"the Nest"


Joao_Costa

Recommended Posts

Boas,

 

Vou esta semana iniciar a montagem do meu aqua. Tenho falado com alguns amigos por aqui e lido algumas coisas, e queria assim a vossa ajuda e opinião.

 

Será apenas para Invertebrados, depois de obter mais experiencia quem sabe apostar num outro aqua bem maior.

 

Ao nivel do Aquario optei por um 60X30X30 (54l), Vem com uma calha apenas e uma lampada de 15W

 

27042008003to7.th.jpg

 

Ao nivel do filtro vem com um filtro interno de 300L/H, estou indeciso em avançar para um externo, mas por enquanto este tvl seja suficiente?

 

27042008006ha4.th.jpg

 

Tenho um Termotasto de 75W que penso ser suficiente.

 

i1723811_27042008007.jpg

 

Queria a vossa opinião ao nivel do aquário e material, para saber se falta mais algum acessório para que as condições sejam adquadas à Fauna que vou colocar.

 

Ao nivel do solo, tenho este areão ...

 

04052008vh6.th.jpg

 

Não sei se será a melhor opção mas como veio ficou. Pergunto se alguém aqui já teve algo do género ou sabe se ao nivel do PH altera mto os valores. Além das pedras do rio "pequenas", vem com algumas "cascas" de qq coisa com cores ... vermelho ... amarelo ... preto, tenho também algumas pedras do rio maiores (lajes) que comprei e já as limpei !!!!

 

Vou colocar Akadama por cima do areão, para que ao nivel estético fique melhor. O areão fará a função de volume e ajuda na colocação das plantas a Akadama apenas para dar uma imagem melhor ao fundo do aqua.

 

No caso de não ser o areão mais adquado, pensei na "areia de piscina" que acham?

 

O areão tem sido limpo com água quente várias vezes ao dia e a água já sai quase limpa.

 

Vou colocar um tronco, ainda não optei por nenhum, tenho andado a ver uns quantos por aqui e em agumas lojas.

 

Fauna

 

Red´s

Green´s

Ampularias

 

Por enquantos estes. Os Red´s já os tenho faz uns 8 meses e os Green´s 2 meses todos OK sem baixas e adoram ervilhas. Têm estado num nano de +/- 9 lts sem qq problemas excepto um macho que tem umas machas internas no corpo que ainda estou para ver o que será !!!

 

Flora

 

Anubias barteri

Microsorum pteropus (feto de java)

vesicularia dubyana (musgo de java)

Valisnerias

Cabomba caroliniana

Hygrophyla polisperma "Rosanervig"

 

Queria a vossa opinião. Fiz esta escolha com um amigo, uma vez que são plantas faceis de criar e sem mto cuidado. Não pela falta de cuidado, mas sim pela falta de experiência =P

 

Ao nivel da luz e filtro em relação às plantas e camarões está a minha dúvida ... se fizer criação aquele filtro pode limpar uns quantos camarões?

 

Ao nivel das plantas será suficiente o que vou montar para elas?

QQ ajuda vossa é mais que bem vinda =P

 

Obrigado,

 

Abraço

 

JOão

Editado por Joao_Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João.

 

O projecto parece bem pensado mas há aí alguns aspectos que podem ser melhorados.

 

O aquário: parece-me ideal para começar.

 

A lâmpada de 15W: é suficiente, dependendo das plantas que coloques. Para essa luz, devem ser usadas plantas pouco exigentes.

 

Filtro interno: não é aconselhável. Suja-se muito, não tem área suficiente para manter uma colónia de bactérias estável e eficiente e pode, de facto, sugar os camarões pequenos.

 

Termostato: mais que suficiente. Daqui por algum tempo, será desnecessário porque o calor vai apertar e as temperaturas no aquário devem ser mantidas entre 23ºC e 25ºC, coisa que consegues atingir facilmente durante o Verão. Sugiro é que retires a tampa ou então a deixes aberta igualmente durante o Verão, caso contrário a água aquece bastante e pode atingir temperaturas demasiado altas ( apesar dos Red Cherry aguentarem temperaturas altas, em termos de actividade/comportamento/reprodução, 23ºC-25ºC é o ideal).

