 

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais