Começando A Plantar


pssfilho

Recommended Posts

E ai Galera

 

Depois de algumas dicas, resolvi encarar o desafio e plantar uma mudas no meu aqua. Adquiri duas mudas de Hygrofila Difformis e uma muda de Anubia Afzelli. Deu um trabalhão pq tive que esvaziar o aqua todo retirar o areão e ai começar tudo com uma fina camada de um substrato a base de ferro depois, o areão que eu ja tinha e ai pra aumentar um pouco a camada de fundo coloquei mais uma pequena camada por final de um areão um pouco mais fino do que o que eu ja tinha. Porem qd eu fui colocar as plantas surgiu uma duvida: o qt eu preciso enterrar as plantas pra dentro do areão? Precisa colocar elas bem pro fundo ou não é necessário?

Gostaria de uma dica de que tipo de planta poderia colocar a frente do aqua, que não fosse o musgo de java. Não tenho nada contra, só quero mais opções.

 

Cumprimentos a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E ai Galera

 

Depois de algumas dicas, resolvi encarar o desafio e plantar uma mudas no meu aqua. Adquiri duas mudas de Hygrofila Difformis e uma muda de Anubia Afzelli. Deu um trabalhão pq tive que esvaziar o aqua todo retirar o areão e ai começar tudo com uma fina camada de um substrato a base de ferro depois, o areão que eu ja tinha e ai pra aumentar um pouco a camada de fundo coloquei mais uma pequena camada por final de um areão um pouco mais fino do que o que eu ja tinha. Porem qd eu fui colocar as plantas surgiu uma duvida: o qt eu preciso enterrar as plantas pra dentro do areão? Precisa colocar elas bem pro fundo ou não é necessário?

Gostaria de uma dica de que tipo de planta poderia colocar a frente do aqua, que não fosse o musgo de java. Não tenho nada contra, só quero mais opções.

 

Cumprimentos a todos!

 

Boas.

As anúbias só podem ser enterradas as raizes o rizoma(parte de onde nascem as folhas novas) tem que estar copletamente destapado senão apodrece a planta. Caso não tenhas raizes suficientes para conseguir segurar a planta sem que ela fique a boiar segura-as com fio de pesca ou fio de lã às pedras e/ou trocos.

Quanto à Hygrofila Difformis enterras de maneira a não tapar a raiz por completo para que não sofoques a planta.

 

Para a frente do aquário podes colocar Sagittaria subulata eu tenho e por agora tou a gostar muito.

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

As anúbias só podem ser enterradas as raizes o rizoma(parte de onde nascem as folhas novas) tem que estar copletamente destapado senão apodrece a planta. Caso não tenhas raizes suficientes para conseguir segurar a planta sem que ela fique a boiar segura-as com fio de pesca ou fio de lã às pedras e/ou trocos.

Quanto à Hygrofila Difformis enterras de maneira a não tapar a raiz por completo para que não sofoques a planta.

 

Para a frente do aquário podes colocar Sagittaria subulata eu tenho e por agora tou a gostar muito.

 

 

OK, valeu!

Mais uma duvida. As plantas de alguma forma ajudam a estabilizar o ph? Mesmo depois de trocar o substrato de fundo, percebo que o ph vira e meche chega aos 7,5. Queria mante-lo por volta dos 7,0.

 

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK, valeu!

Mais uma duvida. As plantas de alguma forma ajudam a estabilizar o ph? Mesmo depois de trocar o substrato de fundo, percebo que o ph vira e meche chega aos 7,5. Queria mante-lo por volta dos 7,0.

 

Cumprimentos!

 

Pelo pouco que sei, acho que não, ajuda sim a "consumir" nutrientes que não são consumidos por mais nada no aquário. O teu aquário deve ter pouco tempo, com o tempo isso estabiliza, de qualquer forma convém que a água que tens no aquário tenha os parâmetros idêntico à água dos TPAs. Para baixares o pH podes sempre recorrer à turfa, usei e gostei. Tens que ter em conta que não é só o pH que interessa, por exemplo, se o kH for muito alto, o pH tem tendência em subir.

 

Cumprimentos

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo pouco que sei, acho que não, ajuda sim a "consumir" nutrientes que não são consumidos por mais nada no aquário. O teu aquário deve ter pouco tempo, com o tempo isso estabiliza, de qualquer forma convém que a água que tens no aquário tenha os parâmetros idêntico à água dos TPAs. Para baixares o pH podes sempre recorrer à turfa, usei e gostei. Tens que ter em conta que não é só o pH que interessa, por exemplo, se o kH for muito alto, o pH tem tendência em subir.

 

Cumprimentos

 

Ok, mais uma duvida. uma ciclagem feita de forma incorreta, pode ocasionar que tipo de problemas? Surgimento de doenças?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, isto é assim, não sei o que quer dizer por "ciclagem mal" pois não existe tal termo.

 

o que pode acontecer é colocar peixes for de tempo, com ainda os valores de NH3, NH4, NO2, NO3, P, Mg..muito altos...isso pode originar stress aos peixes que poderá levará a morte..

 

Cumps,

 

Steven,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, isto é assim, não sei o que quer dizer por "ciclagem mal" pois não existe tal termo.

 

o que pode acontecer é colocar peixes for de tempo, com ainda os valores de NH3, NH4, NO2, NO3, P, Mg..muito altos...isso pode originar stress aos peixes que poderá levará a morte..

 

Cumps,

 

Steven,

 

É disso mesmo que estou falando. Por falta de experiencia e pesquisa, acabei comentendo esse erro, e agora estou tendo problemas com os peixes do meu aqua. Já perdi 10 Guppys até o momento, acho que vou ter que esvaziar o meu aqua, e começar tudo do zero. O que me aconselham?

 

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É disso mesmo que estou falando. Por falta de experiencia e pesquisa, acabei comentendo esse erro, e agora estou tendo problemas com os peixes do meu aqua. Já perdi 10 Guppys até o momento, acho que vou ter que esvaziar o meu aqua, e começar tudo do zero. O que me aconselham?

 

Cumprimentos!

 

 

Se fosse eu fazia assim:

que tipo de filtro tens? e que matérias filtrantes? É que se o teu filtro não for bom o suficiente para o teu aqua isto não se resolve desta forma. Mete o setup do teu aqua!

1º - Fazia desde já uma TPA de cerca de 50%;

2º - durante uma bela temporada habitantes novos nem pensar;

3º - comprar um frasco grande de bactérias (sera nitrivec por ex) colocar desde logo um bom bocado e ir juntando um pouco todos os dias;

4º - se não tiveres, compra testes e apenas 1 semana após a amónia e nitritos tarem a 0 voltava a colocar peixes e poucos

5º - avaliando diariamente os valores de NH3 e NO2 e verificar que não sobem do 0.

6º - Lembrar-me que para a próxima tenho que ir com mais calma.

 

Isto é a minha opinião, se alguém discordar, tão à vontade para intervir.

 

Espero ter ajudado

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fosse eu fazia assim:

que tipo de filtro tens? e que matérias filtrantes? É que se o teu filtro não for bom o suficiente para o teu aqua isto não se resolve desta forma. Mete o setup do teu aqua!

1º - Fazia desde já uma TPA de cerca de 50%;

2º - durante uma bela temporada habitantes novos nem pensar;

3º - comprar um frasco grande de bactérias (sera nitrivec por ex) colocar desde logo um bom bocado e ir juntando um pouco todos os dias;

4º - se não tiveres, compra testes e apenas 1 semana após a amónia e nitritos tarem a 0 voltava a colocar peixes e poucos

5º - avaliando diariamente os valores de NH3 e NO2 e verificar que não sobem do 0.

6º - Lembrar-me que para a próxima tenho que ir com mais calma.

 

Isto é a minha opinião, se alguém discordar, tão à vontade para intervir.

 

Espero ter ajudado

 

 

Ok, ajudou bastante sim. Peixes realmente não colocarei até tudo se estabilizar. Qt ao setup do aqua é o seguinte:

 

Dimensões : 80 x 30 x 45

Iluminação : 2x 20 W

Termostato : 100 W

Filtragem : 1 filtro externo JEBO de 580 L/H. Qt aos elementos filtrantes, é composto pelo que pude perceber de 1 esponja e 1 placa com carvão ativado.

Ph : 7,0 ( me parece que estabilizou por agora ).

Amonia : na ultima medição que fiz estava por volta de 2 ppm ( total ) e 0,014 ( tóxica ).

 

Nesse momento os Guppys ja se foram todos, e os Platys estão com um comportamento, no meu ver, estranho. Eles ficam um bom tempo parados encostados sempre em alguma coisa, geralmente nas folhas das plantas ou no substrato, como se estivessem descansando. O que pode ser?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, ajudou bastante sim. Peixes realmente não colocarei até tudo se estabilizar. Qt ao setup do aqua é o seguinte:

 

Dimensões : 80 x 30 x 45

Iluminação : 2x 20 W

Termostato : 100 W

Filtragem : 1 filtro externo JEBO de 580 L/H. Qt aos elementos filtrantes, é composto pelo que pude perceber de 1 esponja e 1 placa com carvão ativado.

Ph : 7,0 ( me parece que estabilizou por agora ).

Amonia : na ultima medição que fiz estava por volta de 2 ppm ( total ) e 0,014 ( tóxica ).

 

Nesse momento os Guppys ja se foram todos, e os Platys estão com um comportamento, no meu ver, estranho. Eles ficam um bom tempo parados encostados sempre em alguma coisa, geralmente nas folhas das plantas ou no substrato, como se estivessem descansando. O que pode ser?

 

Duvido que a loja te aceite os peixes de volta portanto segue atentamente o que te disse anteriormente e pode ser que te safes bem sem ter que começar tudo de novo. Compra as bactérias o quanto antes.

O teu filtro é mais que suficiente para o teu aqua, mas os materiais filtrantes não são os mais indicados. Senão vejamos, o carvão activado serve para remover cheiros, tornar a àgua mais cristalina, e absorver medicamentos em excesso, não me parece que o teu problema seja nenhum destes, portanto o carvão não tá ai a fazer nada.

Tu deves ter espaço no filtro para 3 matérias filtrantes, por isso aconselho-te vivamente a que metas de baixo para cima (cerâmicas(sera siporax por exemplo), lã filtrante e essa esponja que tens.

Para que as bactérias tenho um efeito mais rápido na inibição da remoção da amónia e nitritos mete directamente do frasco para as cerâmicas. Atenção ao mudares as matérias não laves a esponja para não retirares todas as bactérias do teu aqua.

Continua com os TPAs para ver se não te morre mais peixe nenhum.

 

Cumprimentos

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi, venho desde já descordar com a afirmação que fez Zogli...porque o melhor habitante para a limpeza de algas filamentosas e etc são sem dúvida os camarões...e para já se os camarões forem niritinas reproduzirão muito e se tornavam numa praga..

 

portanto vaia por mim, coloque camarões e un otos (cardume)

 

Adeus,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim,sem dúvida que para limpeza os camarões são optimos,mas a questão não era essa para a qual eu respondi. O que afirmaste era que colocavas camarões para ajudar na ciclagem e eu acho que caracois do tipo Planorbis ou Lymnaea sp. era muito mais apropriado.

 

Simplesmente porque este tipo de caracol é muito resistente,e suportaria qualquer pico de Amonia que pudesse aparecer durante o ciclo,coisa que os Red Cherry's por ex. já mais dificilmente resistiriam,apesar de serem dos mais resistentes camarões.

 

E por certo enganaste-te a escrever,falaste em Neritinas (que são caracois,não camarões), e estes caracois é rarissimo procriarem em cativeiro.

 

O único caracol cujo numero pode tornar-se um incómodo (para quem não gosta) são os Physas e talvez os Melanoides Tuberculata.E mesmo estes só se alimentarmos em excesso os peixes.Todos os outros, Planorbis Corneus,Planorbis Rubrum,Lymnaea sp. ,etc demoram muito mais a atingir numeros relevantes.E nenhum toca em plantas saudáveis,só ajudam,são um aliado importante.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, pois ai esta mais uma prova de quanto estás errado pois, resolvi fazer uma experiencia para provar se as neritinas (caracois) podiam-se tornar numa praga num aqua estabilizado....e prontos como esperava era só ovas por todo o lado...

 

mas mesmo assim podes utilizar o Sera nitrivec como o pssfilho disse e bem...acelarava-te o processo....há muito produtos no mercado para acelarar o processo de ciclagem que são muito bons...pois eu já usei e ao fim duma semana tinha o aqua estabilizado..

 

Vai por mim que dá resultado...fiko acompanhando o processo todo..

 

Cumps,

 

Steven,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neritinas? Sim,é comum elas largarem ovos,mas...eclodiram? Porque entre largar ovos e haver uma praga de Neritinas vai um passo gigantesco.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neritinas? Sim,é comum elas largarem ovos,mas...eclodiram? Porque entre largar ovos e haver uma praga de Neritinas vai um passo gigantesco.

 

OK companheiros, muito obrigado pelas dicas. Qt as bacterias, ainda não pude comprar pois está em falta nas lojas daqui, segundo os vendedores que me atenderam houve um problema de estoque com os revendedores daqui e acabou ocasionando falta. BOm por outro lado, fiz uma grande transformação no meu aqua que me deixou bastante satisfeito, mudei meu aqua de artificial, para plantado e estou muito contente com o resultado ( pelo menos por enquanto ). As plantas estão a se desenvolver bem, e acho que vou conseguir mante-las saudaveis. Hoje a flora do meu aqua é a seguinte :

 

- Algumas Higrofilas Difformis

- 01 Anubia Efzelli

- 02 Cabombas Carolinianas

- 02 Eleocharis Minimas ( Parvula )

- E tem mais duas muito bonitas que não sei o nome.

 

O que acham neste ponto estou no caminho certo?

Estou realizando TPAs frequentes e os niveis de amonias estão baixando. Hoje já se encontram em 1 ppm.

 

Ah e tb gostaria de saber como posso fazer para injetar CO2 no meu aqua. Alguem pode me ensinar como posso fazer isso de forma caseira?

 

Cumprimentos!

Editado por pssfilho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,, isto é assim tenta postar fotos da evolução..assim é mais facil...

 

Cumps,

 

 

Olá Aquamaster, achei a forma de inserir fotos aqui no forum muito complicada, tentei colocar uma foto do meu aqua mais não consegui, não tem um jeito mais facil!

 

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou instalar esta semana um aquário novo (60l). A minha questão: É necessário colocar um tipo de substrato para as plantas? No meu outro aquário tinha no início, eram tipo umas pedrinhas, mas não gostei do aspecto, misturaram-se com o areão. Agora já não tenho, mas tb não tenho plantas verdadeiras. Neste devo por, mas umas resistentes.

 

Tb não me convém gastar mais €...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Um substrato ajuda muito,mas consegue-se manter plantas sem um.Porém,sem nutrientes é muito dificil manter plantas saudáveis,terás de lhes providenciar nutrientes. Necessitas de um fertilizante de Potassio,um de Ferro e outro de Micro-nutrientes(incluindo Magnésio).

 

Depois Nitrogénio e Fósforo,mas apenas se o aqua necessitar,pois estes nutrientes o aqua produz naturalmente e não os queremos descontrolados,em excesso trocas de água são necessárias.Testes são necessário de modo a saber os valores que vais tendo no aqua.

 

Pssfilho,uma maneira muito simples de inserires fotos no fórum é registares-te em www.photobucket.com

 

Inseres as fotos no teu album dentro do site e depois de inseridas as fotos aparecem com 4 códigos por baixo. Deves inserir o ultimo codigo,que começa por IMG. Fazes copy paste do código,coloca-lo aqui no post e aparecem as fotos directamente sem ter de aceder a links.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.