 

O areão: algo mais para o escuro ( todo escuro, não às cores), seria uma mais valia para se verem as verdadeiras cores dos camarões e prevenir inibição de comportamento. Mesmo em termos de estética ficaria melhor, ao contrário desse. Também não sei até que ponto esse areão não te altera os parâmetros da água. Esquece a areia de piscina ou qualquer tipo de areia! É desaconcelhado!

 

Flora: eu não colocaria a Cabomba caroliniana e a Hygrophyla polisperma "Rosanervig". Apesar de não serem plantas difíceis, são de crescimento rápido e, como tal, necessitam de nutrientes " extra" para se desenvolverem. Podem ser boas no início para retirar os nutrientes em excesso da coluna de água mas a longo prazo acabam por definhar, a não ser que estejas a pensar em fazer fertilização líquida. Se substituíres essas duas espécies por outras plantas de crescimento lento, como Cryptocorynes ou outros fetos, o aquário fica igualmente composto e com uma manutenção mais fácil.

 

 

Para te ajudar um pouco mais, sugiro que consultes este tópico que foi criado exactamente para este fim: mostrar como se pode montar um aquário para invertebrados ( neste caso, camarões) tendo em conta todas as fases da montagem. Não é preciso seguir aquilo à risca em termos de material mas dá para ficar com uma ideia de como podemos adaptar o que ali foi explicado a cada situação.

 

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado André, tenho acompanhado esse tópico, estamos a falar de uma montagem mto boa.

Já vi outros vários trabalhos muito bons que temos por ai. Mas aquela tua raiz ... brutal !!!!

 

Ao nivel do filtro é uma das minhas preocupações. Irei mesmo pensar num externo.

 

O pH é algo que me preocupa, irei estar atento ao seu nivel quando tiver tudo ok vou aguardar o tempo de análise necessário.

 

Sobre a temperatura obrg vou estar atento.

 

Ao nivel do solo, já coloquei a Akadama por cima do areão, ficou bem melhor que o areão, molhada fica mais escura e deve assim se aproximar ao "escuro" aconselhado.

 

Neste momento já tenho os troncos:

 

06052008003zy0.th.jpg

 

06052008004jq2.th.jpg

 

Ao nivel da Flora vou seguir o conselho e avançar apenas com:

 

Anubias barteri

Microsorum pteropus (feto de java)

vesicularia dubyana (musgo de java)

Valisnerias

 

Depois vou colocando umas fotos da montagem para saber opiniões.

 

Obrigado

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Faz 2 semanas que tenho vindo a montar o Aqua, tudo a seu tempo e com mto cuidado..

 

É o meu 1º Aqua, qq dica, ajuda é sempre bem vinda =P

 

 

Setup:

 

Aquário: 60*30*30cm ( Comp*Larg*Alt)

Substracto: Areal do rio e Akadama

Iluminação: 1 x 18W T8 Aqua-Glo

Filtragem: Filtro Interno Aquapor AQ- 300

Aquecimento: Jager 75W

 

Decoração: Troncos e pedras do rio

 

PH - 6,5

Temp - 24º / 25º

 

Flora: Anubias barteri ; Microsorum pteropus (feto de java) ; vesicularia dubyana (musgo de java) ; Valisnerias

 

Falta só mesmo a vegetação que tenho tido dificuldade em arranjar, mas está encomendado vamos ver como corre.

 

 

Fauna: Red´s ; Green´s ; Ampularias

 

 

15052008rh6.th.jpg

 

15052008002ej4.th.jpg

 

15052008003zm4.th.jpg

 

15052008001oe1.th.jpg

 

 

Ao nivel de mudanças a serem feitas, a colocação das plantas, cartolina escura no fundo (Preta ou Azul) e a mudança de filtro para um Eheim Classic 2211 já pedido na loja, deve chegar para a semana.

 

Estou satisfeito pela montagem, há ainda algumas coisas a esconder no aqua, mas com a chegada das plantas deve mudar.

 

Mais uma vez desculpa pelas fotos ....

 

Abraço

 

João

Editado por Joao_Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva João.

 

Então, como está este projecto?

Já tens as plantas todas que querias?

 

Se sim, venham as fotos das actualizações.

 

Outra coisa: as fotos estão muito pequenas. Tenta alojá-las no Photobucket.com ou até mesmo na Galeria do fórum. Assim, fica o problema resolvido.

 

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva João.

 

Então, como está este projecto?

Já tens as plantas todas que querias?

 

Se sim, venham as fotos das actualizações.

 

Outra coisa: as fotos estão muito pequenas. Tenta alojá-las no Photobucket.com ou até mesmo na Galeria do fórum. Assim, fica o problema resolvido.

Abraço,

André

 

Boas,

 

André finalmente algum tempo livre e lá consegui obter umas quantas fotos das actualizações.

Há mudanças :Fade-color e ainda mto a fazer mas penso estar no bom caminho.

 

 

ANTES

 

15052008rh6.th.jpg

 

 

Obtei por comprar uma calha como tinha falado contigo quando ai foi ver esses teus belos aquas.

Sem duvida que foi a melhor aposta ficou mto bom !!!

 

Falta agora uma cartolina escura atrás para fazer um efeito ainda mais bonito.

Por incrivel que pareça ... ando doido de loja em loja e neste lado não encontro nada ....

 

As plantas ficaram bem, ainda não as coloquei todas.

 

Aqui vão elas ...

 

t1771938_DSC09540.JPG

 

t1771940_DSC09541.JPG

 

 

t1771946_DSC09545.JPG

 

 

t1771949_DSC09546.JPG

 

t1771951_DSC09549.JPG

 

t1771952_DSC09548.JPG

 

Aqui está um dos red´s ... ao meio uma das ampularias e ao lado esquerdo o tal camarão que te falei.

Ele foge mto e tenho que esperar pela máquina nova para o apanhar em condições para te mostrar o dito cujo :crazyeyes:

 

i1756069_DSC09446.JPG

 

Ao nivel da fauna está tudo OK, comem que nem doidos e consegui com os TPA´s colocar o PH em 7 quando estava sempre nos 6,5.

 

Adoram aquela comida da JBL como disseste e já a "bomba azul" ui ui ... só coloco um bocadinho volta e meia hehehe

 

Abraço

 

João

Editado por Joao_Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva João.

 

Estás no bom caminho! Aos poucos, isso vai ficando mais composto e mais agradável ao olho.

 

Tenho apenas três reparos a fazer:

 

- há alguma razão para o tronco do lado esquerdo estar naquela posição " malabarista"? Penso que ficaria melhor se o deitasses, com a parte mais escura para baixo. Podias atar um feto ou umas anubias para lhe dar um aspecto mais compsto.

 

- o feto e as anubias que aí tens parecem-me enterrados na akadama. Estou errado? Pergunto isto porque não deves enterrar o rizoma, sob risco deste apodrecer e matar a planta.

 

- as pedras com musgo ficariam melhor se fossem arranjadas juntas à base dos troncos. Estéticamente fica melhor e deixa-te a área toda da frente do aquário para poderes observar e alimentar os camarões à vontade.

 

 

De resto, nada mais apontar.

Vai actualizando com as novidades.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

ola joao antes de mais obrigado pelas cabombas

 

em relaçao ao aqua se o mestre diz que estas no bom caminho eu so poso acrescentar que gosto de ver o teu aqua

so tens mesmo e que comprar uma maquina melhor que as fotos do tm ficam pequenas e nao se consegue ver o aqua como deve ser

 

fica bem e mais uma vez obrigado pelas cabombas

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais