Problemas, Problemas, Problemas...


Recommended Posts

Antes de mais... obrigado pelas opiniões e conselhos! :crazyeyes:

 

Em relação ao peixe será uma ideia, mas não queria colocar mais peixes no aquário... a não ser que tire 2 ou 3 palhaços para que não haja aumento da carga orgânica no aquário... bowdown

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao peixe será uma ideia, mas não queria colocar mais peixes no aquário... a não ser que tire 2 ou 3 palhaços para que não haja aumento da carga orgânica no aquário... :crazyeyes:

 

Não tiras nada e so pores o banana la para dentro e nao tiras peixes nenhum

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eh eh eh

 

tou a ver que estás a arranjar maneira de eu fazer o upgrade ao sistema antes do previsto...

 

Já agora... alguém sabe onde posso arranjar um banana? e qual o preço médio desse menino?

Se a memória não me falha, eles nem são caros, mas deves ter alguma dificuldade em o arranjares! yikes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao Halichoeres chrysus, encontrei o seguinte, na categoria de Wrasses para aquários de "fish only" :)

 

Live aquaria - Halichoeres Chrysus

 

E houve algumas características que me deixaram preocupado:

 

"A 30 gallon or larger aquarium with a sealed lid(...)" - embora o tamanho do aquário não seja problema... o que não tenho é tampa no mesmo...

 

"It will eat fireworms and pyramidellid snails, protecting corals and clams." - come fireworms... nada de grave, embora as worms até dêem jeito... e os pyramidellid snails serão os turbo sp. ? Outra coisa que não entendo é o seguinte, é um Wrasse para "fish only's" e protege corais e conchas? Esquisito...

 

"In addition, it may eat feather dusters, wild shrimp, tubeworms, and flatworms." - outra coisa que me preocupa... os lysmatas estão incluídos nos "wild shrimp", não estão? :mrgreen: e quanto aos "feather dusters"... tenho lá dois... bem grandinhos... :shock:

 

"It may also eat parasites off of tank mates." - E ora aí está uma vantagem. Além de dar cabo dos nudibrânquios, ainda poderá limpar parasitas de outros peixes... (e acho muito bem, pois se realmente come lysmatas, no mínimo deverá fazer o mesmo que eles (deve ser para acabar com a concorrência))

 

 

Posto isto, como poderei pesar os prós e os contras da introdução deste zé lá no aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao Halichoeres chrysus, encontrei o seguinte, na categoria de Wrasses para aquários de "fish only" :mrgreen:

 

Live aquaria - Halichoeres Chrysus

 

E houve algumas características que me deixaram preocupado:

 

"A 30 gallon or larger aquarium with a sealed lid(...)" - embora o tamanho do aquário não seja problema... o que não tenho é tampa no mesmo...

 

"It will eat fireworms and pyramidellid snails, protecting corals and clams." - come fireworms... nada de grave, embora as worms até dêem jeito... e os pyramidellid snails serão os turbo sp. ? Outra coisa que não entendo é o seguinte, é um Wrasse para "fish only's" e protege corais e conchas? Esquisito...

 

"In addition, it may eat feather dusters, wild shrimp, tubeworms, and flatworms." - outra coisa que me preocupa... os lysmatas estão incluídos nos "wild shrimp", não estão? :shock: e quanto aos "feather dusters"... tenho lá dois... bem grandinhos... :?

 

"It may also eat parasites off of tank mates." - E ora aí está uma vantagem. Além de dar cabo dos nudibrânquios, ainda poderá limpar parasitas de outros peixes... (e acho muito bem, pois se realmente come lysmatas, no mínimo deverá fazer o mesmo que eles (deve ser para acabar com a concorrência))

Posto isto, como poderei pesar os prós e os contras da introdução deste zé lá no aquário?

 

 

Bla, Bla, Bla, Bla :)

 

Compra o peixe que custa no max 25€ não faz mal nehum alias so faz bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de fazer uma muda de água com osmose + sal, gostei por pequenos resultados...alguns corais demonstraram uma ligeira melhoria, que é o caso da Caulastrea que estava super encolhida e já estava mais inchada! Noto que o pouco de algas que tinha no vidro, daquela que parece uma película, reduziu e nem vou limpar para ver o que vai acontecer! As coisas parecem melhor, muito pouco, mas parece melhor!

Já tenho 30lts a fazer para uma nova muda, depois de 3 dias da outra. Medi a água do cabo raso e tinha um pouco de Nitratos 30mg/l...ainda é qualquer coisa! O meu aqua tinha 40...a ver se melhora!

 

Por agora, água natural....NADA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu eu que sempre disse que tive maus resultados com a Água Natural...... fui "enxovalhado" quando disse para não usarem.... etc, etc.

 

enfim, o pessoal chega lá.

 

Zaad.:

 

A solução do Hugo é a melhor a longo prazo para controlares situações futuras.

 

Para já podes dar um banho ao Coral com algum produto, existem vários no mercado para o efeito. Eu dou um banho a qualquer Coral que entre no meu Aquário antes de o introduzir. Reparo sempre numa coisa, qualquer bicharada que esteja na Rocha do Coral morre nesse banho.

 

Os nudibranquios não são adeptos do Iodo, e o produto em Causa ( Medicoral - Brightwell ), tem na sua constituição iodo, basta um banho de 5 minutos e matas tudo o que lá está, excepto o coral pois o tratamento serve em primeira instancia para recuperar as percas de tecido e o esbranquiçado dos Corais.

 

Abraço

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já deste ao dedo querro ver o peixe novo sei que ja o compras-te por isso querro o ver

Também quero ver!

 

Amigo joao_judicibus, sei que já tinhas alertado para o problema da água natural, e sempre disse que estava a utilizar, bem como muitas pessoas e há bastantes anos, e nunca tivemos problemas, exceptuando um ou outro caso. Mas também referi que pode haver problemas de algas ou excesso de nutrientes que provocam o sem aparecimento.

Eu dou a mão à palmatória e assumo isso, bem como o meu problema recente. Mais para o verão, quando as marés tiverem mais calmas devo verificar de novo as condições da água natural e ver se valerá a pena, mas por enquanto só mesmo água natural!

Devo ainda dizer que já fiz 3 mudas de 10% cada e os nitratos baixaram, bem como noto uma melhoria nos corais e nas minhas Tridacnas (ficaram com melhores cores).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não dei ao dedo porque ainda não recebi a máquina...

 

E não há nada para dar ao dedo porque parece que o sacana gosta é de estar debaixo do areão... e só deve sair à noite, pois eu ainda não o vi desde que o soltei noa quário... :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não dei ao dedo porque ainda não recebi a máquina...

 

E não há nada para dar ao dedo porque parece que o sacana gosta é de estar debaixo do areão... e só deve sair à noite, pois eu ainda não o vi desde que o soltei noa quário... banana rock

 

Realmente são mt envergonhados...

 

O meu só saia a noite, agora sai o dia todo...

 

 

Demorou cerca de 3 meses a sair da noite para o dia td... da-seeeee

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é... após uma semana mais atribulada, descurei por 3 dias a TPA... o aquário esteve uns 3 ou 4 dias sem ter a reposição de osmose com kalk...

 

A salinidade aumentou de 1024 para 1025...

 

Tenho os corais a morrer... as montiporas (com excepção da Montipora Australiensis e da Montipora sp. laranja) estão a perder a cor e parece que os pólipos também... as pocilloporas, embora não tenham perdido as zooxanthelas, têem os pólipos recolhidos...

 

As euphylias, a acanthastrea, e os moles em geral não estão mal...

 

:puppydogeyes:

 

Após uma conversa com o hugocc, resolvemos em experimentar a fazer 2 TPA's com água feita... vou adquirir o sal hoje, para fazer duas TPA's de 15 litros cada... hoje uma e a outra na 4ª ou 5ª feira... para ver se há alguma reacção positiva...

 

Escrevo isto aqui, por duas razões... para ver se alguém tem alguma ideia do que poderá ser, e para poderem ler e tentar não fazer de errado o que eu possa ter feito...

 

PS: ainda não fiz nenhum teste à água, mas vou fazer hoje antes da TPA e depois faço de novo amanhã para ver se houve alguma alteração...

 

Olá

 

Estive a ler este post com algum interesse e atenção, e infelizmente reparei que tiveste algumas perdas de tecido nalguns duros e consequente perda dos mesmos, e deduzi que foi possivelmente atibuida à agua natural tal facto.

 

Em minha opinião outros factores foram os responsáveis por estas perdas, nomeadamente alterações bruscas de salinidade, logo alteraçoes de ph e kh no teu sistema.

torna-se muito importante a medição da salinidade com o uso de um refractometro, pois os densimetros sao pouco fiáveis, no que respeita à precisao da medição.

è muito importante a reposição de agua com kalk diariamente de forma a nao haver alteraçoes de salinidade, quer de ph e kh.

atribuir o problema aos nudibranquios, tambem podera nao ser a correcta, pois so iriam atacar montiporas e nao restantes corais.

Nao se esquecam de que as aguas da nossa costa andam na ordem dos 1029, 1030 e terao ke fazer ajustes com agua de formaq a baixar a salinidade.

 

Peço te que faças nova medição de salinidade, ph,kh, amonia, nitritos e postes aqui para fazermos uma avalição correcta da solução.

Abraço

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Paulo, infelizmente por enquanto não posso fazer esses testes, pois a mala está actualmente no Algarve, mas assim que tiver oportunidade, farei sim.

 

Realmente notei que os corais todos sentiram as alterações, embora os únicos que morreram foram as referidas montiporas. Actualmente noto já o crescimento das montiporas sobreviventes, as Palythoas estão de novo abertas, e os zoanthus também. As Pocilloporas igualmente e o frag de Pavona já apresenta de novo a sua côr. Quanto às Euphylias e aos Parazoanthus, parece que não foi nada com eles. :sad2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais