Vou Começar.. Ajudem-me Sff :)


Recommended Posts

Boas amigos aquariofilistas...

 

o meu nome é Ricardo tenho 23 anos e sou de odivelas, e vou esta 3ª feira começar um aquario de agua quente pela primeira vez... banana rock

 

comprei um jewel 120cm panoramico.. sei que traz um calha dupla, mas n sei as lampadas quais sao, traz um termoestato mas nao sei os Watts, traz tb um filtro interno que o vendedor diz ser potente e que so precisa de ser lavado de 2 em 2 meses.. mas tb nao sei a sua potencia l/h... o resto das descrições inda nao as sei dizer pk inda nao tenho o aqua em casa, mas assim que tiver informo-vos de tudo... :Fade-color

 

eu queria começar o aquario com alguns neons, guppies, espadas e talvez um betta.. tambe gosto de tetras... sei que preciso de uns limpa fundos e limpa vidros, quais me aconselham?! :smilecolros:

 

a razão do meu topico é a seguinte:

 

1 - gostava que me ajudassem a fazer as compras fundamentais, tais como aspiradores, produtos para ver os nitratos etc.. (ja tenho para ver o ph da torneira o qual dá 7,50 pH) nome das comidas, areias ou areao, ou lá o que acham melhor, peixes que acham melhor,plantas, queria por musgo etc e tal mas nao o sei plantar, e ja agora que me ensinem como se plantam pk nao sei mesmo nada disto. ta,bem agradecia que indicassem aki em LX ou Odivelas lojas que vendam os produtos com preços mais razoaveis e tenham akelas pedras fixes e troncos a maneira para eu começar o aquario porreiro...

 

2 - queria tb saber como se fazem as tps, é a baldes ou ha alguma mangueira (digam-me o nome do produto) que de para ligar do aquario a sanita, e dps a uma torneira para enxer o aqua?!

 

3 - eu li sobre o ciclo do azoto e sobre tpa's so que fikei cuma grande duvida, atao os filtro nunca se limpam? isso nao é prejudicial para a limpeza da agua ter os filtros sujos?

 

axo que pro agora é tudo, se me elembrar de algo adiciono outro post lolol :snipersmile::ph34r:

 

espero que me possam majudar, conto convosco para este meu novo hobbie...e para a realização do sonho da minha mulher, que é de ter um aquario lindo na entrada de casa :new-bday:

Imparavel

 

Que nunca por vencidos se conheçam ... Paraquedistas de Portugal!

R. Gaspar

 

Meu aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

120 cm? Vais ter aí um grande aquário para começar!

 

1. As medições: uso desde que tenho o aquário umas tiras com muitas cores que ao mergulharem no aquário indicam o pH, nitratos, etc. São da tetra, mas podes encontrar facilmente desta ou de outra marca numa loja de animais. Eu comprei logo que adquiri o meu aqua.

 

Comidas: Eu uso em flocos, apesar de já ter usado congelada para alimentar um peixe-elefante (muito sensível, não te aconselho). Uma marca conhecida, como Sera, tetra, etc devem dar contar do recado

 

Plantas: Eu no início comecei com plantas verdadeiras, e confesso que como era inexperiente, elas nunca duravam muito... Hoje uso plantas de plástico, apesar de pretender voltar às verdadeiras. Se decidires pelas verdadeiras, escolhe resistentes. Outros membros do fórum poderão indicar-te algumas.

 

2. As TPS, tens de comprar um balde e uma mangueira ou cifão que podes encontrar numa loja de aquários. Os cifões são simples, são mangueiras com uma peça de plástico na ponta, que além de sugar a água, ainda te lava o areão (podes comprar areão numa loja de aquários). Os cifões tb se encontram facilemente na loja de animais / peixes, e não é caro e muito útil. Sugas a água por gravidade (se comprares um cifão estão lá as instruções, e enches o balde. Despejas, e enches com água nova, pondo no aquário. Não te esqueças do aquasafe para tratares a água.

 

3. Os filtros tens de limpar de vês em quando, eu não limpo o meu há mais de mês e meio (no mínimo) , vou limpar brevemente...

Editado por carlosolavoneto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Antes de mais bem-vindo ao forum e já agora bem vindo ao vicio que nos dá cabo da cabecinha!!!

Olha um aquario de 120cm é muito bom!!!

Mas antes de colocares qualquer peixe tens de fazer o ciclo do Azoto!!!!

O ciclo do Azoto consiste na criação de bactérias na agua e nos filtros que decompõem a amonia e outras substância!!! Ou seja quando receberes o aqua vais monta-lo a teu gosto e enche-lo completamente de agua, mete o filtro a bulir e o termostacto e vais estar uma média de 7 a 15 dias com o aquario a trabalhar mas sem peixe nenhum!!!!

Ao fim de 15 dias podes começar a introduzir os novos habitantes!! Mas com calma, não compres muitos peixes de uma vez!!! Tenta 5/6 por semana até chegares a população desejada!!!

Quanto a plantas naturais resistentes tens os Fetos de java, Musgos de java e xmas, echinodorus, anubias!!!!

Começa com estas e verás que te safas!!!

Um conselho em vez de comprares decorações de resina (Barcos, casas e etc..) investe nuns bons troncos!!! Pois os acessorios de resina são muito caros e cansas-te facilmente deles!!!

Quanto ao troncos basta fervê-los antes dos pores no aquario!!!

Os troncos e as plantas podes introduzir logo que montes o aquarios mas antes das plantares pergunta pois há plantas como os Fetos de Java, Anubias que não precisas plantar, basta amarra-los a uma pedra ou tronco e ficam expectaculares!!

 

Desculpa o testamento!! Mas teve de ser!!!

Mais alguma coisa não hesites em diz tá!!!!

Editado por David Nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bem vindo ao forao

 

vou tentar ajudar no maximo que poder ao meu alcançe :wink:

 

Boas amigos aquariofilistas...

 

o meu nome é Ricardo tenho 23 anos e sou de odivelas, e vou esta 3ª feira começar um aquario de agua quente pela primeira vez... banana rock

 

comprei um jewel 120cm panoramico.. sei que traz um calha dupla, mas n sei as lampadas quais sao, traz um termoestato mas nao sei os Watts, traz tb um filtro interno que o vendedor diz ser potente e que so precisa de ser lavado de 2 em 2 meses.. mas tb nao sei a sua potencia l/h... o resto das descrições inda nao as sei dizer pk inda nao tenho o aqua em casa, mas assim que tiver informo-vos de tudo... :rainbowafro:

 

bom fazes bem em poder adequerir ja um aquario grandito pois tens mais margem de erros que possas vir a cometer assim como depressa irias querer um um pouco maior.

 

se ainda fores a tempo tenta desistir do filtro interno e opta antes por um filtro exterior ou eheim ou fluval tanto faz, adequado ao teu aquario e pagas a difrença de preço. ( menos uma dor de cabessa )

 

eu queria começar o aquario com alguns neons, guppies, espadas e talvez um betta.. tambe gosto de tetras... sei que preciso de uns limpa fundos e limpa vidros, quais me aconselham?! :smilecolros:

 

aqui começa o problema de muitos amadores na aquariofilia tentar adequirir todo o tipo de peixes de que se gosta ::D:

 

neons sao peixes de aguas acidas ph 6.5 já os guppys sao peixes de aguas alcalinas ph 7.5

nao quer dizer que nao se possa os ter num ph neutro de 7.0 mas nao é o indicado e acaba por ser mais um erro.

ambos nao vao andar felizes.

 

quanto ao betta vai achar bastante piada a cauda dos guppys que é do que faz os peixes serem bonitos.

mais um erro.

 

para equipa de limpesa eu gosto de:

 

ottocinclos

crosocheilus siamensis ( comedor de algas siames ou o tipo famoso SAE )

parotocinclus jumbo ( o famoso LDA25 ) pittbull pleco

caridinas janonicas ou redcherrys ( varias qualidades de camaroes )

neretinas nataliensis

ampularias

 

penso que melhor nao há

 

 

a razão do meu topico é a seguinte:

 

1 - gostava que me ajudassem a fazer as compras fundamentais, tais como aspiradores, produtos para ver os nitratos etc.. (ja tenho para ver o ph da torneira o qual dá 7,50 pH) nome das comidas, areias ou areao, ou lá o que acham melhor, peixes que acham melhor,plantas, queria por musgo etc e tal mas nao o sei plantar, e ja agora que me ensinem como se plantam pk nao sei mesmo nada disto. ta,bem agradecia que indicassem aki em LX ou Odivelas lojas que vendam os produtos com preços mais razoaveis e tenham akelas pedras fixes e troncos a maneira para eu começar o aquario porreiro...

 

testes para o inico apenas nessecitas do de AMONIA e NITRATOS mas mesmo assim vao ficar encostados a prateleira muito tempo so fazem falta mesmo de inicio ou quando um aquario está sobrelotado de peixes e o filtro nao aguenta a materia organica, ai vais precisar deles de novo para saber se tens algum pico de amonia ou nitratos altos. ( o melhor remedio para isso sao as trocas de agua )

 

areao podes optar por Akadama , areao de Rio , Laterita , areia de filtro de piscina etc etc é uma questao de veres os aquarios aqui pelo forao e o que mais gostares de ver vais a procura.

 

um sifao para puxar a agua é issencial dá muito jeito e é barato.

 

troncos e pedras podes comprar em qualquer loja de aquariofilia mas tambem as podes colectar na propia naturesa o que até tem mais piada e sai bem mais barato.

 

quanto as plantas procura saber a luz disponivel que tens e vais ter que jogar com ela na escolha das plantas, em prencipio irá ser fraca e para plantas de baixa manutençao penso eu.

mais tarde se quiseres evoluir nesse campo tens de fazer um investimento maior na calha.

 

 

2 - queria tb saber como se fazem as tps, é a baldes ou ha alguma mangueira (digam-me o nome do produto) que de para ligar do aquario a sanita, e dps a uma torneira para enxer o aqua?!

 

:grin:bom aqui ja nao sou a pessoa indicada para te ajudar porque so lido com aquarios de 80 a 100 litros por falta de espaço. e as minhas trocas de agua sao por volta de 30litros semanais para volumes maiores é capaz de ser chato ao garrafao ou ao balde ::D:

 

3 - eu li sobre o ciclo do azoto e sobre tpa's so que fikei cuma grande duvida, atao os filtro nunca se limpam? isso nao é prejudicial para a limpeza da agua ter os filtros sujos?

 

os filtros de dois em dois meses ( para prevençao ) pois nem em todos os aquarios sao iguais

cada aquario é um aquario, cada caso é um caso, uns podem durar meses outros so um mês depende da manutençao e limpesa que das ao aquario ao longo do tempo e alimentaçoes se em muita ou em pouca demasia.

com a experiencia tu propio vais saber a altura certa devido a perda de fluxo da agua como de barulhos estranhos etc etc .

 

axo que pro agora é tudo, se me elembrar de algo adiciono outro post lolol :snipersmile::tongue:

 

espero que me possam majudar, conto convosco para este meu novo hobbie...e para a realização do sonho da minha mulher, que é de ter um aquario lindo na entrada de casa :new-bday:

Imparavel

 

estamos aqui é para isso pois tambem ja todos passamos por o mesmo e ao sermos tambem ajudados quando precisamos tambem o gostamos de retribuir.

 

despoem sempre

abracos e boa aquariofilia. :wink:

 

Que nunca por vencidos se conheçam ... Paraquedistas de Portugal!

 

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

tive a procura na net e o ekipamento que vem de serie no aquario é este:

 

Equipment:

 

1 x High-Lite Light Unit 120 cm, 2 x 54 W

1 x Pump Set 1000

1 x Heater 200 Watt

 

que mais me falta comprar? este ekipamento vale alguma coisa?!

 

eu adorava colocar pedras com musgo la colado, mas nao sei como isso se faz, alguem me sabe explicar? e ja agora que cuidados especiais tais como o CO2, que nao entendi ainda nada disso, tenho k ter pas plantas?!

 

queria colocar aqui uma foto do aquario pa verem qual é, mas nao sei...

 

o site onde o podem ver é o seguinte

 

http://www.seapets.co.uk/view-image.html?t...me=950237-large

Editado por Imparavel

R. Gaspar

 

Meu aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi pessoal... ontem a noite finalmente montei o meu aquario... inda nao esta bem acabado, mas ja ta a ciclar :twisted:

 

vou dar o ekipamento todo pa saberem:

 

- aquario juwel vison 260

- termoestato de 200W

- eheim exterior 2217 1000 l/h

- JBL microtec, pos filtros :rainbowafro:

- bomba de ar eheim 2*200 l/h

- substracto JBL proflorastart

- Areia Tahitian Preta e Branca

 

pus tambem umas pedras, uma pedra de lava grande e um tronco de madeira..

 

depois a minha mulher quis por uma cascata de areia, nao gosto muito mas tb temos k fazer as vontades as mulheres né :onfire:

 

ja tirei fotos, agora nao sei como as colocar aki..

 

tou a fazer o ciclo mas amanha queria por umas vallisnerias e um bocado de musgo de java na pedra de lava e tronco :twisted:

 

espero daki a umas semanitas ja poder por uns animales :ph34r:

 

 

PS: a agua ta uma beca po esbrankiçada, é normal né?!

R. Gaspar

 

Meu aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- bomba de ar eheim 2*200 l/h

isto serve para quê? para fazer bolinhas?

não vejo qualquer utilidade para isso, só se for para consumir electricidade.

 

tenta escrever palavras em português correcto.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bomba de ar serve para a cascata de areia que a minha mulher quis ter...

 

quanto ao meu portugues, eu escrevo assim pk isto é net, agente escreve para despachar...acho que nao viste nenhuma palavra que nao entendesses o significado :smilecolros:

R. Gaspar

 

Meu aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isto serve para quê? para fazer bolinhas?

não vejo qualquer utilidade para isso, só se for para consumir electricidade.

Também me parecia que seria para um efeito meramente decorativo.

 

tenta escrever palavras em português correcto.
quanto ao meu portugues, eu escrevo assim pk isto é net, agente escreve para despachar... acho que nao viste nenhuma palavra que nao entedesses o significado

Pois é. Mas se leres aqui vais ver que não custa nada escrever com um bocadinho mais de cuidado.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

 

Edit: o que pretendia informar, já foi feito pelo Tilapia.

Editado por Jorge Goncalves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não é bem assim... na página principal do fórum, a primeira coisa que aparece são as Regras do Fórum, que deves ler antes de colocar qualquer mensagem! Lá vais encontrar isto:

 

peço desculpa...... :smilecolros: sinceramente nuno costa tilapia e jorge gonçalves... não foi por maldade que escrevi assim o meu topico...

 

mais uma vez desculpa a todos!!!

 

 

entretanto, alguem me sabe dizer porque terei a agua esbranquiçada e como faço para combater esse efeito?

 

outra coisa, gostava de postar uma ou 2 fotos pa verem como esta o aquario.. como faço tal coisa?!

 

 

 

 

e mais uma vez, Desculpa :snipersmile:

R. Gaspar

 

Meu aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

peço desculpa...... :smilecolros: sinceramente nuno costa tilapia e jorge gonçalves... não foi por maldade que escrevi assim o meu topico...

Estamos sempre a aprender... :snipersmile:

 

outra coisa, gostava de postar uma ou 2 fotos pa verem como esta o aquario.. como faço tal coisa?!

Vê este tópico: Como colocar fotos e vídeos no Fórum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

belo aquario....muito bonito....

 

em relação à decoração, acho que te falta umas plantas (mas já vi que vais colocar algumas), e falta um fundo (eu não gosta nada de ver a parede) ainda por cima ve-se os fios todos....

