Bótia Palhaço - Alimentação


Recommended Posts

Viva!

 

Comprei ontém um bótia palhaço, apesar de já ter tido um sem muito sucesso. A minha pergunta é, o que eles comem? A alimentação em flocos não chega ao fundo do aquário, visto ter cardumes de neons, guppys e ainda trichogasters a comerem vorazmente. Ontem tentei dar salada, mas ela flutuava e retirei imediatamente. Hoje, o bótia palhaço já está menos tímido, e experimentei dar um pouco de tomate (parte exterior - casca). Não sei se ele vai comer... :ph34r:

 

Sei também que existem umas pastilhas verdes da Sera, acho eu, que até têm a fotografia do bótia palhaço na capa. Esta é uma ração diária, ou uma "guloseima" ? :Fade-color

Editado por carlosolavoneto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Refeição diaria são pastilhas de fundo ou granulado! Se quiseres dar gluseimas, mete uma caixa vodafone com podas de plantas para reproduzir physas (caracois das plantas) e todas as semanas podes por umas quantas physas no aquario que o botia vai adorar!!

Dependendo do tamanho do teu aquario devias pensar em dar-lhe pelo menos mais um amigo palhaço para fazer companhia, eles são muito sociaveis, precisam de companhia de outros da mesma especie e de preferencia com aproximadamente o mesmo tamanho.

Mas atençao, os botias crescem bastante...embora lentamente... mas aos 10 cm chegam com imensa facilidade e se o aquario o permitir, crescem até 15-20 cm em cativeiro. Num tanque de grandes dimensões chegam aos 30cm!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu gostava de por la outro bótia palhaço, o aquário é de 60 cm, não sei se posso. Aconselham :S ? Tenho outro aqua, em caso de urgência, se crescerem muito posso mudá-lo.

 

Podes-me explicar melhor isso dos caracóis? São caracóis normais, daqueles pequeninos com carapaça creme? Como faço para os ter? Já agora, dizem que é fácil criar larvas de mosquito, podem-me informar como se faz?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu gostava de por la outro bótia palhaço, o aquário é de 60 cm, não sei se posso. Aconselham :S ? Tenho outro aqua, em caso de urgência, se crescerem muito posso mudá-lo.

 

Podes-me explicar melhor isso dos caracóis? São caracóis normais, daqueles pequeninos com carapaça creme? Como faço para os ter? Já agora, dizem que é fácil criar larvas de mosquito, podem-me informar como se faz?

Boas,

 

Um aquário de 60cm parece-me pouco para um peixe que pode crescer até aos 30cm. Mas se tens um aquário maior, e visto que eles gostam de andar com companhia, aconselho a mudá-los para esse.

 

Os caracóis que falam são estes: Physas. Normalmente vêm com as plantas e rapidamente se podem transformar numa praga se tiverem muito alimento e ninguém que controle a população. Os bótias são verdadeiros exterminadores destes e outros caracóis. Quanto ás larvas de mosquito é simples. Deixas um recipiente com água ao ar livre e de preferência à sombra. Depois é esperar que os mosquitos vão lá pôr os ovos e que nasçam as larvas. Agora tens de ter cuidado porque muitas larvas podem criar parasitas intestinais e os peixes podem mesmo morrer se comerem muitas.

 

PS: Já agora os Bótias não são peixes-gato.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

 

Eu tenho outro aquário, mas é da mesma dimensão. O que queria dizer era quando os dois crescerem, posso separá-los e por um em cada aqua. Mas eles demoram ainda a crescer não? :rainbowafro: Sem dúvida que não é a situação ideal, mas...

 

Quanto aos caracóis, só depois de postar é que me apercebi de quais eram. Já os tive no meu aqua, e eram pragas. Tinha um relvado artificial no fundo do aqua e dei a um amigo, quando ele pos no aquário dele, tava cheio de caracóis. Também me lembro de ver que os peixe-palhaço eram bons para os controlar. De momento, não tenho caracóis, porque não tenho plantas reais.

 

Larvas: Eu deixei sem querer um recipiente ao ar livre na minha varanda, sem nada a ter a ver com este assunto. Está lá a alguns meses. Mas a água está toda verde e acho que nem tem larvas. Estranho?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os botias palhaço são peixes de cardume, e como tal devem ser mantidos varios exemplares no mesmo aquario, só assim se sentem confiantes e á vontade para mostrarem a beleza da espécie.

Não quero com isto desmotivar-te por causa do tamanho do aquario, mas penso que não devas manter a espécie.

Tenta arranjar um aqurio maior e vais ver que não te arrependes se comprares uns quantos.

Quanto á alimentação devo deizer que os meus comem de tudo o que meto no aquario, inclunindo flocos que vêem comer a superficie.

Editado por David Lucas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Larvas: Eu deixei sem querer um recipiente ao ar livre na minha varanda, sem nada a ter a ver com este assunto. Está lá a alguns meses. Mas a água está toda verde e acho que nem tem larvas. Estranho?!

 

Se vives na cidade será mais complicado... aqui na minha casa no meio do nada, facilmente se conseguem larvas de mosquito...

Mas cuidado com esse tipo de comidas: muitas vezes trazem parasitas atrás... além disso não devem ser os botias a come-los uma vez que os trichogasters assim como os outros anabatideos sao vorazes devoradores de larvas!

Um abraço

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas! Possivelmente vou comprar uma comida granulada ou daquela para os peixes de fundo... isto porque não estou mesmo a ver a comida em flocos a chegar ao fundo do aqua a tempo do botia se alimentar. Além disso, nestes primeiros tempos ele tem andado um pouco tímido, daí que não se alimente logo que a comida é servida.

 

Quando à comida vegetal, ninguém me esclareceu. Há algum inconveniente ou vantagem em dar este tipo de comida (alface, tomate, pepino)? Pergunto isto mas nunca a pus no meu aquário, à excepção de ontém para ver se ele comia.

 

Já agora, aproveito para perguntar se os cascudos precisam tb de algum tipo de alimento diferente. É que no meu aqua tentei por duas vezes tê-los (eram pequenos, e tb sei que crescem muito :blush: ) mas nunca consegui tê-los com sucesso. Eles comiam as algas do vidro e plantas, mas morreram. Foram os únicos que morreram num aquário comunitário.

 

:unsure: Há a possibilidade de as algas se terem acabado, não sei

Editado por carlosolavoneto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais