Iluminacao - O K Escolher


Recommended Posts

Boas a todos os utilizadores deste forum

Chamo-me Fernando e sou de Portimao

Depois de tanta procura e duvidas "nao esclarecidas" peco a ajuda para a iluminacao do meu aquario.

Tenho um aqua de 280l (320 no total) que construi eu proprio e a iluminacao foi um factor que deixei para tras e me arrependo de tal facto.

O que e PLL ; T5 ; T8 ; etc,etc,etc. :-D

Nao percebo nada dessas caracteristicas tecnicas e queria muito dar uma boa iluminacao ao aquario, visto k substancialmente tou a mudar as plantas de "plastico" por plantas naturais e nao me aguentam mt tempo vivas por fraca luminosidade do aquario

Como percebo um pouco de electricidade e tenho um primo electricista as ligacoes nao me preocupam, o que me preocupa e realmente a melhor opcao a tomar para dar uma vista agradavel ao aquario e dar vida as plantas e aos peixes.

Quais as lampadas a comprar e onde as encontrar (tipo max-max ou izi ou aki,etc) os casquilhos ideais (estanques???) pois vou fazer uma tampa em fibra e vou embutir as lampadas na tampa.

Agradeco a atencao dada por todos os utilizadores deste forum e espero poder contribuir tambem para que este passatempo cresca.

Obrigado

Icecube Motorsport - Powering your DREAMS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Boas a todos os utilizadores deste forum

Chamo-me Fernando e sou de Portimao

Chamo-me David, sou da Figueira da Foz e tenho dois pastéis de nata! Queres um nyah ?

 

 

Depois de tanta procura e duvidas "nao esclarecidas" peco a ajuda para a iluminacao do meu aquario.

O que pedes é que te "iluminem" quanto às tuas dúvidas.

 

 

Tenho um aqua de 280l (320 no total) que construi eu proprio e a iluminacao foi um factor que deixei para tras e me arrependo de tal facto.

Arrependimento é bom, e só por mereces o perdão! Como recompensa, passo a (tentar) explicar.

 

 

O que e PLL ; T5 ; T8 ; etc,etc,etc.

Isso são designações de vários tipos de lâmpadas, todas elas fluorescentes.

 

PLL:

 

PLL-E%20PLUG-IN%20TUBE_413.jpg

 

 

 

 

T5 e T8:

 

FluorTubular2.jpg

 

 

Diferenças entre elas: As PLL têm formato diferente das T5 ou T8, com é evidente nas fotos. Entre as T, há diferença no diâmetro. As T8 são mais largas, enquanto as T5 são mais finas. Dentro das T5, há várias diferenças, das quais destaco as HE e as HO. Nas HO, consegue-se mais potência, quase o dobro, no mesmo comprimento, relativamente às HE. Logo, consegue-se no mesmo espaço "meter" mais potência.

 

Mas não é só nisso que nos devemos basear na escolha da lâmpada! Temos de ter em atenção o espectro luminoso da lâmpada:

 

kelvinchart.gif

(Não vou aprofundar mais este tema, há muitos tópicos por aí a explicar o que é e como funciona em relação às plantas)

 

Há ainda o valor de "CRI" da lâmpada, valor esse muitas vezes desprezado pela maior parte dos aquariofilistas. Quanto maior esse valor, de 90 para cima, melhor! Que quer dizer isto? Cri de 88 ou cri de 98? É a percentagem na qual a lâmpada se aproxima da luz natural, em relação ao espectro luminoso da mesma. Confuso? Também acho, mas de muito valor esta informação. Uma lâmpada T5 de 39W de potência, 6500 Kelvins de espectro luminoso e com o valor 88 de CRI, apenas recria 88% do mesmo espectro luminoso da luz solar. Uma idêntica, mas de 98 de CRI recria 98% do espectro luminoso da luz solar. Uma lâmpada de 88 CRI parece igual a uma de 98, mas não o são! Em aquariofilia faz muita diferença!

 

 

 

Como percebo um pouco de electricidade e tenho um primo electricista as ligacoes nao me preocupam, o que me preocupa e realmente a melhor opcao a tomar para dar uma vista agradavel ao aquario e dar vida as plantas e aos peixes.

Uma coisa é perceber de electricidade, ligações e afins, outra é perceber de lâmpadas, espectros, lumens, etc, etc. Não quero com isto dizer que seja a pessoa mais entendida do assunto, que não sou, mas um pouco de pesquisa e "estudo" nunca fez mal a ninguém.

 

 

 

Quais as lampadas a comprar e onde as encontrar (tipo max-max ou izi ou aki,etc) os casquilhos ideais (estanques???) pois vou fazer uma tampa em fibra e vou embutir as lampadas na tampa.

Recomendo as T5! Pelas suas características, ocupam menos espaço, "dão" mais luz e mais próximas da luz solar. Atenção que para o bom funcionamento deste tipo de lâmpadas, deve-se utilizar balastros electrónicos!

Casquilhos é à vontade do freguês. Se ficarem mais expostas à água, aconselho os estanques. Se ficarem protegidas com um vidro, os normais servem.

 

 

 

No sub fórum da AQUAEDEN, como referido, e bem, pelo Kaloyo, encontras muita informção. O resto é pesquisar, pesquisar.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Agradeco desde ja a atencao prestada por voces e assim ja fico mais "iluminado" em relacao ao k escolher para iluminar o meu aqua.

Visto que ao k me parece as t5 sao as k melhores prestacoes podem dar vou construir a tampa do aquario tendo isso em costa ja k o tamanho do aquario é de 80x80 na base, dá perfeitamente para meter 4 a 6 lampadas na diagonal

Ja agora e a titulo de curiosidade gostaria que me aconselhassem quais as lampadas mais indicadas para favorecer as plantas e tambem para avivar as cores dos peixes, visto que os topicos sobre esta materia sao tantos que me deixa impossibilitado de os ler a todos e o tempo tambem me é escasso pk trabalho com horarios rotativos e aos fins de semana tb

 

Agradeco o apoio prestado e vou postar pics do meu aqua assim que disponivel

 

Thanks dude's

Icecube Motorsport - Powering your DREAMS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Vê a seguinte tabela:

 

Pic_2205_15.jpg

in: Aquaeden, patrocinador do fórum.

 

Para fazer crescer as plantas, valores 4200, 6500 e 8500. Para avivar a cor dos peixes, uma de 10000. Com 80 cm, escusar de colocar na diagonal, acho que ficaria um pouco "estranho", mas isso é a minha opinião. Com os 54,9 cm que as lâmpadas têm, podes jogar com várias de modo a "dar" luz em toda a extensão do aquário.

 

A quantidade de lâmpadas depende do tipo de plantas que queiras colocar. Há as menos exigentes e as mais exigentes, isto em termos de iluminação. Além disso tens de estar ciente que para ter um bom plantado, não pudemos descurar a fertilização e a injecção de CO2, mas isso são outros 500 paus. Um pouco de pesquisa aqui no fórum e muitas dúvidas são dissipadas.

 

Essa dos horários rotativos "não pega" :twisted: . O fórum está aberto 27 horas por dia, sete dias por semana, e os tópicos não fogem. ( Just kidding... ).

 

 

Uma leitura com olhos de ler, e vais ver que algumas das tuas perguntas já foram respondidas a outras tantas dúvidas colocadas por outros membros.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.