 

aconselho-te a comprar um fundo.....

 

Em ralação aos tubos do ar (para a cascata) aconselhava-te a colar os tubos (mas isso obriga-te a tirar a agua toda, o que agora não deve ser nada facil).

 

boa aquariofilia

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

belo aquario....muito bonito....

 

em relação à decoração, acho que te falta umas plantas (mas já vi que vais colocar algumas), e falta um fundo (eu não gosta nada de ver a parede) ainda por cima ve-se os fios todos....

 

aconselho-te a comprar um fundo.....

 

Em ralação aos tubos do ar (para a cascata) aconselhava-te a colar os tubos (mas isso obriga-te a tirar a agua toda, o que agora não deve ser nada facil).

 

boa aquariofilia

 

obrigado pelo comentario..

 

nao posso por antes com ventosas os tubos?! eu quero encher o aqua com mais plantas, ja pus algumas como podes ver aqui

 

quanto ao fundo ja encomendei um fundo com pedras ou troncos... tou a espera que me liguem a dizer que a encomenda chegou ... ::D:

R. Gaspar

 

Meu aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

penso que as ventosas tambem poderam resultar.......depois de teres o fundo e as plantas, tambem desaparece algumas coisas que agora são visiveis....

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas o teu aquário parece o meu de inicio, mas com um aquário desse tamanho vais ter muita margem para manobras e invenções, com os concelhos do pessoal vais ver que vai ficar cada vez melhor, um bom exemplo disso é o meu aquário no inicio também estava assim bastante despido

 

Agora o fundo que o pessoal te está a aconselhar colocar no aquário não é o papel de fundo que se costuma vender nas lojas com imagens mas sim uma película ou cartolina de cor escura (preta, azul , etc.)

 

O Aquário precisa de cor (plantas), assim que começares a colocar plantas vais ver que o aspecto melhora muito e vais poder começar a definir o layout do aquário

 

CO2 é necessário para um plantado passa pela secção dos faz tu mesmo para tirares umas ideias de co2 caseiro tens lá uns bons exemplos

 

Passa pelo meu tópico do paradise lost e tem paciência para leres tudo para veres o que te estou a disser a nível de papel de fundo o meu é azul escuro , iluminação e nutrientes para plantas, e a comparação do inicio para o aspecto final, até lá tenho a maneira como colocar musgo agarrado as pedras e troncos no meu ateias com fio de nylon (pesca) mas passa por lá e tira algumas dúvidas que tenhas

 

Sempre que precisares de alguma coisa, se eu puder ajudar é so disser

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, apesar de também ser iniciante nisto, ainda ontem tive a colocar Musgo de Java no meu e posso-te ajudar em algumas coisas:

 

1) o Musgo funciona lindamente especialmente em troncos com algumas superfícies irregulares e reentrâncias;

2) tens inevitavelmente de o atar à dita superfície (fio de pesca é uma maravilha e não se vê quase nada);

3) mete CO2 que irá inevitavelmente acelerar o crescimento das plantas.

 

P.S.: com um aquário desse tamanho mete um tronco grandito que te proporciona em termos estéticos uma base muito bonita para trabalhar (conselho de designer)

 

Espero ter ajudado,

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal... ha uns dias pus umas plantitas pa começar.. agora nao sei que ponha mais... ajudem!!!

 

a minha luz é muito fraca axo eu.. tenho uma day light de 38w e uma warm light de 38w

 

gallery_22429_506_40576.jpg

 

gallery_22429_506_25154.jpg

 

fikam aki estas 2 fotos das plantas, espero as ter plantado bem, pois foi a minha 1ª vez... agora quero meter mais, mas nao sei bem o quÊ!!! para a luz que tenho :crazyeyes:

Editado por Imparavel

R. Gaspar

 

Meu aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas o teu aquário parece o meu de inicio, mas com um aquário desse tamanho vais ter muita margem para manobras e invenções, com os concelhos do pessoal vais ver que vai ficar cada vez melhor, um bom exemplo disso é o meu aquário no inicio também estava assim bastante despido

 

Agora o fundo que o pessoal te está a aconselhar colocar no aquário não é o papel de fundo que se costuma vender nas lojas com imagens mas sim uma película ou cartolina de cor escura (preta, azul , etc.)

 

O Aquário precisa de cor (plantas), assim que começares a colocar plantas vais ver que o aspecto melhora muito e vais poder começar a definir o layout do aquário

 

CO2 é necessário para um plantado passa pela secção dos faz tu mesmo para tirares umas ideias de co2 caseiro tens lá uns bons exemplos

 

Passa pelo meu tópico do paradise lost e tem paciência para leres tudo para veres o que te estou a disser a nível de papel de fundo o meu é azul escuro , iluminação e nutrientes para plantas, e a comparação do inicio para o aspecto final, até lá tenho a maneira como colocar musgo agarrado as pedras e troncos no meu ateias com fio de nylon (pesca) mas passa por lá e tira algumas dúvidas que tenhas

 

Sempre que precisares de alguma coisa, se eu puder ajudar é so disser

 

obrigado pelo coment... estou a tentar perceber que plantas devo colocar.. para a minha luz. e tambem estou a tentar perceber como se monta o co2... ainda nao entendi bem da coisa!!

 

obrigado

R. Gaspar

 

Meu aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, apesar de também ser iniciante nisto, ainda ontem tive a colocar Musgo de Java no meu e posso-te ajudar em algumas coisas:

 

1) o Musgo funciona lindamente especialmente em troncos com algumas superfícies irregulares e reentrâncias;

2) tens inevitavelmente de o atar à dita superfície (fio de pesca é uma maravilha e não se vê quase nada);

3) mete CO2 que irá inevitavelmente acelerar o crescimento das plantas.

 

P.S.: com um aquário desse tamanho mete um tronco grandito que te proporciona em termos estéticos uma base muito bonita para trabalhar (conselho de designer)

 

Espero ter ajudado,

 

Boa sorte

 

obrigado pela resposta :crazyeyes: eu pus o musgo a 3 dias e umas plantitas, mas nao sei se tao bem plantadas... a ver vamos surprised

 

quanto ao co2, ando a estudar como se monta e como heide fazer a ligação a cascata de areia para a cascata fazer de difusor, mas ainda nao tou a entender bem como se faz...

 

quanto ao tronco, tenho 1, e queria por outro mas ainda nao vi nenhum interessante :crazyeyes:

 

obrigado pelo coment :crazyeyes:

R. Gaspar

 

Meu aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela resposta :crazyeyes: eu pus o musgo a 3 dias e umas plantitas, mas nao sei se tao bem plantadas... a ver vamos

sabes o nome das plantas?

 

eu aconselho-te a comprares anubias, porque são plantas pouco exigentes em termos de luz.

 

tens um site www.tropica.com que explica muito bem quais as necessidades das plantas (em termos de luz, substracto, etc.).......quanto a mim é melhor site de plantas.

 

tambem podes colocar essa questão no sub-forum "plantas". Tenta ser o mais explicito possivel, indicando, o tipo de substracto, os litros do aqua, a iluminação, a falta de Co, etc.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sabes o nome das plantas?

 

eu aconselho-te a comprares anubias, porque são plantas pouco exigentes em termos de luz.

 

tens um site www.tropica.com que explica muito bem quais as necessidades das plantas (em termos de luz, substracto, etc.).......quanto a mim é melhor site de plantas.

 

tambem podes colocar essa questão no sub-forum "plantas". Tenta ser o mais explicito possivel, indicando, o tipo de substracto, os litros do aqua, a iluminação, a falta de Co, etc.

 

as plantas que comprei e ja coloquei no aquario sao estas

comprei:

- 2 anubias anã

- 1 Hygrophila polysperma (acho que é este o nome da planta ao lado da pedra de lava)

- 1 Hemianthus (acho que é este o nome da planta ao lado do termoestato)

- musgo de java

 

 

agora queria comprar valisneria spiralis e mais kk coisa

R. Gaspar

 

Meu aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.