Botia Ajudem-me...


Acroman

Recommended Posts

Ois.

Eu tenho no meu aqua 4 botias palhaço em que 3 deles comem desalmadamente as pastihas de fundo , mas um deles não toca em qq tipo de comida.

quando os alimento saiem todos os peixes para perto da comida mas esse que não come vem para perto da comida mas não come , e , está magro , muito magro.

Alguem sabe o que poderá ser....

AJUDEM-ME.

One Aqua to rule them all, One Aqua to find them,

One Aqua to bring them all and in the darkness bind them.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello!

Só pelo teu relato, parece-me um pouco difícil, dizer que mal aflige o teu bótia.

É que existem várias doenças em que os sintomas são emagrecimento do peixe. O peixe também pode estar apenas stressado, ou os parâmetros da água podem não estar bons. A meu ver existem várias hipóteses, e não quero estar a especular.

Reparaste em mais alguma coisa, ou já mediste os parâmetros da água?

É que antes de mais, é sempre bom tentar saber a causa do emagrecimento do peixe, não só para o poder medicar apropriadamente (se for o caso claro!), mas também para corrigir qualquer desiquilíbrio, que esteja a ocorrer no teu aquário, e assim evitar que apareçam futuros problemas.

Nada do que se sonha é tão estranho como aquilo que se vê...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

O teu Botia está parasitado . Não será fácil tratá-lo . Poderás tentar desparasitá-lo com Metronidazol ( Flagyl 1 comp. por 40 litros de água ) e com Prazinquantel ( Zypiran ou tenilvet ou Droncit - 1 comp por 25 litros de água ). Deves repetir o Flagyl 3 dias seguidos após mudança de 30 % da água.Deves repetir o Prazinquantel uma semana depois . Se não resultar é porque jé existirão doenças concomitantes como Tuberculose por diminuição das defesas e nesse caso mais vale fazeres a eutanásia do peixe.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

Vendo a mensagem do Rui Ferreira de Almeida fiquei com uma dúvida. Quando um peixe se recusa a comer e emagrece bastante, é apenas devido a doenças relacionadas com parasitas?

É que já li que quando isso acontece, também pode ser devido ao stress, provocado por o peixe ser atacado por outros, ou por estar num aquário demasiado pequeno, etc. Isto leva a que o peixe se recuse a comer e consequentemente emagreça.

Sei que quendo um peixe está em situação de stress, fica mais vulnerável a doenças, logo mais propenso a ser parasitado e afligido por outras doenças do género.

A minha dúvida é se um peixe em stress pode emagrecer apenas e só apenas devido a este factor, sem ter parasitas e outras doenças, ou se ele emagrece de facto como consequência de outras doenças provocadas pelo stress.

Agradeço desde já a quem me ajudar a tirar esta dúvida. :D

Nada do que se sonha é tão estranho como aquilo que se vê...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Ana

 

A doença resulta normalmente de um conjunto de factores predisponentes ou facilitadores que induzem "stress" no peixe .O "stress" é um palavra adoptada para explicar um estado fisiologico alterado do indíviduo ( é o melhor que se conseguiu arranjar para apelidar uma coisa que ainda não se percebe completamente ) em que uma das principais consequencias é a quebra do sistema imunitario do indíviduo afectado .

Esse "stress" pode ser provocado por má qualidade da água ,imcompatibilidade entre espécies , má nutrição ,oscilacões de temperatura ....etc.

Logo assim que há uma quebra do sistema imunitário os parasitas e as bacterias que estavam nos diversos orgãos em equilibrio ,isto é, em pequeno numero começam a multiplicar-se e/ou a ganhar capacidade de invadir outros orgãos ,provocando doença.

Assim a má nutrição pode ser inicialmente provocada por timidez ou por competição de outros peixes e depois passa a ser o resultado também do aumento dop numero de parasitas .

O moral da história é que estas coisas estão todas relacionadas e têm que ser vistas como um todo , ou seja as causas das doenças são multifactoriais .

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais